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Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Casei! Deu certo x deu errado - texto grande, tá?

Ana Raíssa, dia 3 de Dezembro de 2019 às 14:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento 24 152

Boa tarde meninas Smiley heart


Como prometido, hoje venho começar a contar um pouco sobre o dia do meu casamento, que foi lindo, mágico, incrível, um sonho realizado! E pra dar o pontapé inicial, quis criar o debate que é o que eu mais gostava de ler quando era noiva: o que tinha dado certo e o que tinha dado errado no casamento. Já alerto que vai ser um textão (como todo debate meu rsrs) porque eu gosto de ser detalhista!


Pra quem quiser ver algumas fotos que já liberaram do meu casamento: Casei! e foi o dia mais feliz da minha vida!


Então vamos começar pelo lado bom, né?


DEU CERTO:


1- Casamento de manhã: esse era o meu maior "temor", digamos assim, pois nós nos casamos num domingo de manhã (às 10h - um horário considerado "cedo") num salão fechado. A escolha se deu pelo fato dos amigos do meu noivo trabalharem no sábado à noite, e também pelo valor ser mais em conta, mas tínhamos convidados que vinham de muito longe e rolou um receio de atraso, além da quebra de convidados ou da falta de animação. No dia, os convidados que eram de mais longe foram os primeiros a chegarem, todo mundo muito pontual. Tivemos muitas faltas, mas a maioria por imprevistos no dia mesmo (passou mal, foi para o hospital, teve um convidado que um parente tinha acabado de falecer, etc - foi meio tenso), e quem estava era MUITO animado, nossa balada durou bastante tempo e todo mundo dançou demais, deu tempo de fazer tudo o que queríamos e o pessoal conseguiu ir embora cedo para aproveitar o final do dia se recuperando. Não me arrependo um segundo da escolha, pois no fim achei que o casamento matinal rendeu um ar muito mais romântico do que o glamour da noite!


2- Detalhes e mimos: o casamento era um sonho de infância e por isso eu fiz de tudo pra ter TODOS os mimos que eu tinha direito. Fiz porta guardanapos, porta retratos, letreiro MDF, kit toalete, menu de mesa, plaquinha de mesa, livro de assinatura, lousinha, lembrança de pais, lembrança de padrinhos, tudo o que vocês podem imaginar. E, por mais que nenhuma dessas coisas seja realmente necessária para a festa acontecer, elas fizeram toda a diferença na decoração e no próprio sentimento dos convidados. Recebemos diversos elogios por termos pensado em tudo e por tudo ter ficado tão a nossa cara, e isso me traz uma realização tão grande quando penso no casamento! Por isso sempre acho que se você pode fazer, faça.

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3- Chinelinhos para a festa: hoje em dia chinelinho virou o tipo de coisa que já é esperado no casamento, pois além de ser uma lembrança super fofa, é uma mão na roda para as convidadas que querem descer do salto sem sujar os pés (às vezes as pessoas derrubam comida e bebida no salão e tem risco até de escorregar). Claro que o casamento continua acontecendo sem os chinelos, mas também é outro detalhe que fez muita diferença. Os meus já vieram inclusive embaladinhos, fiz modelos personalizados para as madrinhas, e todo mundo adorou, a maioria me conta que usa até hoje em casa.

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4- Cerimônia e festa no mesmo local: gente, é tão melhor fazer as duas coisas juntas...o tempo do casamento é tão contadinho que cada segundo vale ouro, e quando acabou a cerimônia (que foi na capela do espaço onde nos casamos), os convidados só precisaram sair pela recepção e entrar no salão, sem necessidade de pegar carro de novo, Uber, dar volta, pegar trânsito...se puderem, façam tudo no mesmo lugar, facilita tanto para os noivos quanto para os convidados.


5- Checklist completasso para a equipe de assessoria: toda equipe de assessoria tem o seu próprio checklist, mas eu fui super detalhista e montei o meu próprio, um arquivo enorme montado do meu jeito, com tudo o que eu ia levar, onde era pra colocar cada coisa, os meus fornecedores e pacotes contratados, telefones, horário que chegariam, lista de músicas do cortejo, ordem de entrada dos padrinhos, detalhes do meu contrato com o buffet e alterações e aditivos que eu fiz...a própria assessora agradeceu demais por eu ter feito esse checklist tão completo e no dia NADA saiu do programado e nem do lugar, a equipe estava o tempo todo conferindo tudo com o meu checklist na mão e tudo saiu do jeitinho que eu tinha programado e pensado.


6- Comida servida em ilhas: se eu contasse pra vocês o quanto isso é mil vezes melhor do que o serviço empratado mesa a mesa, vocês ficariam de cara! Uma semana antes do meu casamento fui a outra festa com alguns dos meus convidados e a reclamação geral era a de a comida demorar pra passar, vir pouca comida (ou muita comida), que era muito melhor a pessoa poder se servir, etc. No meu casamento não teve uma pessoa que não veio elogiar o formato de ilhas, onde cada um podia ir quantas vezes quisesse pegar o tanto de comida que quisesse e a hora que quisesse. Eu acho o serviço empratado e servido mais "chique", digamos assim, mas o serviço em ilhas foi o que realmente atendeu a nossa festa e eu não mudaria nem por um segundo isso.

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7- Padrinhos e madrinhas sentados: normalmente o pessoal escolhe deixar os padrinhos de pé para ficar bonito na foto, mas eu optei pelo conforto dos meus padrinhos ao invés da beleza na foto. Eu tinha um padrinho com problema no quadril que precisava obrigatoriamente ficar sentado durante a cerimônia, ia ficar muito feito só ele sentado, então coloquei todo mundo sentado e, além de lindo, ficou super tranquilo para eles na cerimônia.

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8- Pontualidade em tudo: gente, se tem uma coisa que meu dia foi, essa coisa é: pontual. Meu casamento estava marcado para 10h com previsão de início 10h30, saí do dia da noiva (que era bem próximo do salão do casamento) às 10h mesmo, cheguei 10h15, começamos 10h30 em ponto mesmo tendo apenas em torno de 160 convidados, e os demais foram chegando depois. Nosso tempo para fotos foi em torno de 30 a 40 minutos - também programado - e conseguimos fazer tudo dentro do cronograma. No final, pelo casamento ter terminado cedo, ficamos em torno de 1h livres no salão só papeando e tirando fotos, eu consegui fazer tudo o que eu queria e sem atraso algum, sentimos que aproveitamos cada segundo da festa e não sentimos que ela passou voando pois não fizemos nada afobados.


9- Entrada com os pais: normalmente o noivo entra com a mãe, e a noiva entra com o pai. Eu e meu noivo queríamos homenagear tanto nossos pais quanto nossas mães, então os dois entraram com pai e mãe, e eu achei que ficou lindo! Muita gente comentou que ficou diferente e super emocionante. Foi a forma que encontramos de honrar a ambos no dia mais importante das nossas vidas, e eles ficaram super contentes.

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10- Decoração artificial: a decoração do nosso casamento já estava inclusa no contrato e não poderia ser mudada a menos que eu quisesse contratar de fora, e ela era inteira artificial, tanto da cerimônia quanto da festa. Não me arrependo um segundo de ter sido assim, estava tudo lindo no dia, ninguém nem reparou, muito pelo contrário, muita gente elogiou horrores a decoração, alguns disseram até que tínhamos muito bom gosto (como se a gente que tivesse escolhido), sem flores mortas, sem espirro pra lá e espirro pra cá, sem cheio de mato, sem nada. Só o que não foi artificial foi meu buquê, pois eu quis flores em tons específicos (coral) e por isso foi natural. A economia e sustentabilidade de uma decoração artificial é MUITO grande.

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DEU ERRADO


1- Dança dos noivos: gente, acho que essa foi a única grande decepção que tivemos no casamento, o resto foram só detalhes. Nós contratamos aulas de dança com coreografia personalizada e uma coreógrafa que só trabalhava com dança para noivos (contei mais nesse debate aqui), foram 4 meses de aula, a coreografia lindíssima, a música era All Of Me do John Legend, e fizemos todos os ensaios certinho, na semana do casamento ensaiamos no buffet mesmo e com um saiote emprestado da nossa professora, para tentar simular o dia. Infelizmente as aulas não corresponderam nem a 10% do que foi no dia: o terno do meu marido não possibilitava movimentos mais complexos (como elevações - tínhamos duas na dança) pois poderia rasgar, a cauda do meu vestido era super comprida e na loja não conseguiram prender mais alto senão rasgaria o tule das costas, o que fez com que eu ficasse com um pouco de cauda na festa e meu noivo pisasse nela na dança, e por fim, o meu vestido era MUITO mais pesado do que o saiote que usei nos ensaios, e meu noivo não conseguia me levantar porque ficou absurdamente pesado, inviabilizando parte da coreografia. Quando saímos da cerimônia, fomos conduzidos para a sala dos noivos para almoçar, um espaço bem amplo, e decidimos ensaiar a coreografia mais uma vez, e foi aí que vimos todos esses erros e optamos por cancelar a dança, ao invés de fazer mal feito do jeito que estávamos fazendo e passarmos vergonha na frente de todos. No fim, o DJ colocou a música que escolhemos, e acabamos fazendo o clássico "dois pra lá, dois pra cá" e namorando um pouquinho na pista, o que ficou muito romântico e bonito, mas não foi o programado. Se vocês forem fazer aula de dança, por favor, façam questão de conseguirem um saiote pesado como a saia do dia, um terno que dê mobilidade para o noivo, do contrário acontece o que aconteceu com a gente. Não me arrependo de ter feito as aulas, pois elas nos ajudaram a desestressar nos preparativos, e também não é uma dor no coração enorme não ter dançado no dia, mas com certeza foi uma chateação que poderia ter sido evitada.

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2- Bar cheio: nós somos cristãos e não bebemos muito, mas metade dos nossos convidados bebia; dessa forma, optamos por ter bar com drinks alcoólicos e sem álcool, para atender os dois públicos. Acontece que o nosso bar ficou bem sobrecarregado, com fila em torno de 15 a 20 minutos, pois quem bebia não alcoólico tomava que nem suco e já voltava pra fila pra pegar, e quem tomava bebida alcoólica só tinha o bar como opção (não servimos cerveja, vinho, whisky, etc). Para tentar conter a situação, os meninos do bar começaram a fazer mais de um drink por pessoa, o que só deixou a situação mais caótica porque demorava mais para atender os convidados. Os drinks estavam uma delícia, mas os convidados reclamaram desse ponto e infelizmente acho que não tinha muito mais o que ser feito. Nós tínhamos refrigerantes, sucos e água sendo servidos, mas o pessoal queria mesmo era o bar. Além disso, eu e meu marido fomos poucos servidos na festa, eu fui servida duas vezes e meu marido nenhuma, esperávamos um atendimento mais "próximo" dos bartenders. De qualquer forma, nada que tirou o brilho da festa.


3- Porta alianças de amarrar: outro detalhe tá meninas, mas que me deixou meio desesperada na hora (rsrs). A avó do meu noivo entrou com o porta alianças, inclusive ela entrou pela lateral e o DJ que conduziu ela pela pista junto com os músicos, e meu marido pegou e na hora de desamarrar, a desgraça não desamarrava por nada, acreditam? Eu não sei se foi minha assessora ou minha mãe que deu o nó pra prender as alianças no porta alianças, mas teve um período de uns 20 segundos de vácuo na capela porque meu marido não conseguia desamarrar, o pastor não teve o que fazer e os músicos estavam esperando alguém falar alguma coisa pra começar a tocar a música. Depois de muito suor, deu certo, e aí tudo voltou nos eixos. Hoje já teria escolhido um porta alianças tipo caixinha, que é só abrir e já era.


4- Quebra de convidados grande: nós fechamos o buffet para 250 pessoas, e como eles não cobravam adicional e era um domingo de manhã, convidamos em torno de 350 pessoas. Nós já esperávamos em torno de 70 faltas de familiares distantes e pessoas que já sabíamos que não iriam (estavam viajando, tiveram problemas, etc), mas no dia em si muita gente que não tinha avisado faltou, alguns sem motivo mesmo (e sem dar satisfação), outros (a maioria) que teve problemas no dia, como já contei mais acima. Outro grande motivo foi que o dia do meu casamento foi dia de ENEM (não dava pra saber né, marquei 2 anos atrás), e vários convidados inclusive mais velhos foram fazer a prova. No fim, foram 221 pessoas, não senti tanta falta das pessoas porque ficou bem cheio e quem tinha que estar esteve, mas fiquei chateada por não terem ido pelo menos os 250 que contratamos.


5- Tiara: meu penteado foi um coque baixo com trança lateral e tiara no topo, e foi maravilhosoooo, mas achei que a tiara ficou muito para trás e ela foi caindo em vários momentos da festa. A assessora me ajudou a prender ele umas 3 ou 4 vezes, convidados me ajudaram a prender outras 2 vezes e eu mesma prendi outras 2. Foi um pouco incômodo e hoje eu já teria colocado a tiara firme e bem presa, eu optei por colocar mais alta como se fosse uma coroa e não deu tão certo assim. Pelo menos o penteado, que ficou magnífico, durou o tempo todinho intacto. Na foto abaixo vocês conseguem ver onde ficou a tiara.

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Gente, são MUITOS detalhes! Eu quis resumir aqui o que foi de principal, sei que ficou enorme, mas espero que tenha ajudado vocês! Os demais detalhes vou contando separadamente depois rsrs Smiley winking


Foi o dia mais lindo da minha vida, eu viveria tudo de novo! Espero que vocês também tenham esse mesmo sentimento quando o casamento passar Smiley heart

152 Respostas

Última atividade por Danielly, dia 30 de Setembro de 2020 às 09:20
  • Danielly
    Super Noiva Setembro 2021 Minas Gerais
    Danielly ·
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    Adorei!!! Obrigada por compartilhar!

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  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Carolina ·
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    Amei o seu relato, é bom que ajuda outas noivas. Obrigada por compartilhar ❤
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  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
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    Adorei o relato do seu casamento, riquissimo em detalhes que ajudam muito as futuras casadinhas! Esse tipo de debate é meu favorito aqui na comu!

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  • Bruna Galvan
    Noiva Ativa Maio 2021 Santa Catarina
    Bruna Galvan ·
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    Adorei seu depoimento e vou pensar sobre a entrada com o pai e a mãe.

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  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
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    Parabéns noivinha! Excelente relato.
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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Não precisa se preocupar hahaha é só tentar reproduzir ao máximo as condições do dia!
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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Sim, os salgados também ficam em ilhas, se você quiser que eles sejam servidos nas mesas precisa pagar um valor adicional. Eu tinha o mesmo receio quando fechei e depois vi que foi exatamente como relatei, as pessoas preferem muito que tudo seja servido nesse formato justamente pra não ter problema de demora pra passar, ou então vir pouco quando passar. Pode ficar tranquilíssima que é sucesso viu?
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  • Grasiele
    Noiva Novata Setembro 2022 São Paulo
    Grasiele ·
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    Oiii noivinha!!
    Que relato incrível!!!
    Gostaria da fazer uma pergunta. Fui conhecer o buffet evento perfeito, não sei se a pessoa que me atendeu não conseguiu me dar muita atenção porque atendia várias mesas. Mas algo que me incomodou foi ela falar que os garçons só servem as bebidas. Mesmo os salgados ficam em ilhas??Com o jantar sei que dá super certo. Agora os salgados fiquei um pouco receosa.
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  • Polliana
    Noiva Ativa Janeiro 2022 Minas Gerais
    Polliana ·
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    Aaah, amei o caderno de recados!!!

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  • Polliana
    Noiva Ativa Janeiro 2022 Minas Gerais
    Polliana ·
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    Ana que depoimento!!

    Amei a ideia de entrar com os pais... e agora também fiquei preocupada com a minha dança kkkkk

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  • Gabriela
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Gabriela ·
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    Parabens por tudooooo!!! lindo lindo lindo!!!!


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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada pelos elogios Smiley heart

    Eu havia feito uma média de mulheres convidados e tinha dado umas 170, com a quebra de convidados fiz 150 pares (e ainda sobrou bastante chinelo depois).

    Os tamanhos eu usei a grade padrão do local onde mandei fazer, normalmente esses lugares que fazem chinelo já têm uma grade padrão que você pode ou não usar, as maiores quantidades de pares costumam ser dos números 36 e 37.

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  • Gabriella
    Noiva Esperta outubro 2021 São Paulo
    Gabriella ·
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    Ana, que casamento lindo!!!! Parabéns por todos os detalhes ❤
    Deixa eu te perguntar, você comprou os chinelos na quantidade da metade das mulheres que você convidou? Como você fez com os tamanhos?
    Tô pensando em comprar pro meu, só que tô meio receosa pensando em faltar algum tamanho, sobrar outro, ou até mesmo comprar demais
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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Que bom que pude ajudar! Espero que dê certo, lá é muito bonito e o serviço prestado foi ótimo Smiley heart

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Porta alianças de amarrar é lindo e dá super certo, mas tenta não dar tantos nós pra não dar esse problema que deu comigo rsrs

    Muito obrigada pelos elogios Smiley heart

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  • Aline
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Aline ·
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    Muito bom o seu relato.
    E um dos espacos que viu visitar é do evento perfeito.
    E foi bom saber 🥰
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  • Fernanda
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
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    Caramba, adorei a riqueza de detalhes.
    Tinha pensado tbm em um porta aliança de amarrar, obrigada pelas dicas, noivinha!
    Seu casamento foi lindo. Parabéns.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Marca sim! Eles fazem degustações e você já sai com o bucho cheio HAHAHAHA

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  • D
    Noiva Novata Julho 2022 São Paulo
    Day ·
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    Obrigadaaa s2, vou marcar uma visita lá.

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  • Pamela
    Super Noiva outubro 2020 Minas Gerais
    Pamela ·
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    Falou tudo!!! Smiley winking

    Obrigada s2

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada! Não fique preocupada, as pessoas que se importam estarão lá Smiley kiss

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    O bar não é incluso no buffet, você pode contratar à parte deles ou de outro bar de fora, então não se preocupe em incluir isso no orçamento do buffet.

    É difícil te dar uma base de valores porque eles sempre fazem promoção e eu mesma peguei uma promoção que me deu um desconto de praticamente 10k. Mas, atualmente, pelo que ando vendo dos valores atuais, acho que você consegue negociar a partir de uns 30k para um final de semana.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Obrigada, logo logo faço um debate sobre esse checklist Smiley winking

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley love

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Obrigadaaa Smiley winking

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  • Pamela
    Super Noiva outubro 2020 Minas Gerais
    Pamela ·
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    Que lindo!!!

    amei seu relato. meu casamento vai ser as 11h da manha de sábado e eu também estou beemmmm precupada com o horário, tenho poucos convidados e tenho medo de ficar vazio sabe. Mas enfim, no convite vou colocar 10:15. rssss

    Parabéns pelo casamento! Smiley smile

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  • D
    Noiva Novata Julho 2022 São Paulo
    Day ·
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    Seu casamento ficou lindo. Esse lugar esta na minha lista de "possíveis lugares para casar". Queria saber o preço em media que você pagou no buffet (não precisa ser exata ta, apenas a media de valor por pessoa", principalmente por causa do bar, todos que vejo encarece muito por conta da bebida alcoólica.

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  • Larissa
    Noiva VIP Novembro 2021 Santa Catarina
    Larissa ·
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    Ahh Ana que decoração Baphonica!

    felicidades ao casal!

    (ps: amo ler esses debates tbm)

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  • Jaqueline
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
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    Adorei ler sua historia e fico feliz por ter da certo, vc poderia compartilhar sua check list da organização??
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  • Lais
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Lais ·
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    Amei seu debate, e estava tudo lindo !!!!

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  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
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    Parabéns pelo casamento Ana, e por compartilhar com a comunidade


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