O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então, definido que é muito mais um brincadeira criada para arrecadar dinheiro do que uma tradição, continuaremos.
Eu só fui em um casamento que teve a tal da brincadeira da gravata na minha vida. Foi um pouco antes de começar a namorar com meu noivo e estava sozinha com minha irmã. Lembro de ter ficado bem envergonhada, pois dentro da minha bolsa eu só tinha o meu cartão de crédito e nem uma simples moedinha de 5 centavos que fosse para dar. Ganhei um adesivo escrito "só vim para comer" e, de envergonhada eu passei a indignada. Se eu tivesse dinheiro eu teria dado, mas não por querer e sim para não passar vergonha como passei. E por que eu não queria dar dinheiro? Porque eu já tinha mandado meu presente de casamento para o casal, já tinha dado um presente no chá de lingerie e um no chá bar. Ganhar um adesivo de "só vim para comer" depois disso me deixou emputecida.
Agora, quando vocês dizem que a brincadeira não obriga ninguém a dar dinheiro vocês têm relamente certeza disso? Pelo meu relato não dá para entender que qualquer pessoa se sentiria coagida a dar, mesmo se não quiser? Vejo que muitas meninas aqui não fazem mensão a dar adesivos ou fazem isso de uma forma menos embaraçosa do que aconteceu comigo, o que, não torna a brincadeira menos deselegante.
Entendam, meninas: As pessoas se sentem sim obrigada a dar para não passar vergonha e na maioria dos casos elas não querem dar de verdade.
"Ahhh, mas os noivos gastam muito mais no casamento para os convidados comerem de graça. Contribuir é o mínimo"
Mas gente, quem quer casar são os noivos, quem quer fazer festa são os noivos, quem quer alimentar os outros de graça são os noivos, e, adivinhem??? Quem tem que pagar por isso são os noivos.
Fazer festa com a ideia de que os convidados têm obrigação de presentear e contriubuir com o dinheiro da gravata é, com todo respeito, interesse. Pedir dinheiro sempre vai ser pedir dinheiro, não tem como fazer isso de forma elegante e não importa o quanto você tente tornar o momento descontraido. Ter uma caixinha especial decorada para o momento e uma lembrancinha para dar para quem contribui só mostra que o casal já planejava dar uma extorquida nos convidados, não faz o momento mais "bonitinho"
Para quem discorda de mim e ainda assim vai fazer minha dica: não façam com que as pessoas fiquem envergonhadas ou com raiva dos noivos nesse momento. Minha lembrança desse casamento que fui não ficou com a comida, a decoração ou o amor dos noivos e sim com essa brincadeira sem graça.