Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Glória
Noiva Ativa Agosto 2025 São Paulo Estado

Convidar parentes próximos? Só que falsos.

Glória, dia 24 de outubro de 2024 às 00:15 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 31
Guardado

Oi, noivas! Estou passando por uma situação delicada e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Eu e meu noivo estamos organizando nosso casamento e o chá de panela, e estamos enfrentando uma dificuldade em relação aos convites. Temos alguns parentes que já fizeram muitas graças e comentários negativos sobre nós, o que nos deixou desconfortáveis. Por conta disso, não nos sentimos à vontade para convidá-los.
O problema é que esses parentes são próximos de outros convidados, e estou preocupada que eles venham a cobrar a nossa decisão. Além disso, fico com medo de que outros familiares fiquem chateados por não convidarmos essas pessoas.
Como vocês lidariam com essa situação? Já passaram por algo parecido? Quais dicas vocês dariam para enfrentar essa cobrança de forma respeitosa e manter a harmonia no evento? Agradeço muito pela ajuda!

Convidaria

6%

3 votos

Não convidaria

92%

44 votos

31 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 8 de Novembro de 2024 às 23:41
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tenho paciência pra adulto mimado. Se os outros ficarem chateadinhos, so não ir. Eu eim, a festa é de vocês.
    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que nenhuma noiva ta livre de passar por isso e que o "chamar por educação" sai caro e muito, e eu não to só falando da parte financeira! Não sei se você já mandou o save the date pra algum desses parentes, mas acho que vale repensar, são pessoas que você convive? são pessoas que te convidam para os eventos deles? São pessoas que sem elas a festa não será a mesma? são pessoas que querem o seu bem e do seu noivo?

Acho que um dia tão especial como esse você deve ta rodeado por pessoas que amam vocês e querem o bem de vocês, se são pessoas que você já sabe que são falsas e que não há possibilidade de voltar o convívio eu mesma não convidaria, vão falar mal de um jeito ou de outro, então é melhor não ter essa dor de cabeça e nem essa energia negativa no dia do seu casamento.

Em relação ao que os seus outros parentes vão falar, pra ser bem sincera contigo, eles não tem nada a ver com nada, então nem ligue pra isso, curta muito seu dia!

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, vamos lá.. 1ºfamilia e um trem complicado...como vc falou q são pessoas proximas, mas não especificou o grau de parentesco, eu não sei se são tios, primos ou irmão e os pais.. parentes em geral, dependendo do grau de proximidade, pode ensejar uma ruptura definitiva, então eu pensaria bem em não convidar irmãos, avós, os proprios pais... se eu pretendesse reatar os vínculos futuramente... até pq festa e um dia, mas familia e pra sempre... mas essa avaliação cabe a vcs, pq só vcs sabem q realmente acontenceu...

Quanto aos demais convidados, na verdade, se a pessoa tem o minimo de educação ela sabe q o casamento e de vcs e não vai fazer questionamento pq a pessoa x, y, z não foi convidada... se alguem fazer este questionamento ( que é bem deselegante) vc fala q o orçamento não permitiu e pronto..

• Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Convidado tem que agradecer o convite, não cobrar que outros sejam convidados. As vantagens de não convidar gente falsa é que eles não te farão falta; economizará com convidado; se livrará logo de gente que não presta, porque ninguém quererá manter contato depois do casamento. Fique em paz e foque em vocês, não na vontade dos outros.
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo Estado
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vcs tem que chamar quem faz bem para vcs
    • Responder
  • Nathalie
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não convidaria!! O casamento é de vocês! Primeiro que outros convidados não tem nem que cobrar vocês de nada, é ridículo. Simplesmente seja educada e responde "não deu pra chamar, a lista está fechada". Falei isso para vários "gostaria de ter chamado vários, mas a lista está fechada."
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Glória…
    Tinha na mente que apenas chamaríamos pessoas que são próximas e gostamos. Então sim, deixamos de convidar pessoas próximas, parentes que fizeram comentários negativos e sem noção.qual fui questionada apenas respondi que o casamento era meu e chamaria apenas quem queria. Apenas uma tia reclamou que não chamei uma prima(que fez um comentário super depreciativo sobre o meu noivo), apenas disse que não o convidei pela falta de educação dela. Não precisa dar explicações longas. Foquem em quem vocês querem ao lado de vocês.
    • Responder
  • Flaviane
    Noiva Esperta Dezembro 2024 Paraná
    Flaviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não convidaria, e não convidei. Aqui, optamos por apenas pessoas próximas, mas que gostam e torcem por nós, e teve critério de ser próximo de nós dois. Por exemplo, o pai biológico do meu noivo não foi convidado, uma irmã minha tbm não. E a gente sabe que depois vai ter falatório, mas sinceramente? Nem me importo, prefiro quem gosta da gente por perto.

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, Glória! Como minha mae diz: não adianta se desagradar para agradar os outros e não ficar do jeito que você gostaria de lembrar. Será maravilhoso e as pessoas certas irão ❤️
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, obrigada por compartilhar isso! Eu imagino como deve ter sido chato passar por essa situação, ainda mais com a pressão de ser "rude" só por explicar o que você pensa. Acho que é exatamente isso que eu estou tentando evitar, sabe? Não quero ficar justificando escolhas que são pessoais e que dizem respeito só a mim e ao meu noivo.

Vou levar seu conselho pra vida: é melhor ter por perto só quem realmente importa e apoia. Quem gostar da gente de verdade vai entender, e quem não entender... paciência. Muito obrigada por dividir sua experiência, ajudou bastante! 😊
    • Responder
  • Anne
    Noiva Constante Abril 2025 Paraná
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tenho passado algumas situações chatas com familiares, e sou muito sentimental. mas estou colocando as coisas no lugar. tive que dar um basta e sai como rude pois não vou convidar uma prima para o meu casamento e a mãe dela ficou brava (essa minha prima mora longe e nem nos falamos) expliquei a situação e meu motivo para não convida-la pois estava sendo cobrada por não ter mandado convite a ela( e eu ainda não mandei a ninguem, nem ao meus padrinhos) achei um cumulo mas fui bem cuidadosa na minha resposta mas.... sai como ruim.

Familiares não são amigos, meu noivo me explicou isso. então noivinha não tenha medo mantenha quem você quer ao lado. é um momento de vocês esteja ao redor de pessoas que se importam com vocês

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo totalmente com você! O casamento já é um investimento alto, e não faz sentido convidar alguém só por educação ou laços familiares, especialmente se essa pessoa não traz nada de positivo para nossas vidas.

É essencial cercar-se de pessoas que realmente nos apoiam e agregam de alguma forma. Quero que esse dia seja especial e cheio de amor, e não quero comprometer isso com a presença de pessoas que não compartilham dessa energia. Obrigada pelo apoio e por reforçar essa ideia! ❤️
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com certeza, NÃO!

Casamento já é caro, convidar só por educação ou "por ser da família" não cola.

Não faz bem, não agrega, não ajuda o casal com nada (digo materialmente, espiritualmente ou até mesmo com um conselho), então, não vale a pena ter a pessoa presente no momento mais importante da vida de vocês.

• Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelas suas palavras, desejo o dobro para você no seu casamento. E isso aí, mantenha-se firme na decisão, não convide ninguém por obrigação, é o dia de vocês, e as pessoas que fazem mal, não devem estar presentes.

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelo conselho e pelas palavras de apoio! Você tem razão, é um dia que ficará marcado para sempre, e é importante ter ao nosso lado só quem realmente faz parte da nossa vida de forma positiva.

Gostei muito da dica sobre a lista. Acho que estou me preocupando demais com isso agora, e ainda temos bastante tempo até o casamento. Vou tentar relaxar um pouco mais e deixar que as coisas sigam naturalmente. Quem sabe até lá novas amizades surjam, ou outras prioridades apareçam. Foi bom ouvir isso de alguém que já passou pela mesma situação! 😊
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por levantar esse ponto! Acho importante refletir sobre isso também. No meu caso, sinto que o problema com essas pessoas é mais profundo, e não vejo muita chance de reaproximação. Por isso, prefiro não forçar uma situação que pode acabar sendo desconfortável para todos.

Mas gostei muito da sua perspectiva. Acho que, se fosse uma situação em que eu visse possibilidade de resolver as coisas no futuro, talvez fosse diferente. Obrigada por me fazer pensar nisso de outra forma!🥰🙏🏻
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por compartilhar sua estratégia! Acho uma boa ideia enviar os convites mais perto da data, assim dá tempo de ver como as coisas vão se desenrolando. E concordo com você: se algumas pessoas não fazem questão de nos incluir, não vejo motivo para insistir em incluí-las também.

Vou lembrar disso e focar em fazer uma festa que realmente tenha significado para mim e meu noivo. No fim das contas, é o nosso momento, e queremos celebrar com quem realmente importa para nós. Obrigada pelo apoio! 😊
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelas palavras e por compartilhar sua experiência! Isso realmente me tranquiliza. Eu fico pensando em como evitar desentendimentos e acabo esquecendo que, no fim das contas, sempre vai ter alguém insatisfeito, independente da minha escolha.

Vou seguir seu conselho e focar em ter ao nosso lado apenas quem faz sentido para a nossa vida e quem queremos lembrar nesse dia tão especial. É uma memória para a vida toda, como você disse, e eu quero olhar para trás e sentir só alegria e amor. Muito obrigada pelo apoio e pela dica! ❤️
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por compartilhar sua experiência! Realmente, faz sentido pensar se eu sentiria falta da presença dessas pessoas, e a verdade é que não. Eu acho que, no fundo, tenho medo de parecer ingrata ou de criar um clima ruim, mas sei que não posso deixar isso estragar o meu dia.

Admiro muito sua coragem de se posicionar com seu pai. Imagino como deve ter sido difícil, mas às vezes precisamos tomar decisões firmes para proteger a nossa felicidade. Vou tentar levar isso como exemplo e pensar mais em quem realmente agrega e faz parte da nossa história como casal. Obrigada por me dar essa perspectiva e espero que seu casamento seja incrível, cercado de pessoas que realmente importam! ❤️
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pela mensagem! Estou começando a entender isso mesmo, que o casamento é sobre mim e meu noivo, e não devo me preocupar com o que os outros vão pensar. Acho que, no fundo, eu precisava ouvir isso de alguém que já está nesse processo. Vou tentar focar em quem realmente importa e deixar de lado as cobranças e críticas. Adorei o "manda catar coquinho" kkkkkkkkkk

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo seu desabafo e por compartilhar sua experiência. Eu sinto muito pelo que você passou e admiro sua força em tomar essa decisão. É verdade que o casamento é um momento que deve ser sobre nós, nossos parceiros e as pessoas que realmente nos apoiam.

Gostei muito da forma como você está disposta a lidar com possíveis cobranças e acho que sua resposta firme e direta pode me ajudar bastante. Acho importante lembrar que esse dia é para celebrar o amor e a união, e não para dar espaço para quem não está ao nosso lado de verdade. Desejo que o seu casamento seja cheio de paz, amor e alegria, sem nenhuma lembrança indesejada.
    Obrigada mais uma vez por compartilhar e me dar um pouco mais de coragem para seguir firme na minha decisão. ❤️
    • Responder
  • Renata
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, muito obrigada pelas suas palavras. Me confortou muito
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Março 2026 Minas Gerais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sinto muito por isso. Sinta-se abraçada.

Acredito que o mais importante você está fazendo: se libertando do que te faz mal, ninguém se cura permanecendo onde foi ferido.

• Responder
  • Renata
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De certo você nem passa frio, pois tá coberta de razão!!!! Você tá super certa Noivinha! Concordo com você.

• Responder
  • Renata
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, o casamento é de vocês, ninguém tem que opinar, se quiserem te cobrar por não ter convidado fulano, apenas diga: "No seu casamento você convida" ou então: "No nosso casamento, decidimos que as pessoas que deveriam estar, seriam apenas aqueles que nos amam e nos apoiam como casal, os que não foram convidados, já deixaram claro que não estão do lado da nossa decisão de nos casarmos, então também não estarão presentes.".

Eu acredito que passarei por algo semelhante, vou me casar e não vou convidar ninguém da família do meu "pai" nem mesmo ele, tenho vários motivos pra isso, ele roubou todos os meus momentos alegres, e sempre que tinha a oportunidade de fazer algo ruim por mim, ele fazia, e a família dele sempre passou a mão na cabeça dele, não se importavam o quanto ele fazia eu e minha mãe sofrer. Não tenho mais contato com ninguém daquela família, cortei contato com todos neste ano, eles nem sabem que estou noiva e por mim, não saberão nunca.
    E qualquer pessoa que estiver no meu casamento vier me dizer "ah mas ele é seu pai, porque não convidou?", eu vou ignorar e dizer "Esse dia, é meu, do meu Esposo e de Deus" e sairei aproveitando meu casamento. Eu realmente espero que ninguém nem o mencione, ele roubou vários momentos meus, incomodou demais, daqui pra frente minha vida sou eu, meu esposo e Deus, ele não faz mais parte dela, ele não será mais o centro dela.

Sinto muito pessoal, foi basicamente um desabafo, eu realmente não quero me façam lembrar dele ou da família dele no meu casamento.

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você vai entender logo logo que casamento é seu e do noivo e que convidar por obrigação é pura besteira. Dane-se o que vão pensar, foca em quem você quer e te faz bem, quem reclamar, manda catar coquinho.

• Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Março 2026 Minas Gerais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tente pensar assim quando for convidar alguém: vc vai ficar triste sem a presença dessa pessoa? Pelo que eu entendi, não são pessoas que agregam na sua vida, então não chame.

tive um problema assim com meu pai (vou realizar meu casamento e eu e meu noivo vamos arcar com tudo) e meu pai quer que eu chame uns primos que eu devo ter visto eles a mais de 20 anos e que a recordação que eu tenho deles é horrível, por isso não vou chamar. Quando meu pai brigou pq eu não iria chamar eu disse que se ele fizesse tanta questão ele poderia chamar quem quisesse se ele pagasse o valor de cada convidado. Me senti horrível falando isso com meu pai, mas sabia que o único jeito de chamar só quem é importante para meu relacionamento seria ameaçando o bolso dele.

• Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou do time que só convidaria pessoas que realmente fizessem sentido pra nossa vida (fiz dessa forma no meu casamento). Deixei de convidar vários parentes próximos por não ter proximidade e por serem pessoas desnecessárias (com falas problematicas). Então convidamos apenas quem faz sentido para nós dois. Sempre alguém irá ficar insatisfeito, não importa o que vocês decidam/resolvam mas coloquem em mente que esse momento é de VOCÊS. Não adianta agradar o outro e ter aquela memória daquela pessoa deselegante no seu evento, é uma memória pra vida toda, então escolham a dedo quem querem que esteja nesse momento tão especial. ❤️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vou enviar save the date e vou enviar o convite digital apenas 2 meses antes pq como a noivinha disse acima as coisas mudam, tem parente que faz festa e não me chama eu ja risco da lista.

A festa é de vcs, tem que fazer sentido pra vcs...

• Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sopesaria se o seu problema c essas pessoas é permanente ou se tem chance de reaproximação. Se forem pessoas q vc n quer na sua vida nunca mais não chamaria. Se tiver chances de reestabelecer o vínculo, chamaria.
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O que eu mais tenho escutado é para não ceder. É um dia importante pra vocês, que vai ficar marcado pra sempre, na memória e nas fotos. É caro, dá trabalho... Acho que devemos ter ao nosso lado as pessoas realmente importantes na nossa vida.

Vi que você só vai casar em agosto de 2025, então aqui vai uma dica: a lista muda. Não bata tanto a cabeça com isso. O save the date geralmente é enviado 5/6 meses antes... então relaxa quanto a isso. Vocês podem até conhecer outras pessoas (aconteceu com a gente e não tínhamos mais espaço no salão). Enfim... a gente muda com o passar dos meses, nossas ideias, nossas prioridades.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas