Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Noiva Esperta Dezembro 2023 São Paulo Estado

Declaração de pobreza para Casamento no Civil

Edna, dia 9 de Julho de 2014 às 14:37 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 106

Noivinhas vi uma reportagem e achei muito interessante para quem quer economizar no casamento no civil, espero que ajude vocês assim como me ajudou!

Hoje, vou falar um pouquinho com vocês sobre a gratuidade do casamento civilpara algumas pessoas. Existe, no Direito Brasileiro, a possibilidade de pessoas reconhecidamente pobres se casarem independentemente do pagamento de emolumentos do cartório. O Código Civil, em seu artigo 1.512, parágrafo único, assegura às pessoas cuja pobreza for declarada, o direito à isenção de emolumentos e despesas para o casamento, registro e primeira certidão.

Então qual é o critério para definir quem terá direito a tal isenção? O parágrafo único do artigo 1º da Lei 1.060/50 diz que considera-se necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família. No caso, a lei menciona processo e honorários de advogado, mas pode se estender às taxas e emolumentos do cartório. Já o artigo 1º da Lei nº 7.115/83 diz que a declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

A lei apenas exige uma Declaração de Pobreza que deverá ser firmada por ambos os noivos. Como a finalidade da lei é facilitar o casamento para todo mundo,não deve ser exigida nenhuma comprovação de renda.

Veja abaixo um modelo de Declaração de Pobreza:

Se o oficial de registro tenha dúvida sobre a veracidade da declaração, deverá esclarecer aos noivos de que a falsidade ensejará responsabilidade civil e criminal do interessado (artigo 30, § 3º da Lei de Registros Públicos).

Se os noivos desejam realizar o casamento em diligência, ou seja, fora do cartório, o ato somente poderá ser gratuito se eles estiverem em situação de extrema urgência (exemplo: noivo que está internado com câncer terminal e não pode se locomover ao cartório). Como a finalidade da lei é assegurar o direito ao casamento a todos, esta hipótese não se enquadra, pois o juiz ou o oficial de registro teria que se deslocar, o que causaria um custo pessoal a eles.

A publicação de editais de proclamas é custeada pelo Estado, por meio da imprensa oficial, caso o jornal que publica os editais de proclamas da Serventia não faça gratuitamente a publicação.

Fonte:http://casandosemgrana.com.br/da-gratuidade-do-casamento-civil/

106 Respostas

Última atividade por FABIANA, dia 18 de Fevereiro de 2022 às 22:11
  • FABIANA
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    FABIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dica maravilhosa!! Obrigada por compartilhar com as noiivinhas!!
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noooossa🤔
    • Responder
  • Deborah
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu consegui a documentação de isenção de casamento.
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou lá resolver isso já. Pois farei a festa mais pra frente bem linda dos meus sonhos.
    • Responder
  • Marcos
    Noivo Novato Janeiro 2021 São Paulo
    Marcos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é PROIBIDO POR LEI!! Cartório nenhum tem o direito de te exigir absolutamente nada. Você e seu noivo DEVEM procurar a Corregedoria para denunciar esse caso. É expressamente proibido fazerem os noivos passarem por qualquer tipo de constrangimento.
    • Responder
  • Patrícia Carlos
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 São Paulo
    Patrícia Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fui na sexta (22/11) e fui obrigada a levar a carteira e os três últimos holerites. Ou seja, o cidadão tem que levar a legitimidade da sua incapacitação do pagamento.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Setembro 2015 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Laís conseguiu resolver?
    • Responder
  • Marcellen
    Noiva Master Abril 2021 Rio de Janeiro
    Marcellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima informação, obrigada 😉
    • Responder
  • Daniele
    Noiva Novata Junho 2019 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero saber se esse testado pela net declaração de bobreza servi sei caribo
    • Responder
  • Lais
    Noiva Novata Setembro 2020 São Paulo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fui no cartório de Itaquaquecetuba,com todos os documentos,como moro proximo ao cartorio não fui com as testemunhas,falei para a atendente que as testemunhas era só ligar que viria ao cartorio ela se recusou a dar entrada,pelo fato de não estar com a carteira de trabalho,vi que a pratica exigida pelo cartorio é errada,e me levando ao constrangimento,sendo que estou há 10 anos com meu esposo e não vou fazer festa.essa semana retorno lá.

    • Responder
  • Tamires
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otima informacao.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Maio 2019 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom , saber disto obrigada pela informação

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Dezembro 2021 Rio Grande do Sul
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse proclamas estão me cobrando 250,00 o jornal, tem alguma forma de ser gratuito?

    • Responder
  • Carolline
    Noiva Curiosa Fevereiro 2019 Rio de Janeiro
    Carolline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Principiante Dezembro 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal!!! Vou ir la no cartório semana que vem...

    • Responder
  • Janaina
    Noiva Constante Dezembro 2019 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sensacional adorei rs.

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Jucilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento da problresa

    • Responder
  • TALIA
    Noiva Esperta Dezembro 2019 Mato Grosso do Sul
    TALIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante

    • Responder
  • Lana
    Noiva Constante Setembro 2020 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Interessante

    • Responder
  • Demirielly
    Noiva Ativa Julho 2019 Paraná
    Demirielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitooooo bom saber disso

    • Responder
  • Bianca
    Super Noiva Maio 2020 Paraná
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante... Todos têm que ter esse direito mesmo! Amei
    • Responder
  • J
    Super Noiva Dezembro 2024 Minas Gerais
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Interessante demais.

    Super válida essas informações.

    • Responder
  • Thassilla
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Paraná
    Thassilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante!

    • Responder
  • Lili
    Noiva Novata Junho 2018 Rio Grande do Sul
    Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Moça do cartório***
    • Responder
  • Lili
    Noiva Novata Junho 2018 Rio Grande do Sul
    Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui declaramos pobreza e estão nos cobrando taxas disso e daquilo igual... Se tivesse que pagar não teria feito declaração, graças a Deus meu padrasto que está nos dando uma força com as taxas... Mas achei um absurdo sendo q qnd me informei cm a almoçar no cartório ela disse q era só levar a declaração escrita e preenchida de próprio punho q ia ser encaminhada junto cm os documentos para análise, não q ainda assim teriam taxas a serem pagas 😒
    • Responder
  • E
    Noiva Curiosa outubro 2018 Espírito Santo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na realidade não existe nenhum teto salarial estipulado, mas na maioria dos cartórios da minha cidade, pelo menos, eles aceitam até 3 salários mínimos juntando a renda do casal. Ah sim, mas o contra é que se você opta por esse tipo de casamento, você não pode escolher a data nem nada disso, eles te chamam quando der, então se sua igreja te exigir casar no cartório antes, ou você for casar apenas n0 cartório no dia do casamento e precisa que seja no x dia, então terá que pagar a taxa pra ter essa "certeza". Espero ter ajudado. bjs.

    • Responder
  • Allyne
    Noiva Novata Junho 2018 Rio Grande do Sul
    Allyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A média salarial então é de até dois salários minimos para ser considerado pobre e apto a essa lei?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Março 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Https://www.guiadecasamento.com.br/cerimonia-e-festa/civil/casamento-civil-gratuito

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Março 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça.

    https://www.guiadecasamento.com.br/cerimonia-e-festa/civil/casamento-civil-gratuito

    • Responder
  • C
    Bahia
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça.


    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Novata Junho 2018 Espírito Santo
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não achei o modelos
    ....
    • Responder
  • E
    Noiva Curiosa outubro 2018 Espírito Santo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não vem não, a certidão vem normal

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas