Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Casar no civil em dia diferente do religioso?

Ana Raíssa, dia 9 de Janeiro de 2018 às 21:19

Publicado em Fórum Antes do casamento 68

Oi noivinhas, boa noite! Porque são 21:00, tenho que dormir pra trabalhar amanhã, mas aqui estou eu pensando em casamento Bom, comecei a cotar fornecedores e estamos próximos de fechar o local. Tinha bem claro na cabeça que não queria fazer civil durante a cerimônia no religioso, porque já fui em...

Oi noivinhas, boa noite! Porque são 21:00, tenho que dormir pra trabalhar amanhã, mas aqui estou eu pensando em casamento Smiley xd

Bom, comecei a cotar fornecedores e estamos próximos de fechar o local. Tinha bem claro na cabeça que não queria fazer civil durante a cerimônia no religioso, porque já fui em casamentos assim e acho um tédio total a parte do civil para os convidados (respeito quem faz junto! Mas eu particularmente não gosto).

Ok. Aí minha mãe me levantou essa pulga atrás da orelha hoje de manhã: "pense bem na data que você escolher, porque pode não dar pra casar no civil no mesmo dia". Aí eu, toda ingênua, disse "ok! E qual o problema disso?", e ela, muito mais vivida que eu, me explicou: "se você casar no civil num dia e no religioso no outro, a data que vale oficialmente é a do civil. Você vai ter duas datas para o resto da vida, sendo que a data oficial nunca vai ser a da festa".

Confesso que é uma coisa boba e que nunca passou pela minha cabeça. Depois disso ficamos debatendo sobre como em qualquer lugar que eu precisar colocar a data do casamento oficial terá que ser a do civil, mas a do religioso (por ter a festa) acaba sendo a mais lembrada. E tudo isso contando que eu pretendo me casar numa sexta-feira, e se ficar ruim, no domingo (pior ainda). Preciso decidir isso antes de fechar meus fornecedores, porque aí a data já será fixa.

Eu pensando nessas datas malucas:

E aí noivinhas, alguém pensou nisso? É um problema ou não é? Vão se casar no mesmo dia nos dois ou em dias diferentes? Smiley amazing

68 Respostas

• Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei no religioso primeiro e depois de um mês e meio casei no civil, foi porque casamos com a isenção da taxa e o cartório não tinha a data que queríamos, fomos obrigados a esperar a data disponível deles. Apesar de datas meio distantes, eu SEMPRE vou contar que o meu casamento foi no dia 14 de outubro, independente de ter casado semanas depois no cartório
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hm, será? Minha tia é evangélica e o pastor mesmo celebrou o civil.

Mas não estou considerando a possibilidade de fazer os dois juntos. Pensei no mesmo dia, mas não no mesmo momento! Talvez o civil de manhã e o religioso à noite.

Mas vendo as noivinhas comentando aqui, talvez eu tenha que passar por cima do meu TOC e casar no civil num dia diferente mesmo Smiley xd

• Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh sim entendi, eu achei que era na Igreja... pq normalmente as igrejas e os padres tem autorização dos cartórios para dar as atas para os noivos assinar.. a tAxa do cartório neste caso é a mesma que de um casamento dentro do cartório...
    Mas no seu caso teria que ir um juiz do cartório que realmente é muitoooooo mais caro!
    noivinha case uma semana antes então ou duas sei lá.. mas não case no mesmo dia!!! É mta correria!!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não pesquisei a fundo sobre o civil ainda, mas dos que já fui, normalmente é mais demorado que isso. Nos que foram religiosos com efeito civil então, meu Deus, era uma eternidade...

• Responder
  • Camila
    Noiva Novata Junho 2018 Paraíba
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei como funciona essa parte civil, na sua cidade, mas na minha, fomos conversar e lá eles nos informaram que quando estivesse perto, era só levar alguns documentos lá, os meus e de meu noivo e dos padrinhos, que se não me engano pode ser apenas um casal, ai no dia do casamento, eles mandam o papel para igreja e assinamos lá, simples assim. Não, pensei de outra forma, já que quanto mais coisas eu inventar, mas dores de cabeça eu terei.

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu Deus hahaha por favor não manda essa onda dos problemas pra cá não Smiley xd

Estamos tentando fazer dessa fase o mais tranquila possível, apesar dos pequenos estresses rsrs

• Responder
  • Stela
    Noiva VIP Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Stela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinhaa Você verá que são tantos problemas que a data é o de meno.😍
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não. Por uma questão de economia mesmo, senão casaríamos na igreja. Vai ser tudo no salão da recepção, mas nosso pastor vai celebrar.

• Responder
  • Letícia
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você vai casar na igreja?
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo! É que acho que a minha ideia de civil é diferente rsrs

Obrigada pela opinião noivinha Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu medo de fazer no mesmo dia é só essa correria, mas também pensando aqui, o casamento civil do meu irmão foi no cartório e demorou mais do que devia pela fila de gente pra casar antes dele Smiley xd

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não se preocupa! Eu não fico brava não, tenho plena consciência de que tenho um certo tipo de TOC com essas coisas hahaha. Obrigada pela opinião Smiley kiss

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na verdade eu não estava pensando em fazer nenhuma comemoração/almoço depois do civil. Estamos apertados com grana, ninguém na minha família fez assim. A ideia era voltar pra casa mesmo e correr com as coisas do religioso hahaha. A burocracia de cartório já é bem cara. Smiley atonished

Eu fui em alguns casamentos onde foi religioso com efeito civil e foi bem chato, sério. Todo mundo ficou comentando na hora que era um monte de assinaturas e leituras e ficou bem chato para os noivos, ninguém prestou muita atenção. Não queria que acontecesse o mesmo comigo!

• Responder
  • Letícia
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah... eu coloquei na ponta do lapis
    preferi fazer meu casamento já com efeito civil!
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que não deve demorar, mas eu sou encrencada com as coisas prefiro fazer em dias separados e ficar um pouco mais tranquila no dia da cerimônia, muita gente faz tudo no mesmo dia por causa da licença do trabalho e consegue de boa, a decisão é sua noivinha.
    • Responder
  • Stela
    Noiva VIP Janeiro 2018 Rio Grande do Sul
    Stela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinhaa EU não me preocupei com isso nem um pouquinho. Sério mesmo. Farei meu civil sexta dia 12 e meu religioso é dia 13. Tô bem tranquila em relação a isso. São tantas coisas pra vc se preocupar que a data do civil é o de menos. Rsrs.. minha opinião. Não fica brava😑🙈
    • Responder
  • Letícia
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha minha sogra casou no mesmo dia.. de manhã no Civil e à tarde na Igreja.. ela disse que se arrepende até hoje 37 anos depois.. pois foi bem corrido!!!
    Ja minha mãe casou no civil uma semana antes... e ela comemora a data do religioso noivinha.. a maioria comemora a data do religioso!
    Mas eu de você não me importaria em fazer religioso com efeito civil... pensa que vc vai ter que gastar com roupa, maquiagem e cabelo pq vc não vai querer ir de qualquer jeito não é mesmo?
    No minimo oferecer um almoço para padrinhos, pais e irmãos...
    Como num casamento tudo é muito caro, acho bobagem você fazer separado pois vai gastar muitooo mais.. falo pq eu vi de perto e minha irmã gastou o triplo!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que sou assim pra quase tudo!

Obrigada pela luz hahaha

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A gente as vezes complica o que é simples né! Te entendo pq sou bem assim pra muita coisa. Mas relaxa. Civil é só a burocracia mesmo.
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem razão. É que eu tenho uma espécie de TOC pra essas coisas. Mas você está sendo mais racional que eu nesse ponto Smiley xd

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal, não pensei por esse lado. Uma desculpa pra comemorar o aniversário de casamento duas vezes Smiley xd

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A data do civil estará na certidão de casamento. Então precisando só ir consultar. Smiley winking
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi noivinha, obrigada pela opinião. E parabéns adiantado pelo casamento, que está chegando! Smiley smile

Meu irmão e cunhada recentemente precisaram pra algo relacionado ao passaporte/visto dos EUA deles. Aí fiquei com isso na cabeça.

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahaha adorei Smiley xd no meu caso seria uma espécie de acidente planejado rsrs

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Ana, temos duas datas: 18 de junho (casamento civil) e 9 de dezembro (do religioso). Sempre comemoramos em junho, mas não sei como vai ficar a partir desse anos. Talvez a gente acabe comemorando os dois, mas de jeitos diferentes. Smiley smile...
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E por você tudo bem, noivinha? Smiley smile

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal noivinha, obrigada pela opinião. Realmente deve ser corrido, mas no cartório não costuma demorar tanto né?

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Realmente rsrs mas pode se tornar uma coisa grande se precisar pra algum documento. Obrigada pela opinião Smiley smile

• Responder
  • Ana Raíssa
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo seu ponto. Fico com medo de precisar da data oficial para algum tipo de documento (meu irmão e cunhada precisaram recentemente) e acabar não lembrando...porque dependendo do dia não vou conseguir casar no civil logo em seguida ou logo antes do religioso. Mas concordo com você sobre a data principal ser a do religioso. Obrigada pela opinião Smiley kiss

• Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar dia 20 agora no civil e dia 03 de março no religioso e não estou preocupada com isso não, vou contar as bodas pelo religioso, até porque só vamos morar juntos depois. E além disso, eu não me recordo de nada/nenhum lugar que seja obrigatório ter a data de casamento...
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, pode fzr igual a minha. ( Deixando claro que foi um acidente) minha cerimônia foi religiosa com efeito civil ( ou melhor, era pra ser). Maaas meu noivo esqueceu os papéis em casa, parecia até novela kkkk. O pastor disse que não haveria problema, fez o casamento. Depois de uns dias colhemos as assinaturas dos padrinhos e levamos ao cartório. E a nossa data é apenas dia 9/12
    • Responder
  • Sandy
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Sandy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente é mto difícil conciliar as duas coisas.
    Mas oq eu e meu futuro marido iremos comemorar será a data do religioso, pq como assim, não iremos morar juntos antes disso msm casando no cartório.
    Bjsss 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe