Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Porque não fazer a brincadeira da gravata

Cintia, dia 2 de Fevereiro de 2017 às 15:14 Publicado em Fórum Festa 0 80

O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então, definido que é muito mais um brincadeira criada para arrecadar dinheiro do que uma tradição, continuaremos.

Eu só fui em um casamento que teve a tal da brincadeira da gravata na minha vida. Foi um pouco antes de começar a namorar com meu noivo e estava sozinha com minha irmã. Lembro de ter ficado bem envergonhada, pois dentro da minha bolsa eu só tinha o meu cartão de crédito e nem uma simples moedinha de 5 centavos que fosse para dar. Ganhei um adesivo escrito "só vim para comer" e, de envergonhada eu passei a indignada. Se eu tivesse dinheiro eu teria dado, mas não por querer e sim para não passar vergonha como passei. E por que eu não queria dar dinheiro? Porque eu já tinha mandado meu presente de casamento para o casal, já tinha dado um presente no chá de lingerie e um no chá bar. Ganhar um adesivo de "só vim para comer" depois disso me deixou emputecida.

Agora, quando vocês dizem que a brincadeira não obriga ninguém a dar dinheiro vocês têm relamente certeza disso? Pelo meu relato não dá para entender que qualquer pessoa se sentiria coagida a dar, mesmo se não quiser? Vejo que muitas meninas aqui não fazem mensão a dar adesivos ou fazem isso de uma forma menos embaraçosa do que aconteceu comigo, o que, não torna a brincadeira menos deselegante.

Entendam, meninas: As pessoas se sentem sim obrigada a dar para não passar vergonha e na maioria dos casos elas não querem dar de verdade.

"Ahhh, mas os noivos gastam muito mais no casamento para os convidados comerem de graça. Contribuir é o mínimo"

Mas gente, quem quer casar são os noivos, quem quer fazer festa são os noivos, quem quer alimentar os outros de graça são os noivos, e, adivinhem??? Quem tem que pagar por isso são os noivos.

Fazer festa com a ideia de que os convidados têm obrigação de presentear e contriubuir com o dinheiro da gravata é, com todo respeito, interesse. Pedir dinheiro sempre vai ser pedir dinheiro, não tem como fazer isso de forma elegante e não importa o quanto você tente tornar o momento descontraido. Ter uma caixinha especial decorada para o momento e uma lembrancinha para dar para quem contribui só mostra que o casal já planejava dar uma extorquida nos convidados, não faz o momento mais "bonitinho"

Para quem discorda de mim e ainda assim vai fazer minha dica: não façam com que as pessoas fiquem envergonhadas ou com raiva dos noivos nesse momento. Minha lembrança desse casamento que fui não ficou com a comida, a decoração ou o amor dos noivos e sim com essa brincadeira sem graça.

80 Respostas

Última atividade por Nayara Cardoso, dia 13 de Março de 2017 às 14:36
  • Nayara Cardoso
    Super Noiva Abril 2017 São Paulo
    Nayara Cardoso ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você tem toooooda razão!!!

Nunca gostei dessa história. Para vc ter noção nem chá eu fiz, pq já acho que dar presente de casamento já é o máximo que os convidados podem fazer por mim quanto mais "esmolar" no próprio casamento. Acredito que se vc não tem grana, por exemplo, para a lua-de-mel, economize na festa e não viva de aparencias.

Resolvemos fazer uma viagem curta justamente por isso, pq já estamos gastando na festa.

Apoio e assino em cima do que falou.

Bjinhos.

• Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Julho 2018 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu super entendo o seu ponto de vista e chego até a concordar em partes com você. Acho que as plaquinhas/ adesivos ou seja lá o que for com menção "mão de vaca" ou "só veio para comer" são constrangedoras e/ou respeitosas. Hoje em dia a maior parte das pessoas privilegia o pagamento eletrônico e acaba saindo de casa somente com cartão de crédito ou cartão bancário pela praticidade e segurança, ou seja, em um casamento onde as mulheres geralmente usam bolsas menores, é muito mais prático e seguro não perambular com dinheiro. No seu lugar, eu me sentiria desrespeitada, afinal de contas, já teria cumprido o meu "dever" de enviar o presente para os noivos e, não imaginaria ter que contribuir ainda comprando um pedaço da gravata.

Já no meu caso, as coisas vão ser um pouco diferentes, ainda estamos estudando a possibilidade de colocarmos nos convites que o nosso presente de casamento será a compra de um pedaço da gravata do noivo (ou seja, os convidados estarão cientes, pois meu noivo e eu moramos no exterior e não teria como pedir presentes para depois trazermos para a nossa casa), ou então, para evitar constrangimento, dar o número da nossa conta no Brasil para os convidados se sentirem livres de dar a quantia que quiserem.

Mais uma vez gostaria de enfatizar que concordo com você e acho que teriam que tomar cuidado com certas atitudes para não causarem constrangimento para os convidados, afinal de contas, como você disse, casa e faz festa quem quer.

• Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

kkkkk menos extorsão... com certeza, vamos fazer mais pela farra dos meninos mesmo, pensa em uns padrinhos fanfarrões que eu tenho. N festa junina do ano passado eu e meu noivo fomos os noivos da festa teve casamento e tudo mais e não é de vê que os meninos pegaram a gravata do meu noivo e cortou, rsrsrs, foi muito diverto e bem espontaneo... rendeu a vaquinha da cerveja do outro dia rsrsrs

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Assino embaixo, Giovanna.

Eu vi varia meninas dizendo que têm familias divertidas e vão fazer. Minha família também adora fazer festa, mas tem formas bem mais elegantes de divertir os convidados.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha familia as pessoas também são divertidas e gostam de festas, mas, como já escrevi, pedir dinheiro vai ser sempre pedir dinheiro e muita gente contribui porque fica feio não contribuir.

Não critico quem faz, só acho que deve ser feito de forma a parecer menos estorsão possivel..

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ahhhhhAHHahaha momento de descontração também, boa sorte e que Deus abençoe vocês beijãao

• Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo cm vc Isabela, ainda mais que casamento é para as pessoas da família e amigos, então são pessoas bem intimas e que conhecemos bem, é que claro que se tem alguem que se sente ofendido oi coagido com a brincadeira saberemos quem... na minha familia só tem gente que gosta de bagunça rsrsrs, amam brincadeiras, tirar sarro, tudo na medida certa, então teremos sim a gravata... Smiley laugh

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com você!

As pessoas já gastam com roupa, combustível, presentes e afins...daí algumas noivas fazem parecer que nossa é uma obrigação o convidado pagar afinal a festa foi cara e vc o convidou. Mas espera aí! Você está cobrando ingresso? Você convidou a pessoa por obrigação e quer abater o custo dela no seu casamento ou porque ela fez parte da sua história e quer que ela continue fazendo por presenciar esse marco?

Respeito quem faz mas também acho deselegante e não quero no meu! Sim, estou gastando muito no casamento mas estou fazendo isso para nós, para realizar o nosso sonho e não com arrependimento depois e por isso querendo reembolsos.

• Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer sim, esperando suas fotinhas noivinha. Boa sorte!!
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é... Mas tem muita gente que pede as cotas de lua de mel e depois passa a gravata do mesmo jeito. Vai entender.

Tem muitas meninas que diz que não é constrangedor, mas, eu realmente penso que a maioria da para não passar vergonha.

• Responder
  • C
    Noiva VIP Maio 2018 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também penso em não fazer, mas alguns amigos q comentei q não faria falaram pra parar de besteira e fazer... não decidi ainda, não quero ''forçar'' ninguém a dar nada sabe.

Como nossa casa já está montada (já moramos juntos) penso em fazer uma ''contribuição'' pela CVC, eai gastaremos somente com a nossa lua de mel essa ''vaquinha''.

A pessoa entra no site e da quanto quer sem pressão...achei melhor assim.

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sendo bem sincera, nunca me senti envergonhada, coagida neeem nadaaa com "essa" brincadeira, porém a parte dos adesivos "mão de vaca", "só vim pra comer", acho extremamente desnecessario até porque casamento não é arrecadação de dinheiro... todos casamentos que fui só passou a gravata e só os homem que contribuiam, e sempreee foi engraçado sem adesivos chatos e sem pressão. O tipo de brincadeira divertida mesmo, porem acho uma gracinha aqueles adesivos escrito " operação lua de mel" não acho nada de mais passar a gravata, vai depender de cada um, querendo ou não sabemos a familia e amigos que temos, se vão ficar chateados ou vão entrar na farra...

• Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é Cintia, sou contra tb Smiley amazing porque a pessoa já teve gastos para estar ali, provavelmente comprou um presente...
    Se eu não tiver jeito, vou tentar "descontrair" um pouco e fazer a brincadeira virar uma "rifa" rsrs
    Nossa isso era uma preocupação minha, pq não tenho como controlar meus cunhados e padrinhos, mas agora com a sugestão da Simone tô um pouquinho mais aliviada rsrs
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não tinha pensado nisso de rifa, faz sentido. Mas mesmo assim acho bonita a vontade de querer dar uma amenizada já que não se tem oque fazer.

• Responder
  • H
    Noiva Ativa Julho 2018 Minas Gerais
    Hadassa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa ... nunca pensei por esse lado!!! Vou até dar print e mostrar p boy! 😞
    • Responder
  • Vivian
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade Noivinha, vira tipo uma "rifa" kkkkk desagradável é, mas já q não tem jeito, adorei a dica!!!!!!
    • Responder
  • Vivian
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada mesmo pela idéia!!!! Sim, depois abre um debate e conta pra gente!!!! Beijos Smiley star Smiley heart
    • Responder
  • Loryne
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Loryne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu nao tinha pensado nisso ! é realmente constrangedor,meu noivo quer fazer mais antes com certeza irei mostrar seu texto para ele ,e deixar bem claro par os que forem fazer a brincadeira !!A final é um momento de algria e nao queremos constranger ngm,e como vc disse quem quiz casar fomos nó não é mesmo, ngm tem culpa rsrs

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo em exatamente TUDO o que você falou, Cintia. Apenas não posso falar muito pois acabei cedendo à pressão do marido e permiti que passassem no meu casamento. Fizemos o sorteio do whisky, o que para mim ficou um pouco mais aceitável, mas não menos constrangedor. Fui em 2 casamentos ano passado que fizeram essa brincadeira e em um deles, passaram o sapatinho também. Quando as madrinhas chegaram na mesa onde eu estava, acho que viram a minha cara de constrangimento e foram para a próxima mesa. Nesse mesmo casamento, meu noivo deu R$10 e saiu com um adesivo de mão de vaca. No outro casamento passaram apenas a gravata, mas os padrinhos fizeram de uma forma mais light, estavam brincando e rodando as mesas, quem estava em volta foi contribuindo como quis. Mas de todo jeito, da forma como for, eu ainda acho uma situação desconfortável.

• Responder
  • Larissa
    Super Noiva Setembro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

De fato acho bem feio esses adesivos que fazem os convidados ficarem desconfortáveis, e tambem pra mim é uma novidade passar a grava para mulher, enfim.. já fui em um casamento que só tinha gente de dinheiro, na hora da gravata meu noivo ficou desesperado, só tinha nota de 50 e 100 na garrafa e tudo que ele tinha na carteira era 10 reais... na hora que passou por ele e ele entregou a nota todos comemoraram igualzinho quem deu 50 e 100... não tinha adesivo não tinha nada... Quando chegou o meu casamento optei por ter sim a gravata, pois esse é um momento que o noivo se diverte junto com os amigos, já que no geral as coisas do casamento quem aproveita mais é a noiva rsrs... mas nós deixamos claro pro pessoal que estava na bagunça que não era pra menosprezar quem desse menos e nem engrandecer quem desse mais... foi uma brincadeira super saudável .. acho que vai do bom senso do pessoal saber fazer com que seja apenas uma brincadeira...

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estava na mesma situação e fiz essa mesma coisa. Eu não queria de jeito nenhum, mas os padrinhos do meu marido já avisaram que iriam passar a gravata, então preparei esse sorteio do whisky. Mesmo não concordando com a brincadeira, foi uma maneira que eu achei de achar um pouco mais aceitável.

• Responder
  • Adriana Marques
    Noiva VIP Setembro 2016 Minas Gerais
    Adriana Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, me casei o ano passado e pensei em não fazer a tal brincadeira, não gosto da idéia dos adesivos porque acho sim que os convidados ficam constrangido.

Olha por fim resolvemos fazer e vou te falar o pessoal divertiu muuuuito(não colocamos o tal adesivo) e quando os padrinhos passaram com ele foi a maior zueira porque o meu marido não bebe e cada nota de dois reais ele tinha que beber uma dose, no fim arrecadamos 1000,00 e meu marido ficou bebasso, não passamos em mulheres porque elas geralmete nem levam dinheiro e ficamos com medo de contrangir, não sei se vale de cada região mais aqui onde eu moro é super divertido.Pagou os gastos com a lua de mel.

Eu acho que vale muito mais do jeito q as pessoas fazem, vc ja viu aquele bafômetro,eu acho legal mas acho muito constrangedor, não faria.

Veja algumas fotinhas do momento:

Só zueira

Só zueira

Só zueira

Só zueira

Só zueira

Só zueira

Saiu até um cheque

Saiu até um cheque

Saiu até um cheque

Saiu até um cheque

• Responder
  • Simone
    Noiva Esperta Fevereiro 2017 Paraná
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Sara, que bom que gostou da ideia Smiley laugh , acho que vai dar super certo, em breve será o meu casamento (18/02/17) ai postarei como foi e o que os convidados acharam. Mas faça no seu que vai ficar bem divertido.

• Responder
  • Simone
    Noiva Esperta Fevereiro 2017 Paraná
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Vivian, que bom que gostou da ideia, faça mesmo, nos compramos os kits pra sorteio e caso não role na hora ai ficamos pra nos, mas a ideia é essa, acho que vai dar super certo, dia 18/02/17 é meu casamento, daqui uns dias eu conto como foi Smiley xd .

• Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkkkkkk hai che debate Lindo kkkkk Mia amiga maravilhosa kkkkk Eu falei isso Para o meu marido Porque nao vamos ter lista de nada ne e nao queremos presentes de ninguem nem menos de padrinhos,ai Eu falei marco vamos passar a gravata kkkkk ele falou se Tem cbe passar alguma coisa che seja seu sapato assim voce doa Para Alguem mas mias gravatas de Armani nao vai cortar mesmo kkkkeu falei compro una no chines ne,e ele da alergia kkkkk passa seu sapato e depois ninguem tem obrigacao de dar nada pra voce so a presenza ja ta Bom kkk,mas Mia prima e amigas querem passar Meu sapato Eu vou deixar,so nao sei ainda o che vou fazer con o dinhero,sto pensando ou dar em doacao ou para comprar algo para p meu apartamento ai do brasil kkkk tipo acessorio Para casa sabe kkkk beijos
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha depende muito de cada casal e convidados... A maioria dos meus convidados se sentem felizes em abençoar (assim q chamamos) então todo momento nós sempre ajudamos as pessoas, em todos casamento q vamos já vamos com intuito de participar desse momento... e nossos convidados a maioria é assim... não se sentiriam incomodados... Mas de qualquer forma eu não colocaria um adesivo escrito mão de vaca ou só vim pra comer... outro exemplo foi na empresa de um padrinho .... na semana do casamento os próprios funcionários resolveram passar uma gravata fictícia (ele não fez festa) entre as pessoas q se propuseram arredaram 6 mil reais... então depende viu...
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende muito do gosto e personalidade do casal, eu acho super divertido, tanto como noiva quanto como convidada, sai muita risada kkkkk mas, como disse depende muito do casal. Se vc não gosta das brincadeiras e baguncinhas vc pode deixar um cofrinho perto da mesa do café com uma plaquinha "vaquinha para a lua de mel", assim fica mais discreto Smiley winking
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como eu falei em alguns comentários, eu não condeno que faz, mas, particularmente acho a gravata e o sapatinho deselegantes em iguais proporções. Embora muitos dizem ser comum, no meu circulo familiar e de amizadas essa brincadeira não é, tanto é que só participei uma vez.

Não acho deselegante pela experiência que tive e sim pelo ato de pedir dinheiro em sim. Mas, penso que cada um é dono do próprio casamento e faz o que quer.

Quanto a questão da festa, a decisão de ter ou não ter é dos noivos e de mais ninguém. Se os noivos decidem ter por pressão popular, a não ser que optem por um casamento por adesão, a responsabilidade da festa ainda assim é deles.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gravata, pela tradição que é eu não acho constrangedor, claro que nada exagerado como esse adesivo que você recebeu de 'só vim para comer', mas sapatinho sim eu acho super constrangedor, até pq eu não costumo andar com dinheiro e já passei situações de aparecer a noiva com um sapato que eu não esperava e eu ter que pegar dinheiro com meu namorado ou meus pais para dar, já na gravata a maioria dos homens já vão preparados, fora que eles adoram essa bagunça.

Eu acho que essa questão que você falou de quem quer casar e quem quer fazer festa são os noivos, é bem relativa também, porque eu por exemplo não pensava em fazer festa e todas as pessoas sem exceção ficavam falando "nossa mas nem uma festinha" "nossa mas vai deixar passar em branco" "nossa imagina para seus pais não verem vc de noiva" e dai pra pior, então de qualquer forma as pessoas tem essa expectativa tbm e eu nunca fui em uma festa que não tinha gravata, então já é meio que esperado pelos convidados.

• Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho a maquina apelação sabe Gabi? Mas... Tem gente que usa. Ehhh fim de mes é complicado. Mas vale a brincadeira. Meu noivo é suuuuper doido e os amigos acompanham kkkkk entao eles estao empolgados ,principalmente pelo sorteio da garrafa
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabe que eu desde.sempre quis fazer a gravata, e pensei em arrumar a maquininha. Depois parei pra pensar e realmente é para não deixar com a opção de não dar, ou seja, a maquininha acaba constrangendo. Por isso eu não vou colocar. Quem levar e quiser dar em dinheiro, bem. Quem não quiser ou não puder (fim de mês né) ficará à vontade.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os casamentos que eu fui o noivo passava a gravata e cada pessoa que colaborar-se ela ganhava um pedaço da gravata e quem desse o valor maior ganha o pedaço maior, e a noiva passava a sandália e quem desse o valor mais alto ganharia a sandália, e eu acho super divertido e vou fazer no meu casamento. Mas dessa forma que eles fizeram foi muito sem noção, acho que ninguém gostaria.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe