Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul

Casamento real e econômico

Débora, dia 2 de Janeiro de 2018 às 17:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 10 128

Quando eu estava procurando maneiras de economizar o máximo possível para o meu casamento sempre que lia esse título logo clicava para ler e descobria que o casamento não era tão real e econômico assim. Ou o fotógrafo era amigo da família, ou os álbuns e ensaios externos estavam fora do pacote ou a comida foi a tia que fez ou os próprios convidados que pagaram ou o vestido as madrinhas deram, a lua de mel não foi incluída, enfim, não era um casamento completo. Bom, resolvi abrir esse debate para falar um pouco do meu casamento que só não contou com filmagem e custou R$14mil com lua de mel e foi totalmente organizado por mim e pago exclusivamente por nós 2.

Primeiramente, vou deixar algumas coisas claras: 1) sou moradora da região metropolitana de Porto Alegre, então não há opção de ir na 25 de março e na CEAGESP e pagar uma bagatela pela decoração e flores naturais. 2) É uma cidade pequena com poucas opções de espaços para festas, poucas opções de fornecedores. 3) Ir a Porto Alegre e correr o risco de ser assaltada (sim, as pessoas do interior têm muito medo disso e eu DETESTO Porto Alegre Smiley laugh ) estava fora dos meus planos, então ou eu comprava perto de casa ou pela internet. A primeira coisa que fiz quando decidimos que iríamos casar foi ver as opções de salão, buffet, valores de fotografia e filmagem, perguntar no cartório como funcionava e ir na igreja ver quais eram os trâmites necessários.

Decidimos que seria um mini wedding por vários motivos, dentre eles: custo e intimidade. Convidamos apenas as pessoas que realmente fazem parte da nossa história. Nada de convidar o tio que nem sabe o endereço, ou o primo que vemos a cada 8 anos, ou o chefe porque é o chefe. A lista inicial estava em 55 pessoas contando com nós 2, porém compareceram 43 adultos + nós 2 + 2 fotógrafos, então para fins de custos de alimentação foram 47 adultos. Mesmo assim 7 adultos e 2 crianças não compareceram no dia.

Vou detalhar cada gasto que tivemos e explicar algumas particularidades que possam ocorrer:

Cerimônia - R$670

As decorações da Igreja não baixavam de R$800,00 (eu sempre dizia que queria algo simples e o simples custava quase R$1.000,00). Cogitei de comprar flores artificiais e eu mesma montar a decoração, mas vi que sairia caro e depois eu não sei o que faria com tantas flores artificiais, pois a venda também seria difícil.

Através do casamentos.com.br encontrei uma fornecedora que finalmente entendeu que eu queria algo simples e econômico e me cobrou R$625,00 para decorar o corredor e fazer 2 arranjos simples para o altar e 2 simples para a entrada. Tive que pagar R$45,00 na igreja para a emissão de uma nova certidão de batismo já que eu fui batizada em outra cidade. As músicas foram gravadas em um pendrive e a pastoral da família auxiliou no dia. Como somos dizimistas não tivemos que pagar mais nada para a paróquia. Ah, tivemos sorte que era tempo de Natal, então a paróquia já estava quase completamente ornamentada.

Casamento real e econômico 1

Casamento real e econômico 2

Recepção - R$4.376

Eis a parte mais cara de um casamento. Até cogitei de fazer em casa mesmo, mas colocar cerca de 50 pessoas em uma casa de menos de 50m² seria algo realmente difícil. Fora que buffet de fora geraria um custo quase igual ao de um salão. Não, não cogitei colocar meus convidados para cozinhar, pois já eram poucos, então não achava justo.

O noivo fazia questão de servir churrasco (como todo bom gaúcho) e isso encareceu bastante nosso cardápio. O menu custou R$42,00 por pessoa + R$10,00 para servir refri e água livres. O aluguel do salão com DJ e itens de decoração (mesas, cadeiras, TV, iluminação, toalhas, plantas, enfim, tudo que tinha dentro do salão) custou R$1.250,00 (o salão comporta até 60 pessoas). Os doces foram feitos pela dona do salão e foram muito elogiados. Compramos 400 doces, nenhum fino, porém alguns mais incrementados. Tivemos que pagar 2 garçons (R$220) e 1 segurança (R$60 pq a dona teve problema no dia e acabou dando desconto) e o aluguel dos guardanapos (R$47).

Convites - R$280 (geral, padrinhos, daminha e pajem)

Está aí um DIY que amei, mas em questão de custo saiu bem mais caro do que pensei. Fiz um convite rústico e romântico (tema do casamento). Montei a arte com base numa papelaria que peguei em um grupo, mandei imprimir fora e o custo total para 25 convites foi de R$121,00. Convites prontos nós teríamos que comprar acima de 100 unidades, mas não seria algo com a nossa cara e sobraria uma quantia considerável. Por isso, optei por fazer um a um. Fiz um debate sobre meu convite há alguns meses.

Casamento real e econômico 3

Casamento real e econômico 4

Convite dos padrinhos

Montei um kit bem simples com esmalte, creme após barba e sabonetes da AVON, pois sou revendedora. Os 4 convites (são 4 casais) saíram por R$79. Fiz todo ele no PowerPoint com ideias que peguei em vários grupos. A impressão eu fiz em casa em preto e branco em folhas coloridas, pois meu cartucho de tinta colorida havia secado. Também foi algo que deu certo. Depois, montei um vídeo com o Manual da Madrinha e Manual do Padrinho e mandei pelo Whats de cada um.Fiz 2 debates sobre os convites dos padrinhos: Padrinhos 1 e Padrinhos 2

Casamento real e econômico 5

Casamento real e econômico 6

Convite da daminha e do pajem R$69,00

Eis que surge aquela dúvida: os noivos pagam a roupa da daminha e do pajem? E eis que a maioria responde: Sim. Sinceramente, eu não estava disposta a pagar R$200 pelo aluguel de uma roupa infantil. Então fui buscar opções no AliExpress. E não é que achei por menos de R$30 vestido pra daminha e um traje completo pro pajem?

Comprei cartolina rosa e azul, esperei chegar as roupas e montei tudo. Coloquei um pirulito e marquei a data para entregar. Meus debates sobre isso: Convite da daminha e do pajem e Noiva "made in China" parte 2

Casamento real e econômico 7

Casamento real e econômico 8

O pajem cresceu e a camisa deixou de servir, então ele usou uma dele...Casamento real e econômico 9

Casamento real e econômico 10

Minha cunhada mandou ajustar o vestido e o cinto e alugou uma saia de armaçãoCasamento real e econômico 11

Gente, morro de amores por essa daminha!

Incluí no valor dos convites R$12,00 de fotos e ímãs que usei para entregar para alguns convidados o Save the Date.

Detalhes do casamento - R$1.461

Sabe aqueles gastos que você não sabe onde colocar? Pois é, R$850 foram gastos diversos, como revelação de fotos, itens de decoração, quadro de assinaturas, cabide para o vestido, roupas para ensaio pre wedding, plaquinhas, acessórios pra balada, adesivos para a hora da Operação Lua de Mel, materiais para fazer os DIYs, enfim, tudo que...).

Topo de bolo comprei pelo Mercado Livre e custou R$98

Lembrancinhas: compramos suculentas e cactos ao total de R$351, sendo que para as mães e padrinhos demos um diferente.

Torta: compramos 5,5kg de torta que custou R$162.

Excluí desse item os kits toaletes. Percebi que em festas maiores algumas noivas disseram que não foi necessário. E pra mim não foi mesmo necessário.

Casamento real e econômico 12

Casamento real e econômico 13

Casamento real e econômico 14

Casamento real e econômico 15

Casamento real e econômico 16

Casamento real e econômico 17

Casamento real e econômico 18

Flores e Decoração - R$851

Meu buquê eu comprei pelo AliExpress e custou R$79 (tive que lavar com Vanish após um incêndio na minha casa, mas não desisti dele Smiley laugh )

A decoração do salão custou R$722. Eu fiz toda a decoração (os arranjos de rosas de EVA, as garrafas forradas com barbantes, mini-cavaletes...), aluguei alguns itens e paguei a mão de obra para montar.

Bolo fake: aluguei por R$50 e foi feito a meu pedido, então foi o primeiro aluguel.

Casamento real e econômico 19

Casamento real e econômico 20

Casamento real e econômico 21

Casamento real e econômico 22

Casamento real e econômico 23

Casamento real e econômico 24

Casamento real e econômico 25

Porta-alianças DIY

Casamento real e econômico 26

Foto - R$3.195

Fechamos com o fotógrafo 1 ano antes para pegar o valor sem reajuste. Pagamos à vista para ganhar um pouco mais de desconto.Contratei 2 fotógrafos para o dia do casamento e ele levou mais uma auxiliar. Contratamos com ensaio pre wedding, mas ele fez também o Save the Date 11 meses antes.

Pegamos um álbum pequeno (20 p.) para o ensaio pre wedding e um álbum médio (40 p.) para o álbum de casamento. Eles vêm numa caixa e ainda tem o pendrive com todas as fotos. Amamos o trabalho dele. Sempre nos deixou muito à vontade e sempre foi muito ágil no envio das fotos.Acreditem, fiz orçamento de fotos com álbum que chegaram a R$7mil, então, esse realmente estava com um valor MUITO bom. Ainda mais pela qualidade do trabalho. Filmagem? Bem, não estávamos dispostos a pagar R$3mil por 1 hora de vídeo para assistir 1 vez na vida, então, optamos por excluir da nossa lista.

Joalheria - R$245

Compramos alianças de Tungstênio banhadas a ouro. O par custou R$169, mas como a do noivo ficou larga tivemos que arcar com o custo de frete que resultou num total de R$193.

Gastei R$52,00 com as tiaras (comprei 3: usei 1 no ensaio e 1 no casamento).

Ganhei apenas os brincos (custaram R$10,00) e a pulseira (custou R$8,00). Então são apenas R$18,00 que não estão incluídos no valor.

Casamento real e econômico 27

Casamento real e econômico 28

Casamento real e econômico 29

Noiva e Acessórios - R$427

Vestido: comprei pelo AliExpress sob medida e customizei em casa colando algumas pedrinhas. Ao todo: R$222,00. Meu debate sobre isso: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/meu-vestido-do-aliexpress--t256798

Sapato: comprei em um outlet da Arezzo e customizei em casa. Ao todo: R$50,00

Lingerie: comprei na Renner para o dia e para a lua de mel. Total: R$122,00

Véu: também comprei pelo AliExpress e custou apenas R$33,00.

Casamento real e econômico 30

Casamento real e econômico 31

Casamento real e econômico 32

Casamento real e econômico 33

Casamento real e econômico 34

Casamento real e econômico 35

Casamento real e econômico 36

Noivo e acessórios - R$620

Aqui está apenas o aluguel do traje do noivo. Cogitamos o aluguel de um traje de R$300, mas era velho e feio, optamos por este que era novo e o atendimento foi muito bom.

Casamento real e econômico 37

Beleza e Saúde - R$371
Paguei R$240 para a maquiadora e a cabeleireira irem me atender em casa. As madrinhas e minha mãe pagaram R$130,00. Ela cobrou por grupo, mas eu quis assumir a maior parte do gasto, então perguntei quanto era o valor delas e descontei do total.
Paguei R$21 para fazer a mão, sendo R$18 no salão, mas acabei tirando em casa, pois não gostei e eu mesma acabei fazendo, comprei por R$3,o0 as pedrarias para enfeitar.
O noivo pagou R$20 para cortar o cabelo hahaha
Para o ensaio pre wedding paguei R$90 para fazer cabelo e make

Casamento real e econômico 38

Outros - R$1.631
Eis que chegamos ao final e os custos extras:
Noite de Núpcias: R$380 - Como não iríamos fazer uma viagem logo e longa de lua de mel optamos por passar a noite de núpcias no hotel. A nossa casa não estava pronta, pois pegou fogo 10 dias antes do casamento.
Lua de mel: R$900 - Fizemos uma viagem de 4 dias para cidades próximas. Também tenho um debate sobre isso .
Transporte: Fui de Uber para a igreja e usamos Uber para ir do salão para o hotel e do hotel para casa. Total: R$87,00
Taxa de cartório: como optamos por casar no religioso com efeito civil conseguimos economizar, pelo menos, R$50,00. Total: R$192,00, incluindo custos com reconhecimento de firma das testemunhas, noivos e pároco.
2ª via das certidões de nascimento: R$72

TOTAL DO CASAMENTO: R$ 14.127, sendo que a única coisa que optamos por não ter foi a filmagem

Há custos que não variam independente do número de convidados (foto, make, vestido, trajes, burocracias, decoração da igreja...), mas considero a comida um dos itens mais caros. Poderíamos ter deixado de gastar R$400 se os convidados que não foram tivessem avisado uma semana antes que não iriam.

128 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 26 de Novembro de 2018 às 08:11
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo noivinha, ficou tudo maravilhoso. As vezes o menos é mais!

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!! Fique à vontade!! Smiley heart Smiley kiss

• Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiiiiii vou pegar a maioria das suas dicas 😍😍😍😍😍
    • Responder
  • Sara Tayane
    Noiva VIP Junho 2019 Rio Grande do Norte
    Sara Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nada lindona, beijoos!!! Smiley kiss

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Tatá! Smiley heart

Smiley kiss

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Sara! Desejo o mesmo! Smiley kiss

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Rute! Pode usar todas mesmo. Fiz o debate justamente para inspirar! Boa sorte! Smiley kiss

• Responder
  • Tatá
    Super Noiva Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Tatá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muito do seu relato! Ficou tudo lindo e maravilhoso, sem gastar um valor exorbitante. Vai servir de inspiração. Smiley heart

• Responder
  • Sara Tayane
    Noiva VIP Junho 2019 Rio Grande do Norte
    Sara Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento ficou muito lindo e econômico, parabéns e bastante felicidade! Smiley heart

• Responder
  • R
    Noiva Principiante Fevereiro 2020 Paraná
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu casamento ficou muito lindo e econômico ,e eu amei as dicas vou usar elas kkkk
    • Responder
  • Ana Ramos
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Bahia
    Ana Ramos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Informações ajudaram muitooo!!! Ficou tudo simples porém muito bonito e organizado

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Ca! Fique de olho nos debates aqui da comunidade também. Foram muito úteis pra mim. Smiley kiss

• Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Maravilhoso seu debate e esse com certeza pode-se chamar de econômico e tudo pago pelos noivos, amei as dicas e vou usar algumas.

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Thaís! Minha intenção foi realmente essa: inspirar outras noivinhas a não desistirem e de repensarem no que é supérfluo e no que realmente é importante.Smiley kiss

• Responder
  • Rá O. Rodrigues_
    Noiva Constante Dezembro 2020 Espírito Santo
    Rá O. Rodrigues_ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns noivinha!!!!

• Responder
  • Thaís
    Noiva Novata Fevereiro 2020 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aí sim! Isso sim é um casamento econômico e realista! Débora, adorei suas dicas; anotei várias no meu caderninho. Smiley laugh Muito obrigada por compartilhar com a gente. Grande beijo!

• Responder
  • Carmem
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Paraná
    Carmem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, quero pensar muito sobre isso. O ruim que somos bem envolvidos na igreja e daí só de lá tem 100 pessoas. Aí tava pensando em deixar praticamente todos de fora, manter apenas amigos né. Mas ai, não sei. Se eu ficar rica até lá quem sabe faça festança pra todos kkk

• Responder
  • Dany Rodrigues
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Dany Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meus parabéns noivinha!! Ótimas dicas, e tudo ficou maravilhosoooo!! Smiley love

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Carmem! Vou te dizer que não me arrependi de fazer uma cerimônia mais íntima. Quem sabe numa renovação de votos não convidemos quem ficou de fora, né

• Responder
  • Carmem
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Paraná
    Carmem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, que debate motivador, muito obrigada por compartilhar. Infelizmente tem coisas que dependem do nº de convidados, e esses dias estava pensando em adotar miniwedding com 100 pessoas, porque na verdade passa de 200 convidados... complicado isso.

Mas obrigada, inspirador tudo. E muuuito0 lindo! Parabéns Smiley heart

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bacana, Mônica! Foi justamente essa a minha intenção quando decidi criar esse debate. Tenho certeza de que vocês conseguirão fazer uma festa linda e gastando pouco. Smiley kiss

• Responder
  • Mônica
    Noiva Constante Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, também quero um casamento econômico e todo mundo me desanima com isso. Me incentivou bastante ver essa tua publicação. Obrigada!!
    • Responder
  • GELIAINE
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    GELIAINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ficou tudo lindo e realmente econômico!!! Parabéns

• Responder
  • Aline
    Noiva Principiante Abril 2019 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo! Parabéns!!
    • Responder
  • ANA PATRICIA
    Noiva Ativa Dezembro 2029 São Paulo
    ANA PATRICIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que Igreja linda Smiley love

Ficou lindíssimo, e econômico. Adorei !

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Franci! Smiley kiss

• Responder
  • Ge&thi
    Noiva Esperta Junho 2020 São Paulo
    Ge&thi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

UUUAAUUU, casamento economico e liiiidissimo, parabéns a toda a dedicação.

• Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arrasou!! Isso sim é casamento econômico! Smiley surprise

Realmente, tem mtos q dizem ser assim, mas que ganharam quase tudo rs Ai fica fácil!

• Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ficou tudo maravilhoso, parabéns!!

• Responder
  • Rosália
    Super Noiva Abril 2019 Minas Gerais
    Rosália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha vc fez tudo! ha nem adianta as mães dos meus pajens e noivinhas virem caçando q eu pague as roupas q não pago mesmo, pelo oq eu sempre vi e participei de casamentos quem paga as roupas das crianças sao os pais!Smiley winking

• Responder
  • Luanna
    Noiva Constante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou tudo simplesmente lindo! amei a decoração da igreja! quero compra aquele quadro de coração tbm

• Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo,simplesmente sem palavras,cada detalhe e as fotos também falam por si mesma, parabéns e toda felicidade do mundo. Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas