Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Como foi "não contratar" assessoria

Estela, dia 9 de Fevereiro de 2017 às 23:05

Publicado em Fórum Organizar um casamento 157

Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! *** Primeiramente devo dizer que não contratei assessoria para o meu casamento, fiz tudo sozinha e meu casamento não foi um fracasso, foi sim um sucesso. Porém, eu não recomendo fazer o que eu fiz e vou contar todos...

Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! Smiley smile

Primeiramente devo dizer que não contratei assessoria para o meu casamento, fiz tudo sozinha e meu casamento não foi um fracasso, foi sim um sucesso. Porém, eu não recomendo fazer o que eu fiz e vou contar todos os porquês. Eu não vivo de passado, não choro sobre o leite derramado, por isso não fiquei absolutamente nada frustrada com meu casamento, mas ficarei feliz se minha experiência puder ajudar outras noivas que possuem dúvidas a respeito!

Como eu sempre sonhei muito com o casamento e isso se fortaleceu muitíssimo depois que conheci meu amor, eu já pesquisava coisas relacionadas a casamento na internet, mesmo antes de decidirmos casar!

Assim que noivamos, já marcamos a data e de cara eu fechei a chácara do casamento (com indicação de amiga de confiança) e fui indo sozinha atrás de todo o resto.

Durante 18 meses, virei "expert" na teoria de planejamento e organização, ou pelo menos eu achava que tinha virado. Conversando com diversas pessoas, descobri que realmente aprendi muito sobre esse universo, coisas que as pessoas que não estão envolvidas com isso nem fazem ideia que existem ou o que significam, como, por exemplo, o que é: sousplat, árvore de assinaturas, kit toalete, caixa de buquê, buquê de fita, bomba do noivo, dança dos noivos ensaiada, padronização de vestidos de madrinhas, padronização de itens da decoração, personalização com brasão de itens da decoração, porta-alianças, votos pessoais, making-of, pré-wedding, trash the dress, trailer de casamento, orquestra para cerimônia, anel de noivado, pacote de núpcias, save the date, demoiselles, painel backdrop, manual de padrinhos, cartão de agradecimento, tótem de fotos, RSVP, retrospectiva animada, something blue, DIY, etc e etc!

coisas de casamento

E por entrar em contato com esse mundo e descobrir tantas coisas legais, e outras que eu não achava tão legais assim e resolvi "cortar", eu fui sozinha planejando meu casamento!

Fui fechando os contratos e comprando as coisas. Fui resolvendo o que teria e o que não teria. Fui fazendo muitos DIY's!

Fiz sozinha e manualmente todos os convites dos convidados e os convites dos padrinhos. Isso deu muito certo!

Eu já disse que meu casamento foi um sucesso, mas poderia ter sido muito melhor. Onde comecei a errar?

1) Confirmação de presença

presença

Penso que é uma questão de respeito com os noivos, no momento que se recebe um convite. Porém, infelizmente, as pessoas não colaboram.

Primeiro fechei a lista de convidados principal. Depois eu fechei a lista de espera. A lista de espera continha pessoas que eu gostaria muito sim de convidar, que considero, mas que pelo orçamento e tamanho da festa não consegui incluir de primeira.

Como existia uma lista de espera e mais pessoas especiais que eu gostaria de convidar, a confirmação de presença ou ausência dos convidados da primeira lista era imprescindível!

Eu enviei aos convidados da lista principal, o save the date 6 meses antes. Quando faltava 4 meses enviei de novo e combinei como seria entregue o convite principal (parte presencialmente, parte por correios). Portanto, foi uma interação grande com os convidados avisando que o casamento iria acontecer tal dia, tal lugar e em tal hora.

Faltando de 2 meses para menos, eu comecei a cobrar a confirmação. Faltando menos de um mês, eu não tinha nem metade confirmados.

Eu enviava mensagens, pedindo por gentileza entrar no site e responder, enviei whatsapp, messenger, convite virtual do sistema do site que só precisava clicar no botão confirmando ou não, e mesmo assim foi difícil obter resposta da maioria.

Só depois foi que eu percebi que as pessoas que não iriam, não iam falar isso diretamente a mim. Aqui a assessoria já teria feito bastante diferença.

Eu consegui - perturbando os convidados de tanto perguntar - confirmar algumas ausências, mas muito próximo já da data. Eu estava com mil coisas na cabeça 15 dias antes e ainda lidando com isso.

Consegui convidar outras pessoas de última hora, mas a maioria já não conseguiu se programar.

Eu tive um contrato de 150 pessoas, convidei 170 na lista principal e 200 no total após a lista de espera. Foram no casamento 105 pessoas, ou seja, do total de convidados, eu tive quase 50% de ausência.

105 pessoas fizeram a minha festa valer a pena, e eu sei que quem realmente se importou e era especial estava lá! Mas poderia sim ter sido melhor!

Como tudo aconteceu já muito próximo da data, e eu estava ansiosa com o casamento em si, nem tive tempo direito de assimilar essa informação, eu só consegui avaliar isso depois do casamento, e é um dos motivos por eu ter me arrependido de não ter tido assessoria.

2) Itens da decoração e itens "ter ou não ter"

Pesquisando na internet eu escolhi tudo que queria ou não queria no meu casamento! Decidi sozinha. Hoje penso, que se alguém com experiência tivesse me dado um toque, eu teria feito algumas coisas diferente.

O que eu não fiz e me arrependo:

- quadro de assinatura / árvore digital (vi no casamento do meu irmão no último sábado e é algo tão legal);

- bolo fake impactante (eu tive um bolo pequeno, quis economizar, mas poderia ter tido algo melhor, também me encantei com o do casamento da minha cunhada, o bolo era divino, ela teve assessoria);

- gravatas padronizadas para os padrinhos, eu não fiz, mas depois fiquei pensando que teria sido muito legal ter feito! Quando vi em outro casamento, foi maravilhoso!

- há outros itens que não lembro tudo agora.

3) Organização do cronograma e roteiro da festa

Também fiz sozinha meu cronograma e consegui cumprir tudo no dia. Com atraso, mas cumpri. Como eu fiquei eu mesma preocupada com isso no dia, eu me preocupei demais com isso, rs, e poderia ter delegado a alguém e relaxado e curtido mais! Eu curti muito, mas também poderia ter sido melhor! E não só no cumprimento dos horários, mas se outra pessoas com experiência tivesse montado, acho que poderia ter ficado mais coerente e algumas coisas acontecerem ao mesmo tempo, eu tive uma festa reduzida por conta disso.

4) Imprevistos acontecem no dia

Para mim, foram 18 meses planejando tudo nos mínimos detalhes e com a maior dedicação do mundo! Na noite, antes do casamento, já deitada para dormir, os imprevistos começaram:

Imprevisto 1) O DJ me enviou um whatsapp 10h da noite no dia anterior ao casamento, para falar que havia perdido os 2 mp3 da hora da dança que eu havia enviado 30 dias antes.

O DJ errou ou ele era ruim? Ruim ele não era não, foi muito atencioso e dedicado comigo durante todo o planejamento e dia do casamento. Só que imprevistos acontecem e alguém precisa cuidar disso. Eu não tinha cabeça naquela hora para resolver isso. Sem contar, que eu não estava na minha casa, não tinha acesso ao meu computador para enviar novamente. Eu pedi que ele procurasse o e-mail de 30 dias antes e pegasse lá outra vez! E eu enviei para ele os vídeos dos ensaios e pedi para ele assistir para ver e entender quais eram as versões corretas das músicas, com os devidos cortes.

Ele não assistiu (só descobri depois), mas depois de um tempo ele me disse que estava com as duas músicas e eu nem pensei mais nisso.

Quando chegou a hora da dança na festa, fizemos a valsa, tudo certo. Fomos fazer a segunda dança - Dirty Dancing - e no meio da coreografia - no meio da festa com todos assistindo - a música de repente estava diferente de tudo que ensaiamos durante 3 meses! A sorte foi que meu noivo enrolou, ficou dançano pra cá e prá lá até a música chegar na parte certa e então continuou a coreografia! Meu noivo salvou a dança! Mas o DJ colocou a música errada!

Tenho certeza que se houvesse uma assessoria, ela jamais teria deixado isso acontecer!

Imprevisto 2) Ainda sobre a dança. Como fizemos 2 danças e eu troquei de vestido, eu precisei criar algo para entreter os convidados durante a troca de vestido.

Eu fiz um vídeo com os ensaios para ficar passando. O vídeo tinha no total 7 minutos.

É cansativo assistir 7min de ensaio? Talvez, mas eu havia calculado um tempo para conseguir trocar de vestido, sem bagunçar o cabelo e maquiagem, por isso era assim.

Eu mesma editei este vídeo e ele tinha uma animação no final - à qual eu tanto me dediquei para fazer - que "anunciava" a próxima dança, inclusive mostrando o título do filme e com som de impacto! Eu imaginei os convidados aplaudindo nesse momento, era para ser super legal!

Só que: eu acabei me trocando super rápido. Quando eu voltei, já com o vestido curto, para a pista de dança, estava com 5min do vídeo de ensaios, falta 2 para acabar. Nessa hora, o DJ interrompeu o vídeo e anunciou falando com o microfone "agora vamos à segunda dança do casal" e soltou a música.

Ele interrompeu o vídeo porque eu cheguei na pista, ele achou que era para cortar mesmo.

Quando eu enviei o vídeo, eu pedi que ele assistisse, ele não fez isso, por isso não entendeu a intenção.

Teria sido muito mais legal a animação, que perdi meu tempo fazendo, do que o DJ anunciando com a voz. Obviamente, isso não foi um grande problema no casamento, nem chegou a ser um problema, não para os convidados, foi só para mim, pelo que eu havia planejado e não aconteceu exatamente de acordo.

Também tenho certeza que uma assessoria terido cuidado direito disso!

Por isso uma das coisas que digo é: para ter uma festa sem assessoria, é preciso não se estressar com imprevistos ou erros, deixar pra lá e curtir o momento! Eu fiz isso! Mas para quem deseja o "impecável", assessoria é fundamental!

Imprevisto 3) Houve algo que eu simplesmente não fiz por total falta de experiência: conferir o cardápio.

Eu fechei o contrato do buffet mais de 1 ano antes do casamento. No contrato continha todos os itens que estavam inclusos: salgados do coquetel, jantar, bebidas, sobremesas, item a item, tudo!

Eu fiz inclusive uma arte impressa do cardápio, para deixar nas mesas dos convidados, o que teria no coquetel e jantar, absolutamente todas as opções. Quando eu fiz a arte, enviei para a responsavel do buffet e pedi para confirmar. Foi confirmado. Isso foi mais ou menos 6 meses antes.

No dia do casamento, quando eu estava no salão fazendo o dia da noiva, meu noivo já estava na chácara do casamento. Ele me enviou uma mensagem dizendo que os doces não haviam chegado.

Os doces eram do buffet da chácara, ou seja, eles não iriam chegar, eles eram parte do buffet que já estava lá. Por isso, eu achei que meu noivo estava brincando comigo, querendo encher o saco, e não dei bola.

Quando cheguei no local do casamento, 20min antes de começar a cerimônia, a dona do buffet veio falar comigo que os doces não haviam chegado. Eu falei: quê?????!!!!!!!!!!

doces

Então avisei a ela que os doces eram o contrato dela! Sabe o que aconteceu: ela faz diversos casamentos, dia após dia, o meu era o terceiro naquela semana. E os contratos diferem uns dos outros. Ela se confundiu. Eu não a considero ruim por isso, muito pelo contrário. Ela foi espetacular com tudo no meu casamento, inclusive, no momento que ela se eu conta do erro dos doces, ela correu providenciar!

Como ela fez algum tipo de solicitação de última hora, os doces que chegaram depois na festa eram doces simples, como brigadeiro, beijinho, cajuzinho, coisas assim. Eu havia fechado um contrato um pouquinho mais refinado: havia brigadeiro de colher, quindim, etc. Acabou que eu não tive mesa de doces. A mesa do bolo foi decorada com outros itens, e os doces foram servidos diretamente nas mesas das pessoas. Os convidados nem se deram conta, deu tudo certo. Mas eu sabia que era diferente, rs. Mas eu estava curtindo a festa e na realidade nem vi doce na festa e a decoração da mesa acabou não fazendo muita diferença. Eu só soube que ela conseguiu providenciar os doces no dia seguinte quando vi a caixinha com alguns que ela deixou para mim.

Eu acho que o bom buffet é esse que resolve os problemas uma vez que eles aparecem. Mas melhor que resolver problemas, é evitá-los! E isso é algo que a assessoria pode fazer!

RESUMINDO:

Eu não tive assessoria e consegui ter minha festa de casamento. Mas eu poderia ter feito diferente e melhor! E por isso eu me arrependo. Se eu fosse hoje fazer tudo de novo, eu contrataria sim e essa é a minha recomendação! Além de tudo que eu comentei aqui, com outras festas, podem acontecer outras mil coisas, difícil a noiva prever e cuidar de tudo isso! Então que ahco que se está na dúvida? Contrate! Com certeza não irá se arrepender, do contrário sim, foi o que aconteceu comigo! #ficaadica Smiley winking

157 Respostas

• Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal saber tudo isso noivinha. Aonde fechei tenho assessoria no dia, e acho importante porque ela ajuda a organizar o dia e controlar esses pequenos imprevistos, mas nem tudo pode ser controlado, então já estou me conformando desde já que o que não der, não deu, paciência.

• Responder
  • S
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Sandrinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super importante o seu debate,muito obrigada.

• Responder
  • Tábita
    Noiva Master Março 2018 São Paulo
    Tábita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estela vc arrasa ! Eu não sou de ler textões assim, mas o seu me prendeu, hahahahahaha, realmente vc tem razão!

• Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimo alerta para as noivinhas que estão pensando em fazer tudo sozinha, eu contratei assessoria somente para o dia, mais desde a contratação tenho mantido contato com a cerimonial e ela sempre me ajuda, tira duvida, faz indicações, dá palpite, é assencial essa contratação Smiley winking

• Responder
  • Graziele
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Agradecida =)

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Imagino!

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Damares, isso eu to tentando entender até hj, rs...

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom Estela, eu acho que jamais conseguiria ficar tranquila e curtir a festa com esses imprevistos... sou chata (dizem que sou perfeccionista)! Mas o que me deixou mais pensativa a respeito do que não deu certo no seu casamento foi a quantidade de convidados que faltaram! Como pode, não ter coragem de avisar? Muita falta de consideração! Custa explicar que não vai, pensar no prejuízo que os noivos podem ter caso falte tanta gente?

• Responder
  • Yasmin
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Bahia
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela ajudaa!!! Smiley laugh

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Grazi obrigada Smiley smile Smiley heart e felicidades a vc tb!!!

• Responder
  • Graziele
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa Estela que pequenos sufocos heim nega! Mas o importante é que você não se deixou chatiar por essas coisas, e no final deu tudo certo!

Olha eu quase não tive assessoria também, mas nos últimos meses eu resolvi ir atrás de alguem pra me ajudar kkkkk Planejar um casamento até pode ser fácil, mas quando chega o grande dia, as pessoas mais importantes estarão ocupadas, ou seja os noivos, os familiares, enfim, não é luxo ter uma assessora te ajudando com todos os detalhes, afinal é muita coisa para checar e garantir que tudo ocorra certinho durante o dia mais importante de sua vida neh!

Mas que bom que você e seu companheiro tiveram um casamento abençoado! Toda felicidade a voces!

Bjos

• Responder
  • Silvia
    Noiva Constante Fevereiro 2017 Paraná
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom que deu td certo e vcs conseguiram contornar os imprevistos.
    Eu estava morrendo de medo disso acontecer comigo na hora da dança, pois eu tbm cortei a musica... e tinha combinado com o meu noivo de ficar inventando algo se algo ocorresse. Que otimo que seu noivo fez isso sem nem combinar! =)

• Responder
  • Angelina
    Noiva Ativa Agosto 2017 Minas Gerais
    Angelina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que bom que no final deu tudo certo, eu optei por uma acessoria mais em conta só no ultimo mês e na festa para resolver imprevistos .

• Responder
  • Glayce
    Noiva Principiante Dezembro 2018 São Paulo
    Glayce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estava muito em duvida sobre a questão de assessoria em meu casamento, mas vendo o seu relato acredito que é bom ter uma vez que eu sou muito explosiva acho que já teria ficado triste no momento dos doces rs O bom é que você curtiu e estes detalhes não estragaram seu grande dia Smiley heart

• Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu adoro seus relatos. Sempre bem explicados, detalhados, o que nos ajuda muito! mas que bom que apesar dos apesares ocorreu tudo bem e vc ficou feliz, pq na vdd é isso que importa!

No início eu pensava em contratar assessoria só para o dia do casamento, mas depois da reunião com o fornecedor (decoração e assessoria), eu mudei de ideia e eles nos ajudará do início ao fim. Isso me deixou mais tranquila, e espero que tudo o ocorra bem! e assim como você, eu tenho 19 meses pela frente ainda. Parece muito mas deve passar voando né?

• Responder
  • Acsa
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Acsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo relato!! Sempre achei assessoria indispensável e só confirma que realmente é! Muito obrigada por compartilhar conosco Smiley smile
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Maio 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa senhora ja me da um faniquito...

venho pensando tudo isso vou me casar somente o ano que vem, mais quando me adianto é porque sei oque pode vim pela frente.

tenho uma acessora porem para os detalhes de convidados e etc..

porem para o dia do casamento tambem tenhi outra porque preciso e quero que tudo esteja perfeito.

• Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho muita dúvida se contrato só para o dia ou assessoria mesmo.

Pelo seu texto, estou vendo que vale bastante a pena, e alguem que te acompanhou por algum tempo vai entender melhor do seu casamento do que alguém que só chegou no dia.

• Responder
  • Fernanda Fogaça
    Noiva VIP Agosto 2017 Paraná
    Fernanda Fogaça ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, que triste a parte da mesa de doces!! 😣 Mas graças à Deus deu tudo certo 🙏🏻 Felicidades ao casal!!
    • Responder
  • Lorrayne
    Super Noiva Julho 2018 Minas Gerais
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obg por compartilhar esperiência, realmente faz muita falta, pq ja fiz festa e na minha de 15 anos, deu muita coisa errada tbm, por esse motivo!

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tamara vc escreveu muito certo, pena q eu não tinha essa visão antes do meu casamento, e fico feliz em podermos falar aqui e mostrar a outras pessoas o quanto isso é importante, como vc falou 😊
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu curti o dia e deixei rolar, mas fiquei chateada sim... por isso quis falar pra outras noivinhas não passarem o mesmo... fico feliz q possa contratar 😊 Felicidades e obrigada pela msg 😘
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, noivinha, eu fiquei mt chateada com seu relato. Eu me identifiquei mt com vc, com o cuidado na preparação do casamento, a antecedência na organização de tudo. Meu casamento tbm está sendo planejado com mais de 18 meses de antecedência, para o mês de novembro.

Eu, se passasse por tudo o q vc passou, teria ficado mt chateada. Casamento é um momento mt sonhado e tem sido um gasto enorme.

Mas, quero te dar parabéns por não ter se deixado abater. Ver q, apesar de todos os imprevistos, vc curtiu a sua festa e tem boas lembranças desse dia tão especial.

Quanto a cerimonialista, estava mesmo pensando sobre isso. Recebi um valor alto e estava com medo. Decidi q terei, exatamente para evitar essas dores de cabeça. Mt obrigada por compartilhar sua experiência com a gente.

Mt amor pra vc e seu noivo!

• Responder
  • Cristina
    Noiva Ativa Março 2017 Paraná
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse mercado de casamento é complicado mesmo. Tem pessoas que planejam a festa com 2 anos de antecedência e acontecem erros . Erros são diferentes de improvisos. A questão dos doces, por exemplo, não foi improviso e sim erro. Meu casamento foi planejado com 4 meses de antecedência. Fiz quase tudo sozinha. A cerimonial é também a dona da chácara e eu só tive 2 reuniões com ela faltando apenas 1 mês para o casamento. Saiu tudo perfeito! Coisa que eu imaginava justamente por ser tudo em cima da hora. Pessoa muito competente e equipe preparada. Passei a retrospectiva para o Dj enquanto eu me arrumava na casa da noiva e deu tudo certo! A única pessoa que me deu uma certa dor de cabeça foi Marina atelie noivinhos aqui de Curitiba que me fez pagar o topo de bolo de biscuit e sumiu do mapa com meu dinheiro. Sorte que existem pessoas de bem e consegui um topo lindo de última hora para locação.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Fevereiro 2017 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sua experiência é muito importante para as noivinhas muito obrigada por dividir conosco 😍. Eu também não tive acessória, meu casamento foi para 130 pessoas e eu planejei ele em 4 meses então eu não fiz a maioria das coisas que vc fez, não me arrependo de quase nada porém se eu voltasse no tempo faria algumas coisas diferentes como por exemplo alugaria um lugar maior, o espaço que aluguei era para até 150 pessoas como foi 125 pessoas estava com uma vantagem de 25 pessoas isso na minha cabeça mas na hora, achei q ficou um pouco apertado. Enfim é isso mais o que importa é aproveitar o nosso dia e fazer o que vc falou não de aborrecer com as pequenas coisas 😘
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Glaucione ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal contar sua experiência, vou contratar pra não ter dor de cabeça😉😉
    • Responder
  • Tamara
    Super Noiva Junho 2017 Minas Gerais
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para nós a assessoria é mto importante, pois não queremos no dia do casamento nos preocupar com pequenos detalhes que fazem muita diferença. Ela tem nos ajudado bastante, inclusive com a decoração, porque não tinhamos uma ideia de como seria ou como ficaria e ela ficou no pé do decorador para nos explicar direitinho, nos passar todos os detalhes... Vale mto a pena ter uma cerimonialista, uma assessoria nesse dia tão especial! Smiley ring

• Responder
  • Laura
    Noiva VIP outubro 2023 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu contratei uma amiga, que estava desempregada, para assessora...

ela acabou de conseguir um emprego, ainda esta disposta a ajudar...

mas na verdade quero alguém que organize o dia...coordene bufet, música etc...

• Responder
  • E
    Noiva Principiante Maio 2017 São Paulo
    Elizângela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Foi a primeira coisa que eu fiz, como trabalho sei que eu não daria conta. Seu relato e muito bom para confirma a impotãncia de assessoria.

• Responder
  • Kaise
    Noiva Esperta Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Kaise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo seu relato. Estou planejando meu casamento que será apenas em novembro do anos que vem. Mas decidi começar a orgnizar com antecedencia por várias razões: economia, é o super importante para nossas vidas, não sou a pessoa mais organizada do mundo(preciso de tempo). No inicio, pensei que poderia fazer sozinha, mas quando me dei por conta de tudo que tempo por fazer. Certamente, vou precisar de uma cerimonialista alguém que organize o realização do evento e confirme fornecedores essas coisas.

• Responder
  • Thais
    Noiva Constante Janeiro 2019 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninaa to chocadaaa..preciso de uma assesora entao..
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Ativa Julho 2017 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se o seu cunhado trabalha com eventos, acho que vc deveria ficar tranquila! Ele vai lidar com todos os imprevistos!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas