Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Porque não fazer a brincadeira da gravata

Cintia, dia 2 de Fevereiro de 2017 às 15:14

Publicado em Fórum Festa 80

O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então,...

O que eu mais ouço é que passar a gravata é uma tradição nos casamentos. Eu juro que procurei por origens dessa "tradição", sobre como foi que um dia resolveram vender a gravata do noivo e não encontrei nada que aponte algo nobre e bonito, como vemos com a flor na lapela e anel de noivado. Então, definido que é muito mais um brincadeira criada para arrecadar dinheiro do que uma tradição, continuaremos.

Eu só fui em um casamento que teve a tal da brincadeira da gravata na minha vida. Foi um pouco antes de começar a namorar com meu noivo e estava sozinha com minha irmã. Lembro de ter ficado bem envergonhada, pois dentro da minha bolsa eu só tinha o meu cartão de crédito e nem uma simples moedinha de 5 centavos que fosse para dar. Ganhei um adesivo escrito "só vim para comer" e, de envergonhada eu passei a indignada. Se eu tivesse dinheiro eu teria dado, mas não por querer e sim para não passar vergonha como passei. E por que eu não queria dar dinheiro? Porque eu já tinha mandado meu presente de casamento para o casal, já tinha dado um presente no chá de lingerie e um no chá bar. Ganhar um adesivo de "só vim para comer" depois disso me deixou emputecida.

Agora, quando vocês dizem que a brincadeira não obriga ninguém a dar dinheiro vocês têm relamente certeza disso? Pelo meu relato não dá para entender que qualquer pessoa se sentiria coagida a dar, mesmo se não quiser? Vejo que muitas meninas aqui não fazem mensão a dar adesivos ou fazem isso de uma forma menos embaraçosa do que aconteceu comigo, o que, não torna a brincadeira menos deselegante.

Entendam, meninas: As pessoas se sentem sim obrigada a dar para não passar vergonha e na maioria dos casos elas não querem dar de verdade.

"Ahhh, mas os noivos gastam muito mais no casamento para os convidados comerem de graça. Contribuir é o mínimo"

Mas gente, quem quer casar são os noivos, quem quer fazer festa são os noivos, quem quer alimentar os outros de graça são os noivos, e, adivinhem??? Quem tem que pagar por isso são os noivos.

Fazer festa com a ideia de que os convidados têm obrigação de presentear e contriubuir com o dinheiro da gravata é, com todo respeito, interesse. Pedir dinheiro sempre vai ser pedir dinheiro, não tem como fazer isso de forma elegante e não importa o quanto você tente tornar o momento descontraido. Ter uma caixinha especial decorada para o momento e uma lembrancinha para dar para quem contribui só mostra que o casal já planejava dar uma extorquida nos convidados, não faz o momento mais "bonitinho"

Para quem discorda de mim e ainda assim vai fazer minha dica: não façam com que as pessoas fiquem envergonhadas ou com raiva dos noivos nesse momento. Minha lembrança desse casamento que fui não ficou com a comida, a decoração ou o amor dos noivos e sim com essa brincadeira sem graça.

80 Respostas

• C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho certeza que é possível, mas eu, na duvida, prefiro não arriscar.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu terá a brincadeira da gravata sim, até pq a maioria dos convidados são familia e tds os casamentos que eu fui teve a brincadeira, não acho constrangedor não, muito pelo contrario, acho um momento divertidissimo e faço questão de ajudar.

Inclusive meus convidados incentivaram a passar a gravata.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha família também é bem festiva, assim como o noivo e eu, no meu caso irei buscar outras formas de descontrair.
    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dá certo, ja trabalhei em casamentos que os noivos fizeram e deu certinho. Nós vamos fazer. Eles têm feito assim oh, os padrinhos passando pedindo a grana e as madrinhas atrás entregando o valezinho (são dois vales juntos, quando entregar destaca...da um pra pessoa e a madrinha fica com o outro no mesmo numero que vai pra urna - por isso é bom duas madrinhas) eexplicando do sorteio. Depois de jogar o buque, a cerimonialista junta as vias que ficaram com a segunda madrinha e faz o sorteio! Smiley smile Super legal!!! Eu vou fazer

• Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dri, tô pensando bastante nessa ideia de "sortear" uma garrafa de whisk ao final da gravata... conforme passando, cada convidado que entrará na brincadeira, ganha um número e ao final sorteamos! Vi que vc falou a respeito? Da certo? Tenho ctz q meus convidados iriam adorar a zoacao e ainda de quebra levar um goró pra casa! Rsrsrs
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho muito relativo esse ponto... vejo como uma brincadeira mesmo e em quase todos os casamentos que fui a gravata passou... Meu noivo até entra no espírito e vai dando de 2 em 2 reais... rs quanto ao adesivo, achei bem de mal gosto, mas a brincadeira em sim não acho constrangedora, tampouco vejo como "interesse" por parte dos noivos... Já participei como convidado e farei como noiva... como sempre digo, não há regras para um casamento. E acho muito possível fazer a brincadeira da gravata sem desagradar aos outros! Nossa família é super festiva e já espera pela brincadeira!
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendi. Então tá certo. Beijo Smiley smile

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que depende muito do casal e dos convidados também! No meu caso, todos são bem acostumados a fazerem a brincadeira, e sempre é um padrinho que levanta dizendo que este é o momento da brincadeira. Já fui em vários casamentos os quais as pessoas que não contribuiram ainda brincaram por não ter um valor para ajudar, e nem por isso houve constragimento! Acho que tudo é uma forma de trabalhar e não constranger ninguém, para muitos esse é um momento de distração da festa!

Smiley shame

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    So quero deixar sobre a questão do casamento por adesão, eu não jamais faria, mas nao.condeno quem faz e super concordo com o que você disse sobre realizar os sonhos. Apenas levantei aqui porque vejo muitas desculpas dizendo que o convidado deve contribuir porque ganhou um almoço/janta.
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

hahaha boa ♥♥♥

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

kkkk transmissão de pensamento Dri

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já vi muito esse negócio do adesivo e acho cúmulo do absurdo, me sentiria péssima
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acabeeeeei de comentar isso rsrs.

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então... eu trabalho em casamentos e sou bastante convidada também. Posso falar com propriedade que é raro NÃO TER esse momento. A gravata em si eu não vejo mais. Agora vejo caixa (uma só rsrs), máquina de cartão (sim!!!! Já trabalhei em 5 casamentos com máquina) e garrafa de espumante ou uisque (as pessoas enrolam a nota e colocam na garrafa) e aqui na minha cidade está na moda dar um vale para quem contribui e no final a garrafa de bebida cheia (de bebida hahaha) é sorteada.

Acho que é valido sim, MAS é necessário conhecer seus convidados, seus familiares. No meu casamento vamos ter a caixa da lua de mel sim pois todos os nossos padrinhos casados passaram, nossas familias e amigos são totalmente desinibidos e festeiros... levam totalmente na esportiva e na brincadeira. Acho realmente importante conhecer seu publico. Isso é essencial até para decidir se vai ter bebida alcoolica na festa, pq não para pedir grana? Não vejo problema não, desde que as pessoas estejam acostumadas com isso (no nosso caso elas estão pois os casais casados fizeram!). Então estou de boa.

Sobre os noivos terem a obrigação de pagar comida e bebida... já leu os debates sobre casamento de adesão aqui da comunidade? Está mais comum do que se imagina. Amanhã, inclusive irei em um. Cada um pagará sua conta do restaurante (que ofereceu um menu caprichado e com precinho amigo para os noivos e convidados). Acho que cada um sabe da sua realidade e sonho todos tem o direito de realizar não é mesmo? "Se não pode fazer festa não faça" Acho que não é bem por aí... cada um faz o que sonha. Mas opinião cada um tem a sua tambem rsrs.

mas é isso... acho que depende do publico do evento...se as pessoas estiverem acostumadas (digo acostumadas pq ja fizeram nos proprios casamentos e ja ajudaram a fazer a brincadeira), não vejo problema

Semana retrasada uma amiga conseguiu 4 MIL passando a caixa. Quem não quer? hahahaha Viagem de lua de mel garantida!

Ah, sobre o adesivo... tooootalmente desnecessário. Concordo totalmente! Ninguém merece!

• Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que tudo depende, em todos os casamentos que fui tinham esse lance da gravata, então sempre vou preparada e nunca me senti constrangida. Concordo que o casamento é dos noivos e que eles tem que arcar com as despesas e mais ninguém, mas tudo vai de costume, como minha familia e a do meu noivo estão acostumados com isso, não haverá constrangimento. Mas de fato o negocio dos adesivos foram desnecessários.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fui em dois casamentos com gravata e um deles foi constrangedor. O meu noivo tinha só 14 reais, e ainda assim foi constrangido a colaborar (mesmo depois de ter ficado o dia inteiro passando o som e tocar de graça). Num outro que fui, meu noivo colaborou com menos e não ganhou adesivo nem nada, e não houve constrangimento.

Eu vou passar a gravata mas não deixarei que seja algo constrangedor. É possível.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe