Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Rio de Janeiro

Casamento em tempos de COVID-19: perguntas e respostas!

Jéssica, dia 18 de Março de 2020 às 06:37

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 142

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo: >> {Atualizado em 15/11/2021} Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil Olá, noivinh@s! 🙋‍♀ Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao...

Para conhecer as orientações sobre realização de eventos no Brasil, confira este artigo:

>> {Atualizado em 15/11/2021}

Casamentos e coronavírus: informações sobre os eventos no Brasil





Olá, noivinh@s! 🙋‍♀

Como todos já sabem, o mundo inteiro está passando por uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também afetando a organização dos casamentos e até a celebração do grande dia. Recebemos muitas dúvidas e preocupações de vocês e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos. Vamos lá?

Acho que todos já sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em relação ao seu casamento. Na Comunidade de Casamentos.com.br, oferecemos todo o nosso apoio para, como sempre, estar ao seu lado, compartilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Para isso, reunimos perguntas e inquietudes que vocês, noiv@s, têm compartilhado conosco nos debates e prestamos o nosso apoio com conselhos e com a informação necessária para que possam ter uma guia ou, pelo menos, um pouco mais de tranquilidade. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações!

🍴 Festa de casamento e espaços

Como as notícias sobre a realização de eventos vão mudando diariamente e também dependem da região onde será celebrado o casamento, recomendamos que vocês se mantenham informados. Se há qualquer dúvida sobre a celebração do casamento, recomendamos que vocês entrem em contato com os fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietudes e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos problemas que possam surgir. Nestes momentos de emergência, a solidariedade das pessoas pode nos surpreender. Conversando com calma com os profissionais escolhidos para o seu grande dia, vocês podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, vocês precisam que os profissionais estejam do seu lado e eles reciprocamente.

Sobre o espaço onde será realizada a cerimônia, seja civil ou religiosa, aconselhamos que vocês entrem em contato com as instituições ou centros religiosos que, com certeza, já estão avaliando a situação e irão tomar medidas pertinentes. Além disso, algumas medidas preliminares serão adotadas regionalmente e, além das medidas nacionais, é importante que consultar as medidas que serão aplicadas no seu Estado ou cidade.

🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é manter a calma estar sempre informado.

>> Se a sua viagem é daqui a vários meses, informe-se para não se precipitar nem tomar uma decisão de cabeça quente. Pode ser que o contexto mude e seria uma pena perder a viagem e o valor da reserva. No entando, com tranquilidade, você pode ler a política de alteração e cancelamento do seu contrato e consultar a sua agência de viagem.

>> Se a sua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades no país de destino, como na Embaixada Brasileira nesse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde, ou nacionais, como o Ministério da Saúde.

No caso de terem pedido um visto para a viagem, as mesmas autoridades que expediram o visto podem dar informações sobre para quando seria melhor adiar a lua de mel. Por outro lado, se a sua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, verifique as restrições desse lugar. Esse link pode ajudar: https://www.iatatravelcentre.com/passport-visa-health-travel-document-requirements.htm

A próxima recomendação é consultar a sua agência de viagens e questionar sobre a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se for o caso, também recomendamos que vocês consultem as políticas da sua companhia aérea ou do seu alojamento.

👫 Converse com os seus convidados

A celebração do seu casamento é um dos momentos mais importantes para vocês, mas também para a sua família e amigos. Se não é possível celebrar na data que você queria, não se preocupe. Para que você possa viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam aproveitar esse momento, você deve pensar em adiar o casamento e realizá-lo em uma data posterior. Os seus convidados vão entender e agradecer, especialmente se há convidados de grupos de risco.

👰 Casamentos nos próximos meses

A situação atual muda constantemente e não podemos dizer quando terminará. Por isso, se o seu casamento é em março, abril ou maio deste ano, você pode considerar a possibilidade de escolher uma nova data. Se será dentro de alguns meses ou com datas mais distantes, não se preocupe ainda. Continue com a organização do seu casamento e pense que tudo vai se resolver em breve. É importante que tod@s fiquem atent@s aos comunicados das autoridades locais.


🤔 Adiar, cancelar… E agora?

Não se sinta frustrada. O melhor é manter a calma e confiar em tomar a decisão correta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não perca a esperança.

O seu grande dia tem tudo para ser incrível!

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar voltar todos à normalidade.


****

Na Comunidade de Casamentos.com.br, vocês sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer inquietude, dúvidas ou sentimentos que quiserem compartilhar com outros casais que estão passando pelo mesmo processo.

E, em caso de qualquer contexto particular, vocês também podem escrever a help@casamentos.com.br, por onde as nossas equipes estarão disponíveis para ajudar.


Um beijo e força, Comunidade! Cuidem-se bem Smiley heart

****

Leia também:

Centro de ajuda para casamentos: guia útil sobre o coronavírus


#OAmorSuperaTudo: Vem com a gente 💗
#NoivasEmCasa: e se a gente trocar dicas por aqui? 💞
Teve que adiar o dia C? Avise os convidados com as artes de Casamentos.com.br 💕
Como organizar o dia C desde casa em prevenção ao coronavírus
Coronavírus: o que fazer quando é preciso adiar o casamento?
Coronavírus: é possível ir de viagem para a Lua de mel?
Coronavírus: receberemos o dinheiro do casamento de volta?
9 Ideias para celebrar o seu "não-casamento"!
É possível seguir com a organização do casamento? "Sim, é possível"
10 Vantagens de celebrar o casamento no verão
Como encontrar o vestido de noiva ideal... desde casa!

142 Respostas

  • Mayara
    Noiva Principiante Fevereiro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii, tudo bem noivinha?
    Então, ontem decidimos que para nós o melhor será adiar. Já havíamos adiado a lua de mel, cancelado a despedida de solteiro dele e a minha; cancelamos nosso charraia que seria em maio; e ontem, apesar de acreditar muito que a situação estará bem melhor no dia do casamento, tem coisas que preciso resolver agora e que não tem como. No meu caso ainda não entreguei os convites, fiquei pensando em como seria constrangedor para nós que estaríamos entregando (em quarentena, ou se já tivesse acabado, de máscara e luva) e para quem estaria recebendo (aquela incerteza de “será que tudo bem eu ir?”).. diante de tantas coisas optei por adiar apesar de estar bem triste e só conseguimos data no inverno de 2021.
    O que eu aconselho é analisar o cenário por completo, colocar pontos positivos e negativos de tudo isso, e assim tomar sua decisão! Fique em paz, se precisar conversar.. conte comigo! O que importa mesmo é que casaremos e que nosso sonho será concretizado, seja hoje, ou quando Deus permitir. ❤️
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Ativa Junho 2022 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia,

    O meu era 20/06/2020 ...devido a situação achamos melhor adiar e só conseguimos para Março de 2021.

    Não quisermos correr o risco de muitas convidados não conseguirem ir ao casamento ou irem e ficarem com receio de abracar , dançar, ou seja curtir a festa.

    Pensamos com muito carinho e achamos o mais prudente para nós, que temos parentes de idade e que moram em outros locais.

    • Responder
  • L
    Noiva Novata outubro 2020 Rio de Janeiro
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mayara, o meu casamento será dia 28/06/2020 e estou muito indecisa em adiantar ou não, minha maior preocupação é a lua de mel que será em Gramado/RS e de todos os lugares estarem fechados 😞
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, verdade. No momento não há saída a não ser adiar... infelizmente! Vou tentar negociar novamente. Obrigada!
    • Responder
  • Luisa
    Noivo Novato outubro 2020 Rio Grande do Norte
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Poxa :/ ela está agindo de má fé porque todos sabem da situação que estamos passando por causa do Corona e o adiamento de um casamento não é nada fácil. Espero que dê tudo certo!

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que ótimo Luisa! O buffet que eu contratei , a primeira coisa que fez foi reajustar o valor.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Abril 2021 Rio de Janeiro
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu é só ano que vem mas mesmo assim já estou pensando em mudar os planos, ao invés de algo maior fazer uma recepção mais simples. Mesmo assim já estou com medo de acabar perdendo minha data por conta das pessoas estarem adiando os casamentos.

    • Responder
  • Luisa
    Noivo Novato outubro 2020 Rio Grande do Norte
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii! Graças a Deus não paguei nenhum valor a mais pelo adiamento do casamento. Até porque os próprios fornecedores estão incentivando o adiamento dos eventos para o segundo semestre. A maior dificuldade foi achar uma data que estivesse disponível para todos os fornecedores que já tinha fechado.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Luisa! O meu estava para junho também. O buffet te cobrou alguma multa ou reajuste de tabela?
    • Responder
  • P
    Noiva Principiante Maio 2020 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É uma boa opção já que os cartórios estão realizando casamentos já marcados ao menos na minha região está fazendo os casamentos

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Abril 2021 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já pensou em casar no cartório e depois fazer a cerimônia/festa? Esse é o caminho que eu penso para o meu. Caso não dê pra fazer minha celebração, vou manter o casamento civil e aguardamos uma data melhor para as comemorações e para morarmos juntos.

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom o post'

    • Responder
  • B
    Noiva Constante Maio 2021 Mato Grosso
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinhas...

    Meu casamento estava marcado para 30/05/2020.....

    Na minha igreja o Padre informou que os casamentos de maio já estão sendo transferidos. Sendo assim tive que transferi. Acabei optando por transferir para o ano que vem, visto que este ano está muito incerto e também para conseguir a data com todos os fornecedores.

    Não foi uma decisão nada fácil, porém hoje já estou mais tranquila com a escolha.

    O Padre nós deu a benção e vamos ir morar juntos Smiley heart

    No próximo ano vamos nós casar.

    • Responder
  • Kaio
    Noivo Novato Junho 2020 Santa Catarina
    Kaio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O MEU ESTA PARA DIA 13 DE JUNHO

    MORO EM FLORIANOPOLIS - SC.

    A PRINCIPIO NAO ADIAMOS, PELO PELO ANDAR DA CARRUAGEM IREMOS TER ADIAR.

    • Responder
  • Kaio
    Noivo Novato Junho 2020 Santa Catarina
    Kaio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O MEU ESTA PARA DIA 13 DE JUNHO

    MORO EM FLORIANOPOLIS - SC.

    A PRINCIPIO NAO ADIAMOS, PELO PELO ANDAR DA CARRUAGEM IREMOS TER ADIAR.

    • Responder
  • Luisa
    Noivo Novato outubro 2020 Rio Grande do Norte
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Optei por adiar o casamento que seria em Julho 2020. Principalmente pelo fato da maioria dos meus convidados morar em outros estados e a situação dos voos estarem limitados e em constante mudança (com muitos cancelamentos e trocas de passagem).

    • Responder
  • P
    Noiva Principiante Maio 2020 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    FOI 1 ANO DE PLANEJAMENTO DO MEU CASAMENTO QUE SÉRIA 09 DE MAIO 2020 É AGORA ERA MOMENTO DE ANSIEDADE QUE ESTARIA PRÓXIMO É AGORA COM Á PANDEMIA VEJO TUDO DESABANDO É DESESPERADA O QUE FAZER JÁ PAGUEI CARTÓRIO Á FESTA TUDO OK É AGORA NÃO SEI O QUE FAZER.Smiley cry Smiley cry Smiley cry

    • Responder
  • Gislene
    Noiva Constante Dezembro 2022 São Paulo Estado
    Gislene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas. O meu casamento estava marcado há mais de 1 ano e com tudo pago para o dia 28/03/2020. Como o meu sonho é me casar em Março, adiamos para dia 20/03/2021, mesmo dia do meu aniversário e 3 anos de noivado. Perdemos o músico e já tivemos de contratar nova equipe. Data alinhada com fornecedores, padrinhos e convidados. Tudo que tinha essa data vamos manter para não ter novos custos ao fazer tudo de novo, apenas enviamos de modo digital o Save the date e ano que vem um convite atual digital com data, endereço e horário. Chá de lingerie ganhei um ano passado surpresa entre as madrinhas e em Fevereiro vou aproveitar pra fazer um completo convidando mais pessoas, meu noivo quer fazer outro chá cofrinho ou chá bar... temos 1 ano pra ver isso 😂😍😍🙏🏻
    • Responder
  • Geane
    Noiva Novata Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Geane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento será em 09/10 e fico preocupada por não termos uma previsão de quando o isolamento irá acabar. Se acabar em julho, por exemplo, tenho 3 meses para terminar de organizar o casamento, o que é pouco. Torço pra que dê tudo certo. Sinto muito pra quem teve que cancelar ou adiar
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Novata Fevereiro 2021 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, noivinhas! Me casaria no dia 04 de julho de 2020. Assim como vocês, uma data muito sonhada e esperada. Mas, diante dos últimos acontecimentos, pensamos em mudar a data. A nova data escolhida foi 05 de setembro de 2020.
    Não foi uma decisão fácil, mas, como disse meu noivo é uma escolha responsável. E de todas as incertezas que tivemos, a única certeza que permanece é que Deus permanece cuidando desse sonho.
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Novata Junho 2020 Santa Catarina
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu tambem me caso nessa data, por enquanto vou manter, mas se até o fim desse mes nada mudar vou adiar, até porque tenho muitos convidados de outros estados

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Principiante Fevereiro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu me caso 27 de junho, optamos por manter a data! Acredito que até lá as coisas já vão estar mais controladas e que apesar da gravidade do problema, baseado em outros países tb, 3 meses é bastante tempo...
    • Responder
  • Luuh
    Noiva Novata Junho 2020 Minas Gerais
    Luuh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por enquanto mantendo!

    • Responder
  • Elaine
    Noiva Constante Julho 2021 Paraná
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alguém com casamento marcado para junho? Adiou ou está mantendo?


    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao tinha pensado nisso. Realmente, nao é viável jogar as datas muito a frente
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É basicamente organizar o casamento todo dnv
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabe sobre agosto?
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Basicamente planejar o casamento todo novamente... complicado
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso, acho melhor
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Era tudo que eu precisava ler ♡ MUITO OBRIGADA
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oremos 🙏 eu creio que tudo vai se resolver 🤞
    • Responder
  • Geysa
    Noiva Novata outubro 2020 Espírito Santo
    Geysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Seja forte Dayane, estou orando e pedindo a Deus que tudo se resolva. Me caso em junho estou bem preocupada.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas