Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Layla
Super Noiva Julho 2017 Bahia

A "brincadeira da gravata" é deselegante!

Layla, dia 2 de Janeiro de 2017 às 21:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 72
Vamos lá novinhas!!! Sei que posso ser mal interpretada , sempre achei surreal pedir (porque é isso que acontece) dinheiro para qualquer coisa, sinceramente nem lista de presentes eu irei fazer, penso da seguinte forma,a idéiada festa foi sua, então você tem de arcar com tudo, mas Layla e se alguém quiser presentear ou mesmo ajudar financeiramente os noivos? Ai é diferente! A pessoa chega e conversa e você claro aceita, mas pedir jamais!!! Alguma noivinha enxerga as coisas dessa forma?Obs: também acho que a bendita gravata pode deixar algum convidado sem graça.

72 Respostas

Última atividade por Lopes, dia 22 de Junho de 2019 às 10:31
  • Lopes
    Noiva Novata Fevereiro 2020 São Paulo
    Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A Brincadeira da gravata é super normal, e vem de muito tempo atrás é uma brincadeira pra descontrair , eu não farei chá de nada ,pois eu acho sim desnecessário já que se faz lista de presentes.

Alista on-line ou vakinha eu acho que vai de cada um, prefiro não ganhar repetido, como já tenho casa pronta ,eu farei , estipulei vários valores e cada um da oque que, casamento se recebe presente e o dinheiro é uma forma de presentear , isso na minha opinião . Não pedi nada para meus padrinhos a lista online estará lá para que cada um presenteie da sua maneira.

Felicidades meninas .
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é moça cada um compartilha daquilo que acha satisfatório, pois isso nao existe regras. Cada um sabe ate onde pode ir com o bom senso e a hipocrisia.. simm nao ficaroa chateada por nao esta no altar.. gosto de presentear as pessoas, acho uma coisa normal. Bjus
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Julho 2017 Buenos Aires
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Layla! Eu tenho a mesma opiniao que vc. Acho que quando a gente escolhe casar, "pagar o preço" , em todos os sentidos, dessa escolha, é nossa. Eu e meu noivo decidimos morar juntos em julho desse ano e montamos nosso apart sozinhos, com o casamento esta sendo a mesma coisa. Nao vamos fazer lista de presente ou chá de panela pelo fato de ja morarmos juntos, mas acho que mesmo se nao morasse nao faria. Nunca gostei da ideia de pedir presente. Algumas pessoas da minha familia, mais proximas, vieram me perguntar como poderiam ajudar. A principio eu disse que nao precisava de nada, e depois perguntaram se poderiam entao dar em dinheiro o "'presente" e entao disse ok. Mas é algo que partiu deles, e as vezes acho que o "presente" é a maneira que as pessoas, pricipalmente familia, encontram pra participar desse momento. Mas eu tb nao gosto da ideia da gravata. Alias tem mts ideias, que eu nao curto. A expectativa pelo presente, principalmente de padrinhos, etc acho um pouco sem noção. Ja vi noivas que convidam estrategicamente pessoas que vao dar presentes bons kkkk. Mas isso é de cada um mesmo.

• Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou Baiana e compartilho da mesma idéia 😂😂😂
    • Responder
  • Simone
    Noiva Ativa Novembro 2017 Ceará
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade no Ceará. Nunca teve isso de passar gravata. Kkk nem sabia que isso existia. Só depois vi na net. . Mas não tenho coragem de fazer kk
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo noivinha.
    • Responder
  • Dani
    Super Noiva outubro 2017 Amazonas
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lista de presentes eu acho super normal, aliás nunca vi um casamento q não tivesse.. Mas listas de presente mesmo, não aquelas virtuais que são transformadas em dinheiro pros noivos, isso eu já começo a achar que não é muito legal. Agora, a brincadeira da gravata... Acho super chato e não tenho cara (nem meu noivo) pra fazer isso! Já fomos em casamentos q teve, muitas pessoas colaboram, alguns acham legal (ou pelo menos fingem gostar), mas já vi MUITA gente reclamar e dizer q é sem noção, chato, desconfortável e etc. Opinião da qual eu compartilho. Não concordo com a brincadeira da gravata ou qualquer outra forma de pedir dinheiro. Se alguém quiser dar por livre e espontânea vontade, ok, não vejo mal em aceitar, mas sair pedindo na hora da festa, nunca!
    • Responder
  • Solange
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom a gravata eu ainda levo como tradição ,mas não acho importante ,agr uma coisa q eu não concordo jamais é lista de presentes , ou pedir para pa padrinhos mobilhar a casa toda , acredito q isso é dever doa noivos ,no meu casamento su quero presença ,quero perto as pessoas q importante para mim e q eles pensam o mesmo,presente é sempre bem vindo mas se pede não é presente. ..
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Principiante Julho 2017 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá LaylaEm Uberlandia /MG onde moro é super comum passar gravata sim. E os homens geralmente vão prepa para participar.
    Mas entendo sua postura, pois penso como você. Muitas pessoas não têm condições financeiras de participar da brincadeira, mas se sentem constrangidos e acabam participando.
    Mas vale ressaltar que, as vezes, alguns noivos queridos e sortudos recebem a iniciativa da brincadeira pelos amigos durante a recepção.
    Valeu pela troca de experiências Abraço

• Responder
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui é comum passar gravata noivinha , e não é vista como deselegante, é uma brincadeira, pessoa doa o que puder, 2 reais, 5 reais, tem até uns adesivinhos pra entrar na brincadeira quando contribuem, e como aqui é bastante comum, a maioria já vai preparada, e no meu vai ter noivinha, agora quem não puder contribuir ninguém se sente mal e fica de cara feia para ninguém, é só saber passar de forma brincalhona, não aquela coisa grossa, e impulsiva de que você tem que contribuir, essa nao é a intenção da brincadeira, e a lista de presentes você pode fazer noivinha, é opcional se o convidado vai entrar e comprar , não é obrigação, quem não quiser comprar o que você escolheu na lista a pessoa te presenteará de outra forma, eu fiz minha lista virtual e na loja, e coloquei um patamar de preço, nada muito alto, para as pessoas que nao tiverem no momento mt condição possam nos presentear com coisas baratas mas que foram de nossa escolha, como copo, pano de prato, isso tudo vai da organização de vocês noivinha, mas se você achar que você estará sendo deselegante não faça

• Responder
  • Silvelaine
    Noiva Constante Março 2018 Rio de Janeiro
    Silvelaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui é comum passar a gravata... então se algum amigo nosso quiser fazer não verei problemas nisso. Só não deixarei filmar essa parte, pq aí sim pode gerar um desconforto no convidado.
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Presente: Coisa oferecida a alguém.

Bom senso: Equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.

Interesse: Proveito, utilidade, conveniência, vantagem.

Absurdo: O que contrário à razão, à sensatez, ao bom senso

A partir disso, podemos concluir que:

Convidar um padrinho esperando presente é sim interesse.

Pedir presente sabendo que a pessoa não tem condições, ou em qualquer outra situação, é sim absurdo.

Achar um absurdo uma noiva pedir presente não é absurdo.

Que bom que você não ficaria chateada em não ser convidada para ser madrinha de uma pessoa próxima por não poder dar presente. Se acontecesse comigo eu iria achar a pessoa interesseira sim.

• Responder
  • Marcela
    Noiva Constante Março 2017 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, eu tbm fico meio acanhada em pedir as coisas. Mas a lista de presentes e prática pra ajudar os convidados, e vc estipula como "dicas de presentes". Agora a história da gravata e tradição, porém eu nem sei como vou fazer pq sou tímida pra isso...rs
    • Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

super concordo!

• Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

vc disse tudo!!!

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é fato! A exigência é que é o ruim do negócio....
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc disse bem! Não acho deselegante. Passar a gravata não é pra bancar a festa - todos os fornecedores exigem que o contrato esteja quitado até o dia do casamento, então no dia a festa estará paga.
    É uma brincadeira que só fica deselegante se o convidado for pressionado a dar dinheiro, mas no meu casamento será por livre e espontânea vontade. Não vejo mal algum.
    • Responder
  • Angélica
    Noiva Esperta Setembro 2017 São Paulo
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, eu acredito que a "brincadeira da gravata" se tornou tão comum em casamentos que com ctz os convidados já vão preparados para contribuir com algum troco para os noivos. Eu e o meu noivo vamos fazer lista de presente também, tanto que nossos familiares e amigos já estão perguntando o que queremos ganhar e se queremos em coisas pra casa ou em dinheiro. Eu não vejo mal em pedir, porque no meu caso, estamos gastando tanto pra recebê-los no nosso dia tão especial, não vejo mal de eles nos ajudarem tbm. Então como eu disse acima, quem é convidado para uma festa de casamento já está ciente de que precisará dar uma lembrança, não que ele seja obrigado, mas já tem isso em mente, que nem em festa de aniversário.

• Responder
  • Jessica
    Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, sobre a gravata, nem vou dar a minha opinião pois é um assunto muito polêmico, mas em relação a lista de presentes, penso da seguinte forma, quando alguém que você gosta faz aniversário você presenteia certo, também dá presentes no Natal, aniversário de namoro, etc. Dar presente significa mostrar carinho e gratidão pelas pessoas. As pessoas que gostam de você vão querer te dar presentes, você querendo ou não, o fato de ter uma lista só serve para facilitar a vida dos convidados, para que eles escolham aquilo que você realmente precisa, não no intuito de pedir nada. Minha lista tem presentes de 20,00 até 300,00, então tem para todos os gostos e bolsos, e quem também não tiver condições , será muito bem vindo no casamento de qualquer forma.

• Responder
  • P
    Noiva Curiosa outubro 2017 Pernambuco
    Polyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente Querida !! 👏👏
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatamente vc chama o padrinho pelo o que representa na sua vida, mais desculpe hiprocersia dizer que nao quer presente de convidado, e o assunto é ter conduiçoes de dá ou nao, ja fui madrinhas algumas vezes e só aceitei quando tive condiçoes de dá um bom presente, caso contrario nao iria, meu pensando, ngm é obrigado a pensar igual ngm, mais dizer que achou um absurdo a noiva pedir o presente, desculpe era só nao aceitar que nao passava por isso...( o assunto tomou esse rumo, caso nao acompanhou)

• Responder
  • Swami
    Noiva VIP Abril 2017 Rio de Janeiro
    Swami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso exatamente dessa formaTanto q eu e meu noivo iremos fazer uma caixinha,e quem quiser coloca dinheiro lá, assim não precisa td mundo vê ou passar por algo constrangedor e o noivo não corre o risco de perder o dinheiro caso coloquem no bolso dele (ja vi isso em vários casamentos)
    • Responder
  • Stefani
    Noiva Esperta Setembro 2017 São Paulo
    Stefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você Cintia ! Padrinho você chama por consideração e não por presente. Eu mesmo tenho padrinhos que não terão condiçoes de me presentear no momento e nem por isso deixei de chamá-los.

Padrinho a gente chama por amor e não pelo bolso.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se nao tivesse condiçoes no momento em presentiar ela com toda certeza nao iria ficar nenhum pouco chateada em subir no altar, nao se acha interesse nao se chama bom senso, melhor nao subir no altar do que depois ficar falando que achou um absurdo a noiva pedir o presente, meu ponto de vista é esse, desculpe moça mais concorda quem quer.. bjus

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em todos os casamentos que eu ja fui na vida teve a brincadeira da gravata, inclusive teve no casamento dos meus pais, é uma tradição e quem não pode contribuir, não contribui e pronto...A lista de presentes na verdade veio pra ajudar pq mta gente ganhava presentes repetidos e tinha que trocar e tal...mas não é obrigação fazer, faz quem quer e não é deselegante, é normal, os convidados até preferem assim. Acho importante colocar na lista presentes de todos os preços e ter noção na hora de escolher os presentes , você não coloca geladeira na lista por exemplo, espera alguém oferecer...
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho deselegante... É uma brincadeira, inclusive irei fazer no meu casamento! Aliás, já fui em casamentos que eu e meu noivo esquecemos de levar um dinheiro para essa hora e não me senti mal em não dar! Até porque é uma hora descontraída, não tem pressão!! Mas noivinha se você não gosta não faça, isso vai dá opinião e gosto de cada um! Agora que dá uma ajuda na lua de mel ah daaa! Isso não podemos negar!! Rs porque afinal casamento e casa nesse momento nós já teremos tudo pago imagino eu neh! Isso acho que ajuda mais na viagem para quem for viajar! Mas não é que não tenhamos dinheiro para tal até porque devemos sempre contar com a gente neh! E não depender de ninguém, afinal como disse iremos manter uma família! E o casamento é nosso então devemos fazer o que queremos e se não gosta não faça, se gosta faça! Aliás é o noivo o que acha?
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se a tua irmã se cassasse e você estivesse passando por dificuldades financeiras tu ia achar legal ela não te convidar porque tu não pode dar um presente? Me desculpe, moça, mas convidar um padrinho pensando em presente para mim se chama interesse. O fato de padrinhos costumarem dar presente caro não significa que a condição de padrinho esteja atrelada a isso. Presenteia quem pode. Não é obrigação, nem do padrinho e nem do convidado. "Ahhh, mas gastei um monte no casamento, os convidados vão comer e beber de graça, o mínimo é dar alguma coisa". Gente!!! Não, não e não. Não é coisa de gente rica não exigir presente, é coisa de gente educada.
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como várias já disseram, a gravata é meio que uma tradição no nosso meio (meu e do meu noivo), os amigos do noivo não perguntam se a gente quer... se o noivo diz não, eles arrastam o coitado pela gravata e fazem mesmo assim... eu não.vejo porque fazer caixinha enfeitada, dar adesivo, lembrancinha, número pra sorteio... eu não vou me preparar para passar a gravata, mas sei que vai ter mesmo assim e vai ser como sempre vi desde criança: totalmente improvisado pelos amigos mais bagunceiros. E o dinheiro vai ser muito bem vindo =)
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Anne sua linda kkkkkkkk é exatamente isso! Falou tudo!!!!! Se eu for lhe dar um presente ou una ajuda em dinheiro irei fazer em particular, não preciso de uma "brincadeira " pars isso, claro que se te presentearam você irá receber (quem não gosta de presentes? )
    • Responder
  • Lethicia
    Noiva Ativa Novembro 2022 São Paulo
    Lethicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha cidade e tradicao a gravata acho bem engraçado
    • Responder
  • Luana
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade, a lista de presentes é mais "anormal" que a brincadeira da gravata. Acho legal os dois, pq a lista é um norte pra quem não sabe o que comprar para dar de presente ao casal e a gravata já é uma tradição!!! Como uma noivinha comentou, já tenho primos experts em cortar a gravata e tudo sempre foi uma brincadeira!!! Acho que nós vamos deixando de lado tantas coisas que daqui a algum tempo vai ser tão formal que vai acabar sendo chato. Hj tudo tem que estar bonito e perfeito para as fotos que o vderdadeiro sentido do casamento vai sendo deixado de lado!!!
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não queria passar a gravata de jeito nenhum, mas meu marido bateu o pé e disse que os padrinhos dele iriam passar de todo jeito. Acabei deixando, até que todos se divertiram bastante, mas continuo achando que é uma situação meio constrangedora para o convidado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas