Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniely
Super Noiva Abril 2023 Minas Gerais

casamento x faculdade

Daniely, dia 15 de Fevereiro de 2021 às 15:12

Publicado em Fórum Antes do casamento 80

Boa tarde noivinhas!! estou precisando urgente de um conselho.. Estou namorando faz mais de um ano, temos um relacionamento incrível e saudável, mas a questão é a seguinte, desde quando começamos a namorar combinamos que o foco seria o casamento e todo dinheiro que conseguíssemos juntar seria para...

Boa tarde noivinhas!!

estou precisando urgente de um conselho.. Estou namorando faz mais de um ano, temos um relacionamento incrível e saudável, mas a questão é a seguinte, desde quando começamos a namorar combinamos que o foco seria o casamento e todo dinheiro que conseguíssemos juntar seria para essa finalidade, porém depois ele veio com a ideia de tirar carteira, apoiei bastante pois realmente ficaria mais fácil para a gente se ver depois que ele conseguisse a carteira, mas agora ele já esta começando a investir em faculdade, e parece que as outras coisas são mais importantes do que casar, parece que ele sempre está dando prioridade para o futuro solo dele do que para nosso futuro juntos. E ai? O que eu devo fazer? Como agir nessa situação?

80 Respostas

• Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo conselho Ainoã. Estou me sentindo muito melhor depois do que você me disse.

• Responder
  • Ainoã
    Noiva Ativa outubro 2022 Rio de Janeiro
    Ainoã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também vejo a faculdade como uma conquista dos dois. Aconteceu o mesmo comigo e meu namorado, estamos namorando a 2 anos e decidimos casar, estamos já começando a comprar as coisinhas pra nossa casa e juntar dinheiro, e ele começou a faculdade agora. E sei que ele fez isso justamente para se profissionalizar e dar um futuro melhor pra nós. Pq eu já estou formando, mas ele optou por trabalhar primeiro. Converse com ele, mas pense nisso como um investimento para ambos. 🥰❤️🥰
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Daniely,

Acredito que tanto você quanto ele devem sim investir na educação e em fazer uma faculdade, caso queiram.
    Podem juntar direitinho em conjunto para o casamento, ou esperar a conclusão da faculdade para casar. Querer se especializar em algo e correr atrás de uma profissão, não é abrir mão da vida a dois.
    Tome cuidado para você não ser egoísta e inconsequente nos seus pensamentos.
    Acho que você também deve buscar fazer cursos que goste e focar no seu profissional, pois assim pode ser que consiga mais dinheiro para juntar para o casamento.
    O que acha?
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou te dar um conselho que talvez vá na contramão dos outros.
    Você expõe aquilo que te incomoda, mas não fique implorando bom senso dele.
    Mostre para ele que você também tem seus planos e objetivos, e desencane um tempinho dos planos de casar e se jogue em algo que você goste/queria fazer/estudar. Você precisa se priorizar, você primeiro, o casamento depois. Aja exatamente como ele age. Só não gaste sua energia com isso, pq a dele ele está usando em outras coisas.
    Boa sorte!
    • Responder
  • Elayne
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Elayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente noivinha? Eu não o culpo de se preocupar com o futuro. Vocês tem um pouco mais de um ano de relacionamento, mas tanta coisa pra conquistar... Tá certo que cada pessoa, e cada casal tem o seu tempo. Mas aproveite que ele está querendo investir no futuro dele, invista no seu tbm. Eu só quis noivar depois que eu conclui minha faculdade, minha pós, e estar empregada na área. Meu marido não quis estudar, mas investiu em realizações pessoais dele. Casamos com 10 anos de relacionamento. Não precisa ser esse tempo obviamente, mas deixa fluir.😉
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Abril 2021 Pernambuco
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É preciso sentar e conversar, sobre quais são as prioridades no momento. O diálogo é muito importante pra quem começar uma vida a dois. Peça sabedoria a Deus e tenha uma conversa séria com ele e definam suas prioridades juntos.

Boa sorte!

• Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, acredito que você deva conversar com ele sobre como está se sentindo. No meu caso, nós decidimos marcar o casamento apenas para depois que ele concluísse a faculdade (eu já sou formada a mais tempo) e nós vemos isso como prioridade, até pq pra gente enxergamos a faculdade como uma base para conseguir um relacionamento melhor, financeiramente falando, tendo em vista as oportunidades de emprego.. ele pode estar pensando no futuro de vocês dois, quando investe nos estudos dele. Então converse com ele sobre isso, pois ao meu ver não é um pensamento egoísta da parte dele.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muitas vezes com o passar do tempo as nossas prioridades mudam, portanto, como já dito por outras noivinhas, acredito que um diálogo sincero e aberto é a melhor solução. Não é errado ele querer coisas para ele, mas desde que seja muito bem conversado entre vocês. Tenho certeza que resolverão da melhor forma.

• Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza temos que pensar em tudo mesmo Leticia. A questão é que nós temos estabilidade financeira para sustentar um casamento e mantermos uma casa, e essa era exatamente a minha dúvida sobre o que fazer. Eu não tiro razão dele estar investindo no futuro porque só Deus sabe o dia de amanhã, o que me incomoda é saber que nosso plano sempre foi juntar para investir no nosso casamento e parece que os planos dele mudaram de repente. Entretanto, outras noivinhas me aconselharam a ter um diálogo sincero com ele pois podemos aproveitar a vida juntos, e se ele realmente me ama assim como eu o amo, casamento não será um impedimento para viajar, aproveitar e estudar, muito pelo contrário, se estamos em comum acordo podemos conciliar nossa vida pessoal e profissional sem ter de escolher apenas um lado.

• Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza Cassia, farei isso mesmo. Precisamos ter uma conversa para decidirmos os planos futuros. Obrigada pelo conselho.

• Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Jaque muito obrigada pelo conselho, com certeza o diálogo será a melhor solução para nos entendermos e a partir dai tomar uma decisão para o futuro.

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Dani. Bom, creio que o diálogo sincero e verdadeiro é sempre a melhor coisa dentro de um relacionamento. O fato dele querer fazer faculdade não significa que ele não esteja querendo casar com voce, até porque, com a faculdade ele pode ter condições melhores de emprego e financeiramente é algo bom pra voces dois. O que eu acho é que voce deve conversar com ele, pra saber o que ele pensa, o que ele sonha, como ele quer o futuro dele e de voces. A partir da conversa voce vai sentir se ele realmente ta tomando essa decisão "individual" pelo bem de voces ou somente por ele mesmo. O homem que opta por melhorar pra si mesmo e não coloca o casamento de voces como motivo pra essa melhora, muito provavelmente será o cara que vai torrar o dinheiro e querer viver a vida dele bem egoista.

Voce, mais do que ninguem deve conhecer seu noivo, a ponto de saber qual decisão tomar.

E voce também deve procurar melhorar, estudar, buscar conhecimentos e se desenvolver. Em um relacionamento quando um cresce, os dois crescem.

• Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Daniely!

Ele não deixa de estar pensando no futuro de vocês quando deseja investir na carreira profissional dele! Aliás, você deveria fazer o mesmo! É muito mais fácil um casamento dar certo quando se tem estabilidade financeira!

Mas claro, se os planos estão mudando, e as prioridades também, é importante que sentem para conversar sobre isso, que tudo esteja em comum acordo, para que nenhum dos dois se frustre!

Um beijo! Smiley heart

• Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu acho insanidade casar com um ano de relacionamento. Vocês nem se conhecem direito ainda.
    Eu entendo que chateia esse lado de priorizar planos pessoais novos em cima dos em conjunto, mas putz, ele não dirigia, não tem ensino superior, estão começando a vida agora, tá mais que certo em investir em crescimento pessoa!
    Agora, você precisa ser esperta e investir no seu futuro pessoal e profissional. Casamento não é profissão!Você já viu que o cara vai sempre se colocar em primeiro lugar, você vai ficar gastando energia sozinha e ele não está nem aí. O namoro é para isso, conhecer a pessoa e as atitudes, então você já viu que ele vai sempre se priorizar. Vá estudar, buscar aprender alguma coisa, ganhar dinheiro, viajar, depois pensa em casar. Casamento é o último passo e um ano de namoro é muito pouco tempo para pensar em casamento.
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Ativa Janeiro 2022 Paraná
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente, antes de investir num casamento eu investiria em coisas que me retornariam no futuro, estudo nunca é gasto. Sempre um investimento bom, que pode e vai retornar para os dois. Você deveria também pensar em investir em coisas que vão retornar no futuro. O casamento pode esperar um pouco né? O importante é vocês dois estarem em sintonia. Se você se sente encomodada você deveria conversar com ele. Mas você também tem que ponderar, quando se conheceram vocês tinham tanta responsabilidade quanto agora? Será que pensar um pouco no futuro é egoísmo?
    E não dá pra esquecer que num relacionamento precisa existir 3 mundos: o seu, o dele e o de vocês dois. Vocês não podem viver só como um casal, pois isso adoece a relação, do mesmo jeito que viver só no individual também adoece.
    É bom pensar no futuro de vocês no relacionamento, mas cada um precisa pensar no futuro próprio, no profissional, na educação, nas ambições, nos que você quer se tornar e o que vai precisar fazer pra isso. Até porque se você pensar só em se casar, depois do casamento você terá oq?Não sei há quanto tempo se conhecem, mas se já faz muito tempo ou se foi quando ainda eram adolescentes pense que vocês mudaram, amadureceram, que a vida de vocês mudou, que o objetivo pode ter mudado também. Você tem o direito de se chatear, mas tem que saber escutar, então converse com ele com calma e tente entende-lo e ser entendida pra poderem chegar ao um meio termo.
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Abril 2023 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Senta e expõem como se sente. Talvez o casamento de vocês possa ser muito mais bonito com ele formado e vc tbm. Organiza aos poucos e muita muita conversa.
    • Responder
  • Thaísa
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Thaísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oieeee
    Calma calma !
    Não vejo q investir em carteira de habilitação e faculdade seja algo só para ele. Vejo como uma conquista dos dois. Eu investiria em estudos e trabalho primeiro para depois casar. Se vcs tem esse tempo e essa disposição ! Porém, acredito que a solução seja CONVERSAR ! SEMPRE CONVERSAR E POR OS PONTOS NOS I
    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noitinha, acho que devem conversar. Se ele tiver separando dinheiro para investir nele... com objetivo de casar isso é perfeito. Mas não pode deixar você para trás... ou seja... invistam em você também. Para que os dois possam crescer juntos e ficar juntos posteriormente. Agora se a intenção dele for somente investir nele para ele ter futuro... aí sim mora o perigo. Ter um trabalho melhor, uma certa estabilidade financeira deve ser o objetivo dos dois https://youtu.be/VTChPTnRgNI para sustentar a família que irão formar. Você deve compreender isso. Meu conselho é: conversem e invistam em suas formações e carreiras para juntos poderemos ficar mais fortes e se unirem. No meu caso, tenho 24 anos e meu noivo tem 21. Quando eu iniciei a faculdade ele estava terminando o ensino médio, eu sempre incentivei ele a seguir os estudos. Até hoje. Nós dois estamos buscando isso... não estagnei. Estou no mestrado e ele está terminando a faculdade. Noitinha, invista em você tbm. Primeiro converse com ele para saber se ele quer crescer com você ou sozinho. Se for o caso de ele querer só o sucesso dele.... siga em frente e estude, invista em vc. Mas se ele quiser fazer faculdade , etc para casarem e terem um futuro melhor, fique tranquila!!!
    • Responder
  • Alyne
    Noiva Constante Setembro 2022 Pernambuco
    Alyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem vou te contar o que aconteceu no nosso relacionamento, há pouco mais de 6 anos nos conhecemos e começamos a namorar, ambos faziam faculdade, eu tava no início, ele na metade, nossa prioridade sempre foi: terminar a faculdade --> arrumar um emprego --> juntar dinheiro --> casar. E assim estamos fazendo, um casamento não é sustentado apenas com amor, ninguém come amor, amor não paga contas, e uma instabilidade financeira no casamento, pode vir a causar sérios danos na relação. Acredito que seu namorado está no caminho certo, ele está buscando estabilidade, para poder casar. Não é que o casamento está ficando de lado, o casamento é o OBJETIVO, mas o caminho para se chegar lá, é a faculdade, o trabalho, estabilidade financeira e etc. Acredito que vc tenha que apoiá-lo e incentivá-lo. Assim como ele deve fazer o mesmo por vc.

• Responder
  • Sabrina
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha acho que vocês precisam conversar porque assim, na minha opinião querer investir no seu futuro sozinho, no caso dele não é um problema, vocês dois precisam ter objetivos, e se apoiarem em relação a isso, tenho um relacionamento de 7 anos e pra mim minha faculdade sempre foi prioridade, acredito que não adianta querer casar e não ter um futuro pra dar a família, é algo muito importante pra mim, e nem por isso desistimos de casar, meu noivo sempre me apoiou muito, a prioridade dele sempre foi investir na nossa casa, então dês de o início foi assim logo estarei formada para garantir um futuro para nossa família e nossa casa está quase pronta, vale apoiar um ao outro sem fugir do foco que deve ser sempre a união e bem estar de vocês ❤️
    • Responder
  • Giuliana
    Super Noiva Maio 2022 Pernambuco
    Giuliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O ideal é sentar para conversar, a faculdade é bom pois com um diploma vcs tem condições de um futuro melhor. Até mais dinheiro pra casar. Mas acho que o diálogo é a melhor solução
    • Responder
  • Deborah
    Noiva Principiante Junho 2022 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OII, a ideia de sentar e conversar é sempre a primeira opção dentro de um relacionamento. Você deve compartilhar esses sentimentos com ele e ouvir os dele. As vezes ele não esta te colocando em segundo plano, porém é difícil para eles se comunicarem e compartilharem as coisas com a facilidade que nós enquanto mulheres ja possuimos. Respira, nao deixe esse sentimento tomar conta do relacionamento de vocês. Adiar não é uma má ideia, a questão é sentar, conversar e planejar.

• Responder
  • Juliana
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A melhor solução é a conversa, senta e fala o que vc pensa, o que esta sentindo, não acho errado ele pensar em estudar, até pq ele pode esta pensando em um futuro melhor pra vcs. Tudo dará certo, boa sorte 🙏🏼
    • Responder
  • Deborah
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, vocês tem que sentar, conversar e colocar às claras ambas as prioridades de vocês. Quando eu e meu noivo iniciamos nosso namoro, ele já estava na faculdade e eu estava no segundo ano do meu curso técnico. Nosso objetivo era estudar primeiro, arrumar um trabalho e depois casar, pois não tínhamos como bancar uma vida a dois com o que tínhamos na época do início do namoro. Hoje se passaram 7 anos e cá estamos: terminamos nossas faculdades de engenharia, acabamos de abrir nossa empresa e estamos com o casamento encaminhado para daqui há 80 dias, com a reforma da casa quase concluída, pagando a lua de mel e as coisas do nosso tão sonhado dia.

Não fique triste pela atitude dele de estudar. Na verdade isso é maravilhoso pois você pode ver que ele quer algo melhor na vida e isso irá agregar MUITO no financeiro futuramente. Conversa com ele, exponha o que foi combinado lá no início do namoro, ouça os planos dele e fale dos seus também. 😘
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É complicado opinar, até porque eu mesma (e meu noivo) sempre priorizamos o estudo e uma boa carreira; não é à toa que só estamos nos casando somente agora, com 30 anos e depois de estarmos muito bem estabilizados financeiramente! Acredito que ele “priorizando” a faculdade está sim pensando em vocês, inclusive no seu lugar faria o mesmo que ele, estudaria, correria atrás de um bom emprego e aí sim começaria a juntar dinheiro para casar Smiley smile
    • Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim kkk ficamos com tanta coisa na cabeça que bate a insegurança também. Mas estarei conversando com ele hoje ainda. Muito Obrigada pelos conselhosSmiley heart

• Responder
  • Thamires
    Noiva VIP Fevereiro 2023 São Paulo Estado
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh sim claro, eu entendo bem. Já tive esses pensamentos, mesmo depois da data marcada e tals kkk nós noivinhas, na maioria das vezes, somos mais imediatistas e inseguras tbm. Mas converse com ele, é a melhor forma. Tenho certeza que vão chegar a um acordo.
    • Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, de forma alguma eu veria esse crescimento dele como algo ruim,mas é que as vezes tenho a sensação de ser sempre colocada em segundo plano, é como se tudo na vida dele tivesse prioridade menos o casamento, entende?

• Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Creio que pode ser isso mesmo, insegurança. E realmente a melhor solução será conversar com ele para decidirmos sobre nosso futuro.

• Responder
  • Daniely
    Daniely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelas palavras Karen, você não tem noção do quanto isso me fez bem.

• Responder
  • Thamires
    Noiva VIP Fevereiro 2023 São Paulo Estado
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho que vocês devem conversar sobre isso e começaram a reservar algo juntos para os dois, seja em uma conta ou algo do tipo e esse planejamento deve ser de acordo com as finanças do casal. Assim como ele, você também deve investir em sua vida pessoal e ambos devem se apoiar nisso. Não veja esse crescimento dele, essa vontade, como algo ruim para vocês. Sentem e conversem sobre as prioridades, planos de datas e etc, tudo dará certo, boa sorte!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh Dani, conversa com ele, as vezes vc está se sentindo insegura e sem motivo. Você já perguntou ao seu noivo quais são os sonhos e projetos dele? De repente uma boa conversa resolve tudo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas