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Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Casei! Deu certo x deu errado - texto grande, tá?

Ana Raíssa, dia 3 de Dezembro de 2019 às 14:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 152

Boa tarde meninas Como prometido, hoje venho começar a contar um pouco sobre o dia do meu casamento, que foi lindo, mágico, incrível, um sonho realizado! E pra dar o pontapé inicial, quis criar o debate que é o que eu mais gostava de ler quando era noiva: o que tinha dado certo e o que tinha...

Boa tarde meninas Smiley heart


Como prometido, hoje venho começar a contar um pouco sobre o dia do meu casamento, que foi lindo, mágico, incrível, um sonho realizado! E pra dar o pontapé inicial, quis criar o debate que é o que eu mais gostava de ler quando era noiva: o que tinha dado certo e o que tinha dado errado no casamento. Já alerto que vai ser um textão (como todo debate meu rsrs) porque eu gosto de ser detalhista!


Pra quem quiser ver algumas fotos que já liberaram do meu casamento: Casei! e foi o dia mais feliz da minha vida!


Então vamos começar pelo lado bom, né?


DEU CERTO:


1- Casamento de manhã: esse era o meu maior "temor", digamos assim, pois nós nos casamos num domingo de manhã (às 10h - um horário considerado "cedo") num salão fechado. A escolha se deu pelo fato dos amigos do meu noivo trabalharem no sábado à noite, e também pelo valor ser mais em conta, mas tínhamos convidados que vinham de muito longe e rolou um receio de atraso, além da quebra de convidados ou da falta de animação. No dia, os convidados que eram de mais longe foram os primeiros a chegarem, todo mundo muito pontual. Tivemos muitas faltas, mas a maioria por imprevistos no dia mesmo (passou mal, foi para o hospital, teve um convidado que um parente tinha acabado de falecer, etc - foi meio tenso), e quem estava era MUITO animado, nossa balada durou bastante tempo e todo mundo dançou demais, deu tempo de fazer tudo o que queríamos e o pessoal conseguiu ir embora cedo para aproveitar o final do dia se recuperando. Não me arrependo um segundo da escolha, pois no fim achei que o casamento matinal rendeu um ar muito mais romântico do que o glamour da noite!


2- Detalhes e mimos: o casamento era um sonho de infância e por isso eu fiz de tudo pra ter TODOS os mimos que eu tinha direito. Fiz porta guardanapos, porta retratos, letreiro MDF, kit toalete, menu de mesa, plaquinha de mesa, livro de assinatura, lousinha, lembrança de pais, lembrança de padrinhos, tudo o que vocês podem imaginar. E, por mais que nenhuma dessas coisas seja realmente necessária para a festa acontecer, elas fizeram toda a diferença na decoração e no próprio sentimento dos convidados. Recebemos diversos elogios por termos pensado em tudo e por tudo ter ficado tão a nossa cara, e isso me traz uma realização tão grande quando penso no casamento! Por isso sempre acho que se você pode fazer, faça.

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3- Chinelinhos para a festa: hoje em dia chinelinho virou o tipo de coisa que já é esperado no casamento, pois além de ser uma lembrança super fofa, é uma mão na roda para as convidadas que querem descer do salto sem sujar os pés (às vezes as pessoas derrubam comida e bebida no salão e tem risco até de escorregar). Claro que o casamento continua acontecendo sem os chinelos, mas também é outro detalhe que fez muita diferença. Os meus já vieram inclusive embaladinhos, fiz modelos personalizados para as madrinhas, e todo mundo adorou, a maioria me conta que usa até hoje em casa.

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4- Cerimônia e festa no mesmo local: gente, é tão melhor fazer as duas coisas juntas...o tempo do casamento é tão contadinho que cada segundo vale ouro, e quando acabou a cerimônia (que foi na capela do espaço onde nos casamos), os convidados só precisaram sair pela recepção e entrar no salão, sem necessidade de pegar carro de novo, Uber, dar volta, pegar trânsito...se puderem, façam tudo no mesmo lugar, facilita tanto para os noivos quanto para os convidados.


5- Checklist completasso para a equipe de assessoria: toda equipe de assessoria tem o seu próprio checklist, mas eu fui super detalhista e montei o meu próprio, um arquivo enorme montado do meu jeito, com tudo o que eu ia levar, onde era pra colocar cada coisa, os meus fornecedores e pacotes contratados, telefones, horário que chegariam, lista de músicas do cortejo, ordem de entrada dos padrinhos, detalhes do meu contrato com o buffet e alterações e aditivos que eu fiz...a própria assessora agradeceu demais por eu ter feito esse checklist tão completo e no dia NADA saiu do programado e nem do lugar, a equipe estava o tempo todo conferindo tudo com o meu checklist na mão e tudo saiu do jeitinho que eu tinha programado e pensado.


6- Comida servida em ilhas: se eu contasse pra vocês o quanto isso é mil vezes melhor do que o serviço empratado mesa a mesa, vocês ficariam de cara! Uma semana antes do meu casamento fui a outra festa com alguns dos meus convidados e a reclamação geral era a de a comida demorar pra passar, vir pouca comida (ou muita comida), que era muito melhor a pessoa poder se servir, etc. No meu casamento não teve uma pessoa que não veio elogiar o formato de ilhas, onde cada um podia ir quantas vezes quisesse pegar o tanto de comida que quisesse e a hora que quisesse. Eu acho o serviço empratado e servido mais "chique", digamos assim, mas o serviço em ilhas foi o que realmente atendeu a nossa festa e eu não mudaria nem por um segundo isso.

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7- Padrinhos e madrinhas sentados: normalmente o pessoal escolhe deixar os padrinhos de pé para ficar bonito na foto, mas eu optei pelo conforto dos meus padrinhos ao invés da beleza na foto. Eu tinha um padrinho com problema no quadril que precisava obrigatoriamente ficar sentado durante a cerimônia, ia ficar muito feito só ele sentado, então coloquei todo mundo sentado e, além de lindo, ficou super tranquilo para eles na cerimônia.

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8- Pontualidade em tudo: gente, se tem uma coisa que meu dia foi, essa coisa é: pontual. Meu casamento estava marcado para 10h com previsão de início 10h30, saí do dia da noiva (que era bem próximo do salão do casamento) às 10h mesmo, cheguei 10h15, começamos 10h30 em ponto mesmo tendo apenas em torno de 160 convidados, e os demais foram chegando depois. Nosso tempo para fotos foi em torno de 30 a 40 minutos - também programado - e conseguimos fazer tudo dentro do cronograma. No final, pelo casamento ter terminado cedo, ficamos em torno de 1h livres no salão só papeando e tirando fotos, eu consegui fazer tudo o que eu queria e sem atraso algum, sentimos que aproveitamos cada segundo da festa e não sentimos que ela passou voando pois não fizemos nada afobados.


9- Entrada com os pais: normalmente o noivo entra com a mãe, e a noiva entra com o pai. Eu e meu noivo queríamos homenagear tanto nossos pais quanto nossas mães, então os dois entraram com pai e mãe, e eu achei que ficou lindo! Muita gente comentou que ficou diferente e super emocionante. Foi a forma que encontramos de honrar a ambos no dia mais importante das nossas vidas, e eles ficaram super contentes.

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10- Decoração artificial: a decoração do nosso casamento já estava inclusa no contrato e não poderia ser mudada a menos que eu quisesse contratar de fora, e ela era inteira artificial, tanto da cerimônia quanto da festa. Não me arrependo um segundo de ter sido assim, estava tudo lindo no dia, ninguém nem reparou, muito pelo contrário, muita gente elogiou horrores a decoração, alguns disseram até que tínhamos muito bom gosto (como se a gente que tivesse escolhido), sem flores mortas, sem espirro pra lá e espirro pra cá, sem cheio de mato, sem nada. Só o que não foi artificial foi meu buquê, pois eu quis flores em tons específicos (coral) e por isso foi natural. A economia e sustentabilidade de uma decoração artificial é MUITO grande.

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DEU ERRADO


1- Dança dos noivos: gente, acho que essa foi a única grande decepção que tivemos no casamento, o resto foram só detalhes. Nós contratamos aulas de dança com coreografia personalizada e uma coreógrafa que só trabalhava com dança para noivos (contei mais nesse debate aqui), foram 4 meses de aula, a coreografia lindíssima, a música era All Of Me do John Legend, e fizemos todos os ensaios certinho, na semana do casamento ensaiamos no buffet mesmo e com um saiote emprestado da nossa professora, para tentar simular o dia. Infelizmente as aulas não corresponderam nem a 10% do que foi no dia: o terno do meu marido não possibilitava movimentos mais complexos (como elevações - tínhamos duas na dança) pois poderia rasgar, a cauda do meu vestido era super comprida e na loja não conseguiram prender mais alto senão rasgaria o tule das costas, o que fez com que eu ficasse com um pouco de cauda na festa e meu noivo pisasse nela na dança, e por fim, o meu vestido era MUITO mais pesado do que o saiote que usei nos ensaios, e meu noivo não conseguia me levantar porque ficou absurdamente pesado, inviabilizando parte da coreografia. Quando saímos da cerimônia, fomos conduzidos para a sala dos noivos para almoçar, um espaço bem amplo, e decidimos ensaiar a coreografia mais uma vez, e foi aí que vimos todos esses erros e optamos por cancelar a dança, ao invés de fazer mal feito do jeito que estávamos fazendo e passarmos vergonha na frente de todos. No fim, o DJ colocou a música que escolhemos, e acabamos fazendo o clássico "dois pra lá, dois pra cá" e namorando um pouquinho na pista, o que ficou muito romântico e bonito, mas não foi o programado. Se vocês forem fazer aula de dança, por favor, façam questão de conseguirem um saiote pesado como a saia do dia, um terno que dê mobilidade para o noivo, do contrário acontece o que aconteceu com a gente. Não me arrependo de ter feito as aulas, pois elas nos ajudaram a desestressar nos preparativos, e também não é uma dor no coração enorme não ter dançado no dia, mas com certeza foi uma chateação que poderia ter sido evitada.

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2- Bar cheio: nós somos cristãos e não bebemos muito, mas metade dos nossos convidados bebia; dessa forma, optamos por ter bar com drinks alcoólicos e sem álcool, para atender os dois públicos. Acontece que o nosso bar ficou bem sobrecarregado, com fila em torno de 15 a 20 minutos, pois quem bebia não alcoólico tomava que nem suco e já voltava pra fila pra pegar, e quem tomava bebida alcoólica só tinha o bar como opção (não servimos cerveja, vinho, whisky, etc). Para tentar conter a situação, os meninos do bar começaram a fazer mais de um drink por pessoa, o que só deixou a situação mais caótica porque demorava mais para atender os convidados. Os drinks estavam uma delícia, mas os convidados reclamaram desse ponto e infelizmente acho que não tinha muito mais o que ser feito. Nós tínhamos refrigerantes, sucos e água sendo servidos, mas o pessoal queria mesmo era o bar. Além disso, eu e meu marido fomos poucos servidos na festa, eu fui servida duas vezes e meu marido nenhuma, esperávamos um atendimento mais "próximo" dos bartenders. De qualquer forma, nada que tirou o brilho da festa.


3- Porta alianças de amarrar: outro detalhe tá meninas, mas que me deixou meio desesperada na hora (rsrs). A avó do meu noivo entrou com o porta alianças, inclusive ela entrou pela lateral e o DJ que conduziu ela pela pista junto com os músicos, e meu marido pegou e na hora de desamarrar, a desgraça não desamarrava por nada, acreditam? Eu não sei se foi minha assessora ou minha mãe que deu o nó pra prender as alianças no porta alianças, mas teve um período de uns 20 segundos de vácuo na capela porque meu marido não conseguia desamarrar, o pastor não teve o que fazer e os músicos estavam esperando alguém falar alguma coisa pra começar a tocar a música. Depois de muito suor, deu certo, e aí tudo voltou nos eixos. Hoje já teria escolhido um porta alianças tipo caixinha, que é só abrir e já era.


4- Quebra de convidados grande: nós fechamos o buffet para 250 pessoas, e como eles não cobravam adicional e era um domingo de manhã, convidamos em torno de 350 pessoas. Nós já esperávamos em torno de 70 faltas de familiares distantes e pessoas que já sabíamos que não iriam (estavam viajando, tiveram problemas, etc), mas no dia em si muita gente que não tinha avisado faltou, alguns sem motivo mesmo (e sem dar satisfação), outros (a maioria) que teve problemas no dia, como já contei mais acima. Outro grande motivo foi que o dia do meu casamento foi dia de ENEM (não dava pra saber né, marquei 2 anos atrás), e vários convidados inclusive mais velhos foram fazer a prova. No fim, foram 221 pessoas, não senti tanta falta das pessoas porque ficou bem cheio e quem tinha que estar esteve, mas fiquei chateada por não terem ido pelo menos os 250 que contratamos.


5- Tiara: meu penteado foi um coque baixo com trança lateral e tiara no topo, e foi maravilhosoooo, mas achei que a tiara ficou muito para trás e ela foi caindo em vários momentos da festa. A assessora me ajudou a prender ele umas 3 ou 4 vezes, convidados me ajudaram a prender outras 2 vezes e eu mesma prendi outras 2. Foi um pouco incômodo e hoje eu já teria colocado a tiara firme e bem presa, eu optei por colocar mais alta como se fosse uma coroa e não deu tão certo assim. Pelo menos o penteado, que ficou magnífico, durou o tempo todinho intacto. Na foto abaixo vocês conseguem ver onde ficou a tiara.

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Gente, são MUITOS detalhes! Eu quis resumir aqui o que foi de principal, sei que ficou enorme, mas espero que tenha ajudado vocês! Os demais detalhes vou contando separadamente depois rsrs Smiley winking


Foi o dia mais lindo da minha vida, eu viveria tudo de novo! Espero que vocês também tenham esse mesmo sentimento quando o casamento passar Smiley heart

152 Respostas

  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
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    Por nada linda ,eu que agradeço 💋
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  • Ana Carolina
    Super Noiva Janeiro 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
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    Oiii, onde fez seus chinelos? ficaram lindos!!!

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  • Rosana
    Noiva VIP Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Rosana ·
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    Adorei o seu post e tb estou realiza do meu check list. Parabéns pelo casamento!
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  • Liziane
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Liziane ·
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    Eu estou morrendo de medo da minha dança kkkk pq não tenho saiote e a saia é de princesa e o marido não tem noção disso kkkk.

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  • Joyce
    Noiva Ativa Novembro 2020 São Paulo
    Joyce ·
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    Oi Ana, nossa muito obrigada por responder, vou entrar em contato com eles para verificar se ainda fecham o contrato assim sem cobrar o excedente, seria otimo pq tenho 200 convidados mas só dispomos para 150, isso me deixaria bem mais tranquila, adorei a idéia de ter todos os tipos de musica, pq apesar de adorarmos os louvores o casamento fica parado sem as musicas normais, obrigada por compartilhar suas experiências!!!

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart

    O buffet onde casamos, na época que fechamos, não cobrava convidados que passassem da lista. Isso significa que se eu fechei pra 250 mas fossem os 350 que convidamos, eu não pagaria a mais por esses 100 convidados, mas eles não se responsabilizariam pelo insucesso da festa (pois se programam com comida e atendimento para o que foi contratado). Hoje em dia não sei se eles ainda fazem dessa forma.

    A balada não teve músicas evangélicas. Colocamos gospel apenas no horário do almoço, na minha balada tocou de tudo normal: eletrônico, brega, sertanejo, funk, etc. Nossa única recomendação para o DJ foi não colocar nenhuma música com apelo sexual explícito ou de violência e drogas, ele colocou todos os funks comuns e alguns com a versão light (que corta palavrões ou partes explícitas).

    Vou fazer um debate melhor sobre a cerimônia e conto sobre a playlist! Mas tivemos tanto músicas gospel quanto músicas comuns, todas muito calmas!

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  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
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    Issooo vai ajudar muitooo rsrs

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  • Joyce
    Noiva Ativa Novembro 2020 São Paulo
    Joyce ·
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    Ana, maravilhoso o seu resumo do dia, adorei e me tirou muitas dúvidas, tbm somos cristãos e estou pensando no bar para atender a parte da familia que bebe, tenho algumas dúvidas rsrs, você disse que o buffet não cobra adicional caso exceda o que vc contratou? me explique melhor please, como funcionou a parte da balada, você colocou musicas evangélicas?? se puder me passar sua playlist da cerimonia vou te agradecer imensamente, estou mto perdida ainda...

    obrigada e mais uma vez felicidades Smiley heart

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  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
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    Fico mais tranquila. Obrigada

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Acho que não sobrecarrega não, porque você tem chopp e tem mais bartenders do que eu tive. Eu só tive o bar de coisa alcoólica e tive dois bartenders, isso foi um agravante.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley laugh

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Que bom que gostou, muito obrigada Smiley catface

    Sobre o checklist, depois vou abrir um debate sobre ele, mas basicamente coloquei as informações sobre meu contrato, tudo que contratei, onde cada coisa deveria estar, e tudo o que a minha assessora precisaria ficar de olho!

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley winking

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart

    Coloquei 10h mesmo no convite. Achei que ficaria muito cedo colocar antes disso no convite, o pessoal foi pontual e começamos no horário previsto.

    A assessora era de fora, porém ela também trabalhava para o buffet, o que fez fluir super bem porque ao mesmo tempo que ela estava do meu lado, ela também conhecia as pessoas e todo o funcionamento do buffet.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada mesmo Smiley love

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  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
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    Sim com certeza, isso é bem chato mesmo! Smiley sad
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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada, foram só detalhes mesmo, mas nada que estragasse o dia Smiley kiss

    Sim, tivemos várias faltas pelos motivos que citei, honestamente a chateação foi pela parte financeira mesmo de pagar para pessoas que não foram, porque em termos de sentir falta dos outros, nós não sentimos não Smiley xd

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley love

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  • Geovanna Bueno
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Geovanna Bueno ·
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    Legal Ana, espero por esse debate! ♥

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muitíssimo obrigada Smiley heart

    Eu contratei uma equipe de assessoria à parte, da Luciana, que trabalha tanto no Evento Perfeito quanto fora dele. Foi ótimo porque ao mesmo tempo que ela fica de olho nas minhas coisas sem a visão do buffet, ela também conhece o buffet, seu funcionamento e todas as pessoas de lá, o que fez tudo fluir muito melhor.

    A comida estava MARAVILHOSA! Quentinha, saborosa, bem temperada, ilhas o tempo todo abastecidas. Recebemos diversos elogios. Meu marido é cozinheiro, portanto nossa festa teve muitos chefs e cozinheiros também (convidados dele) e todos adoraram a comida.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Com certeza, super obrigada Smiley kiss

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Nos empenhamos mas no final bateu uma sensação de alívio, pois estávamos bem nervosos em errar a dança, especialmente meu noivo...mas as aulas foram bem divertidas!

    Muito obrigada Smiley kiss

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada, foi sim, meu dia foi perfeito e nada que deu errado estragou esse momento Smiley heart

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart depois abro um debate contando certinho sobre o meu checklist, mas basicamente eu fiz um resumão de tudo o que contratei, onde cada coisa deveria estar e todos os alinhamentos do que minha assessora precisaria prestar atenção!

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada, quase tudo deu certo na verdade, poucas coisas deram errado! Smiley heart

    A música é linda, um mimo, super romântica, e não precisa ter receio, só tente ao máximo prever tudo antes, veja bem essa questão das roupas de vocês nas provas, se dá mobilidade, etc.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Sabe o que é pior? Nos nossos ensaios finais estávamos super leves, não estávamos duros, fluiu super bem! O que matou foi não ter previsto a questão das roupas mesmo, ficou completamente inviável, e ainda junta o nervosismo, não teve como...

    Pontualidade é tudo! Fiz super questão disso no casamento.

    Muito obrigada Smiley heart

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Frise sim essa questão, pois foi um comentário geral dos convidados de que os drinks eram deliciosos mas a fila estava grande e demorada. Pegue bem no ponto de ser um drink por pessoa, de ter mais bartenders se possível, etc.

    Na dança, não pode ter cauda senão pisa! Fica bem de olho nisso também, porque aí fica ruim né.

    Muito obrigada Smiley heart

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  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
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    A sim. No nosso contrato esta 3 bartenders. Teremos chopp também.

    Espero que não sobrecarregue muito o bar.

    Mas obrigada pelo retorno.

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart depois faço um debate mostrando ele certinho. Montei desde que fiquei noiva e fui complementando ao longo dos dois anos de noivado!

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Com certeza! Super obrigada Smiley kiss

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Sim, mas de qualquer forma, nada que os convidados percebessem e que estragassem o dia. No fim deu tudo certo. Muito obrigada Smiley love

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  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
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    Muito obrigada Smiley heart

    Nós tínhamos dois bartenders e mais o dono que ficou supervisionando. Achei que foram poucos. O ideal é ter uns 3 ou 4 (na minha opinião) ou então mais opções de bebida. No nosso caso não quisemos colocar mais álcool porque não bebemos, então sobrecarregou um pouco.

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