Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Julianna
Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro

Coronavírus: noivinha cientista #papocientista

Julianna, dia 16 de Março de 2020 às 11:26

Publicado em Fórum Antes do casamento 161

Olá noivinh@s e casadinh@s mais lindos do Brasiiiiil! Como vcs estão? Alguém aí em pânico pelo COVID-19? Bom, sou formada em Microbiologia pela UFRJ, e mesmo não sendo especialista em virologia, fiz muita pesquisa para abrir este debate, e trazer informações de fontes confiáveis. Este primeiro...

Olá noivinh@s e casadinh@s mais lindos do Brasiiiiil!

Como vcs estão? Alguém aí em pânico pelo COVID-19?

Bom, sou formada em Microbiologia pela UFRJ, e mesmo não sendo especialista em virologia, fiz muita pesquisa para abrir este debate, e trazer informações de fontes confiáveis.

Este primeiro debate, trarei algumas informações sobre o COVID-19, publicado no portal da Fiocruz. A informação aqui estará reduzida, mas no site da Fiocruz vocês encontrarão muito mais informações.

Então vamos lá...

O que são os Coronavírus?

São vírus conhecidos por causar resfriados leves. Geralmente, eles estão associados a épocas mais frias em certas regiões. O Covid-19 é um desses vírus, mais que tem capacidade de mutação (o que é normal quando se fala em vírus, nada relacionado aos X-men kkk). O que acontece é que alguns vírus fazem "saltos" entre espécies, como o que aconteceu com o Covid-19, do morcego para o ser humano. O mesmo aconteceu com o Sars em 2002, do morcego para o ser humano, e o Mers, do dromedálio para o ser humana (ambos foram pandemias).

Qual a gravidade do Coronavírus?

Bom, inicialmente se achava que o Covid-19 era muito letal, mas logo descobriram que não foi assim. Segundo o infectologista Estevão Portela, a taxa de letalidade é de 3,4%, e segundo o um site onde há atualização do Coronavírus diariamente, houve 8% óbtios, 92% recuperados, acesse aqui. Ou seja, o número de óbitos diminuiu, mais aumentou o número de infecções leves e assintomáticas aumentou. O que significa que este vírus tem capacidade alta de disseminação e perfil para uma pandemia (o que está ocorrendo).

Como acontece a transmissão?

O Covid-19 é transmitido através das gotículas de um pessoa pra outra. A pessoa tosse, espirra e põe a mão na frente. Em seguida tem contato com outra pessoa, ou com alguma superfície. Por isto, lavar as mãos é tão importante, talvez mais do que o álcool e gel (abrirei um debate sobre isso). Na realidade a lavagem de mãos é super importante sob qualquer pretexto, com ou sem pandemia, pois este simples ato nos guarda de contrair microrganismos.

Quais os sintomas da pessoa infectada pelo Coronavírus?

- Primeiramente, existem pessoas que não apresentam sintomas (assintomáticos), mas que infectam outras pessoas mesmo assim.

- Há casos de pessoas que apresentam dor muscular, mal-estar, dor de garganta, febre e tosse seca, o que se parece com um resfriado comum, por isso ninguém procura o médico.

- Alguns evoluem para uma pneumonia leve, em outros isto pode se agravar e a pessoa ter uma complicação com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara), e ter disfunção em vários orgãos e até uma infecção generalizada (sepse). Apenas 7% das pessoas infectadas estão neste estágio, que é o estágio grave, acesse aqui .

O paciente começa a ficar grave a partir do quinto ou sexto dia da doença, até este momento ele infectou diversas pessoas da comunidade. E embora a taxa de letalidade seja pequena, a taca de internação ainda é alta (até 20%), o que é curioso.

Todo paciente infectado pelo Coronavírus precisa ser internado?

Não precisa, apenas isolar esta pessoa seria o ideal (por isso a quarentena). A internação só ocorre quando o quadro se agrava, com o desconforto respiratório.

Quem está propenso a apresentar o quadro clínico grave?

Num estudo na China a maior parte dos casos mais graves estão entre pessoas com 45 e 65 anos. Os cientistas perceberam que a letalidade do Coronavírus aumenta de acordo com problemas cardiovasculares (tô ferrada kkk), diabetes e doenças renais crônicas. Além disso, a letalidade aumenta muito nas pessoas com mais de 70 ou 80 anos (atenção aos idosos).

Quais são as recomendações?

Pessoas que estejam com sintomas de gripe, que não apresentam outras doenças, fiquem em casa. Sim, o melhor tratamento é não sair de casa. As máscaras devem ser utilizadas apenas por pacientes respiratórios, caso precisem sair de casa. Além disso, como já descrito aqui em cima: lavar as mãos CORRETAMENTE (lembrando dos polegares, das unhas, entre os dedos e os pulsos.


cfb_1740173.jpg


Na falta de água e sabão, o álcool e gel, e precisa ser álcool 70%, como explicarei num próximo debate. Não compartilhar objetos de uso pessoal. Evitar beijo, abraço, aperto de mão... Adotemos a saudação de wakanda, assim todos continuarão felizes e saudáveis.


cfb_1740181.jpg

Últimas perguntas...

DEVO CANCELAR MEU CASAMENTO POR CONTA DO CORONAVÍRUS?

Bom, o Ministério da Saúde recomendou que eventos com uma grande quantidade de pessoas fossem cancelados, tais como eventos artísticos, esportivos, comerciais, governamentais e científicos. Ou seja, eventos coletivos dos próximos 30 dias devem ser cancelados.

Mas e aniversários, casamentos e pequenos eventos? Segundo o virologista Fernando Spilki não há esta necessidade. Pois são eventos restritos, com poucas pessoas e principalmente se todas as pessoas estão saudáveis ou em cidades onde o vírus ainda não chegou. Claro, que todos devem adotar as medidas de higiene pessoal.

O QUE @S NOIVINH@S DEVEM FAZER? DESESPERAR-SE?

Ainda não é preciso pânico. Não é justo fazermos o maior sacrifício para pagar um sonho por 1 ano ou mais e ter que adiar deste jeito. Quem puder adiar, ótimo. Quem não puder, como a maioria, não adie. Vamos adotar algumas medidas:

- Álcool e gel para todos os convidados, seja em frasquinhos no início da festa ou um frasco por mesa.

- Sabe as lágrimas de alegria? Pode ser "Prevenção de alegria" kkk, pois os lencinhos podem ser usados pelas pessoas para caso precisem tossir ou espirrar e logo serem descartados.

- Recomende que pessoas resfriadas fiquem em casa e te explique o motivo da falta. Se esta pessoa quiser muito ir, recomende o uso de máscaras. Se quiser ter precaução, uma caixinha de máscaras no casamento para quem não tem como comprar, seria bom também.

- Atenção aos idosos e pessoas com doenças cardiovasculares, doenças renais, diabetes, imunosuprimidos (pessoas portadoras do HIV, doenças autoimunes ou pessoas com câncer). Essas pessoas, se possível ficar em casa para se proteger. Se não, lembre-se das medidas de higiene.


PS: a quarentena é justamente para controlar a disseminação do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde, além de proteger a população de risco.

PS2: Quem tiver dúvidas pode me chamar pela mensagem privada ou por aqui mesmo. Se eu souber responder, ficarei feliz em ajudar!


A quem crê em Deus: orem pelo nosso país, orem pelo seu casamento. Vai dar tudo certo, isso logo vai passar! Ainda será o melhor dia de sua vida!

Grande beijo!!!


Próximos debates:

Uso do álcool e gel #papocientista

Coronavírus: novas informações #papocientista

161 Respostas

  • Pamela
    Noiva Master Janeiro 2021 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por esse debate me tranquilizou 😍
    Deus te abençoe
    Vamos orar pelo nosso país
    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ju, arrasou no debate. Vou usar para tranquuilizar as noivinhas que estão desesperadas.
    Valeu mexxxmo!!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou enviando para várias.

    Vamos tranquilizar a todas

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas dicas, adotaremos álcool em gel e gostei da ideia das "lágrimas de alegria" muito show
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi querida super obrigada por esse debate, estava sem saber o que pensar, agora pelo menos tenho base para decidir...:/
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ju arrasou no debate. É bom para tirar a duvida de muitas noivinhas que estão com o casamento próximo, o que as acaba 'tranquilizando' um pouco.

    Parabéns pela atitude.

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fique tranquila, Shay! Seu casamento vai ser lindo... Vai dar tudo certo, vc vai ver!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Quanto mais dermos informações de qualidade e seguras, mas tranquilas as pessoas ficam❣️ me ajude a espalhar essa ideia!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lê! Feliz em ajudar. Bom, este foi um dos temas que procurei para fazer este debate, mas acabei não postando, pois é muita informação.

    Mas até então não há fechamento de aeroportos e fronteiras pela América do Sul, há apenas os planos de contingência, que você pode verificar no site da Anvisa.

    Anvisa: Protocolo e Plano de Contingência - Coronavírus

    São medidas de cuidado no embarque, a bordo e no desembarque dos passageiros. Porém, isto aqui no Brasil. Na Argentina, não sei te dizer, só se informando em algum órgão de lá. Sei que até então não há fechamento de fronteiras.

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Ale❣️ meu dever é ajudar às pessoas
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️ meus colegas de profissão me passaram muito mais coisas mas não cabia num debate só kkk
    • Responder
  • Shayene
    Super Noiva Maio 2020 Minas Gerais
    Shayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gratidão, esse é o sentimento que tenho por esse debate.
    Desde de sábado a minha mente nao parou um só segundo e uma tristeza profunda no peito.
    Confio em Deus ❤
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Janeiro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super esclarecedor seu debate Ju! Também sou da área da saúde e sei o quanto é importante espalhar o máximo possível dessas informações nesse nosso quadro atual! Parabéns pela iniciativa! Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza!!!

    Parabéns! Smiley smile

    • Responder
  • Letícia
    Super Noiva Julho 2020 Distrito Federal
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em primerio lugar: Bem feliz por você ter tomado essa iniciativa já que é uma profissional da saúde.


    Segundo: eu só tava preocupada mesmo com gravidade, todo o resto tô bem informada, mas a questão de da cidade preferi ter várias informações.
    E em último, você poderia me dizer a respeito de viagem? Essa é mais fa um desmarcar, não estou taaaao preocupada, mas queria saber. Vamos dia 26/04 para a Argentina, mas corre boatos que eles fecharão fronteiras. Você sabe informar ou sabe me dizer onde posso me informar se isso é real?
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Juliana!!!! Você nem imagina o quão importante foi esse debate! Demais!!!! Muito obrigada pelo serviço que você fez para todos aqui 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Maravilhoso o teu debate Ju!!!

    Parabéns por se informar e passar o conhecimento! Smiley heart

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, me ajude a tranquiliza-las. Já mandei para algumas, mas tem muitas que postaram sobre este tema esta semana, não consigo mandar pra todas sozinha rs
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ótima opção mesmo.

    Vou salvar o seu debate, pois estou vendo muitas noivinhas desesperadas


    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada!! 😊❤️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já adotei kkkkk!
    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada Ju!!

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bom Amanda! O meu casamento só será em outubro, mas eu pretendo oferecer álcool e também, porém acho que irei preferir a bisnaguinha particular. Aí serve de lembrancinha também kkk
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que booom❤️ obrigada
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada rsrs ❤️ me ajude a tranquilizar as outras noivinhas!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vejo muitas noivinhas em pânico... Mas ainda não é preciso isso. O alarde é necessário e a prevenção é o melhor!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimo debate, Ju! Parabéns pelas dicas!

    Adorei a saudação Wakanda kkkkkk, acho que irei adotar!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master outubro 2020 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate maravilho.

    Super esclarecedor.

    Adorei a parte sobre os cancelamentos ou não dos casamentos. Eu não irei cancelar, vou adotar ter álcool em gel nas mesas

    • Responder
  • Luana
    Noiva VIP Fevereiro 2021 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Arrasou no debate!

    Amei!

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate noivinha e bem esclarecedor!! Adoreii!

    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que post maravilhoso!!! Obrigada pelas dicas e informações ❤️❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas