[atualizado jan/2016]
Acho que uma das maiores decisões que tive até agora para a cerimônia do meu casamento foi a inserção de Damas Adultas.
Inclusive porque na hora de escolher madrinhas eu fiquei na dúvida de como inserir mais pessoas/amigas/primas que também gostaria e por isso tenho 5 escolhas, de mulheres com idades próximas da minha, da minha geração, que serão damas, ou demoiselles
Então, eu terei, dos dois lados - noivo e noiva - casais de padrinhos e madrinhas + pais, mães, uma madrasta e avós/avô. Sim, tudo isso, montamos incluindo todos eles. Isso (por volta de 10 pessoas de cada lado) + 5 damas adultas.
Os convites eu resolvi bem simples: foi um convite convidando para ser padrinho/madrinha/dama e pros pais/avôs - pedindo benção (para que eles também ganhassem). Isto não é o convite do casamento, é apenas convidando para ser padrinho/madrinha/dama e um save the date antecipado para eles.
Eu convidei alguns padrinhos/madrinhas mais ou menos 1 ano e pouquinho antes do casamento, mas como é normal o planejamento mudar, rs, eu estou tendo acréscimo de pessoas no meu cortejo (exemplo, meu irmão terminou um namoro e eu perdi uma madrinha, rs, além disso outros casos pessoais que tive e estou replanejando, mas o importante que estou tentando manter em mente é ter até 6 meses antes do casamento, todas as definições 100%).
Os convites são assim:

Normalmente muitas noivas, quando definem cores, colocam uma cor para madrinhas e outra para as mães. Como no meu caso tem: mães/madrasta/avós, juntei todas com as madrinhas e será uma coisa só. Escolhi para as madrinhas e mães/madrasta/avós a cor AZUL MARINHO/ESCURO.
Esta é a inspiração que estou enviando para as madrinhas

Porém, eu exigi somente a COR, não exigi o tom exato nem o tecido nem o modelo (apenas que fosse longo).
Apesar de ainda faltar pouquinho menos de 1 ano para o casamento, rs, algumas das minhas queridas (4 mulheres até agora) já me disseram que já compraram o vestido! (incluindo a minha mãe e a minha sogra, duas empolgadas kkkkkkkk).
E uma dessas pessoas inclusive já me disse que o vestido não é azul marinho, mas azul royal. Eu tomei uma DECISÃO que foi de não me preocupar ou me estressar com isso, e muito menos criar problemas por causa de roupa com família e amigas, que são todas queridas e especiais, pois senão não teriam sido escolhidas para este momento.
Por isso, pode ser que eu tenha algo do tipo como abaixo: (e isso não me incomoda) Também falei sobre isso aqui.
Madrinhas Azul escuro, tons diferentes

Para os homens, simplesmente pedi terno escuro e não vou padronizar/presentear gravatas.
Já no caso das damas adultas, que são moças da mesma idade, ou bem próximas, defini para elas CORAL.
Esta é a inspiração:
Damas Adultas - CORAL

Os convites do casamento versão especial com presentes/lembrancinhas para pais/padrinhos, serão enviados 6 meses antes do casamento.
E como vai funcionar essa coisa toda de madrinhas e damas no momento da cerimônia?
A ordem de entrada será:
1) Noivo com mãe
2) Padrinhos/Pais
3) Damas
4) Noiva com pai
Os padrinhos/pais terão um lugar especial, como assistir a cerimônia de "camarote", rsrs... e as damas, além de terem um lugar especial, terão funções específicas.
Primeiramente, esta será a disposição da cerimônia (fiz um esquemático, rs):
Para entender melhor, é possível ver sobre a chácara aqui e sobre a cerimônia aqui.

As damas entrarão antes da noiva, carregando:
1) Alianças (não haverá entrada separada de alianças, até pq não é igreja).
2) Votos da noiva.
3) Votos do noivo.
4) Primeira florista.
5) Segunda florista.
Além disso, estou seguindo a tradição americana (porque eu gosto, rs), como nos filmes!
Durante a celebração da cerimônia, o celebrante irá pedir a cada uma das damas que faça a entrega dos itens.
Acho que por enquanto é isso!!
Eu também fiz textos especiais para os padrinhos/madrinhas e para as demoiselles conforme mostro nesses debates:
padrinhos: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/significado-padrinhos-de-casamento--t166673
demoiselles: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/significado-damas-adultas--t166679
Insta: noivaenfim.biz
Blog: www.noivaenfim.biz
Detalhes do meu casamento:
Eu, noiva destacada da comunidade
Resumo - LINKS DE TODOS OS DETALHES AQUI
Meu pré-wedding:
Outros debates criados por mim:
Meus debates