Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Heloisa
Noiva Novata Abril 2023 Paraná

Vocês vão incluir o nome do marido?

Heloisa, dia 16 de Setembro de 2022 às 20:46 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 36
Oi noivinhas, hoje estava conversando com algumas amigas casadas e a opinião é bem dívida, sobre incluir ou não o sobrenome do marido.


Pois se optar por incluir, será necessário refazer todos os documentos e esse processo além de burocrático sai caro kkkkk Estou muito dividida, se incluo o sobrenome dele ou não, qual a opinião de vcs?

36 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 23 de Setembro de 2022 às 13:34
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu tá no depende. Meu nome é do tamanho do mundo. Se o cartório deixar tirar, eu tiro o dos meus avôs e fico só com o da minha avó materna pra por o dele. Se não deixarem vai ficar como tá kkkk
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Heloisa. Acho que além de pensar na burocracia e no custo da troca de documentos, vc deve pensar no que a troca de nome mudaria na sua vida!

    Na minha não mudaria nada! Eu continuaria usando, assinando e sendo conhecida pelo meu próprio sobrenome, então adicionar o dele não me traria nenhuma "vantagem", por isso resolvi manter meu nome do mesmo jeito.

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Constante Agosto 2022 Espírito Santo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, tudo depende da forma que você se sente com isso.

    Eu peguei o sobrenome do meu marido, tinha todo um porque, e não me arrependo. É uma sensação de pertencimento apesar da burocracia para colocar hahaha

    Mas olha, não é nada de outro mundo para poder alterar.

    Se for algo que vocês estão em harmonia para fazer e que ele vai gostar, vale a pena!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não irei incluir porque não fazemos questão, e por causa das burocracias também. Por coincidencia da vida temos o mesmo sobrenome, então fica elas por elas.

    • Responder
  • Silva
    Noivo Ativo Julho 2023 Minas Gerais
    Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😍 tenho a mesma sensação ❤️
    • Responder
  • Dani
    Noiva Ativa Novembro 2022 São Paulo Estado
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!! Eu decidi incluir.. ❤
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi o que pensamos, principalmente em relação aos filhos, saber que depois teremos TODOS o mesmo sobrenome me da sei la uma sensação de coração quentinho, de pertencimento
    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou incluir, serei Renata Angela Bonatto Galvão Smiley heart

    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não irei incluir não ! Pelo contrário, por aqui meu noivo que ira adquirir o meu !
    Achei muito fofo da parte dele

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não ia incluir, porém ele mencionou que queria e adquirir meu noivo então como iremos começar uma nova fase nós vamos alterar os nomes e mesmo que seja um pouco burocrático também não é para sempre o processo.

    • Responder
  • Silva
    Noivo Ativo Julho 2023 Minas Gerais
    Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por aqui faremos o mesmo, acho justo e acho que tem todo um simbolismo os dois com o mesmo sobrenome, pq a parti do cadamento é uma nova familia que se inicia.
    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para a minha sorte, meu noivo tem o mesmo sobrenome que eu.

    Eu me chamo Diego Silva Marquez de Araujo e ele Fernando Araujo de Oliveira.

    Então, como a gente sabe que dá um super trabalho depois, com cadastros documentos etc. vamos manter.

    • Responder
  • Larisse
    Noiva Constante Novembro 2022 São Paulo Estado
    Larisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Heloísa


    Eu tbm estava na dúvida se iria incluir ou não, porém eu fiquei sabendo que mesmo que vc não queira incluir, tem que mudar o Estado Civil dos seus documentos ou seja de qualquer jeito os seus documentos tem que ser alterados. Então eu decidi que vou colocar o sobrenome do meu noivo sim !
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante outubro 2023 São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, então eu incluí o sobrenome do meu marido, porém quando me casei no civil depois de 3 anos comecei a ter problemas por conta da certidão de casamento aí começou minha saga de troca de documentos, é realmente bem burocrático essa situação, se soubesse que teria essa democracia não tinha colocado
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mentiram grandemente pra você, é direito garantido a nível federal!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu colocarei o dele e ele o meu, vamos passar o perrengue juntos e em 2 países ainda por causa da cidadania portuguesa. Não colocaria o dele se eu fosse a unica a faze-lo
    • Responder
  • Thalia
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo Estado
    Thalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu não ia incluir pelas questões da burocracia, mas sempre achei muito bonito e romântico, meu noivo falou q não se importava, mas aí conforme o casamento foi se aproximando ele disse que gostaria muito, comecei pesquisar sobre as mudanças e vi que hj em dia está um pouco mais fácil pq dá para fazer tudo pelo poupa tempo então vou incluir sim. Dá uma olhada na sua cidade como funciona aí. Aqui dependendo do documento dá pra fazer até online e só retirar.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótimo saber, Poly. O meu será único pq nao fiz com nome de solteira, rsrs.
    • Responder
  • Sabrina Galvao
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo Estado
    Sabrina Galvao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode fazer isso? Aqui fui perguntar e falaram que apenas 1 pode pegar o sobrenome do outro. Se eu pegar o dele ele não pode pegar o meu ou vice versa. Eu queria usar o hífen também e não pode :/ nossos nomes não combinam aí queria colocar Galvao-Uyekita
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não incluí por que pra nós não faz diferença. Eu nunca quis ter outro nome e toda a burocracia me dá uma preguiça imensa. Fora a dor de cabeça com passaporte, vistos e etc.
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Passaporte tem que pagar também e sempre tem que levar o antigo com nome de solteira nas viagens
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou incluir, gosto da tradição e meus documentos já estão para serem trocados mesmo, por conta da data de validade...
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quero incluir o dele sim, e ele ta pensando em colocar o meu ultimo sobrenome tbm haha

    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Março 2023 São Paulo Estado
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou incluir, é burocrático, mas sempre quis incluir..
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Setembro 2024 Distrito Federal
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou incluir. De todas as formas o sobrenome não combina com meu nome rs. Gosto assim
    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, eu não ia colocar, mais na última hora eu acabei mudando é adicionei o nome dele sim , eu sempre achei bonito porém estava nessa de ser burocrático para refazer os outros documentos , porém como minha habilitação já está vencida eu irei já renovar é fazer o RG tb. Fora que achei que meu nome fico super chique 🥰
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Único que vc paga é a CNH e RG, mas eu por exemplo mudei só a CNH. Não lembro o valor, mas foi pouco...
    • Responder
  • Heloisa
    Noiva Novata Abril 2023 Paraná
    Heloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, poderia me dizer uma média de gastos que vc teve? Se não me engano dos que eu tenho e precisaria alterar é RG/CPF, Título de eleitor, CNH, CTPS e PIS.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou incluir, gosto da ideia de agregar o sobrenome. Processo é simples e agora é online. Me separei e mudei meu sobrenome para solteira e foi rápido, até o CPF foi por email.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha CNH vence no dia do meu casamento, vai ser o primeiro documento a ser ajustado pq na renovação já vou pedir o ajuste... Aos poucos vai se ajustando quando vê já ajeitou tudo.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou incluir, vou ter que refazer os documentos mais cedo ou mais tarde então isso não influenciou na minha decisão.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu vou incluí o sobrenome do meu noivo no final, mas realmente tem essa questão de trocar todos os documentos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas