Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marília
Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado

Crianças no Casamento

Marília, dia 5 de Fevereiro de 2023 às 11:54 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 44
Oii gente!


Queria tirar uma dúvida com vocês. Eu vou me casar em breve e estou enfrentando um dilema com alguns convidados.
Tenho vários casais de amigos que quero convidar, porém a maioria tem entre um ou dois filhos. O local que vou casar só não cobra de crianças até 4 anos, mas os filhos desses meus amigos já são bem mais mais velhos, alguns tem entre 6 e 8 anos, outros já tem 12 anos, e alguns são adolescentes de mais de 14 anos. Então no caso seria cobrado o valor integral de todos.
Para conseguir convidar todos os nossos amigos, estávamos pensando em falar com cada um desses casais se eles tem alguém com quem deixar as crianças. Vocês acham que tudo bem ou se for assim é melhor nem convidar? Porque não podemos mais passar do orçamento e se todas essas crianças forem, tiraria o convite de outras pessoas importantes que queremos chamar.
Me ajudem! 😅

44 Respostas

Última atividade por Letícia, dia 27 de Março de 2023 às 19:07
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seja incisiva e deixe bem claro que não existe possibilidade de levar as crianças
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou em um dilema parecido, não gosto de crianças e não quero crianças na festa, a minha é feita de adultos para adultos e as pessoas não entendem, querem forçar a entrada dos filhos
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor coisa. Raiva por raiva, deixa que fiquem com raiva por não convidar mesmo... E que bom que os demais entenderam. Mostra que são pessoas adultas que entendem que custa caro
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei sua resposta! Conseguimos falar com o pessoal que teríamos que fazer dessa forma (são bem poucos) e todos entenderam, pois todos tem essa vida ativa em balada/festa que não leva o filho, justamente por ter muito barulho e bebida. Os que a gente sabe que levam o filho pra todo lugar, tiramos da lista e não vamos convidar. Muito obrigada Natália!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso exatamente isso!!!! Como é visto como "festa familiar" (o que pra mim não é regra, ainda mais a noite e regado a bebida. Tá longe de ser familiar ou local pra criança) o povo se dói. Mas se for barzinho ou happy dão um jeito. Acho que por ter sido criada na base do: "não vai não, não é lugar de criança", eu achei 100% normal isso de não levar.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assunto polêmico. Minha opinião nesses caso é: jogar limpo. Particularmente, e talvez pela minha forma de criação, eu acho ok deixar os filhos em casa pra ir a uma festa, até porque não acho que casamento é lugar pra criança.


    Mass tem pais que não. Então eu jogaria limpo mesmo e falaria: olha, as crianças pagam como adultos, por isso como forma de economizar não colocamos as crianças na lista (adolescente eu sequer iria me meter, só não mandava o indivídual e pronto. Passou de 13 anos pode ficar até sozinho em casa), algum inconveniente pra vocês ?
    Vai ter quem se doa? Vai. Mas é aquilo, vocês tem um orçamento. Eu penso que pessoas normais vão entender e se esforçar, assim como quem não tiver com quem deixar pode achar uma solução com vocês. Jogo aberto sempre, na minha opinião. Isso que adultos fazem.
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, não é questão de não pode estar, crianças menores de 4 anos não pagariam e óbvio que podem estar presentes. O meu pensamento está voltado para poder convidar todos que fazem parte da nossa vida e gostariam de ir. Como será um evento pequeno, pensamos dessa forma, já que maiores de 4 anos pagam o valor inteiro de adulto no buffet e dessa forma não conseguiríamos convidar todo mundo. Mas é sempre assim em casamento, a gente gasta o maior dinheiro e alguém sempre sai reclamando. Quem eu sei que não consegue compreender que é por conta do valor ser integral e pensa que é porque eu não quero criança, já vou descartar. Vão ficar bravos por eu não ter convidado, mas se eu convidar só o casal vão ficar bravos da mesma forma, então paciência.
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Francamente, melhor nem convidar então, pois eu que tenho filho penso que onde meu filho não pode estar eu tbm n vou
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Amei sua resposta! Nós que estamos pagando tudo, né? Então é nossa escolha. Quem realmente quer estar presente e gosta dos noivos, faz um esforço pra entender. Obrigada!
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simm! São apenas 3 da minha família, uma delas recém nascida, esses estarão presentes. Dos amigos que temos intimidade pra falar já avisamos e todos estão entendendo numa boa. Os que a gente imagina que se ofenderiam, já descartamos da lista. Muito obrigada pela sua resposta!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Dezembro 2023 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Complicado... particularmente acho que casamento não é festa que agrade crianças então, pra mim, seria normal que elas não fossem salvo as da família bem próxima. No entanto, muitos se ofendem com isso.. Se são pessoas distantes, eu consideraria não convidar para evitar falatórios e mal entendidos

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho super normal. Minha mãe sempre foi chamada pra casamento sem a gente e tudo bem. No meu nos só incluímos crianças da família. Pros demais que tinham filhos nós conversamos sobre a quantidade limitada de pessoas e avisamos que não poderíamos estender o convite pras crianças maiores de 4 anos. Casamento é muito caro pra deixar de convidar amigos pra levar criança e adolescente que a gente mal tem convivência. Se acharem ruim paciência, avisa que não vai e segue o baile.

    • Responder
  • P
    Noiva Constante Março 2024 Espírito Santo
    Pietra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi novinhaaa, tudo bem??

    Então, quando eu era mais nova, meus pais sempre eram chamados pra casamentos e eu ficava de fora numa boa. Como o meu casamento vai ser bemmm pequeno, eu não chamaria as crianças (só vamos ter 3 crianças no casamento, e todas as três só vão pq vão participar da cerimônia como pajem e daminha kkkkkk). Enfim, lembre-se que não somos obrigadas a chamar ninguém.

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Marília, tudo bem?

    Sem dúvida é um tema polêmico, mas como eu sempre digo isso por aqui: seu casamento, suas regras. Smiley heart

    Sou mãe e ao receber um convite assim, teria que ver como e com quem deixar a pequena. Por outro lado, a depender do estilo do casamento eu não ia levar ela - ja que tem lugares que as crianças ainda não devem ir/frequentar. Então acho que como tudo na vida, depende de como é dito.

    Também acho que em um dia tão importante como o casamento, as pessoas que nos amam devem nos apoiar e entender as nossas decisões, então não tenho dúvida de que quem realmente queira estar com vocês, fará o que possível e o impossível. Smiley heart

    Depois me diz a sua decisão!

    ***

    Quero aproveitar para dizer que a Comunidade é um espaço pensado para noivas e noivos, um lugar livre de julgamentos e respeituoso com a decisão de cada um em todo e qualquer tipo de tema. Smiley winking

    Vamos lembrar disso e ser empátic@s com a situação d@ outr@.

    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pessoalmente eu prefiro chamar a familia toda, mas realmente como vc esta pagando a mais, eu preferiria ao entregar o convite explicar pra pessoa Smiley smile

    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, as pessoas próximas que não temos contato com as crianças entenderam bem, porque querem estar ao nosso lado nesse dia especial. As crianças da minha família é óbvio que estarão presentes. São esses mais distantes que não temos tanta intimidade que ficou a dúvida. Obrigada pelo sua resposta!
    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo Estado
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se são pessoas distantes é o ideal. Se fossem pessoas próximas poderiam até entender, mas distantes pode ser que não. Vai dar certo
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo, mas no meu caso independente da idade da criança o valor do buffet cobra preço de adulto. Por isso minha pergunta. Mas como estou vendo que algumas pessoas se ofendem, vou optar por não convidar, já que são amigos bem distantes que não tenho tanto contato. Iria convidar pela consideração, mas já que isso é um problema, então não participarão do meu evento.
    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo Estado
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo! Talvez a pessoa nem leve o filho, mas não cabe aos noivos decidir isso
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obvio que não farei em salão/buffet, é totalmente fora do meu gosto. Fecho cada fornecedor separadamente e a escolha de cada item é feita a dedo para que os convidados sejam muuuito mimados no dia, logo é mais um motivo para não ter estranhos
    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo Estado
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, eu não me sentiria convidada se isso viesse especificado não, sinto muito. Percebo pelos debates aqui que as pessoas querem ir até onde o braço não alcança. Ou convida todos e inclui no buffet ou não convida ninguém e faz outra coisa. Vi um pouco dos comentários e estão indo em várias direções, mas sua pergunta foi específica para o buffet e é essa minha opinião. Acho que quando estamos fazendo casamento queremos economizar em algumas coisas, mas tem itens que não da e fica extremamente deselegante. Vai até onde você pode e pronto. Uma mãe se sente sim ofendida quando isso é proposto, talvez ela nem leve a criança, mas não cabe a você decidir isso, já que ela e a família estão sendo convidadas
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Julho 2023 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, reveja com seu buffet se o valor é o mesmo, pois desconheço isso, sinceramente, pois o mínimo são 80 convidados, menos do que isso não tem nem festa em buffet, a não ser que vc vá fazer sua festa em outro lugar, e mesmo assim pagar por 100 convidados o valor de 25 está totalmente fora do que eu tenho visto por aqui e em outros buffets, muito estranho isso 🤔
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é questao de orçamento, é de não querer estranhos na festa. Eu mesma terei apenas 25 convidados e o valor do casamento é o mesmo de um pra 100 convidados, mas não quero quem não conheço e ponto. Quem manda no casamento é os noivos, e eles podem muito bem apenas não querer menores de 18 anos no casamento também
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você falou tudo! Meu casamento vai ser exatamente assim! Muito obrigada pela resposta, me ajudou muito! Adorei essa ideia do assessor!
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, no seu caso não tem nem como mesmo né? Por ser da família, vira muito bafafá. Ou convida ou não, né? E como são muitos, aí você libera pra um e não libera pra outro, não dá certo. No meu caso são alguns amigos, mas aí estou pensando na possibilidade de conversar com os que entenderiam e não convidar os que se ofenderiam. Acho que é a melhor opção. Obrigada pela sua resposta!
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Marília tive esse desconforto ao fazer a lista de convidados. Meu noivo tem muitos com família de 2, 3 filhos e na maioria acima de 10 anos (que conta como pagante).
    Pra você ter ideia, temos 51 convidados, mas somando parceiro/a + filhos, a lista está em 106. Ou seja, temos mais agregados que convidados.
    Faz sentido? pode não fazer pra alguns mas pra nós ou chamávamos os pais e as crianças ou não chamávamos ninguém. Teríamos um stress muuuuuuuito maior se fossemos especificar que não queríamos os filhos.

    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Marília!
    Super te entendo, eu tenho “horror” de criança em locais de adultos, rs. Meu maior pesadelo é uma criança chorando no meio da cerimônia tão aguardada por mim e pelo meu noivo. E não culpo a criança, porque casamento não é local de criança e a criança não tem culpa de ser submetida a um traje desconfortável, um lugar diferente, sem nenhuma atividade.
    Por aqui não terei crianças, nem no cortejo e nem nos convidados.Tenho poucas pessoas que tem crianças na família - nenhuma indispensável.Quando meu assessor fizer o RSVP educadamente ele irá informar que o casamento não terá estruturas para crianças, que o espaço não estará preparado, etc. E eu também informarei assim que entregar o convite. Pessoas com crianças pequenas que eu sei que chorariam, eu não vou convidar. Ps: meu casamento terá MUITA musica, festa, dança e alcool. Não será um ambiente totalmente familiar, rs.Entao minha sugestao é: converse com quem te da abertura para conversar, não convide quem não te dá e não esquente a cabeça.
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Julho 2023 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Educação e empatia é tudo, Se não cabe no orçamento não convida ou não faz festa.

    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vc conhece seus convidados, se acha q alguém vai se ofender e melhor não convidar ..mãe de todo modo acho meio exagerado fazer um cavalo de batalha em cima disso, se ofender, tirar satisfação....e só não ir no casamento né?
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nenhum host de nenhum tipo de festa tem obrigação em bancar a familia toda de ninguém, inclusive muitos eventos são adequados apenas para uma faixa etária ou gênero e não vejo ninguém reclamando

    Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Marília
    Noiva Principiante Abril 2023 São Paulo Estado
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm! Eu entendi que tem casos e casos, né? Mas pelo que tô vendo tô preferindo nem convidar nesses casos, porque de qualquer forma vão ficar chateados, se eu convidar e falar pra não levar ou não convidar. De qualquer forma vão se chatear, então a melhor escolha é não convidar ninguém né kkkk
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como vc já deve ter percebido esse tema e polêmico....rs...
    Tem pais q vão se ofender dea filhos nao terem sido convidados...pq entendem q se ia filhos não são bem vindos eles TB não são ...outros q não vão ficar ofendidos dos filhos não terem sido convidados, mas não iriao por não ter rede de apoio
    E tem gente q vai entender q seu orçamento não comporta...Eu, particularmente, vejo q casamento e uma festa familiar...então se sou convidada p um casamento espero q esse convite se estenda a minha família...ainda q eu decida não levar o meu filho ( tenho um bebê de um ano) gostaria q ele fosse convidado ...não ficaria ofendida de não terem chamado ele, mas ficaria chateada, entende? Agora, o casamento e seu ninguém melhor q vc p conhecer seus convidados, se vc não tem condições de convidar os filhos de determinados casais, e vc acha q os pais vão se ofender, e melhor nem convidar p evitar stress. Mas por outro lado, vc tem q ser compressiva se alguém não for pq ficou chateado pq o filho não foi convidado ou não tinha c quem deixar Por fim, eu acho q em casamento ninguém e obrigado a nada...os noivos não são obrigados a convidar ninguém e ( e quem não for convidado não pode se ofender) e os convidados , como o.proprio nome do, são convidados, TB não são obrigados a ir..Se os filhos não forem convidados e eles ficarem chateados e só não ir, não precisa se ofender....
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas