Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Victoria
Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo

Dúvida: os noivos devem arcar com as despesas de transporte e alimentação dos fornecedores?

Victoria, dia 27 de Setembro de 2018 às 16:18

Publicado em Fórum Antes do casamento 67

Boa tarde noivinhas! Tudo bem? Estamos fechando a assessoria somente para o dia do casamento. Adoramos a assessora e estávamos prestes a assinar o contrato. Porém, no contrato da empresa dela, tem uma cláusula que diz que os noivos (contratantes) são responsáveis pelas despesas de transporte e...

Boa tarde noivinhas!

Tudo bem?

Estamos fechando a assessoria somente para o dia do casamento.

Adoramos a assessora e estávamos prestes a assinar o contrato.

Porém, no contrato da empresa dela, tem uma cláusula que diz que os noivos (contratantes) são responsáveis pelas despesas de transporte e alimentação da equipe toda durante o evento, algo que ela não havia comentado conosco durante os orçamentos.

Eu e meu noivo não concordamos, pois de todos os fornecedores, esta foi a primeira que colocou esta questão.

Entendo que os profissionais precisam se alimentar, mas não durante o evento, e nem que isso seja uma despesa minha, afinal estou contratando um serviço (que não é barato, R$ 1.500,00 somente a assessoria do DIA!). Não estou registrando um funcionário CLT.

Detalhe, ela disse que se não pudermos arcar com o valor, ela aceitaria que levemos um lanche para a equipe. Oi? Como assim lanche???

Alguém sabe se existe uma lei para isso?

Desde já, muito obrigada!

67 Respostas

• Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Luiz! É exatamente isso que não concordo: pagar um valor cheio do buffet para o fornecedor como se ele fosse um convidado. Porque o convidado esta sentado, comendo, bebendo, curtindo a festa, ele pode repetir o jantar, comer quantas vezes quiser. O fornecedor está trabalhando, é um serviço, um trabalho, como qualquer outro. Enfim, acho abusivo. Mas vou verificar com o meu buffet.

• Responder
  • Desirée
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Desirée ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha, é bem de praxe incluir a alimentação dos fornecedores no casamento, verifica com o teu buffet se eles cobram, o meu não cobra mas se cobrasse pagaria sem problemas, pois todos trabalharão o dia inteiro para dar tudo certo. Em todos meus contratos está estipulada a alimentação deles.

Quanto ao estacionamento acho bem abusiva a cobrança, um fornecedor veio com essa e cortei o barato, nem eu vou ter estacionamento de graça, me poupe!

Vou pagar taxa de transporte para decoração e para o DJ, os outros profissionais está incluso no preço que me repassaram.

• Responder
  • Luiz
    Noivo Ativo Dezembro 2019 São Paulo
    Luiz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso, todos os meus fornecedores entraram como convidados no buffet, assim todos vão conseguir se alimentar numa boa. Foi uma exigência do próprio buffet e achamos super válido pq não é justo quem está fazendo o seu dia ser especial passar fome.

Já quanto a equipe da assessora, ela cobrou R$100,00 no dia pra custos de locomoção da equipe, já que ela que ficará responsável por organizar tudo durante o dia. Concordamos e vamos pagar também.

• Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha no contrato do meu buffet já constava a alimentação dos meus staffs foram 8 profissionais antes do meu casamento falei com todos eles e falaram que caso não estivesse no contrato eles levariam sua alimentação mais falo por mim mesmo mesmo se não estivesse em contrato eu iria agilizar a alimentação deles pois foram 8 horas de evento ficar sem comer acho que é meio complicado então eles fizeram rodízio entre eles para jantar para que não parasse suas funções para mim sem problema algum não foi um valor abusivo acho justo pois foram profissionais maravilhosos comigo a parte do transporte não acho correto creio que um profissional de eventos deve arcar com essa parte de transporte e estacionamento.
    • Responder
  • Alexandre
    Super Noivo outubro 2018 Rio de Janeiro
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Victoria, infelizmente existem profissionais e PROFISSIONAIS, alguns profissionais que tenham empurrar esta despesa para o casal.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse tipo de situação precisa ser abordado com cada fornecedor. No meu caso, o buffet providenciou a alimentação de todos os fornecedores que trabalharam durante o meu casamento (umas 30 pessoas) sem custo nenhum pra mim, mas se houvesse custo eu pagaria sem problema. Isso não quer dizer que os fornecedores vão me alimentar na hora do seu casamento, mas boa parte dos profissionais trabalha várias horas antes e depois da festa, e são nesses momentos que eles precisam se alimentar como qualquer um.

O transporte depende. Eu tive fornecedores que não cobravam deslocamento dentro de uma perímetro, outros que não cobraram porque eram parceiros do espaço que me casei e alguns eu paguei o frente/entrega (espumante, docinhos, fliperama, etc). Também acho justo porque esse tipo de valor não dá pra ser tabelado sem saber onde será o casamento.

Acho que faltou comunicação da parte da sua assessora, mas o que ela expôs no contrato eu acho justíssimo.

• Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

De todos os contratos que assinei apenas fotografia pós casamento que devemos arcar, se fomos tirar em outra cidade, bairro etc

• Responder
  • Paula
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu trabalho com eventos em geral!

Normalmente, se o local for longe ou contramão cobramos o descolamento.

Já alimentação sempre é pedido, podemos levar por nossa conta ( Marmitex) ou por conta do contratante.
    Quando o buffet é nosso nós já fazemos uma comida diferente e sempre é servido antes da festa.

Mais sempre é conversado antes!
    • Responder
  • C
    Noiva Master Janeiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ao meu ver o problema foi a falta de informação na primeira reunião, eu vou ter 15 pessoas do meu staff, vou ter que providenciar alimentação e bebida para eles , cada um vai fazer 20min de intervalo para alimentação. O meu buffet tem uma sala reservada para isso
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bem, realmente o estacionamento já é abuso demais! Concordo com a alimentação e tal... mas estacionamento é o cúmulo. Se não quer pagar estacionamento, vá de uber!

Converse isso com ela e fala logo que se for nessas condições, não tem mais interesse. Rapidinho eles dão jeito

• Responder
  • Lais
    Super Noivo Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas a sua cerimonialista vai chegar só na hora da festa? Porque minha cerimônia está marcada pras 16h, mas a cerimonialista vai chegar 8h e ficar até o final da festa. O fotógrafo de 10h às 22h. Então não tem como ficarem sem se alimentar.

Como o meu será no sítio, e vou pra lá cedo me arrumar, o pai do noivo que adora cozinhar fará um almoço pra todos (estarei eu, minha mãe, as madrinhas, equipe de maquiadora e Cabelereiro, fotógrafo, equipe da cerimonialista) e na hora da festa o buffet será responsável.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Principiante Fevereiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente não consigo negar comida a ninguém independente da situação. No contrato do meu buffet ja esta incluso 6 staffs sem custo adicional e se for parceiro do buffet mesmo acima dessa quantidade tbm não paga. Apesar de vc colocar q sua festa só começa às 22h certamente o trabalho dos assessores começa muito antes disso pois eles q vão verificar se tudo está como vc planejou e a organização do espaço, decoração e etc começa muitas horas antes disso. Acho que o estacionamento vc pode argumentar com eles e chegar num acordo legal pra ambos. Já a alimentação veja se não esta descrito no contrato do buffet, ou mesmo que não esteja uma marmitex ja resolveria a situação e não gastaria muito. Boa sorte na negociação Smiley winking Smiley winking
    • Responder
  • Tamara
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até 10 fornecedores, eles não cobram.
    • Responder
  • Lais
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza! A relação é sempre melhor quando o fornecedor é claro desde o início rs

Na primeira reunião que tive com a minha cerimonialista, antes dela passar o orçamento, ela explicou que pagava Uber pra todos os funcionários dela retornarem após o evento, por questão de segurança mesmo, então nessa reunião ela já perguntou todos os detalhes e obviamente já embutiu isso no orçamento que me mandou.
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim entendi.

Converse com ela mas se não lhe agradar veja com outro fornecedor.
    • Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O buffet está te cobrando quanto por fornecedor?

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A questão é... se o buffet cobrar o valor integral para cada fornecedor... vai ficar muito caro! Tenho 10 fornecedores!

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou verificar estas questões noivinha! Mas ela poderia ter falado sobre isso antes né? Achei meio chato colocar uma cláusula, como se fossemos obrigados, algo que ela não havia comentado.

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha festa começa só as 22h. Penso que eles estão lá para trabalhar. Por que não poderiam jantar antes? É só uma dúvida mesmo. Porque acho injusto pagar o valor integral do buffet para o fornecedor. Tudo bem ele fazer uma refeição durante o evento, mas desde que seja rápida e revezada, afinal estão trabalhando.

• Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A maioria dos buffet cobra o valor de todos os fornecedores, agora em relação a transporte eu nunca tinha visto isso, e sim eles têm que se alimentar mesmo trabalhando, geralmente vai um de cada vez para comer, e eles comem a comida normal dos convidados
    • Responder
  • Tamara
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende de cada contrato, por exemplo a nossa equipe de fotografia incluiu nosso pré-wedding e lá especifica que se for um local que não seja na cidade, pagaremos o transpote e alimentação, não vi problema nenhum nisso. Nosso buffet já vai incluir todos profissionais que vão trabalhar no dia, para que possam comer sim, são profissionais, mas precisam se alimentar.
    • Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou verificar com o buffet o quanto eles cobram por fornecedor.

• Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, nenhum fornecedor meu me pediu transporte (quanto a estacionamento meu espaço tem), mas mesmo assim nenhum chegou a questionar isso.

Quanto a alimentação eles todos eles me deram a opção dos mesmos ou se alimentarem no local ou se ausentarem por 30 minutos do evento.

Eu não vi problema em arcar com a alimentação, quero que eles se sintam tão bem quanto meus convidados, serão as pessoas que farão acontecer e outra, apesar de você dizer que só começa as 22h, eu por exemplo tenho hipoglicemia, se ficar mais de 2h30 sem comer passo mal e chego a desmaiar...

Conversa com o buffet como é feito para o fornecedor, mas aqui na minha região todos os fornecedores falaram sobre alimentação, principalmente minha fotógrafa que não terá limites de horas.

• Responder
  • Bárbara
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, isso depende do fornecedor, e do contrato estipulado.. O contrato do meu fotografo está dizendo que eu tenho que arcar com a alimentação, e acho justo pois eles ficarao 8h trabalhando desde o making-of ate o final da festa.

• Responder
  • Lais
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada profissional trabalha de um jeito, e esse é o jeito dela. Ela tem o direito de cobrar sim, e você de não aceitar caso não concorde. Por isso é importante ler o contrato e ter todos os detalhes lá.

Todos os fornecedores que eu pesquisei perguntei sobre transporte e alimentação, conversei com o buffet sobre incluir os fornecedores (afinal, tem fornecedores que vão trabalhar mais de 10 horas direto e precisam sim comer) e eles disseram que fornecem alimentação pra todos sem cobrar por isso!

Se o seu buffet não cobrar os fornecedores, às vezes compensa pagar só o estacionamento. Aconselho pesquisar e ver o custo/benefício, mas não acho de nenhuma maneira absurdo muito menos ilegal.
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só não entendi uma parte disse que eles podem se alimentar mas não na hora do evento.....
    Então eles vão comer que horas????

Penso que o que é servido para os convidados é servido para todos os fornecedores aí vai do buffet inclui los como convidados ou não.

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha meu buffet cobra R$ 30,00 por fornecedor. Achei ótimo pq estou pagando R$ 2300,00 por convidado.

Como onde vou casar tem estacionamento não me preocupei com isso.

Normalmente eles cobram o deslocamento mesmo, ou por fora ou embutido no contrato.

Mas estacionamento eu nunca vi cobrarem, pare na rua ou eles que paguem né

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi. Vou verificar! Muito obrigada!

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas vc não acha caro? Estou pagando R$ 139,00 por pessoa! O convidado vai sentar, vai comer, vai beber... O fornecedor vai fazer uma refeição RÁPIDA! Afinal ele esta trabalhando. Eu costumo comparar com qualquer outro trabalho. No meu trabalho eu tenho um horário para almoço, e depois retorno para as atividades. Não acho certo pagar o valor integral para o fornecedor.

• Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que isso é uma questão de contrato.

O cerimonial onde vai ser meu casamento cobra 50% do valor do buffet por cada fornecedor.

O fotógrafo cobra uma taxa caso nós façamos as fotos num lugar mais distante.

Converse com o buffet/espaço onde será seu casamento pra saber se eles cobram ou não por fornecedores.

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou verificar direitinho noivinha! Obrigada!

• Responder
  • Victoria
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, eu me preocupei em contratar fornecedores próximos juntamente por este motivo do transporte e pela facilidade mesmo. Porém o que ela está impondo que a gente pague é o estacionamento dos carros da equipe, sendo que não estamos pagando por estacionamento de NENHUM convidado, nem mesmo dos nossos pais, pois o salão não tem estacionamento, mas tem um estacionamento particular EM FRENTE ao buffet, fora que a rua é tranquila, e dá pra parar carros ali tranquilamente.

Quanto à questão da alimentação, também concordo que saco vazio não para em pé, mas vou verificar com o buffet o quanto eles me cobrariam por pessoa. Pois não acho justo pagar um valor de convidado para cada fornecedor (R$ 139, MUITO CARO!). Fora que minha festa vai começar só às 22h. A equipe poderia muito bem jantar antes.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe