Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Louisy
Noiva VIP outubro 2019 Paraná

Casei! O que nós não fizemos

Louisy, dia 10 de Novembro de 2019 às 22:15 Publicado em Fórum Recém-casad@s 6 31

Hello brides!

Hoje cedo fiz um debate sobre os custos do meu casamento, e achei complementar fazer um debate sobre as coisas que eu não fiz, seja por dinheiro, seja porque não queríamos mesmo...



Convites

Nós optamos por não enviar convites impressos, mandamos apenas o link do site do casamento com um texto personalizado para todos, e para os padrinhos fizemos uma vídeo chamada. Porque não enviamos? Primeiro porque nenhum convidado mora aqui para ter aquele encontro da entrega e tal. Segundo porque entre nós dois, consideramos um gasto supérfluo e uma geração de lixo grande...


Presente para padrinhos

Engatando no outro item, também não entregamos nenhum presente para os padrinhos, pelos mesmos motivos, demonstramos nosso amor, cuidado e carinho por eles de outras formas.


Papelaria de casamento em geral

Não tivemos lágrimas de alegria, kit bwc/ressaca personalizado, menu impresso, número de mesa, etc. Nada de papelaria, exceto uma mensagem de 3x5cm que deixamos no prato de cada um como um agradecimento de presença. Para o menu, nós mandamos por whats app no próprio dia qual seria, e para os remédios, eu só coloquei dentro de uma tigela bonita e avisei onde estariam.


Cerimonialista

Eu e meu esposo fomos os cerimonialistas do dia! Recebemos todos os fornecedores, resolvemos os probleminhas que surgiram, recepcionamos os convidados, e fizemos um cronograma da cerimônia explicando onde seria cada coisa, horários e quem deveria estar onde, enviamos por whats app no grupo que criamos do casamento. Era um item que eu estava um pouco apreensiva, pois existiram alguns momentos em locais separados, mas não deu problema nenhum, bem pelo contrário.


Carro da noiva

Como eu me arrumei junto com todo mundo no próprio lugar, entrei a pé mesmo.


Dia da noiva

Esse item não teria como eu ter pois eu fiz a decoração, seria impossível me comprometer com um spa ao mesmo tempo. Contratei um pacote de make e cabelo apenas e foi o suficiente, eu não sou uma pessoa que faz questão desses mimos então talvez, mesmo que eu não tivesse me comprometido com a decoração, não faria questão desse tipo de serviço.


Robes de madrinhas

Eu perguntei para todas as madrinhas e para as mães se elas gostariam de receber um robe para o making off, todas disseram que não faziam questão, ou que não usavam no dia a dia... Então não fazia sentido eu gastar com isso. Por coincidência, minha maquiadora tinha alguns e levou no dia, aí aproveitamos para tirar fotos e ninguém gastou.


Itens de making off e de noiva

Também não comprei nada para o making off como cabide, pantufa ou robe de noiva. Não fazia questão e nem me lembrei de ir atrás desses itens, apenas o robe que usei da minha maquiadora também.

Sobre itens de noiva, eu procurei não comprar nada específico para o dia: emprestei um brinco da minha mãe, não usei nenhuma outra joia e comprei um sapato nude que eu pudesse usar depois (e só comprei porque só tenho sapatos pretos).


Filmagem

Eu acho lindo ver as filmagens de casamento, mas não entrava no nosso orçamento. Então, para que não tivesse nenhum registro além de fotos, eu encarreguei uma madrinha de filmar a cerimônia e os convidados deixando uma mensagem para nós dois, em diversos momentos do dia. Vou juntar todas as filmagens dela e fazer uma surpresa para meu noivo depois.


DJ ou banda

Como tínhamos apenas 30 convidados, ao nosso ver não fazia sentido contratar um DJ ou uma banda, apesar de acharmos muito legal. Nós pegamos uma caixa de som grande que minha mãe tem, um celular com Spotify, deixamos uma pré playlist pronta e todo mundo podia mudar as músicas quando queriam. As pessoas adoraram poder decidir quais músicas entravam e não teve nenhum problema com desorganização dessa parte.


Toalhas e guardanapos de tecido

Como queríamos diminuir um pouco do impacto ambiental em geral do casamento, optamos por não ter toalhas nem guardanapos de tecido (por conta da necessidade de lavagem), então as mesas ficaram sem toalhas mesmo e os guardanapos foram de papel (que podem ser colocados na composteira).


Forminhas de doces

Pelos mesmos motivos do item anterior, optamos por não ter formas de doces. Como não encontrei nenhuma alternativa que minimizasse o impacto, deixei sem! Comprei potes de vidro reciclado (R$7 cada) e os coloquei lá dentro. Da mesma forma nossos talheres e pratos para o bolo e copos/taças do jantar não eram descartáveis.


Decorador

Por custo e por gosto quisemos fazer tudo no casamento, da pesquisa de ideias, compras, até a montagem. Além de baratear por comprar as coisas por ter preço de custo nos itens, também não tivemos o gasto de equipe e de montagem.


Padronagem de roupas

Esse custo não seria meu, mas de qualquer forma entra em valores e em gostos... Optamos por não padronizar ninguém, nem mães nem madrinhas/padrinhos. Eu acho bonito casamentos com padronagem, eu não me importo quando tenho que ir atrás de um vestido que talvez eu nunca mais vá usar, porém não tem nada a ver comigo e a questão de consumo consciente também pesou... Pedi para todos usarem as roupas que quisessem, que mais se sentissem bem, com as cores e quantidade de brilho que achassem melhor, com o comprimento, corte, decote e fenda que bem entendessem. Queria que, se alguém comprasse algum vestido ou terno, fosse porque queria muito e que iria usar depois, e que se alguém não tivesse condições, não se sentisse pressionado de gastar com nada, e assim foi! E se vocês olharem as fotos das madrinhas e padrinhos vão ver a sintonia que não foi combinada!


Meninas, pelo que me lembro é isso...


Vale ressaltar aqui que eu sou arquiteta e trabalho com eventos também, então muitas das coisas que nós optamos por fazer é porque eu sabia que conseguiria, já tinha feito antes, enfim... Não arrisquei tão no escuro assim. Mas é uma dica para as noivinhas e noivinhos que são bons no DIY, ou que tem alguma amiga ou familiar que seja bom em alguma coisa, façam coisas que possam serem feitas entre vocês... Além de guardar bons momentos desse planejamento todo, ainda conseguem economizar um bocado!

Outra dica é: eu conhecia bem meus convidados, e meu casamento teve um número pequeno de pessoas (30), então não ter cerimonialista e mandar as coisas por grupo de whats funcionaram, para casamentos maiores eu não indicaria de forma alguma! Também entra se conhecer bem, seja de organização como sobre o tempo para fazer as coisas, não se matem de cansaço e estresse, não surtem por querer abraçar o mundo, não se comparem... Apenas curtam os preparativos de uma forma leve, tranquila e dentro daquilo que é possível!


Por fim, queria dizer que tudo que foi relatado não foi pra ofender ou julgar quem gosta, quer e sonha com esses itens... O casamento TEM que ter a cara dos noivos e apenas isso importa. Eu quis vir incentivar quem quer sair do tradicional ou quem não tem condições, para reinventar sua festa de casamento, adequar ao seu orçamento, à sua realidade e aos seus gostos pessoais.

E também para lembrar que o casamento mesmo é o depois do dia C, é o dia-a-dia, é a parceria. A festa é só a festa, é o começo de tudo, mas é apenas um dia. Então planejem esse dia pensando no pós, não fiquem com dívidas após o casamento e nem se frustem se algo não for possível de ser feito. Façam dos seus dias C um momento mágico, vai ser lindo de qualquer forma! Smiley heart



Para verem as fotos e outros detalhes da cerimônia:

Casamento civil

Casei!

Casei! Prévia das fotos

Casei! Certo x Errado

Casei! Minha crônica

Casei! Custos


Beijos!



31 Respostas

Última atividade por Ariane, dia 25 de Janeiro de 2021 às 14:06
  • Ariane
    Noiva Curiosa Novembro 2021 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Post maravilhoso! Fiquei feliz e aliviada por saber que existem noivas que pensam assim.

    Eu sempre tive essa consciência mas só me gerava desconforto quando ia dividir com as pessoas. Hoje entendo que o momento é meu e tenho que fazer apenas o que me traz alegria e paz independente das opiniões alheias.

    Parabéns Smiley heart

    • Responder
  • Elkiany
    Noiva Esperta Dezembro 2021 Goiás
    Elkiany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Identifiquei demais com tudo, vou aderir a mta coisa, obrigada por compartilhar 🌻
    • Responder
  • Thabata
    Noiva Novata Agosto 2023 São Paulo
    Thabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Louisy! Td bem?

    Que incrível! Quero algo bem parecido! Vc deu ótimas ideias!!

    Se me permite perguntar, vocês pensavam em fazer o civil também no sítio? Não daria certo?

    Bjs!!

    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Arrasou! Pensamos muito parecido!
    E
    Vai ser lindo!!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo totalmente: o casamento tem
    que ter a cara dos noivos. Não dá para se apegar a "regras". Nosso casamento não terá contratação de carro, nem florista, nem cerimonialista.

    Minha mãe fará o bolo e está fazendo meu vestido. Somos minimalistas, gostamos de fazer "manualidades" e nosso casamento será para 60 pessoas, então claro que isso ajuda a conseguir dar conta de tudo e não gastar tanto.

    Eu e meu noivo sempre falamos isso: casamento mesmo não é o dia C, que por mais especial que seja, é apenas um dia dentro de uma vida toda. Por isso estamos curtindo bastante a preparação e tenho certeza que vamos curtir muito organizar tudo no dia até o horário do casamento propriamente dito. Nós mesmos vamos decorar, montar o altar, a mesa de doces (que não terá aquelas forminhas elaboradas).

    Para nós, não ficar endividados por causa do casamento pesa bastante. Não queremos esse peso.

    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Sá! Fico muito feliz que tenha te inspirado!

    • Responder
  • Sá Ollebar
    Noiva Constante Setembro 2020 São Paulo
    Sá Ollebar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu casamento, seus relatos e sua maneira de botar em prática o consumo consciente é incrível e inspirador. Vou fazer meu casamento em casa total handmade e zero waste. Estou já finalizando os itens da decor, já estou ansiosa pra chegar o dia de montar tudo.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Louisy, você é demais!

    Eu já sonhei com um casamento muito parecido com o seu. Achei até que as pessoas poderiam estranhar muitas coisas, mas até aí... Não pensei em sair do meu eu pra agradar o gosto festivo alheio, rs. Agora lendo o que você não fez, me sinto muito mais segura que vai dar tudo certo e ficar tudo lindo. Espero no futuro poder fazer um relato maravilindo que nem o seu: um casamento feito por nós, minimizando impactos ecológicos, lindo de viver... ❤️
    • Responder
  • Jaqueline Sercundo
    Noiva Constante Agosto 2019 São Paulo
    Jaqueline Sercundo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei do debate e decidi complementar.

    Eu fiz muito parecido com vocês, algumas coisas eu mesmo fiz questão de fazer, como os convites e lembranças dos padrinhos, não fiz a papelaria, fui buscar as suculentas na semana do casório la na Feira das Flores no Ceagesp, junto com as flores do buquê. Também não contratei a filmagem, embora eu queria muito, porém no nosso orçamento não cabia, então eu decidi dar prioridade para outras coisas mais importantes, a minha coroa não foi das mais caras, comprei na 25 de Março e muita coisa da decoarão eu comprei no site da Elo7, até o meu porta aliança eu fiz com uma bíblia mesmo e ficou lindo.

    Não me arrependo de nada disso, porque deu tudo certo, nós curtimos muito e naõ ficamos com dividas e graças a Deus estamos na nossa casa e muito felizes.


    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate, parabéns

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o seu debate, acho que seu casamento foi perfeito, parabens Smiley smile

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauu gata tu foi demais!! Parabéns novamente! Smiley laugh

    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uhulll é bom começar o dia lendo coisinhas assim hahah
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Santa Catarina
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lu! Tenho muito orgulho de você! É uma inspiração para nós!
    • Responder
  • Mary
    Noiva Ativa Setembro 2020 Bahia
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que maravilhoso.....me identifiquei bastante....creio que farei também a maioria das coisas....do contratarem pacote de cabelo e maquiagem....as demais coisas farei com ajudinha de algumas pessoas que sabem arrumar....economizamos bastante Ne???!!!😍😍😍😍💙💙💙💙
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate maravilhoso 😍
    Seu casamento foi um dos mais originais,gostoso de ver e ler daqui da comu!
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Novembro 2019 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei seu corte de gastos. De verdade!! Meu sonho seria fazer o mesmo. Mas meu noivo adora agradar os outros, então gastei horrores kkkkkk

    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal, Louisy...tô de cara que vocês conseguiram fazer tudo sem o cerimonial, acho que eu enlouqueceria!

    Algumas coisas também quis e fiz igual a você, não comprei robe pra ninguém e nem comprei itens de making of.

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cada casamento tem sua beleza, porque o importante é ter a cara dos noivos então nenhum acaba sendo igual.
    Nem o meu é o da minha irmã, que foi no mesmo lugar foi igual ao outro, tem coisas que ela quis fazer e eu não, tem coisas que ela teve condições de fazer e eu não é vice versa.
    Acho que toda experiência é válida.
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Louisy...
    que demais ... adorei as suas ideias !!!!
    Parabéns... pelo carinho e dedicação em tudo...
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Louisy, amei a ideia do vídeo filmagem! Arrasou!

    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Vivi! Tô ansiosa para o ver o seu também! 🤗
    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí que bom, Lívia!
    Eu queria mesmo era mostrar uma oportunidade para quem fica "preso" em um casamento tradicional mesmo não querendo ou não podendo, mas eu acho qualquer estilo de casamento lindo! Sempre saio dizendo que foi o casamento mais lindo que já fui hahaha manteiga derretida né 😅
    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, ainda bem! 🤗
    • Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Nath, deu tudo certo!
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho lindo casamento feito 100% a cara do casal.

    Muitos dos itens que mencionou, eu também julgo não ter tanta necessidade, alguns também não pretendo ter, como o kit toalhete mesmo.

    Eu adorei o estilo do seu casamento, estavam emanando felicidade Smiley smile

    • Responder
  • N
    Top das Noivas Novembro 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isy, estou sem palavras para o seu relato
    Sem dúvidas o sei casamento me tocou profundamente
    Em cada foto da pra ver a felicidade de vocês e perceber a entrega nesse momento, parabéns por colocarem toda a essência de vocês nesse dia e curtirem cada instante da organização até o grande momento Obrigada por todas as dicas e por dividir tudo isso conosco ❤️
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Novembro 2019 Ceará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, é bom demais dá o nosso toque em algo tão importante como o casamento. Tbm quero resolver bastante coisa da decoração e tal, não sou profissional, mas por aqui em casa, todas as festividades que fizemos somos nós quem colocamos a mão na massa e eu adoro ❤
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lou, a cada debate seu eu acabo sentindo mais vontade de ter estado presente, parece que foi tudo tão intimista, tão bacana, sério!
    Muitas coisas que você não fez, eu fiz, e com certeza não me ofendi e concordo demais com o seus pensamentos para organizar 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal Lou é mto bom saber q no final deu certo ♥️🌷
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maravilhoso!! Fico radiante de saber a seu tudo certo pra vcs Lou! 😍
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas