Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Rio de Janeiro

Casamento em tempos de COVID-19: perguntas e respostas!

Jéssica, dia 18 de Março de 2020 às 06:37

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 142

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo: >> {Atualizado em 15/11/2021} Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil Olá, noivinh@s! 🙋‍♀ Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao...

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo:

>> {Atualizado em 15/11/2021}

Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil





Olá, noivinh@s! 🙋‍♀

Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também afetando a organização dos casamentos e até a celebração do grande dia. Recebemos muitas dúvidas e preocupações de vocês e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos. Vamos lá?

Acho que todos já sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em relação ao seu casamento. Na Comunidade de Casamentos.com.br, oferecemos todo o nosso apoio para, como sempre, estar ao seu lado, compartilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Para isso, reunimos perguntas e inquietudes que vocês, noiv@s, têm compartilhado conosco nos debates e prestamos o nosso apoio com conselhos e com a informação necessária para que possam ter uma guia ou, pelo menos, um pouco mais de tranquilidade. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações!

🍴 Festa de casamento e espaços

Como as notícias sobre a realização de eventos vão mudando diariamente e também dependem da região onde será celebrado o casamento, recomendamos que vocês se mantenham informados. Se há qualquer dúvida sobre a celebração do casamento, recomendamos que vocês entrem em contato com os fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietudes e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos problemas que possam surgir. Nestes momentos de emergência, a solidariedade das pessoas pode nos surpreender. Conversando com calma com os profissionais escolhidos para o seu grande dia, vocês podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, vocês precisam que os profissionais estejam do seu lado e eles reciprocamente.

Sobre o espaço onde será realizada a cerimônia, seja civil ou religiosa, aconselhamos que vocês entrem em contato com as instituições ou centros religiosos que, com certeza, já estão avaliando a situação e irão tomar medidas pertinentes. Além disso, algumas medidas preliminares serão adotadas regionalmente e, além das medidas nacionais, é importante que consultar as medidas que serão aplicadas no seu Estado ou cidade.

🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é manter a calma estar sempre informado.

>> Se a sua viagem é daqui a vários meses, informe-se para não se precipitar nem tomar uma decisão de cabeça quente. Pode ser que o contexto mude e seria uma pena perder a viagem e o valor da reserva. No entando, com tranquilidade, você pode ler a política de alteração e cancelamento do seu contrato e consultar a sua agência de viagem.

>> Se a sua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades no país de destino, como na Embaixada Brasileira nesse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde, ou nacionais, como o Ministério da Saúde.

No caso de terem pedido um visto para a viagem, as mesmas autoridades que expediram o visto podem dar informações sobre para quando seria melhor adiar a lua de mel. Por outro lado, se a sua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, verifique as restrições desse lugar. Esse link pode ajudar: https://www.iatatravelcentre.com/passport-visa-health-travel-document-requirements.htm

A próxima recomendação é consultar a sua agência de viagens e questionar sobre a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se for o caso, também recomendamos que vocês consultem as políticas da sua companhia aérea ou do seu alojamento.

👫 Converse com os seus convidados

A celebração do seu casamento é um dos momentos mais importantes para vocês, mas também para a sua família e amigos. Se não é possível celebrar na data que você queria, não se preocupe. Para que você possa viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam aproveitar esse momento, você deve pensar em adiar o casamento e realizá-lo em uma data posterior. Os seus convidados vão entender e agradecer, especialmente se há convidados de grupos de risco.

👰 Casamentos nos próximos meses

A situação atual muda constantemente e não podemos dizer quando terminará. Por isso, se o seu casamento é em março, abril ou maio deste ano, você pode considerar a possibilidade de escolher uma nova data. Se será dentro de alguns meses ou com datas mais distantes, não se preocupe ainda. Continue com a organização do seu casamento e pense que tudo vai se resolver em breve. É importante que tod@s fiquem atent@s aos comunicados das autoridades locais.


🤔 Adiar, cancelar… E agora?

Não se sinta frustrada. O melhor é manter a calma e confiar em tomar a decisão correta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não perca a esperança.

O seu grande dia tem tudo para ser incrível!

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar voltar todos à normalidade.


****

Na Comunidade de Casamentos.com.br, vocês sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer inquietude, dúvidas ou sentimentos que quiserem compartilhar com outros casais que estão passando pelo mesmo processo.

E, em caso de qualquer contexto particular, vocês também podem escrever a help@casamentos.com.br, por onde as nossas equipes estarão disponíveis para ajudar.


Um beijo e força, Comunidade! Cuidem-se bem Smiley heart

****

Leia também:

Centro de ajuda para casamentos: guia útil sobre o coronavírus


#OAmorSuperaTudo: Vem com a gente 💗
#NoivasEmCasa: e se a gente trocar dicas por aqui? 💞
Teve que adiar o dia C? Avise os convidados com as artes de Casamentos.com.br 💕
Como organizar o dia C desde casa em prevenção ao coronavírus
Coronavírus: o que fazer quando é preciso adiar o casamento?
Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
9 Ideias para celebrar o seu "não-casamento"!
É possível seguir com a organização do casamento? "Sim, é possível"
10 Vantagens de celebrar o casamento no verão
Como encontrar o vestido de noiva ideal... desde casa!

142 Respostas

  • R
    Noiva Novata Abril 2020 São Paulo
    Rafaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu casamento está agendado para 19 de abril, está quase tudo prontinho só esperando o dia chegar. Mas com essa situação de instabilidade, preferi adiar e fazer em uma época que nossa rotina esteja normalizada, e mesmo que seja para próximo ano. Acredito que mesmo que diminua os casos (rezando para isso), as pessoas ainda estarão com medo e receio. Fico triste porque já havia adiado uma vez e agora novamente! Mas teremos outros dias pela frente, que com certeza também terão seu encanto, então o que realmente importa que cedo ou tarde nosso dia tão sonhado e planejado aconteça com as pessoas que escolhemos estar conosco. Vamos orar e ter fé que tudo isso estamos vivendo passe logo.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Novembro 2020 Pernambuco
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me caso em novembro, mas estamos super tristes pelos casamentos que iam acontecer agora! Entendo a dor de vocês, toda expectativa e tudo mais! Por enquanto estamos mantendo a data, espero que as coisas se resolvam logo!

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente meus convites estão todos prontos
    Adiei meu casamento para ano que vem, O que fazer com meus convites ? Envia Los e mandar uma errata com eles?
    Não quero jogar fora
    • Responder
  • Jamile
    Noiva Novata Julho 2021 Rio de Janeiro
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi! Fiz o mesmo que você! Casaria no dia 4 de julho e adiei para outubro! As previsões não são boas para julho ainda.
    • Responder
  • Lucineide
    Super Noiva Agosto 2020 Goiás
    Lucineide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um momento muito triste. Não desejo a ninguém. Fazemos planos mas a última palavra vem de Deus. Se não foi possível realizar nosso sonho agora é porque Deus preparou algo muito melhor para nós. E com certeza a nova data será tão linda quanto imaginamos. Vamos viver um dia de cada vez. E com certeza adiar é a decisão mais sensata nesse momento. Fique bem Deus está com todas nós 😘
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Abril é logo ali né...acredito que até lá a situação estará continua e mais restritiva, melhor já indo procurando novas datas...fim de ano...pode acontecer, de ter diversos convidados a não comparecer na sua festa e isso te chatear
    • Responder
  • Thissiani
    Noiva Novata outubro 2020 São Paulo
    Thissiani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou com esse medo tambem, Nathalia.. de conseguir ou nao todos na mesma data, se meu vestido estará disponivel ou nao.. se meu vestido irá combinar (pois é de manga curta e se for muito distante, poderá ser inverno)
    • Responder
  • Laura
    Noiva Novata Maio 2021 Santa Catarina
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento é só em julho, mas já estou considerando adiar por conta de um estudo que estima que o colapso dos sistemas públicos de saúde vão durar até julho ou agosto. Tomara que não seja necessário, mas quero garantir a saúde dos meus convidados. Também quero que o meu casamento seja um momento feliz e não de preocupação.

    Link do estudo:

    https://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/medicine/sph/ide/gida-fellowships/Imperial-College-COVID19-NPI-modelling-16-03-2020.pdf

    • Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caso dia 30 de maio, mas já deixei 2 datas pré definidas, caso as coisas não melhorarem até maio. Mas, estamos orando, torcendo e mandando boas vibrações para que tudo fique bem até o mês que vem.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Espírito Santo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu cancelei meu chá de panela que seria domingo

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Julho 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cancelei apenas o chá de lingerie que seria quinta feira !
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Espírito Santo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estamos no mesmo barco eu e meu noivo.. decidimos aguardar esse prazo tbm

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Curiosa Novembro 2022 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já conversei com todos os meus fornecedores, e todos ele abriram para caso a gente decida remarcar, o problema vai ser... conseguir todos eles no mesmo dia depois.

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha eu adiei o meu
    Estou passando problemas na família também
    Fora todo o stress que vimos por outros motivos Decidi aproveitar q não teria prejuízo adiando e adiei Não quero q o assunto da minha festa seja a epidemia e em todo o caso é provável que tenham medidas mais restritivas nos próximos dias.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Principiante Junho 2021 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa o meu também é 26 de abril. Por enquanto dois fornecedores entraram em contato comigo e estão dispostos a trocarem. Por enquanto não vou trocar até ver como vai ficar a situação. Mas já estou pensando no plano B, caso essa situação continue.
    • Responder
  • Suellem
    Noiva Novata Maio 2022 Minas Gerais
    Suellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sinceramente acho maio muito incerto ainda, não me preocupa só a questão da saúde mas também a questão econômica. Tenho medo do mercado estar instável e ter algum problema com qualidade dos serviços e valores. Até mesmo pros convidados. Já que vou adiar quero fazer com mais segurança possível. Mas se Deus quiser vai dar certo, vamos torcer 🙏🏽
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Novata outubro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu tbm era 11/04. Tenho 11 fornecedores para remanejar para a mesma data, pensei em Maio, mas ainda nao tenho certeza se isso ja vai ter melhorado
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Março 2020 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá meninas!
    Meu casamento seria no próximo sábado, dia 21 de março. Até dois dias atrás não tínhamos nenhum caso suspeito em minha cidade. No entanto, já havia um decreto de suspensão das aulas e da realização de eventos com mais de 50 pessoas. Com muita tristeza adiamos nosso casamento, estava tudo pronto.
    Me desesperei e chorei muito, mas tínhamos convidados que já haviam comunicado que não iriam mais e tínhamos outros com medo. Nossa festa ficará para setembro, nossos fornecedores foram muito compreensivos e nossos convidados também. Agora é esperar que toda essa situação passe rápido e que todos fiquemos bem!!
    • Responder
  • Liara
    Noiva Novata Janeiro 2021 São Paulo
    Liara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu tbm está marcado pra 25/04, acho muito difícil manter a data, já estou tentando alinhar os fornecedores mas está difícil! 😕
    • Responder
  • Suellem
    Noiva Novata Maio 2022 Minas Gerais
    Suellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento seria dia 11/04 e ja remarquei. Smiley cry

    Todos os fornecedores foram pacientes e muito solícitos, também não cobraram taxa para o adiamento. Estou pensando em remarcar pra julho, ja avisei aos convidados sobre adiamento mas não informei data... quero ter certeza que estará tudo bem antes de definir.

    Enfim, é um momento muito díficil mas foi a melhor decisão. Na minha cidade o prefeito emitiu decreto paralisando tudo por tempo indeterminado e muitas pessoas falaram que não iriam por medo... não faz o menor sentido continuar com o evento dessa forma. Espero que tudo se ajeite, vamos torcer! Smiley smile

    • Responder
  • R
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    REBECCA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa o meu casamento seria 04/04 e eu tive que adiar 😭 estou mega triste, mas tivemos q tomar essa atitude, não temos ctz de quando tudo isso acaba né mas o casamento será mais pro segundo semestre do ano provavelmente ... Não é fácil, estou aos prantos.
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Curiosa Maio 2021 Rio de Janeiro
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinhas!!!


    Decidimos por adiar nosso casamento, dia 22/03/2020, todos fornecedores compreensíveis com toda situação. Ainda não remarcamos nova data. Estamos aguardando essa turbulência passar para assim tomar uma decisão sobre a data.
    Vamos manter a calma!!Noivinhas de Maio em diante, não sofrem por antecipação, tenha fé em deus que tudo vai dar certo.

    Beijos ♥️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei de postar um debate sobre as novas informações do governo federal Jés, não tinha visto o de vocês... Mas que bom que estamos alinhadas haha https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635
    • Responder
  • A
    Noiva Master Dezembro 2021 Paraná
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito triste mesmo tudo isso, fico sentida pelas noivinhas que vão ter que tomar essa decisão de adiar o seu casamento por um tempo 🙁... mas Deus sabe de todas as coisas e tenho fé que isso possa acabar logo! De qualquer maneira, estou aqui para ajudar ou desabafar também se alguém precisar. Ótimo debate como sempre Jéss e Adm's ❤
    • Responder
  • Lucineide
    Super Noiva Agosto 2020 Goiás
    Lucineide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou tão triste nesse momento... com o casamento praticamente todo pago, contando os dias para esse dia chegar e de uma hora para outra surge uma bomba dessa.
    Ainda não tomei nenhuma decisão de ter que adiar... meus fornecedores pediram para esperar os próximos 15 dias, só assim para decidir o que será feito.
    Que Deus tenha misericórdia da nossa nação e possamos ter paz no coração para saber lidar com tudo isso.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Julho 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso em 18/04
    Meus fornecedores disseram que ainda tá cedo para tomar decisões!
    Vou esperar uns 15 dias para vê
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa outubro 2021 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mônica,

    Compreensão nesse momento é tudo, principalmente nós que estamos de casamento marcado para abril!

    Compreendo as noivinhas que decidiram marcar uma nova data, não julgo.

    Porém prefiro aguardar e manter a esperança viva de que as coisas vão melhorar.

    Sabemos bem que temos muitos imprevistos, mas nunca imaginamos que seja dessa magnitude!

    Vou já me preparando para todas as possibilidades, sugestões que posso fazer no dia etc...

    E aguardar até a quinzena de abril para ver surgem noticias positivas.

    Desejo força nesse momento delicado e torcer que essa tempestade passe logo, mantendo a esperança de que o sonho não seja adiado Smiley heart


    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa outubro 2021 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Leticia,

    Compreensão nesse momento é tudo!

    Vai por mim ela deve estar surtando, assim como eu estou!

    Sabemos bem que temos muitos imprevistos, mas nunca imaginamos que seja dessa magnitude!

    Vamos enviar força para ela nesse momento delicado e torcer que essa tempestade passe logo, mantendo a esperança de que o sonho não seja adiado Smiley heart

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa outubro 2021 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nati,

    Concordo plenamente, que bom que você está com essa flexibilidade.

    Até o momento os meus não se pronunciaram, o ruim é que acabei de distribuir os convites e arcar com o custo.

    Está sendo um período frustrante para nós, mas vamos manter a esperança!

    Estou conversando com padrinhos e madrinhas e também convidados, pretendo não agir no desespero, mas com cautela.

    E muuuuita fé Smiley heart

    Portanto,

    Vamos aguardar para noticias positivas!

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Curiosa Novembro 2022 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O meu é na mesma data que o seu.

    Meus fornecedores já estão mandando mensagem avisando que caso haja adiamento do dia, eles não cobrarão taxas e podemos remarcar uma nova data.

    Por mim eu faria, mas algumas pessoas estão com medo, e se elas não deixarem de ir, no minimo ficarão preocupadas, meu pai mesmo já está surtando, então...

    Vou aguardar até dia 28 na esperança de que as coisas melhores, mas se as estatísticas continuarem aumentando, vou ter que remarcar.

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate!

    meu casamento é 26 de abril, não pretendo cancelar até o momento

    Todos os fornecedores foram solícitos e compreensivos, me disseram que se eu manter eles estarão lá comigo e se eu mudar a data eles vão comigo.

    Tenho toda a personalização do casamento com a data de abril (doí a alma)

    Vou esperar até o inicio de abril para ver o que farei...

    • Responder
  • Michelly Cavalcante
    Noiva Master Agosto 2021 São Paulo
    Michelly Cavalcante ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom esse debate ótimas dicas estamos todo na torcida para passar logo isso! é isso meninas

    muita fé, amor, paz, aguá, sabão e álcool em gel para nós Smiley heart




    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas