Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Layla
Super Noiva Julho 2017 Bahia

A "brincadeira da gravata" é deselegante!

Layla, dia 2 de Janeiro de 2017 às 21:45

Publicado em Fórum Antes do casamento 72

Vamos lá novinhas!!! Sei que posso ser mal interpretada , sempre achei surreal pedir (porque é isso que acontece) dinheiro para qualquer coisa, sinceramente nem lista de presentes eu irei fazer, penso da seguinte forma,a idéiada festa foi sua, então você tem de arcar com tudo, mas Layla e se alguém...
Vamos lá novinhas!!! Sei que posso ser mal interpretada , sempre achei surreal pedir (porque é isso que acontece) dinheiro para qualquer coisa, sinceramente nem lista de presentes eu irei fazer, penso da seguinte forma,a idéiada festa foi sua, então você tem de arcar com tudo, mas Layla e se alguém quiser presentear ou mesmo ajudar financeiramente os noivos? Ai é diferente! A pessoa chega e conversa e você claro aceita, mas pedir jamais!!! Alguma noivinha enxerga as coisas dessa forma?Obs: também acho que a bendita gravata pode deixar algum convidado sem graça.

72 Respostas

• Jamile
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No inicio eu achava muito feio esse lance da gravata, e ficava pensando no constrangimento que seria essa hora. Mas depois de um tempo percebi que todos, absolutamente todos os casamentos que fui passam a gravata ( o sapatinho eu já acho exagero) e então no meu vai ter sim e já tem padrinhos que são expert no assunto e em todos os casamentos são eles que passam a gravata. Não colocarei adesivo não, acho muito feio. Vou dar um saquinho com moedas de chocolates para quem contribuir.

• Responder
  • Sarah
    Super Noiva Março 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso o contrário noivinha porque as pessoas levam presente então pra não levarem repetidos você pode sim dar uma sugestão e sobre a brincadeira da gravata, é coisa de homem, eles gostam
    • Responder
  • Nathalya
    Noiva Ativa Abril 2017 Goiás
    Nathalya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho divertido! a maioria dos homens já vão com o dinheiro da gravata reservado. Hoje em dia colocam aquele adesivo de acordo com o tanto que você pagou na gravata e é um momento de descontração entre os homens. Assim como o bafômetro de festa. Eu gosto Smiley heart
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Todos os casamentos que fui sempre teve a brincadeira da gravata e outra coisa ajudar com 10 reais não faz falta a ninguém, vejo as pessoas ficando muito mesquinhas quanto a isso, o casal ja gastou tanto com a festa pros convidados se divertirem e pq não os convidados dar um presente retribuindo o carinho e uma ajudinha com a lua de mel.

• Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também acho deselegante, e até falta de educação, se os noivos não tiverem condição nem para a festa do que dirá para sustentar uma casa, é esse imagem que sinto que passa, acho feio. Se for para pedir dinheiro melhor não fazer festa uai. Rsrsrsrs Eu não vou pedir, presentes serão bem vindos mas não vou exigir nada a ninguém. Quero os convidados a vontade e felizes e não com um adesivo dizendo: "Mão de vaca!" "Tô duro!" Acho isso constrangimento sem necessidade.
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana Paula acredito que você foi a noivinha que mais entendeu meu questionamento, presentes sempre são bem vindos, mas é que o indelicado tem se tornado "normal " ou como foi dito "tradição " existem mil formas de se fazer algo é acredito que as vezes que assisti essa brincadeira sempre foram das piores formas, como forma de fazer graça com os outros, ou colando adesivo de pão duro...Ou rindo das pessoas que ofereciam notas menores , pessoas são complicadas.
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo, acredito que porque eu ja tenha assistido algumas "brincadeiras " da gravata tão escandalosas que tenha essa visão da situação, presentes São bem vindos sempre
    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito curioso ler os comentários. Já participei de outros debates com esse tema. Quando fui convidada para casamentos de amigos e familiares sempre levava algo pra contribuir na "brincadeira " da gravata, Mas confesso que sempre me incomodou e muito. Meu noivo detesta a ideia. Fico pensando que fomos nós que decidimos nos casar e oferecer festa para família e amigos. Sim, é deselegante. Não precisa ter contrapartida do tipo: preparei essa festa pra vcs....vcs devem contribuir. É chato! Curioso que quando somos convidados ficamos resmungando sobre isso mas quando somos nós a oferecer a festa Vale?? ??? Esquisito né.... quanto à lista: ainda estou resistente. Sempre quis fazer, Mas de tanto meu noivo falar que é chato, Estou quase convencida. Li em um dos debates que participei que ao invés de colocarmos tag da loja podemos apenas colocar no site do casal. Ou, se alguém perguntar a respeito, falaremos. Eu tenho minha casa montada pois já moro sozinha há mais de 17 anos. Me parece algo tão pessoal. Já estive em casamentos que o casal levou máquina de cartão!!!!!😲
    • Responder
  • Talita
    Noiva Principiante Setembro 2019 Pernambuco
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que quando se faz festa é para os outros sim, mas o casamento é um momento seu e com as pessoas que você ama. Chego a pensar que os noivos são livres para fazer o que quiser. Acho os presentes indispensáveis, acho inclusive que é uma forma de honrar e ajudar aos noivos. Sou do time que odeia pedir também, Ainda mais dinheiro, mas os presentes faz parte de um ritual e do início de uma vida a dois, que as pessoas têm prazer em participar. Quanto a brincadeira da gravata, eu vejo mais como um momento de descontração. Não serve como uma petição, você não é obrigado a contribuir e nem constrangido também, é mais uma brincadeira, um momento de diversão, tanto para o noivo quanto para o convidado. Acho que tudo que se faça rir nesse dia, é mais do que válido! 😘😘
    • Responder
  • G
    Noiva Constante Dezembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre o presente, na minha opinião, é de lei, quando voce vai em algum aniversario voce nao leva presente? É a mesma coisa, a unica questão é colocar presentes de diversos valores para que seus convidados possam escolher aquilo que cabe no seu orçamento. Sobre a gravata é uma tradiçao, vamos colocar que 90% das pessoas ja vao preparadas para isso e igual varias meninas disseram aqui, quem nao quer contribuir da um jeito de ir embora mais cedo. A unica coisa que eu vou conversar com o meu namorado e meus padrinhos é que se a pessoa falar que nao vai contribuir não constranger ninguem e nem ficar insistindo. Mas não acho chato nem deselegante. Olha a familia do meu pai tem muito dinheiro e todos os casamentos da familia tiveram a gravata e o nome da loja onde tem a lista de presentes.
    • Responder
  • Tainara Camelo
    Noiva Esperta Março 2017 Paraná
    Tainara Camelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho escroto pedir contribuição de padrinho pra pagar a festa e aquele negócio de sapatinho. Quanto ao da gravata, é tradição! Não tem nada errado e todo homem vai ao casamento preparado pra isso. Não tem um casamento que fui até agora em que não tinha essa brincadeira da gravata.
    Mas também tem casal MUITO SEM NOÇÃO, que fazem as duas brincadeiras no mesmo casamento, e as vezes fazem as duas E PEDEM CONTRIBUIÇÃO DE PADRINHO!! É tudo questão de senso.
    • Responder
  • J
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Jessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho chato a brincadeira da gravata porque acaba "obrigando" a pessoa a dar o dinheiro e, quando não dá muito, eles "vaiam" e pedem mais. Acho isso super deselegante... Constrange a pessoa.
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempte colaboro tbm.. nao custa nd
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas vc nao esta pedindo.. dá quem quer, vc estaria pedindo se fosse exclusivamente para a tal pessoa, mas nao vc esta fazendo o seu casamento e ganhar presente é muito.. agora se vc tiver condições de fazer o casamento, imobiliar a casa, acho que nem deve pedir mesmo. Caso contrário isso nao é pedir, faz parte do casamento, é um incentivo para os convidados, desculpe se vc tiver esperando qie seis convidados todos colaborem, vc vai sair de mao abanando, ja aconteceu com uma prima e uma amiga, que achava"feio" em pedir e nao ganhou nenhum copo, depois que casou, teve que engoli oq falou e fazer um cha de cozinha pôs casamento.
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo e respeito seu ponto de vista Cultural noivinha 😘
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão não é não querer presentes, e sim pedir... se uma amiga for no se casamento e levar algo ou algum valor ela irá lhe dar mesmo que você não peça (mesmo brincando)
    • Responder
  • SILVIA
    Noiva Novata Dezembro 2024 São Paulo
    SILVIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas esse ato de passar gravata é cultural faz parte de todo o processo (casamento).
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha era uma festa para 250 pessoas. E os quase 16 mil foram do sapatinho e da gravata.Minha outra amiga que até será minha madrinha, ganhou 5 mil da empresa onde ela trabalha. Ele não fez festa mas o pessoal fez a brincadeira da gravata rsrsr Então assim eu antes tinha muito orgulho quanto a isso. Achava constrangedor. Mas depois q minhas amigas casaram mudei totalmente meu conceito. E não tem 1 casamento sequer q eu e meu noivo não levemos dinheiro para gravata e sapatinho. Mesmo que seja 20,00 cada. Sempre temos q visão de abençoar os noivos!
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Li todos os comentários e tenhos várias opiniões.. sobre decidir fazer uma lista de presentes, é hipocrisia das mais absurdas os noivos fazerem uma festa e falar que nao querem ser presentiados, desculpa isso nao existe. A lista de casamento esta lá para quem quer dá, existe muitos convidados que nao seguem a lista, compra em outro lugar ou nem levam, isso nao eh uma regra.. acho que depois de gastar furtura com o casamento é bem legal ser presentiado, nao sou hipocrita em dizer que nao quero presente.. so se fosse muita ricaaaa, coisa que nao acontece... segunda coisa á gravata, posso dizer que em todos casamentos que fui, participei ate hj, todos tiveram gravatas, ja é uma "tradição ", mas todos tem o livre arbítrio de fazer ou nao.. e o convitado tbm tem o liver árbitro de levantar e sair, afinal gravata é no final da festa. Ja esta dizendo que acabo, nao quer colaborar levanta e sai. ( meu ponto de vista), por ultimo vi um comentário de uma pessoa dizendo que foi madrinha e acho feio a noiva pedir o presente e tbm nao tinha condições, acho que se a pessoa sabe que mao terá condições de presentinho nem aceita.. melhor, pois no meu ponto de vista, padrinhos e madrinhas sempre vao da presente melhores.. claro que sempre tem q ser o bom senso.. bjus
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    16 mil reais?? Era um casamentao entao neh? Ou o povo deu mais que 50 reais.. vou chamar esse povo pro meu.. kkk
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkk Joyce viu a quantidade de comentários? Kkkk eu imagina que seria um assunto sofrido de se tratar
    • Responder
  • Layla
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkkk eita que o assunto rendeu kkkkkkkk ja esperavan, vamos lá lembrando que se o convidado levar algum valor para presentear os convidados ele irá fazer isso as escuras, sobre os noivos gastarem muito eu confirmo a idéia de que você inventou você paga mas cada cabeça um mundo.
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sou contra a lista de presente, acho bom ter um guia para quem quiser comprar algo, mas acho bem desnecessário colocar tag da loja no convite. Penso que se o convidado quiser dar presente ele vai pedir sobre a lista, então a tag é dispensável. Quanto a brincadeira da gravata, podem falar o quanto quiser que pode ser divertido e descontraído, eu sempre vou achar deselegante ao extremo, principalmente quando grudam um adesivo no convidado chamando de pão duro porque não contribuiu. Ja fui em uma festa aonde a noiva passou o sapato, mas ao invés de pedir dinheiro cada convidado ganhava um papelzinho escrito "vale..." e o convidado completava escrevendo algo. Saiu "vale uma janta lá em casa", "vale um milhão de reais em barras de ouro que valem mais do que dinheiro", "vale um convite para ir na pizzaria", e outra coisas. Achei de muito bom gosto por parte dos noivos, pois foi muito divertido e nenhum convidado precisou dar dinheiro. Eu, por exemplo, escrevi "vale uma ida ao cinema", quando o casal voltou de lua de mel, nos marcamos e pagamos a ida ao cinema. Do meu ponto de vista isso que é uma brincadeira divertida e principalmente elegante.
    • Responder
  • Joyce
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fazer lista até vai, pq ngm é obrigado a dar mas hora da gravata é ridiculo pq a pessoa teve gasto com presente, gasto com roupa, cabelo, transporte e td p ainda ter q dar dinheiro e o pior: ser gravado! Com certeza a pessoa fica sem graça! N meu n vai ter isso. E é exatamente como eu penso: se alguém quer ajudar, ele irá até os noivos, se n, n. (Q coragem vc ter feito este debate rsrs pq a maioria pensa q é normal e legal mas vamos respeitar..)
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha não penso igual vc. A lista de presentes é quase uma tradição já. Eu nem entreguei os convites Ainda e já tem gente perguntando onde estará a minha lista. Gravata: para os convidados q não curtem eles sempre dão um jeitinho de sair de fininho. No casamento da minha amiga os convidados contribuíram e no total foi arrecadado quase 16 mil.... então assim.... já virou tradição. Quem acha deselegante geralmente é a mídia que é podre de rica e tem outra realidade!
    • Responder
  • Ariane
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm sou uma das que não vê mal algum em fazer lista ou brincadeira da gravata. Claro que eu tbm não concordo em por na lista os presentes mais absurdos, mas todos sabem que festa de casamento não é barata, e muitas vezes pagamos pelo melhor em consideração aos convidados. Não acho nada deselegante pedir. Quem só quiser gastar, que gaste, mas com tudo que está investindo, nada mais justo que ganhar presentes ou contribuições pra ajudar na lua de mel.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acredito em exageros... não vejo mal em fazer lista de presente e nem passar a gravata. Mais estipular valores ou referente a lista de presente colocar os mais caros. Não faria isso
    • Responder
  • Alba
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alba ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso da mesma forma que você. Eu fico sem graça para fazer isso. Se Alguma madrinha ou padrinho quiser fazer aí e outra coisa.
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom sinceramente eu não acho nenhum dos dois deselegante. Sim a opção de fazer a festa foi nossa, mas todo mundo sabe que casamento é caro, penso eu q no meu dia só vai estar aqueles que nos querem bem, então vai dar na gravata aqueles q claro podem e querem ajudar os noivos, o q geralmente ajuda pra lua de mel. Sabemos q muitas das vezes pagamos um preço por fazer a festa, eu no meu caso só quis fazer a festa pq dps do casamento vou me mudar pra outro estado, então quis a festa pq será um momento de alegria e despedida com minha família e amigos. Então só vai estar quem nos deseja mf felicidade, e quem deseja isso pra alguem não se sente mal por isso. É minha opinião noivinha, mas todos somos livres. Faça o que achar ser melhor primeiro pra vc e tbm pros seus convidados.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já fui madrinha e a noiva (ok tem intimidade comigo) pesiu dinheiro. Eu não sabia onde enfiava a minha cara! Eu não tinha condições de dar um valor, inclusive o presente deles eu parcelei. Detalhe: na epoca eu era estagiaria... ja viu a fortuna que os estagiarios ganham né?

Eu também não gosto disso da gravata. Se a pessoa oferecer ok, pedir não.

• Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Julho 2016 Bahia
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também não ia pedir nada, mas vários convidados começaram a pedir da lista de presentes e resolvi então fazer uma para aqueles que quisessem dar algo. Mas não vejo problema em listas reais ou virtuais... A hora da gravata pode ser um pouco desagradável pra aqueles que não levam dinheiro
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não gosto muito de "depender de pessoas" mas não sei como são seus amigos e familiares, mas a coisa que mais escuro é "quando vai se casar pra fazer festa pra gente". Desculpe a minha ignorância mas se sabem que festa gasta tanto é fazem tanta questão não custa dar aquela ajuda, por que os noivos já gastaram seus mil e tralala e não custa nada as pessoas ajudarem, porém sem exagerar na hora da brincadeira
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas