Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carla
Noiva Master outubro 2018 São Paulo

Caiu uma bomba no meu colo #textão

Carla, dia 13 de outubro de 2017 às 13:30

Publicado em Fórum Antes do casamento 82

Hello brides! Segura que lá vem textão Como a maioria aqui sabe (eu acho) eu já moro com o meu noivo e a família dele inteira é evangélica. Até então, eu nunca tive nenhum problema com isso e eles nunca me trataram mal por ser ateia. Eu, inclusive, vou ao culto de domingo com o meu noivo porque ele...

Hello brides!

Segura que lá vem textão

e5IvrkN.gif

Como a maioria aqui sabe (eu acho) eu já moro com o meu noivo e a família dele inteira é evangélica.

Até então, eu nunca tive nenhum problema com isso e eles nunca me trataram mal por ser ateia. Eu, inclusive, vou ao culto de domingo com o meu noivo porque ele fica feliz de me ver ao lado dele em um culto que é voltado para a família.

Porém, semana passada meu noivo começou com uns papos de que deveríamos casar no civil esse ano porque ele está concorrendo a uma vaga no banco e se ele conseguisse a vaga eu não teria direito aos benefícios dele porque não somos legalmente casados.

Eu concordei porque o pensamento dele fazia todo o sentido pra mim e disse que iria verificar como que funcionava essa tramitação.

Pois bem, depois dessa conversa minha sogra veio em casa para conversar comigo. Nós sempre temos essas conversas na semana e eu acho ótimo. A gente toma um café e fala sobre qualquer assunto ou problema. E nessa conversa ela falou sobre o tal casamento no civil.

E aí que o bicho pegou haha Ela veio dizer que nós deveríamos casar esse ano porque estamos vivendo em pecado e que nossas bençãos estão retidas por conta disso. Eu não sabia se ria ou se chorava. Vocês pensam que acabou? Não. Ela completou dizendo que já havia falado com a irmã dela, que eu chamo de tia já e tenho um carinho imenso, sobre o casamento e que ela ia ajudar. Vou explicar, essa tal tia é bispa da igreja e a igreja tem como fazer casamentos gratuitos (não sei como funciona) basta levar um papel que a igreja possui até o cartório que a isenção é feita.

Eu ouvindo ela dizer tudo isso de boca aberta e até respirando com dificuldade mas segui o baile né rs e ela dizendo que já estava tudo certo, que ela ia dar entrada nos papéis e me passar os documentos que eu precisaria entregar. Falou que eu não precisava me preocupar com nada, que ela faria tudo com a ajuda da família.

Ah Carla, tá se preocupando com o que então? Tá tudo lindo!

Não está não!

O povo quer fazer um almoço para as famílias e amigos próximos para comemorar o casamento, que fazer fotos, quer que eu me arrume em salão, compre roupa e tudo o mais.

E aqui está minha questão: se o povo quer gastar todo esse dinheiro pro casamento no civil por quê não me ajudam com o casamento que eu já estou pagando?

Eu concordei em fazer o casamento no civil pelo motivo que o meu noivo apresentou e, se acontecesse, seria algo bem íntimo mesmo. Só queria os familiares próximos mesmo que isso significasse ter 50 pessoas da família dele e 5 da minha. Agora fazer toda essa correria por conta de visão religiosa é demais pra mim. Eu respeito muito a religião deles e quero que eles também tenham esse respeito pela minha escolha de não ter crença nenhuma.

Eu tô perdidinha com isso. Não sei como vou fazer pra organizar isso. Mesmo com a minha sogra dizendo que eu não devo me preocupar, se trata do meu casamento né. E como vou dizer o que quero e deixo de querer se toda a organização está sendo paga por terceiros?

Eu não entendo porque fazer tudo isso as pressas como se eu e meu noivo estivéssemos cometendo um crime que precisa ser escondido.

Já falei pro meu noivo que eu aceito casar no civil esse ano desde que seja algo sem grande repercussão e bem íntimo mesmo. Do contrário, eu prefiro cancelar o casamento do ano que vem e só fazer esse já que é algo que ele acha necessário.

O que vocês acham meninas? Estou sendo muito radical?

82 Respostas

• Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gabi, foi mais ou menos isso mesmo hahaha eu entendi que ela fez tudo com a maior das boas intenções e ela frisou que não quer quer que eu mate o meu sonho de me casar como estou planejando, quer que eu siga com esses planos.

O que eu não entendo é qual a necessidade de fazer festão pra algo que ao me ver tem que ser simples.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Andressa, o tio do meu noivo que é pastor, aceitou celebrar o nosso casamento ano que vem e foi algo que agradou a mim e ao meu noivo. Sentamos, conversamos e definimos como seria feito. Inclusive a parte civil seria feita no mesmo dia por conta desse convênio entre a igreja e o cartório.

Eu, realmente, não me importo de casar no civil esse ano. O que me incomoda é querer fazer toda essa festa, querer fazer tudo as pressas sabe? Acho que como já temos a data marcada e estamos pagando tudo, poderiam ajudar nisso né...

• Responder
  • Tami
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Tami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, quase tudo é pecado então nem vale à pena algumas discussões. As pessoas colocam um peso maior sobre o sexo e esquecem a lista longa de coisas que devemos nos policiar.

Mas é isso ai, faz como vcs se planejaram pra fazer e deixa eles pra lá, o importante é vc e ele estar em acordo nessa decisão.

• Responder
  • Gabriele
    Super Noiva Novembro 2017 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carla eu realmente acho MUITA falta de respeito, sua sogra pelo jeito organizou tudo já e só foi te "comunicar"?

Eu não acho que você esteja sendo radical por se fosse eu eu estaria surtada! E entendo isso de não poder reclamar pois são eles que estão pagando, da vontade de desistir de tudo e fazer tudo simples mais do nosso jeito né?

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tamires, muito obrigada por esse comentário. Eu fui criada em uma família católica e entendo que com base na bíblia quase tudo o que fazemos é pecado. Eu nem entro nesse mérito porque não é a minha realidade. E sim, tudo o que você falou serve e muito como argumentos. Eu, inclusive, citei alguns para a minha sogra.

Mas eu deixei claro que a data que é importante pra mim é a que eu e meu noivo escolhemos e que para nós esse casamento no civil seria apenas uma burocracia.

Eu e meu noivo concordamos em realizar o casamento no civil e assim faremos. O resto eu deixo pra eles, inclusive a comemoração. Participarei do almoço mas não ficarei até o final.

• Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carla do céu! Que bagunça esse povo apronta Smiley tongue

Bom, eu ia me casar na igreja com o meu marido (ele é ateu, eu sou espírita e a família dele é evangélica). Pensa no sofrimento que a gente teve até resolver que a igreja não era a melhor opção (além da mais cara, os pastores não curtem muito ele porque ele saiu da igreja). E por mais maluco que pareça, minha sogra preferiu o civil depois que a gente sentou com ela e conversou, colocou os custos no papel e viu que o trem ia ficar pesado.

Enfim, ela deu a benção pra gente no casamento, não teve nenhuma confusão e foi lindo.

E assim, essa coisa de "viver em pecado" é muito de visão. Nenhuma das pessoas da nossa família (inclusive a vó dele é adventista) nos tratou diferente porque começamos a morar juntos antes do casamento. Quando a gente ainda tava morando junto, teve um dia que dormimos na casa dela e ela deixou a gente dormir junto na mesma cama.

Tem coisa que a gente precisa ignorar. Porque eu vejo muito assim: se eles fazem questão da benção e aquela coisa toda, faz na festa grande, é mais lógico. Vai estar todo mundo lá e tal. No civil, vai só seus pais, seus irmãos e as testemunhas, é lindo e não rola estresse.

O meu casamento foi pago por 3 pessoas: eu, minha sogra e minha mãe. Eu paguei toda a parte de aluguel de materiais e produção de convites. Minha sogra pagou a festa e a fotografia e minha mãe pagou os doces e a decoração. Mas em nenhum momento elas me obrigaram (pelo menos eu não senti isso) a fazer a festa do jeito que elas queriam. Eu escolhi TUDO: doces, bolo, cores, almoço, bebidas... e foi super tranquilo porque elas entenderam que era o meu casamento.

Em relação à casar no civil, é MUITO rápido e muito simples. Mas se você quiser esperar até o casamento de fato, faz igual eu fiz pra comprar o apartamento (a colega lá em cima falou): faz a declaração de união estável, você vai no cartório de registro e faz, eles te entregam na hora (precisa ir as duas partes). Depois de um tempo eu casei e foi simples. E tem como você converter a união estável em casamento depois.

Só não curto a ideia de ter que fazer esse tanto de festa. Seria melhor usar esse dinheiro para completar a festa maior!

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deixa o assunto surgir de novo que eu vou falar pra ele isso hahaha

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Estela, o casamento seria realizado no civil mesmo, a diferença é que seria em convênio com a igreja. Eu não sei como funciona mas sei que a igreja tem um esquema para gerar a isenção do custo.

Enfim, eu conversei com meu noivo e disse que, pra mim, era tranquilo realizar o casamento no civil. Que isso não mudaria em nada o que já estamos planejando e a data que escolhemos para o nosso sim. Ele concordou comigo mas disse que não queria deixar a data passar batido. Eu entendi o lado dele, porque meu noivo é super sentimental e tudo ele quer comemorar. Ele comemora até a data do nosso primeiro beijo e por aí vai rs Eu disse que poderíamos comemorar mas que seria algo pequeno, um almoço simples e só. Não queria nada muito grandioso até porque teremos isso ano que vem, que era a data que importaria pra mim.

Mas como a Nath disse aqui e eu concordei, não vou bater de frente com a família dele não até porque isso pode me gerar um stress desnecessário. Vou deixar eles seguirem com o barco, irei ao almoço, faço uma média e depois vou embora.

Obrigada Estela, beijos.

• Responder
  • Tami
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Tami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carlinha, te entendo super! Mas como alguém que cresceu em igreja sei que isso tudo relacionado ao casamento pesa muito pra muitas pessoas. Assim, minha visão é: Todos nós estamos em pecado (Não me entenda mal), mas isso é bíblico, não só quem transa com o namorado, mas quem julga, quem faz fofoca, quem mente, quem inveja, quem deseja mal a alguém, quem fala mal do pastor e por aí vai! É uma lista imensa e sabemos que nunca chegaremos ao padrão de santidade descrito na bíblia e acho que esse é até um bom argumento se vc quiser debater, sou totalmente contra alguém se casar por sexo (Sexo fora do casamento é pecado? Segundo a visão bíblica sim mas vcs já moram juntos e ponto). Hoje em dia eu não deixo ninguém se meter no meu relacionamento, eu durmo na casa do mei noivo, a gente se ama, se respeita e pecado por pecado todos temos, o que nos alegra e que para todos os pecados existe a graça de Deus! Sei que vc não acredita e eu respeito muito mas acho que tudo que citei acima serve de argumentos para que vc não se apresse e jogue fora seus planos. Não sei se consegui me expressar direitinho rsrs Mas espero que vc consiga se livrar desse pepino.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é Tábita, pelo o que eu entendi o casamento será no cartório mesmo mas eles tem algum convênio (não sei se o termo certo é esse) com a igreja, o que permite a isenção.

Eu e meu noivo estamos nos matando pra pagar o casamento e nem passa pela minha cabeça gastar com esse casamento no civil. Como a Nath disse, eu vou deixar o barco seguir o rumo que eles querem que siga, porém vou apenas almoçar para marcar presença e depois ir embora.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As ordens kkkkkk

Isso aí! Já deixa seu noivo avisado. Vai, faz um social de umas 2 horas (estourando) e sai vazado! Melhor que encrencar. E ano que vem sim fica com data relevante pra vcs!

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Dani, eu também não entendo como posso estar vivendo em pecado e tendo bençãos retidas por conta disso mas não vou entrar nesse mérito porque é algo que eu não debato por não ser religiosa.

Então, o meu noivo acha que seria legal convidar os amigos mais próximos para o almoço mas ele não quer nada grande também. Ele concorda que estamos fazendo isso visando a questão burocrática da coisa mesmo.

Como a Nath disse, eu vou deixar eles seguirem como quiser nisso. faço uma média no almoço e depois vou embora.

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carla!!!! Não acho q vc está sendo radical, quem está sendo é sua sogra e a família! Conversa com seu noivo pra ele se impor com a família, por mais que outros paguem e organizem NÃO é do jeito q vc quer, é o seu casamento! Vcs dois juntis devem deixar claro pra eles que não querem isso, que vcs ja possuem um casamento sendo planejado e desejam manter isso. Fazer um casamento numa igreja por algo q vc nem acredita num dia q vc nao quer, pela familia? Nao acho q deve fazer.... quanto aos benefícios da empresa ja pensou na união estável? Pq tem o mesmo valor judicialmente. Eu morei junto 1 ano antes de casar e fizemos a união estavel, meu marido pegou todos os benefícios da empresa que eu trabalho. A união estavel para esses casos tem exatamente o mesmo valor que o casamento civil, perante a lei, as empresas sao obrigadas a aceitar, a umica diferenca é q vcs continum tendo estado civil como solteiros. Tenta ver se vale a pena pra vcs fazer isso, e ai cancela essa história de casar antes do planejado 😊 Espero ter ajudado 😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nath, sabia que você ia vir aqui e me dar uma luz nessa encrenca. Antes de mais nada, também estava com saudades de tu, eu estou de férias e dei uma sumidinha daqui rs mas já estou de volta.

Como você disse, eu erraria se batesse o pé porque ia criar uma situação constrangedora na família e eu estou longe de querer algo assim.

Mas sua dica me deu uma luz. Vou deixar o povo fazer tudo como acha que tem que ser feito. Convido minha mãe e meus irmãos, almoçamos e saímos fora depois porque a festa não será nossa e sim, deles.

Infelizmente, eu tenho alguns problemas quanto a religiosidade da família do meu noivo, geralmente eu tiro de letra mas tem coisa que é demais pra mim e eu venho desabafar aqui com vocês.

Obrigada pela ajuda. Beijão.

• Responder
  • Tábita
    Noiva Master Março 2018 São Paulo
    Tábita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Carla, eu concordo PLENAMENTE com vc.

Já que querem e vão gastar todo esse dinheiro com o casamento do civil (que poderia ser algo super simples e íntimo), pq não ajudam então com a festa, não é mesmo? Smiley ups

Eu no seu caso tbm concordaria casar no civil, até pq vcs já moram juntos então não vai mudar nada, mas eu iria casar lá no cartório, como qualquer pessoa faz. E depois iria com os familiares (mães, pais, irmãos (as) e cunhados (as)) à um restaurante ou churrascaria almoçar.

Maaaaas, já que a família do seu noivo faz taaanta questão, tudo bem. Mas no meu caso eu não gastaria um centavo com essa "festa de comemoração do casamento civil".

• Responder
  • Danieli
    Super Noiva Fevereiro 2019 Rio Grande do Sul
    Danieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla! Não acho que esteja sendo radical não, se já está organizando o casamento para ano que vem, não tem necessidade dessa "movimentação" toda para o casamento civil, eu também considero uma parte mais intimista, para poucas pessoas. Quando casarmos no civil, iremos levar nossos pais, os dois casais de padrinhos e após fazer uma pequena comemoração, apenas. Sou evangélica e sinceramente acho uma enorme besteira essa história de estar vivendo no pecado, como assim gente? Só porque vocês já estão morando juntos Deus não "permite" isso? Sinceramente, eu tentaria deletar 100% essa opinião e seguiria com os planos que já estão feitos, conversa bem com o teu noivo, vê o que ele acha, a opinião dele é fundamental também mas pelo o que entendi o civil seria apenas por essa questão do emprego novo dele né? É uma situação delicada lidar com família e etc, mas sejam firmes no que vocês querem.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ca! Saudades miga!

Muié tu arrumou uma encrenca eim! Bom, antes de mais nada, tô bem mas bem revoltada com esse povo que se diz (com essas atitudes pra mim é se diz) cristão! Independente de estarem nao em pecado (segundo a visão dos cristãos) isso só diz respeito ao casal. Como vc sabe bem, sou católica e uma das coisas que mais escuto é que não se deve forçar ninguém a absolutamente nada. Se a pessoa quer sair da situação é ela com Deus (ou no caso o casal). Se fosse seu noivo falando alguma coisa, ok, mas não foi.

Sinceramente? Eu levaria o civil como apenas uma burocracia (que na minha humilde opinião é, ainda mais no seu caso que envolvem direitos) e casaria pra lá. Eu entenderia (se fosse comigo) como algo que não é uma festa minha e sim dos outros. Ia no tal almoço, ficava um pouco e vazava. E aí a cerimônia ano que vem consideraria como meu casamento mesmo, do meu jeito escolhido por mim (e seria a única data que eu levaria em conta)

Vc é madura e sabe que bater pé é o menos indicado na sua situação. Deixa o barco tocar e leve em conta o que vc vai fazer como oficial, fim.

Ah e se me permite, peço perdão por esses irmãos (sou católica mas pra mim qualquer cristão é meu irmão. ) Não entenderam nada sobre livre arbítrio. Cristão de verdade sabe que Deus não impõe nada a ninguém!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe