Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Regiane
Noiva Principiante Novembro 2025 São Paulo Estado

Daminhas

Regiane, dia 30 de Março de 2025 às 21:03 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 49
Olá, noivas!
Estou com um dilema familiar... temos que escolher nossas daminhas e já decidimos que nossa filha entrará com as alianças e minha afilhada com a imagem de Nossa Senhora. Temos outras 3 meninas na família, filhas das minhas primas (que serão minhas madrinhas) e que talvez a família já esteja esperando que também sejam nossas daminhas, mas meu noivo e eu queremos dar destaque para as nossas 2 pequenas e estamos em dúvida. Como vocês resolveriam isso?

49 Respostas

Última atividade por Dani Gondim, dia 24 de Abril de 2025 às 16:25
  • Dani Gondim
    Noiva Novata Abril 2026 São Paulo
    Dani Gondim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, tudo bem? Concordo com vocês em destacar tanto sua filha como sua afilhada, até porque, elas seriam mais dignas disso, na minha opinião. Quanto às demais meninas, como são só 3, é possível deixá-las como floristas, como o pessoal falou aqui. Mas se acabar dando muito custo, só explicar carinhosamente que é uma opinião que você e seu noivo tomaram juntos e que estão muito contentes com a decisão ❤️
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Maio 2026 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coloca como florista, porta bíblia, plaquinhas , usa um tom de vestimenta diferente das duas pequenas que deseja destacar.
    • Responder
  • Gaby
    Noiva Curiosa Dezembro 2024 São Paulo
    Gaby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, noivinha!
    Primeiro de tudo, eu sei que são muitas expectativas de todos os lados, mas busque sempre pensar em você, por mais que este seja um momento especial para todos, não baseei as suas decisões pensando em terceiros, a base das decisões sempre tem que ser vocês.
    E se, neste caso, ainda assim você quiser chamar as outras meninas, vocês podem optar por colocá-las como floristas, e fazer uma entrada em um outro momento, isso já vai dar uma separação e o destaque especial pra cada uma individualmente! E colocaria a sua filha e afilhada na entrada logo à sua frente. Ou colocaria as floristas para entrar antes de você, afilhada depois que você já estiver lá à frente do altar, com uma entrada especial o que dará mais destaque ainda, como também a sua filha com a entrada das alianças.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha isso e bem chato...no meu casamento eu tive dois pajens e uma daminha...como eu sabia q os custos eram altos, optei por pagar as vestimentas das crianças... Acabou q no dia do casamento e por um bom tempo depois, uma tia ficou enchendo q eu não tinha convidado a entrada do meu primo e ela tinha ficado chateada..um dia minha mãe se irritou e falou q eu convidava quem eu quisesse
    • Responder
  • Karla
    Noiva Ativa outubro 2025 Maranhão
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coloca elas como floristas é uma ótima opção
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Novata Dezembro 2027 Santa Catarina
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optaria pela vontade dos noivos. Se fosse importante que essas meninas fizessem parte, adicionaria um momento para elas talvez até juntas como 3 floristas. Fui a alguns casamentos onde entraram mais de uma dama ou pajem juntos
    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito que devam dar prioridade para a decisão de vocês, não tentem agradar os outros, no final só causa arrependimentos. Ouvi da minha irmã (adolescente né gente) que eu não poderia dançar a valsa com meu noivo uma música gaúcha romântica que eu gosto, só porque foi ela que me apresentou a essa música. Eu nem havia escolhido essa música, mas já mandei um:

"O casamento é meu, danço com meu marido a música que eu quiser."

Já ouvi outros comentários dela do tipo: "Nossa, mas eu não escolheria essa cor" ou um "A mas eu não faria os convites assim", sempre que ela falava algo do tipo eu dizia:

" Ah é? No seu você faz então, no meu vou fazer assim!"

E os comentários simplesmente acabaram. Sou muito mais feliz fazendo as coisas do jeito que eu e meu noivo queremos, sem pressão de ter que agradar os outros e sem arrependimentos.

• Responder
  • Telma
    Noiva Novata Março 2026 São Paulo Estado
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnhnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Principiante Abril 2026 São Paulo Estado
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tive dilemas parecidos no meu.. e no fim, fizemos o que era confortável pra nós quanto noivos… agradar os outros nem sempre é benéfico pra nós e tira nossa paz.. não vale a pena pra um dia que sonhamos tanto
    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dê prioridade a escolha de vocês!
    • Responder
  • Clebson
    Bahia
    Clebson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc linda vc fala de onde meu anjo
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Constante outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie!! Aqui o noivo quer que tenha um momento para a entrada da Bíblia, então já vamos usar uma das crianças aí.
    Eu quero que uma seja florista, e talvez outra leve as alianças! Entao tem espaço para “todo mundo”, vcs vão achar a melhor forma, certeza!
    Obrigada e para vcs tbm, Deus abençoe
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Ativa Fevereiro 2026 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah! Se fizer sentindo para vocês e também para não quebrar a expectativa, pode ser florista ou carregar alguma plaquinha. Ja viu aqueles ´´la vem a noiva´´?! Algo assim ou personalizado pra voces.

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acima de tudo, vocês quem mandam. Mas se quiser as crianças pode ser às floristas. Assim ficariam duas floristas. Pelo que eu entendi as mães das meninas são filhas das suas primas e primas estas que serão suas madrinhas… já vão ter o gasto de comprar o próprio vestido de madrinha e ter condições de comprar o da filha. É só uma observação. Veja se compensa chamar. Boa sorte.
    • Responder
  • Kainan
    Noiva Novata Abril 2026 São Paulo
    Kainan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi gatinha
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Abril 2026 Bahia
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Põe para elas serem floristas
    • Responder
  • Thaiza
    Noiva Novata outubro 2026 Rio de Janeiro
    Thaiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre dê relevância para aquilo que faça sentido para vocês dois. Leve em consideração o desejo dele também. Seus familiares e afins, entenderam a sua decisão. ✨🩶
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, esse tipo de situação é bem comum e delicada, mas dá pra lidar de boa, com carinho e firmeza.

Você e seu noivo têm todo o direito de escolher quem vai ter destaque na cerimônia, ainda mais quando envolve a filha de vocês e sua afilhada. O mais importante é que essas escolhas tenham significado pra vocês, e isso tem.

Agora, se rola essa expectativa das famílias das outras meninas, o que pode funcionar é pensar em um papel simbólico pra elas, tipo distribuir pétalas na entrada, entregar livrinhos de oração, ou dar alguma lembrancinha durante a cerimônia. Assim elas participam, se sentem especiais, e vocês mantêm o destaque pras duas escolhidas.

O segredo é explicar com jeitinho que a decisão foi pensada com carinho e que todos terão seu momento de estar junto com vocês. Transparência, respeito e afeto resolvem quase tudo.

Tamo junto nesse corre de casamento! 👊, Deus os abençoe.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Inclusive, hoje ouvi isso de uma pessoa que meu noivo queria como madrinha kkkkk já até descartamos dps desse comentário
    • Responder
  • Thaiane
    Noiva Curiosa Setembro 2025 Minas Gerais
    Thaiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso serão 2 entrando com as alianças, uma com anel e a outra com uma imagem da sagrada familia. As minhas outras 3 damas, serão 2 com mini buquê de flores um passo atrás e a outra na frente com a bíblia.

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, noivinha!

Estamos pensando também em como fazer com que elas se sintam especiais, sem tirar o destaque das outras 2 pequenas.
    Obrigada pela ajuda, viu? Muitas felicidades pra vocês!

• Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caso sinta essa necessidade de colocá-las podem entrar juntas como floristas. Mas entenda que o casal não tem nenhuma obrigação com ninguém, se por acaso decidir manter as 2 pequenas ta tudo bem, no seu lugar eu já explicaria no momento do convite que deram prioridade para a filha e afilhada, eu compreenderia numa boa.

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii, Nicoly!!
    Que legal, você também vai fazer com duas!! Muito obrigada pela resposta, viu? Felicidades!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii, noivinha!!
    A gente nunca sabe o que estão esperando de verdade, né? Ficamos sofrendo por antecipação e suposições.rs
    Muito obrigada!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, noivinha! Depois de ler as respostas aqui e pensando em tudo o que colocaram de ideias, estou na fase de me preparar para as explicações mesmo.rsrsrs Muito obrigada, viu?

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que lindooo!! Onde vou casar não pode jogar flores ou bolinhas de sabão. Mas tudo certo também. Felicidades mil!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha, Thamara... Acho que rolaria uma cobrança sim.rsrs Não precisaríamos justificar nossas escolhas porque o casamento é nosso, mas te conto que alguns absurdos acontecem por aí.rsrsr E é isso que eu estava querendo evitar, sabe? Mas uma conversa sincera acho que vai resolver, né? Vocês estão me ajudando muito com as respostas e iluminando a minha mente de noiva ansiosa.rsrs Muito obrigada!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

KKkk... acabei descobrindo que existe esse mundo, o de dar graças a Deus por não ter esse gasto.kkkkk É uma boa justificativa, né?rsrs Obrigada, Pâmella!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oiee, noivaaa!!
    Ahh, que coisa linda!! Com certeza será um encanto com suas 5 meninas. Quando envolve criança e família é tão delicado, né? Acho que a pressão no meu caso é mais interna mesmo.rsrs Meu noivo e eu vamos alinhar tudo sim, acho que é o caminho mais certo. Muito obrigada e felicidades!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii, noivinha!!

Menina, minha mente já nem sabe mais o que pensa.kkkk Nada como ter um planner, viu?rsrs
    Obrigada pela ajuda!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii, Gabriela!!
    Pior que não é fácil, né? Por mais que a gente saiba que o casamento é nosso e que devemos fazer o que é o nosso sonho, fica uma pulga atrás da orelha no sentido de "será que estamos fazendo o certo?" rsrs Mas vai dar tudo certo sim. Obrigada e felicidades mil pra você também!

• Responder
  • Regiane
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Ester! Como a Thais falou aqui nas respostas, eles também não terão a preocupação com as roupas, né? Smiley smile Muito obrigada pela ajuda!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas