Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Novata Setembro 2020 São Paulo

Casamento: fazer ou não festa?

Maria, dia 2 de Março de 2020 às 21:55 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 25
Oii pessoal tudo bem? Eu gostaria de algumas dicas sobre festa de casamento.. vou explicar rapidão.
Eu e meu noivo nos mudamos recentemente (outubro) gastamos para reformar nosso ap e comprar todos os móveis planejados, eletro, enxoval, enfim gastamos uma grana boa para fazer nosso ap do nosso jeito.
Depois de 2 anos e meio de noivado, marcamos a data no civil: 04/09/2020 que será uma sexta, iríamos apenas casar no civil e sem nada de festa pois no mesmo dia vamos viajar para nossa lua de mel: Chile. Pois bem, ontem comecei com a ideia de fazer uma cerimônia na igreja, afinal, sempre me imaginei casando em uma.. porém surge a dúvida: fazer ou não? Nós dois somos apaixonados em viajar... em setembro vamos para o Chile e outubro para a Europa, e não faço a mínima ideia de quanto gastaria para uma recepção para 50 pessoas..
Alguém que sempre pensou em casar na igreja, não casou e não teve festa, se arrependeu??? Preciso de uma luz.. porque está difícil Rs
Muito obrigada

25 Respostas

Última atividade por Aline, dia 4 de Março de 2020 às 14:16
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Maria!

Uma forma de decidir isso é determinar um orçamento e adaptar a sua festa a esse orçamento.

Dá uma olhadinha nesses dois: Casei! Custos

Como gastei menos de 5 mil reais no casamento dos meus sonhos!

Beijo Smiley kiss

• Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qualquer coisa, vá apenas em um restaurante e pronto ! Só para não deixar passar batido ...
    • Responder
  • Ana Jaqueline
    Super Noiva outubro 2021 São Paulo
    Ana Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, já vi casamentos que depois da cerimonia tinha uma mesa com bolo e doces que é uma coisa mais simples mas acho super legal a ideia pra quem não consegue ou não quer fazer uma festa depois. Mas da uma pesquisada nos custos tem casamentos menores que são mais caros que os maiores tudo depende do quanto pode gastar kkk esse ramo é meio sem limites haha mas super da pra fazer um casamento com recepção sem gastar rios de dinheiro, vê o que vocês poderiam investir pra ver o que melhor se encaixa.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Curiosa Março 2021 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha. Acredito que para 50 pessoas uma recepção não fica muito caro não. Se é o seu sonho , faça! Casamento é uma vez só, e vocês tem o resto da vida pra viajar. Será uma lembrança maravilhosa. Faça sim ♥️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, vc pode casar na igreja sem problemas e fazer uma recepção por adesão, num restaurante que ofereça essa opção. Já pensou nisso?
    Se vcs não puderem ou não quiserem a recepção, não acho que fica ruim um cerimônia sem festa depois. Dá só alguma lembrancinha no final, já fui em casamentos assim.
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Minas Gerais
    Saionara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Maria!
    O casamento na Igreja Católica é mais do que a realização de um “sonho”, é um Sacramento. No nosso caso aqui, não vamos fazer recepção, mas não abrimos mão de receber o Sacramento por conta disso, pois o nosso objetivo principal é ter nossa relação reconhecida e abençoada por Deus, seguindo Seus desejos para nós. Se for a sua crença também, acho que é uma boa ideia pensar melhor sobre realizar a cerimônia.
    Agora se for por costume ou porque sempre se imaginou nesse “rito”, sugiro que pesquise um pouquinho mais sobre o assunto ou procure a pastoral familiar da sua paróquia pra se informar melhor. Estamos fazendo o curso de noivos e tem sido maravilhoso, aprendemos muuuuito! Quanto a se casar no religioso depois de um tempo de casados no civil, perante a Igreja, não é indicado, pois estariam vivendo em pecado (pois a união não foi reconhecida por Deus). Enfim, desejo que você pesquise e entenda o real significado do matrimônio na Igreja para decidir de está ou não de acordo com as suas crenças. Beijos noivinha, boa sorte!
    • Responder
  • Ellen Cristina.
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Ellen Cristina. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Olha, se são apenas para 50 convidados, é um mini wedding. Eu faria sim a recepção! Se é seu sonho casar na igreja, acredito que não vai gastar muito, opte por uma recepção mais simples com comida caseira, uma mesa do bolo mais simples, aliás o casamento e a festa é um momento único. Viagem vocês faram muitas durante os anos, mas esse momento da união e de compartilhar isso com quem ama, é único. Faça sim!
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Maio 2023 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom se este é o desejo do seu coração, não deixe de realiza-lo. Não precisa ser agora, se planeje com calma para que tudo saia conforme vcs querem.
    Faça o civil, curta sua viagem depois vc prepara o coração para se os preparativos do religioso e festa.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada casal tem seus sonhos e prioridades.

Eu entendo q vc tem 2 desejos; viajar e casar na igreja. Mas vc tem q colocar na balança e ver qual dos dois pesa mais, se esses pesos saírem iguais, faça os dois, aí vc escolhe; ou adia a data e faz os dois juntos, ou faz primeiro um e depois o outro.
    Eu e o marido temos muitos sonhos e resolvemos realiza-los de acordo com nossas prioridades; primeiro casamos na igreja e tivemos festa, agr vamos começar a viajar e realizar os demais sonhos.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Homem é sempre pratico kkk mas se vcs tem o dinheiro vc precisa se perguntar se é isso que vc quer.. vcs terao a vida toda pra viajar mas esse é o momento de uniao dos dois
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensei nisso no civil.. sair do cartório e ir comer alguma coisa, cada um pagando o seu, porque no mesmo dia já viajaremos.
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sempre me imaginei casando na igreja, já meu noivo não, ele é prático: “vamos casar? Ok vamos lá e casamos, sem festa.” Meu sogro e meh noivo são empresários ou seja, conhecem muita gente então ambos falam a mesma coisa, aí fico naquele dilema de casar, gastar uma grana que não temos agora, ou não casar no religioso, apenas no civil e pedir uma benção ao padre e pegar o dinheiro que gastaríamos na festa e viajar.
    • Responder
  • Cleide
    Super Noiva Setembro 2021 Paraná
    Cleide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês podem fazer um jantar e uma mesa de doces, acho que sai bem mais barato que uma festa
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a pergunta certa é: voces querem a cerimonia e a festa? Eu sempre wuis casar na igeeja mas com os valores que estao cobrando desisti e ate agora nao me arrependi.. tudo vai do que vcs querem, do que podem gastar e da priorodade
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim... Mas se for pensar assim, também não viaja, não come nada diferente... Tudo isso custa! São as prioridades momentâneas de cada um... Smiley winking
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sinceramente não me arrependo, acho que agora está sendo o melhor momento. Por maturidade do relacionamento e tb condições financeiras.
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dia 05? Um dia depois de mim! Que fofo 😍👏🏼
    Eu preciso amadurecer essa ideia, afinal dinheiro não cai do céu, não é mesmo? Haha
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼E você não se arrepender de ter “adiado” esse momento?? Sério eu sou muito indecisa kk
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Maria!! Eu passei por algo parecido, na época em que me casei (2015) eu não tinha condições alguma de fazer uma cerimônia e uma festa. Sempre soube do custo que isso teria, e tb na época não era prioridade. O tempo foi passando, os objetivos foram se cumprindo e a vontade de ter uma cerimônia e tudo mais aumentou. Meu marido topou, e cá estamos nós a 2 meses do casamento depois de sermos casados no civil há 5 anos. Tem tempo pra tudo, se agora seu estilo de vida é viajar, aproveita. Depois se a vontade de casar não passar vc casa. Mas deixa claro pro seu noivo que pretende fazer isso em alguns anos.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só depende de vocês! Smiley winking
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha... Eu tô com meu noivo ha quase 3 anos, moramos juntos há dois. Noivamos há um e vamos casar em setembro, dia 5. Já temos união estável (eu não queria casar só no cartório), e ele me pediu em casamento duas semanas depois disso...
    Esses casais "se acomodam" pq não era importante pra eles. Se isso é importante pra vc/vcs, só vcs combinarem com maior antecedência essa festa, não deixar de lado
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pensei nessa hipótese também, casar no religioso depois de um tempo,. Mas conheço pessoas que “se acomodam” e não casam no religioso.. pois aí vão pensar nos gastos e o que poderia ser feito com esse dinheiro
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sua resposta.. no caso sobre a viagem à Europa compramos bem antes dessa epidemia e infelizmente não tem como desmarcar, (eu acho né) e sobre a festa fico pensando: “ok vou gastar uns 30 pra mais... mas eu poderia estar gastando com viagens e outras coisas” nossa é muito complicado.
    Hoje me deparei triste pois queria festa, porém realidade diferente do que quero né
    Ainda mais depois de mobiliar todo um apartamento
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maaaas, não necessariamente vcs precisam fazer festa agora TB. Tem uma noivinha aqui de Campinas que casou ano passado no civil, arrumaram apartamento etc, e esse ano vão fazer a festa e Cerimônia na igreja, um ano e meio depois...
    Tem várias alternativas que vcs podem seguir.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Maria. Pela sua descrição no texto (viagem pra Europa etc), creio que uma festa que fosse te deixar feliz não custaria menos que 30 mil.
    Sobre viagem, pessoalmente, eu abandonaria Europa agora, por conta da epidemia do coronavirus (não sabemos como estará até final do ano, mas de todo modo melhor evitar), dependendo vcs podem trocar a viagem pra festa agora e ir pra Europa depois, com um câmbio mais favorável e sem risco de ficarem doentes...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas