Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Julianna
Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro

Coronavírus: noivinha cientista #papocientista

Julianna, dia 16 de Março de 2020 às 11:26 Publicado em Fórum Antes do casamento 23 161

Olá noivinh@s e casadinh@s mais lindos do Brasiiiiil!

Como vcs estão? Alguém aí em pânico pelo COVID-19?

Bom, sou formada em Microbiologia pela UFRJ, e mesmo não sendo especialista em virologia, fiz muita pesquisa para abrir este debate, e trazer informações de fontes confiáveis.

Este primeiro debate, trarei algumas informações sobre o COVID-19, publicado no portal da Fiocruz. A informação aqui estará reduzida, mas no site da Fiocruz vocês encontrarão muito mais informações.

Então vamos lá...

O que são os Coronavírus?

São vírus conhecidos por causar resfriados leves. Geralmente, eles estão associados a épocas mais frias em certas regiões. O Covid-19 é um desses vírus, mais que tem capacidade de mutação (o que é normal quando se fala em vírus, nada relacionado aos X-men kkk). O que acontece é que alguns vírus fazem "saltos" entre espécies, como o que aconteceu com o Covid-19, do morcego para o ser humano. O mesmo aconteceu com o Sars em 2002, do morcego para o ser humano, e o Mers, do dromedálio para o ser humana (ambos foram pandemias).

Qual a gravidade do Coronavírus?

Bom, inicialmente se achava que o Covid-19 era muito letal, mas logo descobriram que não foi assim. Segundo o infectologista Estevão Portela, a taxa de letalidade é de 3,4%, e segundo o um site onde há atualização do Coronavírus diariamente, houve 8% óbtios, 92% recuperados, acesse aqui. Ou seja, o número de óbitos diminuiu, mais aumentou o número de infecções leves e assintomáticas aumentou. O que significa que este vírus tem capacidade alta de disseminação e perfil para uma pandemia (o que está ocorrendo).

Como acontece a transmissão?

O Covid-19 é transmitido através das gotículas de um pessoa pra outra. A pessoa tosse, espirra e põe a mão na frente. Em seguida tem contato com outra pessoa, ou com alguma superfície. Por isto, lavar as mãos é tão importante, talvez mais do que o álcool e gel (abrirei um debate sobre isso). Na realidade a lavagem de mãos é super importante sob qualquer pretexto, com ou sem pandemia, pois este simples ato nos guarda de contrair microrganismos.

Quais os sintomas da pessoa infectada pelo Coronavírus?

- Primeiramente, existem pessoas que não apresentam sintomas (assintomáticos), mas que infectam outras pessoas mesmo assim.

- Há casos de pessoas que apresentam dor muscular, mal-estar, dor de garganta, febre e tosse seca, o que se parece com um resfriado comum, por isso ninguém procura o médico.

- Alguns evoluem para uma pneumonia leve, em outros isto pode se agravar e a pessoa ter uma complicação com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara), e ter disfunção em vários orgãos e até uma infecção generalizada (sepse). Apenas 7% das pessoas infectadas estão neste estágio, que é o estágio grave, acesse aqui .

O paciente começa a ficar grave a partir do quinto ou sexto dia da doença, até este momento ele infectou diversas pessoas da comunidade. E embora a taxa de letalidade seja pequena, a taca de internação ainda é alta (até 20%), o que é curioso.

Todo paciente infectado pelo Coronavírus precisa ser internado?

Não precisa, apenas isolar esta pessoa seria o ideal (por isso a quarentena). A internação só ocorre quando o quadro se agrava, com o desconforto respiratório.

Quem está propenso a apresentar o quadro clínico grave?

Num estudo na China a maior parte dos casos mais graves estão entre pessoas com 45 e 65 anos. Os cientistas perceberam que a letalidade do Coronavírus aumenta de acordo com problemas cardiovasculares (tô ferrada kkk), diabetes e doenças renais crônicas. Além disso, a letalidade aumenta muito nas pessoas com mais de 70 ou 80 anos (atenção aos idosos).

Quais são as recomendações?

Pessoas que estejam com sintomas de gripe, que não apresentam outras doenças, fiquem em casa. Sim, o melhor tratamento é não sair de casa. As máscaras devem ser utilizadas apenas por pacientes respiratórios, caso precisem sair de casa. Além disso, como já descrito aqui em cima: lavar as mãos CORRETAMENTE (lembrando dos polegares, das unhas, entre os dedos e os pulsos.


Coronavírus: noivinha cientista #papocientista 1


Na falta de água e sabão, o álcool e gel, e precisa ser álcool 70%, como explicarei num próximo debate. Não compartilhar objetos de uso pessoal. Evitar beijo, abraço, aperto de mão... Adotemos a saudação de wakanda, assim todos continuarão felizes e saudáveis.


Coronavírus: noivinha cientista #papocientista 2

Últimas perguntas...

DEVO CANCELAR MEU CASAMENTO POR CONTA DO CORONAVÍRUS?

Bom, o Ministério da Saúde recomendou que eventos com uma grande quantidade de pessoas fossem cancelados, tais como eventos artísticos, esportivos, comerciais, governamentais e científicos. Ou seja, eventos coletivos dos próximos 30 dias devem ser cancelados.

Mas e aniversários, casamentos e pequenos eventos? Segundo o virologista Fernando Spilki não há esta necessidade. Pois são eventos restritos, com poucas pessoas e principalmente se todas as pessoas estão saudáveis ou em cidades onde o vírus ainda não chegou. Claro, que todos devem adotar as medidas de higiene pessoal.

O QUE @S NOIVINH@S DEVEM FAZER? DESESPERAR-SE?

Ainda não é preciso pânico. Não é justo fazermos o maior sacrifício para pagar um sonho por 1 ano ou mais e ter que adiar deste jeito. Quem puder adiar, ótimo. Quem não puder, como a maioria, não adie. Vamos adotar algumas medidas:

- Álcool e gel para todos os convidados, seja em frasquinhos no início da festa ou um frasco por mesa.

- Sabe as lágrimas de alegria? Pode ser "Prevenção de alegria" kkk, pois os lencinhos podem ser usados pelas pessoas para caso precisem tossir ou espirrar e logo serem descartados.

- Recomende que pessoas resfriadas fiquem em casa e te explique o motivo da falta. Se esta pessoa quiser muito ir, recomende o uso de máscaras. Se quiser ter precaução, uma caixinha de máscaras no casamento para quem não tem como comprar, seria bom também.

- Atenção aos idosos e pessoas com doenças cardiovasculares, doenças renais, diabetes, imunosuprimidos (pessoas portadoras do HIV, doenças autoimunes ou pessoas com câncer). Essas pessoas, se possível ficar em casa para se proteger. Se não, lembre-se das medidas de higiene.


PS: a quarentena é justamente para controlar a disseminação do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde, além de proteger a população de risco.

PS2: Quem tiver dúvidas pode me chamar pela mensagem privada ou por aqui mesmo. Se eu souber responder, ficarei feliz em ajudar!


A quem crê em Deus: orem pelo nosso país, orem pelo seu casamento. Vai dar tudo certo, isso logo vai passar! Ainda será o melhor dia de sua vida!

Grande beijo!!!


Próximos debates:

Uso do álcool e gel #papocientista

Coronavírus: novas informações #papocientista

161 Respostas

Última atividade por Laís, dia 23 de Maio de 2020 às 22:09
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu amei a saudação wakanda kkkkk obrigada pelas dicas ♥

    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Janeiro 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo relato. Irei aguardar a cena dos originais capítulos pois creio que aqui em SP terá lockdown. Qualquer coisa eu mudo para outubro mas ano que vem não quero casar...
    • Responder
  • Juliane
    Noivo Principiante Agosto 2021 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Camila, tudo bem? A princípio meu casamento era em abril, depois adiei para julho. Infelizmente por conta de tudo que estamos vivendo e conversando com cerimonialista , além de outros fornecedores eles acreditam que a situação para eventos começarão a melhorar a partir de setembro. Eu marquei minha festa agora para dezembro, minha amiga casaria em outubro adiou para o ano que vem. Espero que ajude meu relato.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Janeiro 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agora no mês que estamos, o que você atualiza sobre cancelamento/adiamento de casamento? Preciso de algo atualizado pois iria casar mês que vem, fui pra 30/08 e agora, nem sei mais 😭
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas!

    • Responder
  • Juliane
    Noivo Principiante Agosto 2021 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, noivinha! É complicado, tem que analisar o local, os convidados e tudo, tem salão que te obriga a adiar, porque se eles abrirem são multados. Então todo cuidado é pouco...
    • Responder
  • Ariane
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia noivinha..o meu é 24.04...na cidade onde vou casar esta com decreto ate 12.04 ...realmente não sei o que fazer!! só orar!
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Fevereiro 2022 Paraná
    Lisiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, meninas!
    Infelizmente tivemos que adiar o nosso casamento. Era 18/04/20, ficou para 20/03/21...

    Decidimos porque temos muitos convidados em grupo de risco, acima de 60 anos, e estávamos muito inseguros...

    Espero que vcs estejam bem e se cuidem!

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Isa!
    Então, segundo o que acreditamos, a partir de julho.
    • Responder
  • Isabella Matos Manso Ribeiro
    Noiva Ativa Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Isabella Matos Manso Ribeiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento está marcado para 21/04 e agora estamos vendo para qual dia adiar. A partir de que mês você acredita que esteja tranquilo?
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É muito informação mesmo! Smiley laugh Smiley heart

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Juu é realmente muito triste, pois vc sonha com aquela data e de repente não pode mais casar naquela data... Mas graças a Deus vc já está confortada e consolada, tudo tem seu tempo, mesmo que a gente não entenda. Este foi o melhor para todos! Deus te abençoe!

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso aí! Precisamos confiar que vai dar tudo certo!

    • Responder
  • Juliane
    Noivo Principiante Agosto 2021 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente,

    Trago atualizações para vocês, foi uma decisão super e hiper mega difícil, mas decidimos trocar a data do meu casamento.

    Considerando que todos os meus fornecedores tinham adiado todos os casamentos, o salão estava quase sem data disponível, optei por mudar a data para o dia 19/04 (um domingo), meu sonho era casar em abril, mas tudo é permissão de Deus nas nossas vidas.

    A fim de evitar aglomerações (até porque saiu um decreto da cidade onde vou me casar, proibindo eventos particulares com aglomerações de pessoas) e preservar a saúde de todos os convidados, resolvemos mudar.

    Sendo bem sincera, fiquei com medo e triste na hora, mas graças ao nosso Deus todos os fornecedores têm disponibilidade nessa nova data, agora, vamos passar um comunicado a todos os nossos convidados sobre a mudança.

    Ninguém disse que seria fácil, não é mesmo ? rsrsrs

    Um grande abraço, Ju

    Caso precisem de dicas ou ajuda estou aqui!!



    • Responder
  • Ivana Nascimento
    Noiva Curiosa Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Ivana Nascimento ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos ter fé!!

    • Responder
  • Emanuela
    Noiva Novata Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Emanuela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meninas, vejam este video bastante esclarecedor da Mariee: https://www.instagram.com/p/B92osjcHexS/

    Nele um advogado fala que, nestas circunstancias, o correto é que os fornecedores NÃO cobrem multa! Eu, por exemplo, reagendei o meu casamento para setembro e não me irão cobrar um real a mais por isso!

    Por favor, pensem seriamente em adiar! Essa doença está se alastrando pelo Brasil mais rápido que na Itália, o contágio é exponencial e o vírus é potencialmente letal para pessoas idosas e grupos de risco, isso é muito sério! Tenho uma amiga que reagendou o casamento que tinha marcado para o próximo sábado e todo mundo AGRADECEU! Ninguém quer ir a um casamento nestas circunstâncias, com medo de beijar e abraçar as pessoas... Enfim, falem com a cerimonialista e fornecedores de vcs! A dor de cabeça pode ser grande, mas é um sacrificio que temos que fazer pelo bem de todos, dos nossos pais, avós e demais pessoas com saúde debilitada... Sejam responsáveis e ajam com sensatez, por favor!

    Boa sorte!!! Smiley heart


    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha é muito triste mesmo. Espere pra ver como as coisas vão ficar nos próximos 15 dias e reavalie.... Acabei de postar um debate sobre isso https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635
    No mais vamos torcer e nos cuidar!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos orar noivinha. Seu casamento está bem perto adiar agora talvez seja difícil mesmo, até mencionei isto no outro debate que postei https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635
    Como disse aí no caso de quem não conseguir adiar, adote as medidas de precaução! Oremos❣️🙏🏾
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Acabei de postar outro dá uma lida lá https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente noivinha, acabei de postar um debate sobre isso https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635 com novas informações.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada noivinha, acabei de postar outro debate sobre https://comunidade.casamentos.com.br/forum/coronavirus-novas-informacoes-papocientista--t591635
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha acabei de postar outro debate. A projeção é que em junho a doença já esteja controlada aqui no Brasil. Então fique em paz!
    • Responder
  • Fabiane
    Noiva Novata Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Fabiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caso dia 2/5 e estou bem Preocupada 😭 para este ano p salao só tem data para reagendar as segundas e quarta. Espero não precisar reagendar.
    • Responder
  • Juliane
    Noivo Principiante Agosto 2021 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá
    Meu casamento está marcado para 11/04/2020, eu sonhei tanto por essa data que ainda estou sem acreditar em tudo que está acontecendo. Por enquanto, ainda não desmarquei e estou com fé em Deus que até início de abril as coisas tenham melhorado. Vamos nos unir em uma corrente de oração, para que isso normalize até lá.
    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Soyonara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate noivinha, parabéns pela iniciativa.

    • Responder
  • Gabi
    Noiva Ativa Junho 2022 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também me caso nesse dia!
    Já estou até com os convites em casa!
    Vou aguardar até meados de abril para decidir algo...Gostei da ideia dos lenços...Na torcida para esse cenários melhorar logo 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
    • Responder
  • Rute
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha explicacao perfeita, obrigada
    • Responder
  • Ivana Nascimento
    Noiva Curiosa Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Ivana Nascimento ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate esclarecedor!! Me caso em 20/06 e tá dificil evitar o pânico, pois já tenho itens prontos com a data e ia mandar o convite pra gráfica ontem e começar a entregar agora em abril. Meu casamento vai ser mini wedding, convidaremos 70 pessoas mas tirando as pessoas que não devem vir pq são de fora do RJ, o comparecimento deve ficar entre 50 e 60 pessoas, e vai ser no salão do nosso prédio, que é bem aberto e arejado. Vou então confiar que a contaminação já tenha diminuído até lá e que o fato de serem poucas pessoas vai deixar tudo mais tranquilo.
    Minha preocupação permanece sendo minha mãe (70 anos, diabética e hipertensa) e a avó do meu noivo (93 anos, hipertensa), elas faltarem não é opção então teremos que ter um maior cuidado com elas.
    Não teríamos lágrimas de alegria, mas vou adotar sua ideia de prevenção com os lencinhos!Que Deus nos ajude!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada ❤️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos ter fé meninas, casamento em cima assim não dá pra adiar, então o que nós resta é a fé
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato... Espere até o dia 1° para ver como vai ficar pois todo o dia é uma coisa nova.
    O governador maluco daqui do Rio falou que se tiver casamento nos próximos 15 dias a polícia vai mandar fechar. Mas aqui é a segunda maior zona de transmissão... Fique acompanhando as notícias de sua cidade, e vamos ter fé!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas