Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul

Casamento real e econômico

Débora, dia 2 de Janeiro de 2018 às 17:52

Publicado em Fórum Organizar um casamento 128

Quando eu estava procurando maneiras de economizar o máximo possível para o meu casamento sempre que lia esse título logo clicava para ler e descobria que o casamento não era tão real e econômico assim. Ou o fotógrafo era amigo da família, ou os álbuns e ensaios externos estavam fora do pacote ou a...

Quando eu estava procurando maneiras de economizar o máximo possível para o meu casamento sempre que lia esse título logo clicava para ler e descobria que o casamento não era tão real e econômico assim. Ou o fotógrafo era amigo da família, ou os álbuns e ensaios externos estavam fora do pacote ou a comida foi a tia que fez ou os próprios convidados que pagaram ou o vestido as madrinhas deram, a lua de mel não foi incluída, enfim, não era um casamento completo. Bom, resolvi abrir esse debate para falar um pouco do meu casamento que só não contou com filmagem e custou R$14mil com lua de mel e foi totalmente organizado por mim e pago exclusivamente por nós 2.

Primeiramente, vou deixar algumas coisas claras: 1) sou moradora da região metropolitana de Porto Alegre, então não há opção de ir na 25 de março e na CEAGESP e pagar uma bagatela pela decoração e flores naturais. 2) É uma cidade pequena com poucas opções de espaços para festas, poucas opções de fornecedores. 3) Ir a Porto Alegre e correr o risco de ser assaltada (sim, as pessoas do interior têm muito medo disso e eu DETESTO Porto Alegre Smiley laugh ) estava fora dos meus planos, então ou eu comprava perto de casa ou pela internet. A primeira coisa que fiz quando decidimos que iríamos casar foi ver as opções de salão, buffet, valores de fotografia e filmagem, perguntar no cartório como funcionava e ir na igreja ver quais eram os trâmites necessários.

Decidimos que seria um mini wedding por vários motivos, dentre eles: custo e intimidade. Convidamos apenas as pessoas que realmente fazem parte da nossa história. Nada de convidar o tio que nem sabe o endereço, ou o primo que vemos a cada 8 anos, ou o chefe porque é o chefe. A lista inicial estava em 55 pessoas contando com nós 2, porém compareceram 43 adultos + nós 2 + 2 fotógrafos, então para fins de custos de alimentação foram 47 adultos. Mesmo assim 7 adultos e 2 crianças não compareceram no dia.

Vou detalhar cada gasto que tivemos e explicar algumas particularidades que possam ocorrer:

Cerimônia - R$670

As decorações da Igreja não baixavam de R$800,00 (eu sempre dizia que queria algo simples e o simples custava quase R$1.000,00). Cogitei de comprar flores artificiais e eu mesma montar a decoração, mas vi que sairia caro e depois eu não sei o que faria com tantas flores artificiais, pois a venda também seria difícil.

Através do casamentos.com.br encontrei uma fornecedora que finalmente entendeu que eu queria algo simples e econômico e me cobrou R$625,00 para decorar o corredor e fazer 2 arranjos simples para o altar e 2 simples para a entrada. Tive que pagar R$45,00 na igreja para a emissão de uma nova certidão de batismo já que eu fui batizada em outra cidade. As músicas foram gravadas em um pendrive e a pastoral da família auxiliou no dia. Como somos dizimistas não tivemos que pagar mais nada para a paróquia. Ah, tivemos sorte que era tempo de Natal, então a paróquia já estava quase completamente ornamentada.

cfb_1121090.jpg

cfb_1121092.jpg

Recepção - R$4.376

Eis a parte mais cara de um casamento. Até cogitei de fazer em casa mesmo, mas colocar cerca de 50 pessoas em uma casa de menos de 50m² seria algo realmente difícil. Fora que buffet de fora geraria um custo quase igual ao de um salão. Não, não cogitei colocar meus convidados para cozinhar, pois já eram poucos, então não achava justo.

O noivo fazia questão de servir churrasco (como todo bom gaúcho) e isso encareceu bastante nosso cardápio. O menu custou R$42,00 por pessoa + R$10,00 para servir refri e água livres. O aluguel do salão com DJ e itens de decoração (mesas, cadeiras, TV, iluminação, toalhas, plantas, enfim, tudo que tinha dentro do salão) custou R$1.250,00 (o salão comporta até 60 pessoas). Os doces foram feitos pela dona do salão e foram muito elogiados. Compramos 400 doces, nenhum fino, porém alguns mais incrementados. Tivemos que pagar 2 garçons (R$220) e 1 segurança (R$60 pq a dona teve problema no dia e acabou dando desconto) e o aluguel dos guardanapos (R$47).

Convites - R$280 (geral, padrinhos, daminha e pajem)

Está aí um DIY que amei, mas em questão de custo saiu bem mais caro do que pensei. Fiz um convite rústico e romântico (tema do casamento). Montei a arte com base numa papelaria que peguei em um grupo, mandei imprimir fora e o custo total para 25 convites foi de R$121,00. Convites prontos nós teríamos que comprar acima de 100 unidades, mas não seria algo com a nossa cara e sobraria uma quantia considerável. Por isso, optei por fazer um a um. Fiz um debate sobre meu convite há alguns meses.

cfb_1121152.jpg

cfb_1121156.jpg

Convite dos padrinhos

Montei um kit bem simples com esmalte, creme após barba e sabonetes da AVON, pois sou revendedora. Os 4 convites (são 4 casais) saíram por R$79. Fiz todo ele no PowerPoint com ideias que peguei em vários grupos. A impressão eu fiz em casa em preto e branco em folhas coloridas, pois meu cartucho de tinta colorida havia secado. Também foi algo que deu certo. Depois, montei um vídeo com o Manual da Madrinha e Manual do Padrinho e mandei pelo Whats de cada um.Fiz 2 debates sobre os convites dos padrinhos: Padrinhos 1 e Padrinhos 2

cfb_1121188.jpg

cfb_1121190.jpg

Convite da daminha e do pajem R$69,00

Eis que surge aquela dúvida: os noivos pagam a roupa da daminha e do pajem? E eis que a maioria responde: Sim. Sinceramente, eu não estava disposta a pagar R$200 pelo aluguel de uma roupa infantil. Então fui buscar opções no AliExpress. E não é que achei por menos de R$30 vestido pra daminha e um traje completo pro pajem?

Comprei cartolina rosa e azul, esperei chegar as roupas e montei tudo. Coloquei um pirulito e marquei a data para entregar. Meus debates sobre isso: Convite da daminha e do pajem e Noiva "made in China" parte 2

cfb_1121196.jpg

cfb_1121200.jpg

O pajem cresceu e a camisa deixou de servir, então ele usou uma dele...cfb_1121214.jpg

cfb_1121216.jpg

Minha cunhada mandou ajustar o vestido e o cinto e alugou uma saia de armaçãocfb_1121218.jpg

Gente, morro de amores por essa daminha!

Incluí no valor dos convites R$12,00 de fotos e ímãs que usei para entregar para alguns convidados o Save the Date.

Detalhes do casamento - R$1.461

Sabe aqueles gastos que você não sabe onde colocar? Pois é, R$850 foram gastos diversos, como revelação de fotos, itens de decoração, quadro de assinaturas, cabide para o vestido, roupas para ensaio pre wedding, plaquinhas, acessórios pra balada, adesivos para a hora da Operação Lua de Mel, materiais para fazer os DIYs, enfim, tudo que...).

Topo de bolo comprei pelo Mercado Livre e custou R$98

Lembrancinhas: compramos suculentas e cactos ao total de R$351, sendo que para as mães e padrinhos demos um diferente.

Torta: compramos 5,5kg de torta que custou R$162.

Excluí desse item os kits toaletes. Percebi que em festas maiores algumas noivas disseram que não foi necessário. E pra mim não foi mesmo necessário.

cfb_1121228.jpg

cfb_1121240.jpg

cfb_1121230.jpg

cfb_1121232.jpg

cfb_1121234.jpg

cfb_1121236.jpg

cfb_1121268.jpg

Flores e Decoração - R$851

Meu buquê eu comprei pelo AliExpress e custou R$79 (tive que lavar com Vanish após um incêndio na minha casa, mas não desisti dele Smiley laugh )

A decoração do salão custou R$722. Eu fiz toda a decoração (os arranjos de rosas de EVA, as garrafas forradas com barbantes, mini-cavaletes...), aluguei alguns itens e paguei a mão de obra para montar.

Bolo fake: aluguei por R$50 e foi feito a meu pedido, então foi o primeiro aluguel.

cfb_1121252.jpg

cfb_1121254.jpg

cfb_1121256.jpg

cfb_1121258.jpg

cfb_1121262.jpg

cfb_1121264.jpg

cfb_1121266.jpg

Porta-alianças DIY

cfb_1121302.jpg

Foto - R$3.195

Fechamos com o fotógrafo 1 ano antes para pegar o valor sem reajuste. Pagamos à vista para ganhar um pouco mais de desconto.Contratei 2 fotógrafos para o dia do casamento e ele levou mais uma auxiliar. Contratamos com ensaio pre wedding, mas ele fez também o Save the Date 11 meses antes.

Pegamos um álbum pequeno (20 p.) para o ensaio pre wedding e um álbum médio (40 p.) para o álbum de casamento. Eles vêm numa caixa e ainda tem o pendrive com todas as fotos. Amamos o trabalho dele. Sempre nos deixou muito à vontade e sempre foi muito ágil no envio das fotos.Acreditem, fiz orçamento de fotos com álbum que chegaram a R$7mil, então, esse realmente estava com um valor MUITO bom. Ainda mais pela qualidade do trabalho. Filmagem? Bem, não estávamos dispostos a pagar R$3mil por 1 hora de vídeo para assistir 1 vez na vida, então, optamos por excluir da nossa lista.

Joalheria - R$245

Compramos alianças de Tungstênio banhadas a ouro. O par custou R$169, mas como a do noivo ficou larga tivemos que arcar com o custo de frete que resultou num total de R$193.

Gastei R$52,00 com as tiaras (comprei 3: usei 1 no ensaio e 1 no casamento).

Ganhei apenas os brincos (custaram R$10,00) e a pulseira (custou R$8,00). Então são apenas R$18,00 que não estão incluídos no valor.

cfb_1121274.jpg

cfb_1121276.jpg

cfb_1121286.jpg

Noiva e Acessórios - R$427

Vestido: comprei pelo AliExpress sob medida e customizei em casa colando algumas pedrinhas. Ao todo: R$222,00. Meu debate sobre isso: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/meu-vestido-do-aliexpress--t256798

Sapato: comprei em um outlet da Arezzo e customizei em casa. Ao todo: R$50,00

Lingerie: comprei na Renner para o dia e para a lua de mel. Total: R$122,00

Véu: também comprei pelo AliExpress e custou apenas R$33,00.

cfb_1121294.jpg

cfb_1121298.jpg

cfb_1121296.jpg

cfb_1121300.jpg

cfb_1121304.jpg

cfb_1121306.jpg

cfb_1121308.jpg

Noivo e acessórios - R$620

Aqui está apenas o aluguel do traje do noivo. Cogitamos o aluguel de um traje de R$300, mas era velho e feio, optamos por este que era novo e o atendimento foi muito bom.

cfb_1121310.jpg

Beleza e Saúde - R$371
Paguei R$240 para a maquiadora e a cabeleireira irem me atender em casa. As madrinhas e minha mãe pagaram R$130,00. Ela cobrou por grupo, mas eu quis assumir a maior parte do gasto, então perguntei quanto era o valor delas e descontei do total.
Paguei R$21 para fazer a mão, sendo R$18 no salão, mas acabei tirando em casa, pois não gostei e eu mesma acabei fazendo, comprei por R$3,o0 as pedrarias para enfeitar.
O noivo pagou R$20 para cortar o cabelo hahaha
Para o ensaio pre wedding paguei R$90 para fazer cabelo e make

cfb_1121312.jpg

Outros - R$1.631
Eis que chegamos ao final e os custos extras:
Noite de Núpcias: R$380 - Como não iríamos fazer uma viagem logo e longa de lua de mel optamos por passar a noite de núpcias no hotel. A nossa casa não estava pronta, pois pegou fogo 10 dias antes do casamento.
Lua de mel: R$900 - Fizemos uma viagem de 4 dias para cidades próximas. Também tenho um debate sobre isso .
Transporte: Fui de Uber para a igreja e usamos Uber para ir do salão para o hotel e do hotel para casa. Total: R$87,00
Taxa de cartório: como optamos por casar no religioso com efeito civil conseguimos economizar, pelo menos, R$50,00. Total: R$192,00, incluindo custos com reconhecimento de firma das testemunhas, noivos e pároco.
2ª via das certidões de nascimento: R$72

TOTAL DO CASAMENTO: R$ 14.127, sendo que a única coisa que optamos por não ter foi a filmagem

Há custos que não variam independente do número de convidados (foto, make, vestido, trajes, burocracias, decoração da igreja...), mas considero a comida um dos itens mais caros. Poderíamos ter deixado de gastar R$400 se os convidados que não foram tivessem avisado uma semana antes que não iriam.

128 Respostas

• Andressa
    Super Noiva Setembro 2019 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acompanhei seus posts ao longo da sua preparação e estou muito feliz que tenha saído tudo tão lindo! Obrigada por nos inspirar, Débora!!! Que Deus lhes abençoe imensamente ♥

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Abril 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate legal! Adorei! Parabéns pela organização! Vc deveria ser consultora de casamento econômicos... kkk... Felicidades! Smiley smile

• Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha! Parabéns pela disposição e pela persistência em se manter firme dentro do orçamento! Tudo ficou lindíssimo e estou abrindo alguns dos seus debates que você citou pra me inspirar, especialmente o do convite rsrs Smiley kiss

Aqui em SP é muito difícil gastar apenas isso com o casamento. Isso porque os buffets mais baratos começam em R$80 por pessoa, servindo salgadinhos (pra você ter uma ideia). O restante permanece caro, mas preferi citar a comida, que é onde mais se gasta. Vi que você comprou várias coisas no AliExpress, confesso que tenho medo de comprar vestido lá por achar que quando chegar aqui talvez não seja exatamente o que eu queria ou não tenha um bom caimento como pensei que teria Smiley sad

Eu e meu noivo fechamos nosso orçamento em R$30.000, mas confesso que estou preocupada, pois ele não quer casar em "qualquer lugar" e nem servir "qualquer coisa", nas palavras dele (ele trabalha no meio, é formado em gastronomia e faz casamentos caríssimos). Eu entendo o ponto dele nesse sentido porque ele vai chamar colegas de trabalho e tudo, mas complica bastante pro meu lado, que estou tentando economizar em todo o resto pra compensar esse rombo (convites e lembranças DIY, sapato que já tinha de alguns anos, buquê mais simples, etc).

• Responder
  • Shirley
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Shirley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens noivinhaa Smiley heart felicidades ao casal
    • Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente isso Suemy. O orçamento inicial era de R$18mil, então tivemos que rever algumas coisas e baixou pra R$14mil sem lua de mel, acabamos conseguindo fazer a lua de mel dentro do valor do orçamento.

Na verdade meu sonho era fazer um casamento com R$5mil como eu lia em alguns artigos, mas minha região não permite, pois os valores são altos e é isso que é necessário levar em consideração.

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Júlia! Smiley love
    Sim, a simplicidade foi bastante comentada pelos convidados, pois todos são simples, então não se sentiram incomodados. Os mais "extravagantes" eram os noivos, os padrinhos e minha mãe. Nem minha sogra quis alugar vestido e ela mesma passou uma base no rosto, hehehe
    Quanto às plaquinhas sobre as fotos peguei daqui do site mesmo. Eles fazem o modelo depois que você cadastra no Wedshoots. Eu só coloquei no Paint e modifiquei/incluí algumas coisas. Mas no final, os convidados curtiram tanto que poucos que tiraram fotos com seus celulares, então fiquei com quase nada de foto deles, hehehe

Felicidades a vocês também. Smiley heart Smiley kiss

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Gianne! Não, as "bolachas" ou "discos" de madeira meu marido mesmo cortou com a motosserra de árvores que tínhamos. Era para ter uma embaixo do bolo, mas acabei dando o diâmetro errado e ficou pequena e não pudemos usar.

• Responder
  • Débora
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bacana, Layla! É isso aí, o casamento tem que ser a cara dos noivos e não precisa ser um igual ao outro. O que meus convidados falaram foi que o nosso foi diferente e simples. Com certeza não contar com uma cerimonialista faz ele ser diferente, pois foge dos padrões e simples porque foi tudo organizado por mim, então não tinha extravagâncias e ninguém além das madrinhas e da minha mãe alugou vestido pra festa.

• Responder
  • Nayara
    Noiva Ativa Junho 2018 Goiás
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nsss super me incentivou. Ta de parabéns
    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Suemy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu sonho é fazer um casamento tipo o seu. Definimos que não gadtaruamos mais de 15 mil, pois nossa prioridade é nossa casa própria *-*
    • Responder
  • Iriis
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Iriis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns noivinha 👏👏👏

• Responder
  • Arielle
    Super Noiva Julho 2019 Paraná
    Arielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pela dedicação e pela organização! Arrasaram
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Principiante Março 2020 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aplausos!
    foi lindo precinho super honesto...e sua determinação sem palavras 👏🏼
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate, Débora! Realmente a maioria dos debates de noivas que fizeram casamentos economicos na verdade fazem por adesão dividindo o custo entre os convidados , ganham muita coisa ou colocam os familiares para trabalhar no dia.
    Muito bacana ver um casamento completo e com um custo bacana. Ficou tudo muuuito lindo, parabéns!
    • Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2018 Paraíba
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muuito legal o seu debate. Amei, e vi consultar mais vezes kkkk. Ótimas dicas. Nao é muito fácil fazer um casamento gastando pouco. Mas ainda dá pra fazer sim. O nosso será algo pequeno tb. Só para os mais próximos
    • Responder
  • Gessica
    Noiva Constante outubro 2018 Rio de Janeiro
    Gessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Admiro muito a sua disposição e coragem em organizar tudo... Parabéns.. ficou tudo muito, mais muito lindo mesmo.
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, ficou tudo muito lindo, e me deu muitas inspirações, parabéns noivinha❤❤
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também estou mulherrrrrrrrr

• Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Incrível a sua organização com cada detalhe, eu to chocada mulher! Quando crescer eu quero ser você hahahahahahaha

Achei algumas ideias muito criativas também, vou aderir essa da plaquinha na mesa sobre as fotos que os convidados vão tirar Smiley heart

Parabéns pelo esforço e dedicação. Tenho certeza que essa simplicidade foi extremamente marcante Smiley heart Desejo muitas felicidades a vocês!

• Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo seu debate Smiley smile estava tudo lindo
    • Responder
  • Anabel
    Noiva Esperta Maio 2020 Bahia
    Anabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou lindo casadinha! Pelo valor que gastou foi perfeito.
    Felicidades ao casal.
    • Responder
  • Gianne
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Gianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seu casamento ficou lindo. As madeirinhas de centro de mesa vc comprou? Estou a procura dessa madeirinhas.

• Responder
  • Elisa
    Noiva Ativa outubro 2027 Rio Grande do Sul
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa lindo em casa detalhe 😍😍
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que maravilha! Tudo muito lindo! Obrigada por compartilhar!
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Setembro 2018 Minas Gerais
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns, deu um show e mostrou que é possível economizar e ter um belo casamento.

• Responder
  • Dayane
    Noiva Curiosa Fevereiro 2019 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ual, parabéns! Ótima inspiração para mim! Economizou e ficou muito lindo. Tudo de bom para vocês 😘
    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Débora pelo seu relato.
    Eu tbm já li e reli diversos relatos e sempre tem
    isso que vc mencionou, fulano deu o buffet, minha mãe deu o vestido. E infelizmente nós aqui não podemos contar com ninguém, somos nós e somente nós.
    Parabéns pelo casamento e pela economia, td ficou muito lindo.
    • Responder
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que máximo!! Acredito que umas coisas que você fez eu não farei, tipo adesivo da operação lua de mel (não gosto do fato de chamar a pessoa de mão de vaca, às eles ela realmente não pode) e também não pagarei o vestido da dá minha e do pajem, pois não padronizarei e as mães poderão escolher, maquiagem e cabelo eu farei em casa, já que meu cabelo terá apenas uma coroa de flores e permanecerá cacheado e minha maquiagem eu quem farei. Espero economizar bastante também, pois o orçamento tá curto! Seu casamento foi lindo!!!
    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Wow! Gratidão pelo debate! Além de econômico, arrasou, foi lindo! Parabéns e felicidades.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Setembro 2018 Alagoas
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina! Arrasou!
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Débora vcs arrasaram demais e realmente esse é um casamento economico de verdade!!

O nosso tbm será e eu pretendo fazer um debate igual ao seu... O nosso está nessa faixa e não conseguimos diminuir mais por causa do buffet e pq não conseguimos diminuir os numero de convidados que é 150!

Meu vestido (360) véu (35) e tiara (15) tbm são todos do aliexpress.

Não teremos filmagem nem album apenas make off, pré wedding e as fotos em dvd (1.550)

Convites não encontramos por 1 real mais o frete (137)

cerimonial + decoração do salão, da igreja e buque (2.700)

nós vamos casar na nossa igreja e não terá custo e a recepção será em uma churrascaria então não vamos gastar com salão e ficará em torno de 65 por pessoa com refri e suco.

Teremos musica apenas na cerimonia (900) sax, piano e violão.

meu dia de noiva ficou um pouco carinho (900) mas ele é bem completo e perto de todos os que eu vi que só tinha cabelo e make.

Ainda tenho que alugar a roupa do noivo e comprar as das crianças (tbm não quero pedir para os pais) doces e bolo e outras coisinhas mas já estamos contentes com a economia e acredito que vamos conseguir fechar em menos de 17 mil para 150.

Ah nosso hotel ficou em 1.300 oito dias, as passagens compramos com pontos do cartão e as alianças compramos já faz bastante tempo vendendo docinhos (1200)

Mais uma vez parabens e muito amor pra vcs!! Smiley heart

• Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito mais em conta mesmo. Obrigada pelas dicas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas