Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karen
Noiva Curiosa outubro 2020 São Paulo

Convidados com etiqueta (presentes de casamento)

Karen, dia 2 de Setembro de 2015 às 15:31 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 39

Boa tarde noivinhas! Como estão? Já sei... Ansiosas! Rs!!! Eu também estou!!!

Faltam 38 dias para o meu casamento e li essa matéria e gostaria de compartilhar com vocês e saber a opinião de vocês!!!

A minha é: Ahhh, que bom seria se eu pudesse imprimir e enviar essa matéria junto com o convite de cada convidado!!!

Mas porque?

Claro, que sabemos que não vamos ganhar o que gastamos em presentes!

E a escolha de fazer ou não um casamento não gira entorno desse aspecto.

Maaaaas, como pessoas de boas maneiras que somos, sabemos o quanto é deselegante ir a um casamento e não demonstrar a gratidão pelo convite! E não estou falando em valores, porque um item de R$20,00 pode ser mais útil que um de R$100,00 ou mais, falo mais por consideração.

Mas, se considerarmos o que diz na matéria (Que eu particularmente acho super justo e quando sou convidada a um casamento eu costumo fazer é...) Dar um presente pelo menos do mesmo falor que a pessoa gastou comigo no buffet.

Enfim... Vamos a matéria!

"Presentes de casamento

  • Se receber um convite de casamento tem de enviar um presente aos noivos, mesmo que não pretenda comparecer ao casamento.
  • Se não puder comparecer no casamento, deverá enviar o seu presente antes do dia do casamento, com um cartão de votos de felicidades e lamentando não poder estar presente nesse dia.
  • O presente de casamento deve ser equivalente ao número de pessoas que o convite implica: caso o tenham convidado a si e à sua família, deverá enviar um presente de acordo com o número de pessoas que foram convidadas, correspondendo este presente, no mínimo, ao custo da refeição de cada pessoa.
  • Porém, este valor deverá estar de acordo com um valor razoável que seja equilibrado entre o rendimento do convidado e o valor gasto pelos noivos.
  • Se não souber quanto será o valor da recepção que os noivos despenderão por cada convidado, tente investigar, senão assuma a média que é comum.
  • O presente de casamento pode ser oferecido em géneros ou dinheiro, o que preferir.
  • Antes de oferecer o presente de casamento aos noivos, tente saber se têm uma lista de presentes de casamento em algum local.
  • A preferência acerca do tipo de presentes ou mesmo o local onde está a lista de presentes de casamento dos noivos, não vem mencionada no convite de casamento, pois é algo que nunca se deve fazer.
  • Para saber acerca das preferências dos noivos, ou onde está a lista de presentes, ligue à madrinha de casamento, pais dos noivos, e em último recurso, aos próprios noivos, para saber onde está a lista de presentes de casamento ou o que eles preferem receber.
  • Não ofereça aos noivos algo que eles não colocaram na lista de presentes. Se eles não colocaram lá é porque não o desejavam.
  • O presente em dinheiro deverá de ser colocado dentro de um envelope e acompanhado de um cartão de felicitações assinado por quem o ofereceu.
  • Se oferecer um voucher (cheque prenda) de alguma loja, deverá de ser preferencialmente da loja onde o casal tem a lista de presentes de casamento.
  • Quando chegar à loja onde os noivos têm a lista de presentes de casamento pergunte pela mesma, e pelos itens que estão disponíveis para oferecer.
  • O presente de casamento deve ser embrulhado em papel de bom gosto e deve ser sempre acompanhado com um cartão de felicitações pelo casamento.
  • Idealmente deverá oferecer aos noivos um presente em dinheiro ou em géneros um pouco acima do valor que irá custar a refeição da recepção, caso isso lhe seja possível financeiramente."

Fonte: Blog - O Nosso Casamento

39 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 6 de Dezembro de 2021 às 10:17
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Seu comentário é antigo, é sensato e atual. Minha mãe me ensinou que é de bom tom enviar presente de casamento mesmo que você não compareça a cerimônia ou a recepção do casamento. Mas de toda forma, o novo já diz é um presente, agrado, obrigação. Já fui em casamento que foi só cerimonia, casamentos super chiques e em casamentos simples e agi dessa forma. No entanto, sempre dei os presentes que eu podia comprar naquele momento. Tenho ctza que em alguns o presente foi mais caro q o valor do buffet e em outros infinitamente mais barato.

    Acho um pouco desarrazoado achar que o presente tem que ser equivalente ao gastos do noivo com vc...Festa é luxo, é opção dos noivos. É possível casar sem dar festa então a partir do momento que os noivos resolvem fazer a festa não ´dá para querer receber de volta o valor investido em forma de presentes...

    • Responder
  • Paula
    Noiva Constante Dezembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cara, tô perto de casar e quase ninguém me presenteou....e de boa tô MT passada com isso tudo....claroooo que fazemos uma festa e sim....nao sejamos hipócritas....queremos ganhar presente! Eu tenho casa montada e coloquei presentes a partir de 20 reais....pela consideração mesmo! E só ganhei de alguns da família! Confirmação de presença ....nem se fala ! MT magoada....nem sei qual vaibter minha cara pra certas pessoas no casamento......nao sei disfarçar!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Principiante Setembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha amiga, desculpa mas fico at o aliviada de ler isso pra vc que já que teve essa experiência,vou me casar em setembro e nem uma mensagem no site de casamento as pessoas estão deixando, e olha que é gratuito... Pra confirmar a presença tô precisando práticamente implorar, fora que as pessoas e ainda ficam se fulano não for eu não vou, mas fulano vai ficar chateado se vc não convidar... Pelo amorrrrr, isso pq todos sabem q é algo pequeno para só os mais próximos.... claro, q a gente não faz casamento pensando em ser retribuido com quantia equivalente, mas pelo menos algo símbolico... Que nada... Realmente a gente fica chateado, não tem como não ficar, nem pra desejar felicidades ao casal é desanimador


    • Responder
  • M
    São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Faz festa de casamento quem quer e tem dinheiro para gastar com ela. Isso nada tem a ver com o presente que o convidado "terá" que dar. É educado, sim, enviar o presente mesmo que não compareça à festa, mas acho que ninguém tem absolutamente nada a ver com a opção dos noivos de fazerem festa, gastar X com buffet. Volto a dizer, fizeram festa porque quiseram. Cada um sabe o nível econômico de quem vai convidar, mas ainda assim acho de extrema falta de educação esperar um presente de valor X ou Y, já que ninguém sabe das economias dos outros. E como já mencionaram nos outros comentários, o convite para o casamento, por si só, já implica em gastos que o convidado terá que arcar - roupas, sapatos, acessórios, salão de beleza, deslocamento, etc. Se está preocupado com dívidas não faça festa de casamento. Simples assim.

    • Responder
  • C
    São Paulo
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu, hein! Que obrigação outras pessoas têm em bancar teus gastos e mobiliar tua casa? Já basta o gasto que as coitadas das madrinhas tiveram para comparecer... gastos estes, que você deveria bancar. Convida as pessoas no interesse de ganhar as coisas, e não sabe nem se a pessoa está em condições. E mesmo que a pessoa tenha dinheiro, ela não tem a mínima obrigação de te bancar, além de ter as próprias prioridades. Este teu comentário parece piada. Se toca.

    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Janeiro 2019 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom muito! Tudo é questão de bom senso!

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu casamento eu não fiz lista, convidei apenas 6 casais de padrinhos. 3 para mim e 3 para o meu marido. Nós compramos (ou ganhamos) tudo o que precisávamos.. Não fizemos lista, não pedimos dinheiro pros padrinhos, nem exigimos nada e meus pais bancaram a festa, que não teria se fosse por nossa conta. A única coisa que nos importava era a celebração do matrimônio com as bênçãos de Deus e a presença de pessoas que amamos. Com a simplicidade e a praticidade não tivemos frustrações. Nos preparamos antes pra bancar tudo e não esperamos nada de ninguém. Houve quem prometeu dar um filtro de água. Não deram. Nós compramos e a amizade segue.


    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Setembro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo é uma questão de bom senso: não importa o valor, mas a consideração pelo casal! Agora ter a cara de pau de ir à recepção e não levar presente, é demais...
    Fiquei muito decepcionada com pessoas bem próximas, pois tinham condições de dar presente e não o fizeram.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Principiante Dezembro 2018 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com você...a festa é nossa né...escolhemos isso ao invés de comprar as coisas..e não devemos terceirizar a compra das coisas aos convidados por isso... Smiley smile

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Novembro 2016 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E quando você chamou 14 casais de padrinhos, com nove meses de antecedência, não fez lista de presentes ( para que ficassem à vontade e comprassem conforme o bom senso e bolso), chamou um monte de gente e, faltando alguns dias para o casamento, ainda tinha padrinho dizendo que não daria o que falou (falou que iria dar uma mesa e apareceu com R$150,00... quantas cadeiras é possível comprar com R$150,00???Smiley angry ) ou ainda não deu satisfação alguma do presente??? E você, "atolada" de contas, tendo que fazer ainda mais dívida por causa das coisas essenciais que não ganhou e não iria ganhar, e sua família que sempre te apoiou em tudo, tendo que gastar ainda mais com presente por causa de padrinho folgado e por pena do casal???

    Agora me pergunta se não tinha dinheiro para cabelo, maquiagem e aluguel de roupas???!!!!! Para se aparecer todo mundo tem dinheiro...

    Aliás, não exigi nem cor de traje algum para que pudessem aproveitar o que já tivessem mesmo...

    No nosso caso, quando se está construindo a casa, mobiliando e pagando todos os gastos com a festa, será que é exigir demais um presente digno??? Nenhum casal fora da família perguntou o que a gente já tinha ganhado e o único que perguntou ainda não deu o que falou (caso acima). Gente, eu não exigi nada desde o começo, mas eu não esperava essa falta de carinho para conosco...

    Não fiquei somente chateada na época, mas sinto que nunca irei esquecer essa desfeita toda que boa parte das pessoas fizeram conosco. Isso já não foi falta de bom senso, foi falta de consideração mesmo... Teve convidado que, além de não trazer nada, ainda levou "bicão"...

    Hoje penso que eu deveria mesmo ter feito lista de presente, chamado apenas algumas pessoas que se importassem mesmo conosco e ter sido mais egocêntrica.

    Depois do meu casamento, fui convidada para festas cujas quais eu teria que pagar para participar e ainda teria que levar presente... estão vendo aonde foi que eu errei???Smiley atonished

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Minha lista de casamento eram cotas em dinheiro. Meus padrinhos escolheram a cota mais baixa de todas (R$75,00)! Teria sido muito melhor se não dessem nada.
    • Responder
  • Lubia
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Lubia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Polemica rs...

    Concordo deselegante você ir em um casamento ou qualquer outra festa e não levar presentes(independente do valor) e também concordo que se eu for sozinha eu posso compra algo com um valor menor e isso ir subindo conforme for aumentando o numero de pessoas que irão comigo, se bem que na minha família costumamos compra 1,2,3...presentes conforme for o numero de pessoas. Eu particularmente gosto de dar coisas uteis e que eu gostaria de ganhar sempre tento me colocar no lugar do outro.

    Mais tem a questão também daquele familiar que você considera muito mais está passando por um situação difícil, e não vai poder te dar algo caro ou não vai te dar presente e mesmo assim você o convidou, acredito que quando você convida uma pessoa principalmente para seu casamento pela consideração e não pelo presente. Há muitos casais hoje em dia casando sem nem saber o significado de casamento ai ganha presente de todo mundo tem um apê mobiliado e na primeira compra em conjunto do casal eles se separam porque não sabem lidar com a questão de os dois conquistarem suas próprias coisas.

    Não acho legal ganhar presentes grandes tipo o coitado do padrinho nem tem maquina de lavar e compra pro casal simplesmente porque o casal pede (ridículo)!

    • Responder
  • Pamella
    Noivo Ativo Julho 2017 São Paulo
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é uma opção dar ou não presente, Mas não é educado ir a um casamento e não se dar absolutamente nada!Assim como não é educado ir na casa dos outros de mãos abanando...Quando se vai jantar na casa de alguém é de bom tom levar um vinho, uma sobremesa!Em fim acho que é uma escolha levar ou não presente mas que pega mal ir a um casamento e não se dar ao trabalho de dar absolutamente nada! Pega sim viu, não é legal.
    • Responder
  • Pamella
    Noivo Ativo Julho 2017 São Paulo
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom senso cai bem para todos ✌
    • Responder
  • Pamella
    Noivo Ativo Julho 2017 São Paulo
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você, cada um da o presente que quer e pode, mas é de bom tom avaliar direitinho o que vai dar, considerando os gastos que os noivos tem no casamento.O presente nao precisa necessariamente ser comprado ele pode ser algo criativo!Ganhei um presente de 10 reais de um casal confesso que fiquei chateada e desconfortável! Em fim um desabafo, bom senso sempre cai muito bem, não é o dinheiro mas sim o cuidado!!!
    • Responder
  • Talita
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não concordo nem um pouco com esse texto, adoro receber presentes, porém a minha festa de casamento será para ter comigo pessoas especiais em um momento especial da minha vida, festejar e ser feliz, o presente é um detalhe, eu fiz lista de casamento, mas só para evitar de todos que tem condições de me dar algo ficar com a mesma pergunta " oque você quer de casamento". e mandei no meu convite sim a tarja com o nome da loja onde encontraram a lista, e te garanto ninguém se ofendeu e todos meus convidados me conhecem muito bem e sabem que isso é só pra facilitar, tudo que eu ganhar sera muito bem-vindo, mas isso não é uma regra.

    E sinceramente, dar presente ou não, não quer dizer nada com Etiqueta e sim com a condição de cada um.

    E se eu regras assim em um convite de casamento. Não enviaria nem presente e nem iria ao casamento!

    • Responder
  • Mari
    Top das Noivas Setembro 2016 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha concordo com você, dá vontade de enviar esse texto junto com o convite para cada convidado hahhahahahah

    • Responder
  • Marcela
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu não concordo muito com esse texto, tudo bem que ir em um casamento tem que ter no minimo etiqueta de dar algo se puder ou se ter condiçôes, não vai deixar de ir no meu caamento por não ter como da um presente claro que NÃO!

    Mais por ser etiqueta de casamento as pessoas da uma coisa cara ou simbolica...

    • Responder
  • A
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, qto a dar um presente no valor gasto pra cada convidado não acho correto, pois dá a impressao que vc está pagando pra ir na festa! Quem escolheu dar a festa e qual tipo de festa fomos nós os noivos então nós é que temos que arcar com isso! Agora, ir sem presente, acho uma tremenda falta de educação msm, não teve berço uma pessoa dessa! Não acho deselegante colocar uma targetinha com a lista de presentes! Acho deselegante pedir o presente especificado, mas colocar o local onde está a lista, não vejo problema algum! Eu brinco com meus convidados qdo eles pedem o q eu to precisando e eu digo q vai desde um jogo de copos até uma máquina de lavar roupas!!Rsrs

    • Responder
  • Débora
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu não concordo muito com esse texto, acho que todos gostariam de dar um bom e caro presente, porém nem todos tem condições!!! Acho que qndo oraganizamos um casamento, sabemos que é caro mesmo... mas não que vamos ganhar presente em troca da festa... Afinal acredito que nos esforçamos para esse dia pela realização de um grande sonho!

    Se chegarem presentes caros e bons Amém!

    Se não chegarem Amém também, o importante foi realizar o meu grande sonho e estar rodeada de queridas e amadas para compartilhar dessa imensa alegria.

    Beijoss

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu uso essa teoria mesmo antes de ter lido esta matéria qndo sou convidada para um casamento, pq aprendi com a minha mãe.

    Se ela vai num casamento q tenha sido convidados apenas meu pai e ela, eles dão um presente num valor X, se convidam minhas irmãs e eu junto, ela aumenta o valor do presente. Em casos de família, qndo se é alguém mais próximo e eles tem maior consideração, claro, dão um presente melhor ainda.

    Outra pessoa q sempre me disse algo q pra mim faz total sentido é minha madrinha. Qnto vc gasta por pessoa qndo vai jantar num restaurante? Se vc vai com seu marido apenas gasta um valor, se leva teus filhos acaba gastando mais.

    Qndo se vai no casamento, além do jantar q geralmente é mais do q completo, vc diverte e tem a consideração pelos noivos tb...

    Claro q isso deve considerar a condição financeira de cada um... mas hj em dia até um Mc Donalds sai quase R$50 pra 2 pessoas... a pessoa ir num casamento e dar um presente inferior a isso acho meio falta de respeito e consideração.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não concordo com este texto em sua totalidade, rsrs.... Acho que uma coisa é etiqueta, é de bom tom sim presentear quando se é convidado e vai a um casamento, mas eu nunca fui atrás de pesqusiar valor de buffet para presentear. Eu sempre entrei na lista (hoje em dia tudo pela internet) e escolho algo de acordo com minhas condições, dependendo se sou eu sozinha ou em conjunto com meu noivo mais recentemente. Se eu der, sozinha, por exemplo, um presente de 50,00 que estava disponível na lista, será isso. Se os noivos gastaram 200,00 por pessoa no buffet, por exemplo, sinto muito. Convidado tem que presentear e não arcar com a festa de quem resolveu fazer. Eu não faço questão em meu casamento de ganhar presente caro nem dos padrinhos, que dirá dos convidados. Estou fazendo a festa e me esforçando para pagar porque é um sonho a se realizar, o momento a ser guardado, o momento especial único na vida minha e do meu noivo. Por isso quero uma cerimônia e festa de casamento. Presentes dos convidados e padrinhos, para mim, é um mero detalhe. Vou fazer uma lista simplesmente para facilitar no sentido de não ganhar coisas indesejadas por quem vai querer comprar presente, principalmente porque já tenho casa e utensílios, etc, não quero coisas repetidas e que já tenho, então farei uma lista com coisas diferentes, mas se alguém não me der nada ou só os itens baratos, tudo bem. Também não concordei no texto que a pessoa deve enviar um presente só por receber um convite, sendo que nem vai comparecer. Sei o quanto nos desgastamos com a lista de convidados e espero sim uma satisfação em caso de recusa, mas presente não espero de forma alguma, imagina, rs.

    • Responder
  • Kesia
    Super Noiva Dezembro 2015 Paraná
    Kesia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achei bem interessante!!!

    Muito bom o post noivinha.

    Obrigada :}

    • Responder
  • Léia
    Noiva VIP Maio 2016 Espírito Santo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    São dicas bem bacanas, agora nunca me basiei em quanto foi gasto no buffet para presentear os nubentes, geralmente compro algo da lista ou que sei que vão precisa, mais ta valendo, vivendo e aprendendo.

    • Responder
  • Izabela
    Noiva Constante Março 2016 Rio de Janeiro
    Izabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo!!!
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Constante outubro 2016 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Claro que todos gostamos de ganhar presentes, mas também acho que eles devem ser dados de acordo com a possibilidade financeira do convidado. Caso não seja possível presentear os noivos só a presença já é uma alegria.

    O problema é que muitos casais deixam de mobiliarem a casa ou comprarem as coisas importantes esperando ganhar tudo de presente, muitas vezes até gastam o dinheiro para as despesas fazendo a festa e esquecem que de nada adianta fazer um festão e depois ficar endividado fazendo prestações para comprar móveis e utensílios.

    Não é legal colocar a responsabilidade de montar a casa, sobre os convidados.

    • Responder
  • Zeli
    Noiva VIP Dezembro 2015 Bahia
    Zeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem razaõ querida,

    • Responder
  • Zeli
    Noiva VIP Dezembro 2015 Bahia
    Zeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Iiii, confesso que nunca dei presente aos casamento que fui convidadarsrsr

    A presença de todos é muito mas importante, claro que ganhar presente é maravilhoso, ainda mas quando vamos casar>>>>

    Ja vao ter outros gato para ir ao casamento, quem poder dar vou ficar muito feliz e agradeçida

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Fevereiro 2016 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu buffet esta 55 por pessoa. Se for seguir essa logica uma familia de 4 pessoas terá prejuizo com o presente. Minha família tem pessoas pobres, trabalho com pessoas que ganham um salario minimo, mas adoraria que fossem. Sinceramente com essa crise, a ultima coisa que espero é presente. Se for um pote de plastico do 1,99 , mas de coraçao pra mim está ok. A festa eu vou dar pra festejar, e não para montar a casa.
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Fevereiro 2017 Paraíba
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você, claro que é bom ganhar presente e tudo mais, mas pode ser que algum convidado não estaja com condições de comprar e aí o que vale é a presença, até pq se a pessoa foi convidado para o casamento é porque de alguma forma é importante para os noivos.
    • Responder
  • Lucimara
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho alguns pontos dessa matéria meio absurdos, como o fato de enviar presente mesmo que vc não vá, claro que é legal e de boa educação, mas não que seja uma obrigação, até porque algumas pessoas não vão ao casamento por não ter condições de darem presente e acham chato irem sem dar nada. Sinceramente eu não me importo com presente, se não der presente vou ficar feliz com a presença da pessoa no meu casamento mesmo assim, estou gastando um valor alto com a festa porque é o meu sonho e não pretendo de forma nenhuma reverter isso em presentes. E o fato de pensar que a pessoa tem que dar um presente de aocrdo com o valor que ela está "custando" para os noivos na festa é como se ela tivesse que pagar para ir ao seu casamento.

    • Responder
  • Mirian & Pedro Jr.
    Noiva VIP Dezembro 2015 Goiás
    Mirian & Pedro Jr. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom!!!! Da vontade escrever um cartaozinho e mandar junto com convite kkkkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas