Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Porque não fazer a brincadeira da gravata

Cintia, dia 2 de Fevereiro de 2017 às 15:14

Publicado em Fórum Festa 80

O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então,...

O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então, definido que é muito mais um brincadeira criada para arrecadar dinheiro do que uma tradição, continuaremos.

Eu só fui em um casamento que teve a tal da brincadeira da gravata na minha vida. Foi um pouco antes de começar a namorar com meu noivo e estava sozinha com minha irmã. Lembro de ter ficado bem envergonhada, pois dentro da minha bolsa eu só tinha o meu cartão de crédito e nem uma simples moedinha de 5 centavos que fosse para dar. Ganhei um adesivo escrito "só vim para comer" e, de envergonhada eu passei a indignada. Se eu tivesse dinheiro eu teria dado, mas não por querer e sim para não passar vergonha como passei. E por que eu não queria dar dinheiro? Porque eu já tinha mandado meu presente de casamento para o casal, já tinha dado um presente no chá de lingerie e um no chá bar. Ganhar um adesivo de "só vim para comer" depois disso me deixou emputecida.

Agora, quando vocês dizem que a brincadeira não obriga ninguém a dar dinheiro vocês têm relamente certeza disso? Pelo meu relato não dá para entender que qualquer pessoa se sentiria coagida a dar, mesmo se não quiser? Vejo que muitas meninas aqui não fazem mensão a dar adesivos ou fazem isso de uma forma menos embaraçosa do que aconteceu comigo, o que, não torna a brincadeira menos deselegante.

Entendam, meninas: As pessoas se sentem sim obrigada a dar para não passar vergonha e na maioria dos casos elas não querem dar de verdade.

"Ahhh, mas os noivos gastam muito mais no casamento para os convidados comerem de graça. Contribuir é o mínimo"

Mas gente, quem quer casar são os noivos, quem quer fazer festa são os noivos, quem quer alimentar os outros de graça são os noivos, e, adivinhem??? Quem tem que pagar por isso são os noivos.

Fazer festa com a ideia de que os convidados têm obrigação de presentear e contriubuir com o dinheiro da gravata é, com todo respeito, interesse. Pedir dinheiro sempre vai ser pedir dinheiro, não tem como fazer isso de forma elegante e não importa o quanto você tente tornar o momento descontraido. Ter uma caixinha especial decorada para o momento e uma lembrancinha para dar para quem contribui só mostra que o casal já planejava dar uma extorquida nos convidados, não faz o momento mais "bonitinho"

Para quem discorda de mim e ainda assim vai fazer minha dica: não façam com que as pessoas fiquem envergonhadas ou com raiva dos noivos nesse momento. Minha lembrança desse casamento que fui não ficou com a comida, a decoração ou o amor dos noivos e sim com essa brincadeira sem graça.

80 Respostas

• Juliana
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    "Só vim pra comer" foi embaçado ein, é rir pra não chorar!! Tem pessoas e pessoas né, quando minhas madrinhas perguntaram o que poderiam dar, todas ficaram felizes porque eu escolhi algo de $100 $200 (E só escolhi porque me pediram) porque já estavam preparadas por ouvirem que os padrinhos devem mobiliar a casa dos noivos. Olha que cultura de merda, transformar um momento especial, de real importância , em "contribuição monetária".
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simone que idéia maravilhosa!!!! Você me salvou hahahahaaa
    Eu não vou passar o sapato dá Noiva, e deixei bem claro isso pro Noivo. A princípio ele tb disse q não irá passar a gravata, mas os irmãos, padrinhos, primos etc ouvi relatos que vão fazer a brincadeira sim Smiley sad . Agora vc me deu uma idéia, vou comprar uma garrafa de whisky e caso a brincadeira aconteça vou seguir sua sugestão do sorteio rsrs adorei!!!!!
    Por mim eu não gosto, masssss é difícil convencer os meninos rsrs
    • Responder
  • Fernanda Fogaça
    Noiva VIP Agosto 2017 Paraná
    Fernanda Fogaça ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo! Mas tbm concordo com quem quer fazer se for de uma maneira saudável! Eu gracas à Deus não "preciso" do dinheiro da gravata, mas quem aqui falar que dinheiro não é bem vindo estara mentindo, ne?! Hahahah Eu farei, e tera um super sorteio!! Acho divertido e todos os casamentos que eu fui foi bem saudável as brincadeiras, acho que vc levou azar noivinha!! E esta noiva que colou um adesivo foi extremamente ridícula na mha opinião, deveriam colar um na cara dela dizendo: Sem noção!! Hahahha
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graça a Deus nunca passei por isso, mais acho q deve realmente ser horrível. E constrangedor, vi um debate a um tempo falando q o fotógrafo ajudava e filmava os convidados na hora da gravata pra q eles ficassem sem graça e dessem. Na minha opinião essa noiva teve um pensamento ridículo, pq ela ta fazendo com o intuito de constranger mesmo o convidado. Se vc não tem dinheiro nao faça a festa, simples assim. E não importa pra q é o dinheiro, ele e dado com tanta raiva, com tanto sentimento negativo q nao faz bem. E eu acho q ninguém precisa disso de jeito nenhum. Na minha opinião isso e ridículo e acho q os noivos tinham q se colocar no lugar dos convidados so um pouquinho pq tenho certeza q se algum deles ja passou por isso nao faria e se fizerem porque os outros fazem parem e pensem, e vejam oq sentiram e reflitam se realmente vale a pena fazer algo com alguém q nao gostaria q fizessem com vcs .
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2017 Bahia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo que você disse noivinha e eu não farei nenhuma brincadeira ou pedir cotas de viagem para o meu casamento, lua de mel só terei se a gente puder bancar com a viagem!!!😂😂😉😉😉
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm vou fazer Simone, amei essa sua ideia do sorteio. Vou pensar em algo do tipo Smiley shame
    • Responder
  • Graziella
    Noiva Novata Agosto 2017 São Paulo
    Graziella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A melhor frase: " Mas gente, quem quer casar são os noivos, quem quer fazer festa são os noivos, quem quer alimentar os outros de graça são os noivos, e, adivinhem??? Quem tem que pagar por isso são os noivos." .... Concordo plenamente!
    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu falei pra minha que vou no meu salão de manhã. Ela "Vai pro spa, se cuidar". Falei:"Não.. só pretendo me casar uma vez, quero ir sim arrumar umas coisas". Ela deve achar que não confio nela, mas não é isso! Quero dar meu toque, ajeitar algumas coisas do meu jeito, deixar minha personalidade e do meu noivo em cada cantinho, se possivel. Posso até trabalhar na área...mas no fim, noiva é muito igual..querem seus dias perfeitos, independente de gosto, opinião. É uma data memoravel e a gente se esforça ao máximo pra isso rsrs. Com gravata ou não passando rsrsrs Smiley winking

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu admiro muito a profissão de assessora de casamento. Tava falando com a minha ontem sobre isso, porque, vocês tentam falar as coisas para as noivas, tem que falar de forma sutil para nao pegar mal e ainda aguentar quando fazem uma coisa que não gostam.

A minha vez tudo que tava ao alcance dela para que eu não fosse ajudar na decoração na manha do meu casamento e não conseguiu me convencer. Fico imaginando o que ela pensa de mim Smiley tongue

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aham. a noiva me pediu para segurar a bandeja com a maquina enquanto o padrinho passava. Vi as caras das pessoas ao verem a maquina.. foi tenso!!! A maquina eu acho um exagero total! Mas enfim... eu estava trabalhando e tinha que fazer Smiley atonished

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem que não foi filmado, eu não queria ser eternizada nesse momento Smiley tongue

Como uma noivinha muito divertidamente me falou, comprar essas coisas antecipadamente mostra a premeditação do crime Smiley tongue

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim.. eu entendi que tu viu fazer porque tu organiza... Só não quis comentar mesmo Smiley tongue

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fui eu que falei!!!

Acho a máquina um exagero...eu não faria não!!!

Se ler meu comentário vai ler que eu ja fui em casamento com a máquina... não falei que A TEREI.

• Responder
  • Joyce
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate! Realmente eu vejo mt debate aqui falando q vai fazer, ou q ja comprou "sapatinhos" e "gravatinhas" de acrílico, rs sério, pior ou o mesmo tanto é você dar presente de casamento, de chá, gastar com roupa, conduçao etc e dar mais dinheiro p os noivos nessa hr da gravata e ganhar um sapatinho de acrílico que não vale nem 60 centavos! Penso que se a pessoa quer dar, ela com certeza vai até os noivos e dá a sua importância. Eu não vou fazer. E msm que todo mundo fale o contrario, o casamento é meu e faço oq quero e não oq os parentes querem. Aa no casamento q vc foi, qnd passaram por vc eles filmaram? Pq td casamento q fui tinha a filmagem junto com o adesivo rs..
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Dezembro 2017 Paraíba
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você, noivinha. Fui apenas em 1 casamento que teve essa brincadeira da gravata.Meu noivo contribuiu, mas acho muito deselegante. Os convidados já gastam bastante com presentes e às vezes ficam envergonhados por não estar com o dinheiro em mãos, além dos inumeros gastos que eles já tem com presente,chá disso, daquilo, roupa pra festa... Já proibí de passar no meu kkk

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Teve uma outra noiva que falou aqui nos comentários sobre ter a maquina de cartão e me reservei em não comentar, mas agora, sim, é realmente ridículo, penso que é para deixar a pessoa sem opção para nao dar nada. Não condeno quem faça, mas, como falei, nao tem como pedir dinheiro de forma elegante e não importa a justificativa que se use. No meu caso não faria sentido nao fazer, tenho certeza que poderia acabar incomodando alguém e sao pessoas que eu amo muito para fazer algo deselegante assim em um dia tão especial.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sobre os dois chás eu não fiquei chocada porque as madrinhas organizaram o de lingerie e os noivos o chá bar. Nao sabia que mulheres nao deveriam ser incluídas, como so participei desse e aconteceu pensei que era normal Smiley tongue Agora que você falou faz bastante sentido.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Julho 2017 Buenos Aires
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tb sempre achei essa brincadeira meio constrangedora. Como vc disse, os convidados muitas vezes vao comprando presentes (de langerie, de cha de panela, de lista e o que mais vier) no decorrer das comemorações pre-casamento, e chega na festa ainda tem que colocar mais dinheiro. E tem os convidados que nao tem dinheiro mesmo, ou nao estao afim de dar, qual seria o problema tb? A gente supostamente convida alguem pelo carinho que temos por aquela pessoa nao é? Fui num casamento que tinha uma MAQUINA DE CARTAO DE DEBITO/CREDITO!!!!!!!!!Gente eu achei aquilo o cumulo kkkkk. Eu tb nao entendo essa coisa dos noivos que usam a justificativa que casamento custa caro blablabl. Vai aqui meu desabafo: vc decidiu casar, vc paga more. Ninguem tem obrigação de ajudar com festa (nao tem dinheiro? espera mais pra juntar ou entao nao faz festa), ou mobiliar a casa (se vc quer casar/morar junto prepare-se pra morrer num dinheiro com casa) e assim vai. Meu noivo é americano e qndo eu falei da gravata ele disse: mas isso nao vai ter no nosso casamento ne?! Pq os meus convidados ficariam sem entender, sem graça e ate ofendidos kkkk. Mas enfim, isso é so mais uma das mil coisas que são extremamente desnecessarias e deselegantes num casamento.Smiley tongue

• Responder
  • Gabrielle
    Super Noiva Março 2017 Paraná
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha pensando de um lado é sim deselegante mas eu vou fazer no meu pois meus convidados incentivam a fazer e estao acostumados, pois os meus convidados sao praticamente os mesmos dos outros casamentos.
    • Responder
  • Simone
    Noiva Esperta Fevereiro 2017 Paraná
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No começo tínhamos definido que não faríamos, mas depois muitos convidados incentivaram a fazer, e em todos os casamentos dos nossos padrinhos foi feito, então não será estranho, e claro teremos o cuidado pra não constranger ninguem, se recebermos de 1 real a 100 será muito bem vindo Smiley laugh . Daremos um número pra cada convidado que ajudar e no final sortearemos dois kits do boticário (masculino pra gravata e feminino pro sapato).

• Responder
  • Thaís
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tô.chocada com duas coisas: primeiro, nunca vi as mulheres serem incluídas na gravata (esse é um dos momentos em que nunca se deveria buscar igualdade rs), segundo que, qtos chás o mesmo casal pode fazer? Eu conhecia os chás de lingerie e bar como opções pra quem não queria fazer chá de panela... mas 2? Tb já vi um chá das mulheres e outro dos homens (com coisas de churrasco e tal), mas quem vai em um não vai no outro uai. Posso estar errada, mas acho demais tanto chá pro mesmo convidado. Sobre a gravata, eu concordo plenamente que não é dever dos convidados repor parte do valor gasto com a festa, e com certeza, o apelo da gravata não deve ser esse, não se deve pensar nisso. Se eu planejo esse momento? Não!! Se vai ter no meu casamento? Eu aposto que sim. Por que? Porque no nosso círculo de convívio, os amigos, primos e até os tios gostam é de bagunça com o coitado do noivo mesmo (isto inclui o meu noivo no casamento alheio). Eu, que quero mais que meus convidados se divirtam, vou privar a metade deles do que eles mais esperam? Vou nada rsrsrs. Mas nada de caixinha, de adesivo, de lembrança...nada... isso é uma coisa deles, não minha hahaha. Mas eu entendo perfeitamente seu ponto e concordo que em alguns casos passa muito dos limites e acho que tem que ser uma coisa de acordo com as pessoas que estão lá... não rola mesmo fazer no seu casamento se vcs (os convidados) não são disso.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Novembro 2017 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em todos os casamentos que eu me lembro em ter ido, sempre teve essa brincadeira...As pessoas que conheço estão acostumadas com isso.
    • Responder
  • Calila Carla
    Noiva VIP Novembro 2018 Bahia
    Calila Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara nunca quis fazer...
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Duas madrinhas, uma pra entregar e outra pra destacar e ficar com a via hahahaha vai ser super divertido

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer e pronto!
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei!!! Meus padrinhos estão doidos pra passar a gravata mas tenho ctz que vão esquecer de dar o número! Kkkkk vou selecionar a madrinha pra esse papel kkkk! Obrigada Dri! Bjs
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh, eu fiquei mega chateada com o adesivo. Acho muito injusto ofender o convidado porque ele não teve como dar alguma contribuição na festa depois de comprar presente e comparecer arrumado e bem vestido.
    • Responder
  • Raiane
    Noiva Esperta Maio 2022 Pernambuco
    Raiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui ao casamento que passaram a gravata, e meu noivo tava com dinheiro pegado, ele não quis dá um valor tão alto, o que aconteceu, coloram um adesivo com o nome mão de vacakkkkkkkkkkk, ele não ligou levou na brincadeira, e já no outro casamento ele contribuiu, mas não tinha nenhum adesivo.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ate aonde vejo a brincadeira é meio comum em todos os lugares, mas realmente não é entre o meu circulo de convivência. Ja fui em casamentos em outros estados que não tiveram e já fui em um que tinha uma variável bonita que ao invés de dinheiro tínhamos que dar um recado. Acredito sim que seja possível fazer sem grandes incidentes, so acho que sempre vai ter alguém que nao vai gostar, e, na duvida, eu prefiro nao fazer.
    • Responder
  • Taise
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Taise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha cidade é comun essa brincadeira, no casamento da minha prima que foi em outro estado tbm teve essa brincadeira, mas acho que isso vai muito do casal tbm.

Ano passado fui no casamento de uma amiga, e apos a comida e o bolo eles passaram cortando a gravata do noivo e junto passou as madrinhas fazendo o sapatinho da noiva. Sinceramente achei ate um pouco desnecessário 2 brincadeira envolvendo dinheiro, mas levei numa boa, tinha levado dinheiro para contribuir com a gravata entao acabei contribuindo com a noiva.

Mas ja a minha cunhada foi em outro casamento que os noivos passaram primeiro a gravata e nao deixaram o buffet servir a comida ate passar em todas as mesas, minha cunhada contou que saiu da festa era meia noite e ainda nao tinham servido nada, entao wla e o marido pegaram uma pizzia e foi a janta deles kkkkk.

Entao acho que tudo vai do bom senso dos noivos na hora de fazer a brincadeira ser realmente uma brincadeira e não algo contrangedor aos convidados.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como respondi antes, no meu caso eu vou procurar outras formas de descontrair com o convidados. Tenho so 35 convidados que são verdadeiramente especiais e que nao estão, assim como o noivo e eu, acostumados com isso da gravata.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com seu comentario Drielly, isso é bem pessoal porem no meu convivio é mais que comum, inclusive quando vamos já levamos o dinheiro, vou passar gravata e sapatinho, e vou entregar as lembrancinhas nessa hora porém para todos mesmo quem não contribuir, realmente o adesivo é desnecessário, mas com relação a contribuição pra mim não pesa em nada o convidado levar nem que seja 10 reais! E sim é muito bom ir para lua de mel com uma grana extra!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe