Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Rio de Janeiro

Casamento em tempos de COVID-19: perguntas e respostas!

Jéssica, dia 18 de Março de 2020 às 06:37 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 30 142

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo:

>> {Atualizado em 15/11/2021}

Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil





Olá, noivinh@s! 🙋‍♀

Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também afetando a organização dos casamentos e até a celebração do grande dia. Recebemos muitas dúvidas e preocupações de vocês e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos. Vamos lá?

Acho que todos já sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em relação ao seu casamento. Na Comunidade de Casamentos.com.br, oferecemos todo o nosso apoio para, como sempre, estar ao seu lado, compartilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Para isso, reunimos perguntas e inquietudes que vocês, noiv@s, têm compartilhado conosco nos debates e prestamos o nosso apoio com conselhos e com a informação necessária para que possam ter uma guia ou, pelo menos, um pouco mais de tranquilidade. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações!

🍴 Festa de casamento e espaços

Como as notícias sobre a realização de eventos vão mudando diariamente e também dependem da região onde será celebrado o casamento, recomendamos que vocês se mantenham informados. Se há qualquer dúvida sobre a celebração do casamento, recomendamos que vocês entrem em contato com os fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietudes e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos problemas que possam surgir. Nestes momentos de emergência, a solidariedade das pessoas pode nos surpreender. Conversando com calma com os profissionais escolhidos para o seu grande dia, vocês podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, vocês precisam que os profissionais estejam do seu lado e eles reciprocamente.

Sobre o espaço onde será realizada a cerimônia, seja civil ou religiosa, aconselhamos que vocês entrem em contato com as instituições ou centros religiosos que, com certeza, já estão avaliando a situação e irão tomar medidas pertinentes. Além disso, algumas medidas preliminares serão adotadas regionalmente e, além das medidas nacionais, é importante que consultar as medidas que serão aplicadas no seu Estado ou cidade.

🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é manter a calma estar sempre informado.

>> Se a sua viagem é daqui a vários meses, informe-se para não se precipitar nem tomar uma decisão de cabeça quente. Pode ser que o contexto mude e seria uma pena perder a viagem e o valor da reserva. No entando, com tranquilidade, você pode ler a política de alteração e cancelamento do seu contrato e consultar a sua agência de viagem.

>> Se a sua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades no país de destino, como na Embaixada Brasileira nesse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde, ou nacionais, como o Ministério da Saúde.

No caso de terem pedido um visto para a viagem, as mesmas autoridades que expediram o visto podem dar informações sobre para quando seria melhor adiar a lua de mel. Por outro lado, se a sua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, verifique as restrições desse lugar. Esse link pode ajudar: https://www.iatatravelcentre.com/passport-visa-health-travel-document-requirements.htm

A próxima recomendação é consultar a sua agência de viagens e questionar sobre a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se for o caso, também recomendamos que vocês consultem as políticas da sua companhia aérea ou do seu alojamento.

👫 Converse com os seus convidados

A celebração do seu casamento é um dos momentos mais importantes para vocês, mas também para a sua família e amigos. Se não é possível celebrar na data que você queria, não se preocupe. Para que você possa viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam aproveitar esse momento, você deve pensar em adiar o casamento e realizá-lo em uma data posterior. Os seus convidados vão entender e agradecer, especialmente se há convidados de grupos de risco.

👰 Casamentos nos próximos meses

A situação atual muda constantemente e não podemos dizer quando terminará. Por isso, se o seu casamento é em março, abril ou maio deste ano, você pode considerar a possibilidade de escolher uma nova data. Se será dentro de alguns meses ou com datas mais distantes, não se preocupe ainda. Continue com a organização do seu casamento e pense que tudo vai se resolver em breve. É importante que tod@s fiquem atent@s aos comunicados das autoridades locais.


🤔 Adiar, cancelar… E agora?

Não se sinta frustrada. O melhor é manter a calma e confiar em tomar a decisão correta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não perca a esperança.

O seu grande dia tem tudo para ser incrível!

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar voltar todos à normalidade.


****

Na Comunidade de Casamentos.com.br, vocês sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer inquietude, dúvidas ou sentimentos que quiserem compartilhar com outros casais que estão passando pelo mesmo processo.

E, em caso de qualquer contexto particular, vocês também podem escrever a help@casamentos.com.br, por onde as nossas equipes estarão disponíveis para ajudar.


Um beijo e força, Comunidade! Cuidem-se bem Smiley heart

****

Leia também:

Centro de ajuda para casamentos: guia útil sobre o coronavírus


#OAmorSuperaTudo: Vem com a gente 💗
#NoivasEmCasa: e se a gente trocar dicas por aqui? 💞
Teve que adiar o dia C? Avise os convidados com as artes de Casamentos.com.br 💕
Como organizar o dia C desde casa em prevenção ao coronavírus
Coronavírus: o que fazer quando é preciso adiar o casamento?
Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
9 Ideias para celebrar o seu "não-casamento"!
É possível seguir com a organização do casamento? "Sim, é possível"
10 Vantagens de celebrar o casamento no verão
Como encontrar o vestido de noiva ideal... desde casa!

142 Respostas

Última atividade por Fabiana, dia 17 de Abril de 2021 às 11:47
  • Fabiana
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde! Dia 01/05 o Estado de São Paulo voltará para a Fase Laranja. Pelo Plano São Paulo, na Fase Laranja podem acontecer eventos com até 40% de ocupação, até 8 horas de duração (e até às 20h), sem pessoas em pé e seguindo os protocolos de distanciamento, máscara e álcool gel. Isso significa que seria possível realizar um casamento com 40 pessoas (noivos + 38 convidados) em um salão que cabem 200 pessoas, mas sem pista de dança, claro, e com distanciamento das mesas, e seguindo os demais protolocos?

    • Responder
  • Jennifer
    Noiva Novata Dezembro 2020 São Paulo
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou com muito medo de ter que adiar.
    O meu é em 12/2020
    Tudo está pago , Se eu adiar terei que pagar muitas multas , Se cancelar não volta pra mim tudo que gastei. Estou desesperada e sem saber se adio ou não.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo plenamente com você noivinha.
    Temos tbm que sermos racionais.

    • Responder
  • Tainá
    Noiva Novata Julho 2021 Ceará
    Tainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu seria dia 07/11 mas decidimos adiar... Estava sofrendo muito com essas incertezas, se ia ou não voltar tudo ao normal e por isso tomamos essa decisão. Não foi fácil, afinal foram quase 2 anos planejando tudo mas depois disso parece que saiu 1 tonelada das minhas costas, uma sensação de alívio grande!
    Acredito que no final do ano as coisas já estejam normalizadas sim, porém penso que as pessoas ainda vão ter receio de estarem em ambientes fechados e com aglomeração... as fotos em grupo com os noivos? Acho bem difícil todos estarem à vontade, fora isso ainda temos convidados que são do grupo de risco, como: pessoas com doenças crônicas, gestante e idosos.
    Resumindo, pensem bem antes de tomarem essa decisão! Faça o que for melhor pra sua saúde mental, não se deixem guiar somente pela emoção! Sejamos muito racionais nesse momento também... E outra, o casamento não foi cancelado! Apenas foi adiado pra melhor segurança e conforto de todos. 💜
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Julho 2022 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Carol, nós escolhemos adiar. Estávamos muito preocupados dos nossos convidados não irem, temos muitos idosos, crianças, grávidas.. Acho que foi a melhor opção.

    Nosso casamento vai ficar pra 2021 também, porque não sabemos se até o fim do ano vai estar melhor, como vai ser essa adaptação e por falta de data também no buffet. Todos os adiamentos desses três meses foram colocados pro fim do ano.

    Pense bem, veja se sua cidade está tranquila, se seus convidados vão estar a vontade.

    Se tiver que adiar você vai sentir um alivio logo após, com certeza

    • Responder
  • Carol
    Noiva Curiosa Novembro 2020 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também vou me casar dia 8/8, mas ainda não sei o que fazer..... sigo os planos ou mudo tudo....
    O buffet agora só tem data para 2021 Smiley sad

    • Responder
  • Rosimeri
    Noiva Principiante Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Rosimeri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tambem estou na esperança o meu esta marcado para 26 de setembro,dei uma parada na organização nao sei te terei de remarcar,mas estou bem triste com tudo isso sonhei com tantos detalhes que acho que nao sera possivel de fazer,

    • Responder
  • E
    Noiva Novata Junho 2020 Minas Gerais
    Elisangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas, alguém irá casar em meio essa pandemia, mesmo com as medidas de proteção?
    • Responder
  • Uilma Moura
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Bahia
    Uilma Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Posso imaginar seu sofrimento.
    • Responder
  • Uilma Moura
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Bahia
    Uilma Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu seria em setembro, marcamos para dezembro, espero que dê certo.
    • Responder
  • Uilma Moura
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Bahia
    Uilma Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou no mesmo barco que vc , não sei o que fazer, com certeza a festa será menor, não tem como fazer do jeito que queríamos por conta de imprevistos que surgirem nesse meio termo.
    Queria algumas dicas para uma festa simples.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como eu farei a cerimônia como mini wedding, já estava planejando realizar assim, que é uma cerimônia mais simples e com pessoas queridas, além de não teremos tanta "dor de cabeça" com fornecedores. Não vamos adiar, pois nada garante que em 2021 não tenha ondas de contaminação como sempre ocorreu historicamente em outras pandemias, como por exemplo a peste negra e gripe espanhola. Ou seja, não temos certeza e nem segurança de um melhor período para celebração do casamento.
    Falta menos de cinco meses para a data que marcamos, é impossível uma unidade federal ficar restrita economicamente até lá, e hoje fico mais tranquila por saber que Criador está no controle de tudo e mantenho minha fé nisso, pois além do casamento teremos responsabilidades com a nossa futura residência e não é nada legal ficar pagando e não usufruir de um bem (e sonho).
    Todavia cada caso é um caso, isso é algo muito particular que cada casal deve avaliar e decidir o que for melhor para ambos, sem deixar de viver um momento tão especial. ❤️🙏
    • Responder
  • LeticiaLimaFlora
    Noiva Constante Setembro 2022 São Paulo
    LeticiaLimaFlora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu Casamento esta agendado com tudo pronto para dia 05/09/2020, apreensiva para que tudo se estabilize o quanto antes para que as coisas possam acontecer dentro do esperado.

    E torcendo para que não só o meu sonho se realize dentro do planejado mas que todas as noivas que ainda felizmente não foi necessário ajustar a data e as que tiveram que ajustar também possam realizar na nova programação.

    Desejo a todas calma e sucesso para o grande Dia C, pois com o ou sem Pandemia o nosso grande dia será nosso.

    • Responder
  • Julie Hilario
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Julie Hilario ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marquei para o início do ano que vem.... estou morrendo de medo se não conseguir arcar com todos os gastos!
    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙈❤️ Agora tá longe em 😂😂😂
    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa 🙊 mais uma vez 😅 vamos compartilhar a ansiedade 😂
    • Responder
  • Odair
    Noivo Novato Novembro 2021 Paraná
    Odair ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério 🙊😅 vamos compartilhar a ansiedade 😂😂
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Iremos casar na mesma data mais uma vez kkkkk


    06/11/2021


    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu remarquei a igreja para 2021 , 06/11 🙈 já tinha fechado com vários fornecedores 😓
    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Difícil né , gostaria muito de fazer esse ano mas as coisas estão muito incertas . Remarquei a igreja para ano que vem 06/11🤷🏽‍♀️
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha o meu tbm é para 07/11.
    Porém pausei, não consigo mais ter ctz de que vou conseguir realizar.
    Até o momento continuo empregada, mais com o caos que estamos vivendo.....
    Não podemos confiar, ate pq ate tudo voltar ao normal, as pessoas continuarão receosas e vai ficar muito "em cima" para fechar fornecedores....


    Acredito eu que irei remarcar para 2021.

    • Responder
  • I
    Noivo Novato Março 2022 São Paulo
    Imani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raphaela, converse com um advogado de sua confiança, ele poderá te aconselhar melhor sobre a situação.

    A análise do seu contrato em conjunto com as legislações e decretos municipais e estaduais podem auxiliar nesse momento.


    Boa sorte!

    • Responder
  • R
    Noiva Principiante Agosto 2020 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cansei de chorar, resolvi vir desabafar. O meu casamento estava marcado para 01/08/2020 e devido o andamento das coisas resolvemos remarcar para 2021. Além da frustração que tivemos em remarcar, a dificuldade em conciliar as datas, tivemos que pagar para um dos fornecedores uma taxa de reajuste de 20% e caso no dia 01/08 (data inicial) esteja oficializado a proibição de eventos irão descontar 5%, ou seja, a taxa será de 15% do valor do contrato. O valor é super considerável, pois esse é o nosso contrato de maior valor. Estou péssima, sem falar na lua de mel que não tive forças para pensar em como vamos fazer.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento está para dezembro, e tenho fé que as coisas vão se ajeitar até lá, mas me solidarizo com outras noivas que precisaram adiar. Acredito que o essencial é todos se cuidarem e se manterem bem, para que tudo aconteça como foi sonhado. O que importa é que o grande dia vai chegar pra todas nós.
    • Responder
  • Marilene
    Noiva Novata Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Marilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu era para junho mudei para setembro espero que até lá se resolva,mas se não resolver vou morar junto e depois marcaremos a data são 4 anos de espera


    • Responder
  • Isabela
    Noiva Novata Julho 2020 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu seria em 18/7. Ontem tomamos a difícil decisão de adiar. Faremos agora em um domingo, 18/7/21. Mais um ano de espera.... É bem difícil mas acredito que foi a melhor decisão
    • Responder
  • M
    Noiva Novata outubro 2020 Minas Gerais
    Mariany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu também é dia 18/07, estou rezando para tudo dar certo !! Boa sorte pra gente
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Novata Maio 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa data era 23/05 sonhamos com esse momento por meses, foi dolorido ter que adiar, pensamos que tudo iria melhorar e passar logo então adiamos para o dia 25/07 dois meses após a data escolhida, mais hoje tivemos que adiar pela segunda vez por conta das medidas de prevenção ninguém quer uma filmagem do seu casamento com os convidados de máscaras ou tendo que evitar abraços etc, adiamos agora pro ano que vem, vamos fazer os convites novamente para que não fique confuso mais para os convidados, é muito triste mais acredito que Deus está preparando o melhor.
    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas dicas , clareou bastante minha mente em relação à organização do meu casamento, por enquanto manterei a data inicial prevista que é 12 de dezembro. Espero e rezo muito que até lá tudo se normalize.
    • Responder
  • Laís Fernanda
    Noiva Esperta Novembro 2021 Paraná
    Laís Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento estava marcado para o dia 07/11 sei que está longe mas devido à pandemia meu salário foi cortado pela metade 😓 e o dele como é autônomo ficou sem 😓então sem chance conseguir pagar os fornecedores, hoje fomos na igreja para reagendar para ano que vem 😭 estava tão ansiosa ,mas coloquei nas mãos de Deus 🙏🏽
    • Responder
  • Carolini
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 São Paulo
    Carolini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu seria 02/05 sábado agora, hoje bateu uma tristeza tão grande em saber que seria daqui a 3 dias, mas adiei pra 18/07/20 mais não sei se até lá já se normalizou, estou com tanto medo de ter que adiar pela segunda vez, não sei o que faço
    • Responder
  • R
    Noiva Esperta outubro 2021 Bahia
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas palavras.. Ja deu tudo certo!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas