Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Como foi "não contratar" assessoria

Estela, dia 9 de Fevereiro de 2017 às 23:05 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 157

Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! Smiley smile

***

Primeiramente devo dizer que não contratei assessoria para o meu casamento, fiz tudo sozinha e meu casamento não foi um fracasso, foi sim um sucesso. Porém, eu não recomendo fazer o que eu fiz e vou contar todos os porquês. Eu não vivo de passado, não choro sobre o leite derramado, por isso não fiquei absolutamente nada frustrada com meu casamento, mas ficarei feliz se minha experiência puder ajudar outras noivas que possuem dúvidas a respeito!

Como eu sempre sonhei muito com o casamento e isso se fortaleceu muitíssimo depois que conheci meu amor, eu já pesquisava coisas relacionadas a casamento na internet, mesmo antes de decidirmos casar!

Assim que noivamos, já marcamos a data e de cara eu fechei a chácara do casamento (com indicação de amiga de confiança) e fui indo sozinha atrás de todo o resto.

Durante 18 meses, virei "expert" na teoria de planejamento e organização, ou pelo menos eu achava que tinha virado. Conversando com diversas pessoas, descobri que realmente aprendi muito sobre esse universo, coisas que as pessoas que não estão envolvidas com isso nem fazem ideia que existem ou o que significam, como, por exemplo, o que é: sousplat, árvore de assinaturas, kit toalete, caixa de buquê, buquê de fita, bomba do noivo, dança dos noivos ensaiada, padronização de vestidos de madrinhas, padronização de itens da decoração, personalização com brasão de itens da decoração, porta-alianças, votos pessoais, making-of, pré-wedding, trash the dress, trailer de casamento, orquestra para cerimônia, anel de noivado, pacote de núpcias, save the date, demoiselles, painel backdrop, manual de padrinhos, cartão de agradecimento, tótem de fotos, RSVP, retrospectiva animada, something blue, DIY, etc e etc!

coisas de casamento

E por entrar em contato com esse mundo e descobrir tantas coisas legais, e outras que eu não achava tão legais assim e resolvi "cortar", eu fui sozinha planejando meu casamento!

Fui fechando os contratos e comprando as coisas. Fui resolvendo o que teria e o que não teria. Fui fazendo muitos DIY's!

Fiz sozinha e manualmente todos os convites dos convidados e os convites dos padrinhos. Isso deu muito certo!

Eu já disse que meu casamento foi um sucesso, mas poderia ter sido muito melhor. Onde comecei a errar?

1) Confirmação de presença

presença

Penso que é uma questão de respeito com os noivos, no momento que se recebe um convite. Porém, infelizmente, as pessoas não colaboram.

Primeiro fechei a lista de convidados principal. Depois eu fechei a lista de espera. A lista de espera continha pessoas que eu gostaria muito sim de convidar, que considero, mas que pelo orçamento e tamanho da festa não consegui incluir de primeira.

Como existia uma lista de espera e mais pessoas especiais que eu gostaria de convidar, a confirmação de presença ou ausência dos convidados da primeira lista era imprescindível!

Eu enviei aos convidados da lista principal, o save the date 6 meses antes. Quando faltava 4 meses enviei de novo e combinei como seria entregue o convite principal (parte presencialmente, parte por correios). Portanto, foi uma interação grande com os convidados avisando que o casamento iria acontecer tal dia, tal lugar e em tal hora.

Faltando de 2 meses para menos, eu comecei a cobrar a confirmação. Faltando menos de um mês, eu não tinha nem metade confirmados.

Eu enviava mensagens, pedindo por gentileza entrar no site e responder, enviei whatsapp, messenger, convite virtual do sistema do site que só precisava clicar no botão confirmando ou não, e mesmo assim foi difícil obter resposta da maioria.

Só depois foi que eu percebi que as pessoas que não iriam, não iam falar isso diretamente a mim. Aqui a assessoria já teria feito bastante diferença.

Eu consegui - perturbando os convidados de tanto perguntar - confirmar algumas ausências, mas muito próximo já da data. Eu estava com mil coisas na cabeça 15 dias antes e ainda lidando com isso.

Consegui convidar outras pessoas de última hora, mas a maioria já não conseguiu se programar.

Eu tive um contrato de 150 pessoas, convidei 170 na lista principal e 200 no total após a lista de espera. Foram no casamento 105 pessoas, ou seja, do total de convidados, eu tive quase 50% de ausência.

105 pessoas fizeram a minha festa valer a pena, e eu sei que quem realmente se importou e era especial estava lá! Mas poderia sim ter sido melhor!

Como tudo aconteceu já muito próximo da data, e eu estava ansiosa com o casamento em si, nem tive tempo direito de assimilar essa informação, eu só consegui avaliar isso depois do casamento, e é um dos motivos por eu ter me arrependido de não ter tido assessoria.

2) Itens da decoração e itens "ter ou não ter"

Pesquisando na internet eu escolhi tudo que queria ou não queria no meu casamento! Decidi sozinha. Hoje penso, que se alguém com experiência tivesse me dado um toque, eu teria feito algumas coisas diferente.

O que eu não fiz e me arrependo:

- quadro de assinatura / árvore digital (vi no casamento do meu irmão no último sábado e é algo tão legal);

- bolo fake impactante (eu tive um bolo pequeno, quis economizar, mas poderia ter tido algo melhor, também me encantei com o do casamento da minha cunhada, o bolo era divino, ela teve assessoria);

- gravatas padronizadas para os padrinhos, eu não fiz, mas depois fiquei pensando que teria sido muito legal ter feito! Quando vi em outro casamento, foi maravilhoso!

- há outros itens que não lembro tudo agora.

3) Organização do cronograma e roteiro da festa

Também fiz sozinha meu cronograma e consegui cumprir tudo no dia. Com atraso, mas cumpri. Como eu fiquei eu mesma preocupada com isso no dia, eu me preocupei demais com isso, rs, e poderia ter delegado a alguém e relaxado e curtido mais! Eu curti muito, mas também poderia ter sido melhor! E não só no cumprimento dos horários, mas se outra pessoas com experiência tivesse montado, acho que poderia ter ficado mais coerente e algumas coisas acontecerem ao mesmo tempo, eu tive uma festa reduzida por conta disso.

4) Imprevistos acontecem no dia

Para mim, foram 18 meses planejando tudo nos mínimos detalhes e com a maior dedicação do mundo! Na noite, antes do casamento, já deitada para dormir, os imprevistos começaram:

Imprevisto 1) O DJ me enviou um whatsapp 10h da noite no dia anterior ao casamento, para falar que havia perdido os 2 mp3 da hora da dança que eu havia enviado 30 dias antes.

O DJ errou ou ele era ruim? Ruim ele não era não, foi muito atencioso e dedicado comigo durante todo o planejamento e dia do casamento. Só que imprevistos acontecem e alguém precisa cuidar disso. Eu não tinha cabeça naquela hora para resolver isso. Sem contar, que eu não estava na minha casa, não tinha acesso ao meu computador para enviar novamente. Eu pedi que ele procurasse o e-mail de 30 dias antes e pegasse lá outra vez! E eu enviei para ele os vídeos dos ensaios e pedi para ele assistir para ver e entender quais eram as versões corretas das músicas, com os devidos cortes.

Ele não assistiu (só descobri depois), mas depois de um tempo ele me disse que estava com as duas músicas e eu nem pensei mais nisso.

Quando chegou a hora da dança na festa, fizemos a valsa, tudo certo. Fomos fazer a segunda dança - Dirty Dancing - e no meio da coreografia - no meio da festa com todos assistindo - a música de repente estava diferente de tudo que ensaiamos durante 3 meses! A sorte foi que meu noivo enrolou, ficou dançano pra cá e prá lá até a música chegar na parte certa e então continuou a coreografia! Meu noivo salvou a dança! Mas o DJ colocou a música errada!

Tenho certeza que se houvesse uma assessoria, ela jamais teria deixado isso acontecer!

Imprevisto 2) Ainda sobre a dança. Como fizemos 2 danças e eu troquei de vestido, eu precisei criar algo para entreter os convidados durante a troca de vestido.

Eu fiz um vídeo com os ensaios para ficar passando. O vídeo tinha no total 7 minutos.

É cansativo assistir 7min de ensaio? Talvez, mas eu havia calculado um tempo para conseguir trocar de vestido, sem bagunçar o cabelo e maquiagem, por isso era assim.

Eu mesma editei este vídeo e ele tinha uma animação no final - à qual eu tanto me dediquei para fazer - que "anunciava" a próxima dança, inclusive mostrando o título do filme e com som de impacto! Eu imaginei os convidados aplaudindo nesse momento, era para ser super legal!

Só que: eu acabei me trocando super rápido. Quando eu voltei, já com o vestido curto, para a pista de dança, estava com 5min do vídeo de ensaios, falta 2 para acabar. Nessa hora, o DJ interrompeu o vídeo e anunciou falando com o microfone "agora vamos à segunda dança do casal" e soltou a música.

Ele interrompeu o vídeo porque eu cheguei na pista, ele achou que era para cortar mesmo.

Quando eu enviei o vídeo, eu pedi que ele assistisse, ele não fez isso, por isso não entendeu a intenção.

Teria sido muito mais legal a animação, que perdi meu tempo fazendo, do que o DJ anunciando com a voz. Obviamente, isso não foi um grande problema no casamento, nem chegou a ser um problema, não para os convidados, foi só para mim, pelo que eu havia planejado e não aconteceu exatamente de acordo.

Também tenho certeza que uma assessoria terido cuidado direito disso!

Por isso uma das coisas que digo é: para ter uma festa sem assessoria, é preciso não se estressar com imprevistos ou erros, deixar pra lá e curtir o momento! Eu fiz isso! Mas para quem deseja o "impecável", assessoria é fundamental!

Imprevisto 3) Houve algo que eu simplesmente não fiz por total falta de experiência: conferir o cardápio.

Eu fechei o contrato do buffet mais de 1 ano antes do casamento. No contrato continha todos os itens que estavam inclusos: salgados do coquetel, jantar, bebidas, sobremesas, item a item, tudo!

Eu fiz inclusive uma arte impressa do cardápio, para deixar nas mesas dos convidados, o que teria no coquetel e jantar, absolutamente todas as opções. Quando eu fiz a arte, enviei para a responsavel do buffet e pedi para confirmar. Foi confirmado. Isso foi mais ou menos 6 meses antes.

No dia do casamento, quando eu estava no salão fazendo o dia da noiva, meu noivo já estava na chácara do casamento. Ele me enviou uma mensagem dizendo que os doces não haviam chegado.

Os doces eram do buffet da chácara, ou seja, eles não iriam chegar, eles eram parte do buffet que já estava lá. Por isso, eu achei que meu noivo estava brincando comigo, querendo encher o saco, e não dei bola.

Quando cheguei no local do casamento, 20min antes de começar a cerimônia, a dona do buffet veio falar comigo que os doces não haviam chegado. Eu falei: quê?????!!!!!!!!!!

doces

Então avisei a ela que os doces eram o contrato dela! Sabe o que aconteceu: ela faz diversos casamentos, dia após dia, o meu era o terceiro naquela semana. E os contratos diferem uns dos outros. Ela se confundiu. Eu não a considero ruim por isso, muito pelo contrário. Ela foi espetacular com tudo no meu casamento, inclusive, no momento que ela se eu conta do erro dos doces, ela correu providenciar!

Como ela fez algum tipo de solicitação de última hora, os doces que chegaram depois na festa eram doces simples, como brigadeiro, beijinho, cajuzinho, coisas assim. Eu havia fechado um contrato um pouquinho mais refinado: havia brigadeiro de colher, quindim, etc. Acabou que eu não tive mesa de doces. A mesa do bolo foi decorada com outros itens, e os doces foram servidos diretamente nas mesas das pessoas. Os convidados nem se deram conta, deu tudo certo. Mas eu sabia que era diferente, rs. Mas eu estava curtindo a festa e na realidade nem vi doce na festa e a decoração da mesa acabou não fazendo muita diferença. Eu só soube que ela conseguiu providenciar os doces no dia seguinte quando vi a caixinha com alguns que ela deixou para mim.

Eu acho que o bom buffet é esse que resolve os problemas uma vez que eles aparecem. Mas melhor que resolver problemas, é evitá-los! E isso é algo que a assessoria pode fazer!

RESUMINDO:

Eu não tive assessoria e consegui ter minha festa de casamento. Mas eu poderia ter feito diferente e melhor! E por isso eu me arrependo. Se eu fosse hoje fazer tudo de novo, eu contrataria sim e essa é a minha recomendação! Além de tudo que eu comentei aqui, com outras festas, podem acontecer outras mil coisas, difícil a noiva prever e cuidar de tudo isso! Então que ahco que se está na dúvida? Contrate! Com certeza não irá se arrepender, do contrário sim, foi o que aconteceu comigo! #ficaadica Smiley winking

157 Respostas

Última atividade por Andressa, dia 29 de Março de 2019 às 17:20
  • Andressa
    Noiva Constante outubro 2020 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom muito bacana as dicas e como estou organizando sozinha anotei várias cosias para redobrar atenção... O que mais me tranquiliza é que muitas das coisas "clássicas" eu não vou adotar isso já me corta muitos detalhes, como dança de noivos, dj, vai ser um coquetel então não teremos atividades (apesar de está pensando em fazer algo para ter como recordação)

    • Responder
  • Juliane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Paraná
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela dica, estava começando a ter dúvidas, mas agora vou contratar
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa.... Realmente, a assessoria completa faz muita diferença!

    • Responder
  • J
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Jady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa ..se fosse comigo ficaria bem estressada...obrigada pela dica
    • Responder
  • Eveline
    Noiva Constante Julho 2019 Minas Gerais
    Eveline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa!
    obrigada por compartilhar sua experiência! Eu vou ter cerimonial somente no dia!
    • Responder
  • Dayna
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Dayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom seu post! Graças a Deus o seu deu certo! Infelizmente por falta de conselho e acompanhamento já vi uma amiga chorar porque não podia voltar o grande dia! Amei a observação sobre o número de convidados que faltaram! Que Deus abençoe esta união a cada dia!
    • Responder
  • Nayana
    Noiva Ativa Julho 2018 Mato Grosso
    Nayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal seu post noivinha, realmente me fez refletir sobre a importância da assessoria, realmente deve ser desesperador no dia acontecer tantos imprevistos. Obrigada pela dica. Smiley smile

    • Responder
  • Mônica
    Noiva Principiante Janeiro 2020 Rio Grande do Sul
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me ajudou muito a pensar sobre isso. Eu acho super importante ter alguém ali pra te ajudar, eu que sou uma pessoa extremamente ansiosa e estressada, vou precisar muito de uma assessoria. Muito obrigada
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Ana, fico feliz em ajudar e mostra sim, pois eu achava justamente isso que não precisava e que alguém no espaço ia fazer isso, a dona do espaço, responsável ficou focada no buffet dela, ela trabalhou direitinho, mas ela não deu conta do todo da contratação, de tudo e o problema foi justamente que ela não havia sido contratada para isso, alguém precisa ser... eu achei também que eu sabia tudo e daria conta de tudo, mas eu nunca tinha casado, não tinha experiência, quem trabalha com isso, faz todo fim de semana, já sabe dos imprevistos e trabalha para que eles não ocorram =)

    felicidades, bjos!

    • Responder
  • Ana Patrícia
    Noiva Constante Maio 2018 São Paulo
    Ana Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei seu texto. Eu e meu noivo fizemos tudo praticamente sozinhos. Já está tudo praticamente fechado. Mas eu queria contratar pelo menos para o dia. Meu noivo diz que não precisa que na igreja deve ter alguém pra organizar e na festa não precisa. Eu discordo dele nesse ponto. Eu quero curtir meu momento e não ficar agoniada com possibilidade de imprevisto. Nosso problema principal é verba mas acho muito necessário pelo menos no dia. Vou mostrar seu texto a ele. Obrigada
    • Responder
  • Maria
    Noiva Principiante Dezembro 2019 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada mesmo por compartilhar sua experiência com a gente! ❤️
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Jéssica, que bom que adoreu, fico feliz em dividir a experiência para que outras noivas não cometam o erro que eu cometi rs...

    bjos e felicidades Smiley smile

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Patrícia, hoje eu considero necessário sim, gostaria de ter recebido essa dica antes do casamento, fico feliz em dividir com outras noivas Smiley smile bjos e felicidades!

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estela, adorei o seu debate.
    Super esclarecedor! Obrigada por compartilhar Smiley smile

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Passou de gasto supérfluo para necessário depois dessa leitura! sério...

    Muito obrigada por dividir isso conosco, pois quem lê tanto quanto nós noivinhas, achamos que já dominamos tudo rsrsss

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Sanara, eu não tive sousplat...
    • Responder
  • Samara
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Minas Gerais
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa!!!!

    me diz uma coisa você mesma fez os sousplat?


    • Responder
  • Nayra
    Super Noiva Julho 2018 Distrito Federal
    Nayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sua história me fez decidir contratar assessoria kkkkkk. Do jeito que sou desesperada e perfeccionista, eu iria ficar doidinha rsrsrsrs.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com ctza rs ve direitinho 😊😘
    • Responder
  • Thaís
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também estava pensando em não contratar assessoria, mas depois dessa é melhor pensar com calma nesse ponto né rsrs

    • Responder
  • Iris
    Noiva Curiosa Abril 2018 São Paulo
    Iris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Valeu pelas dicas!!! Só quem passa mesmo pra saber 😅
    • Responder
  • Elaine
    Noiva VIP Fevereiro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito esclarecedor o seu debate!!! Gostei muito!!! Obrigada
    • Responder
  • Karina
    Noiva Constante Agosto 2018 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou resolver o maximo de coisas que conseguir e contratar apenas para o dia, por questão de grana. Mas mesmo contratando para o dia, ela acaba ajudando um pouquinho antes, com dicas e tudo...

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom Thais, fico feliz em ter ajudado com o depoimento e obrigada pelos comentarios Smiley smile bjo!

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, adorei seu depoimento, vc foi bem sincera em tudo. Tinha muitas duvidas com relação a assessoria e ajudou muito.


    • Responder
  • R
    Noiva Esperta Dezembro 2017 Maranhão
    Rosilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ta sendo bem pesado pra mim tendo que resolver muitas coisas.
    • Responder
  • Tati e Jeff
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Tati e Jeff ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muiiitissimo obrigada por falar da sua experiência!
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar tudo isso, faz uma diferença enorme pra mim. Smiley smile
    • Responder
  • Raquel & Wallace
    Noiva Esperta Abril 2018 Rio de Janeiro
    Raquel & Wallace ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu teria surtado kkkkk.... mais que bom que deu tudo certo

    Eu estava na dúvida entre contratar ou não, depois do seu relato já me decidi rsrs

    bjos

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza não vai se arrepender Carol Smiley smile bjos!!

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Maio 2018 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo relado.

    Eu contratei a pedido do meu noivo que sabe que sou detalista.

    Foi caro, mas visto relatos de imprevistos, não me arrependo.

    Bjs e obrigada por compartilhar conosco.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Curiosa Setembro 2019 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei seu relato...é muito importante saber também oque pode dar errado...Estou tentando fazer também, mas no dia vai sim ter assessoria Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas