Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Noiva Esperta Dezembro 2023 São Paulo Estado

Declaração de pobreza para Casamento no Civil

Edna, dia 9 de Julho de 2014 às 14:37

Publicado em Fórum Antes do casamento 106

Noivinhas vi uma reportagem e achei muito interessante para quem quer economizar no casamento no civil, espero que ajude vocês assim como me ajudou! Hoje, vou falar um pouquinho com vocês sobre a gratuidade do casamento civilpara algumas pessoas. Existe, no Direito Brasileiro, a possibilidade de...

Noivinhas vi uma reportagem e achei muito interessante para quem quer economizar no casamento no civil, espero que ajude vocês assim como me ajudou!

Hoje, vou falar um pouquinho com vocês sobre a gratuidade do casamento civilpara algumas pessoas. Existe, no Direito Brasileiro, a possibilidade de pessoas reconhecidamente pobres se casarem independentemente do pagamento de emolumentos do cartório. O Código Civil, em seu artigo 1.512, parágrafo único, assegura às pessoas cuja pobreza for declarada, o direito à isenção de emolumentos e despesas para o casamento, registro e primeira certidão.

Então qual é o critério para definir quem terá direito a tal isenção? O parágrafo único do artigo 1º da Lei 1.060/50 diz que considera-se necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família. No caso, a lei menciona processo e honorários de advogado, mas pode se estender às taxas e emolumentos do cartório. Já o artigo 1º da Lei nº 7.115/83 diz que a declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

A lei apenas exige uma Declaração de Pobreza que deverá ser firmada por ambos os noivos. Como a finalidade da lei é facilitar o casamento para todo mundo,não deve ser exigida nenhuma comprovação de renda.

Veja abaixo um modelo de Declaração de Pobreza:

Se o oficial de registro tenha dúvida sobre a veracidade da declaração, deverá esclarecer aos noivos de que a falsidade ensejará responsabilidade civil e criminal do interessado (artigo 30, § 3º da Lei de Registros Públicos).

Se os noivos desejam realizar o casamento em diligência, ou seja, fora do cartório, o ato somente poderá ser gratuito se eles estiverem em situação de extrema urgência (exemplo: noivo que está internado com câncer terminal e não pode se locomover ao cartório). Como a finalidade da lei é assegurar o direito ao casamento a todos, esta hipótese não se enquadra, pois o juiz ou o oficial de registro teria que se deslocar, o que causaria um custo pessoal a eles.

A publicação de editais de proclamas é custeada pelo Estado, por meio da imprensa oficial, caso o jornal que publica os editais de proclamas da Serventia não faça gratuitamente a publicação.

Fonte:http://casandosemgrana.com.br/da-gratuidade-do-casamento-civil/

106 Respostas

  • H
    Noiva Novata Março 2018 Paraná
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lisle, você escolheu a data ou o cartório que marcou?

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Maio 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O que importa é ser feliz! Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noivo Novato Setembro 2015 São Paulo
    Franklin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia Giselle;

    Nada consta na certidão.

    • Responder
  • F
    Noivo Novato Setembro 2015 São Paulo
    Franklin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia irmão Hilder.

    Compreendo seu ponto de vista, já me ajustei perante o PAI.

    Mensurei minha experiência, apenas com o objetivo de dar um testemunho.

    Não recebi palavra de maldição alguma, tão pouco quis dizer que nada dará certo para aqueles que como eu usufrui do " benefício", estas foram as observações da igreja da qual sou membro... é certo que cada denominação possui seu ponto de vista e não nos cabe aqui expor ou debater tais observações... Compreendo seu ponto de vista e até lhe digo que me faz muito sentido o que o irmão colocou.

    Não podemos afirmar o que DEUS pensa...

    Sobre estar em pecado, concordo com o irmão sobre eliminar as brechas, mas nossa condição carnal é de pecadores. A bíblia nos diz que o PAI avalia nossos corações e é nisso que eu particularmente, independente da denominação creio.

    Fico muito feliz em saber que assim como eu vc também se preocupa em esclarecer certas posições que nos são passadas. Obrigado por nos orientar. Deus o abençoe.

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Novata Abril 2020 Minas Gerais
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi . Tira uma duvida minha . Eu pretendo casar com a declaração pq no momento eu vivo junto com meu noivo ha 2 anos e queria oficializar nossa relação e no momento não tenho condições de pagar o casamento civil que aqui em minha cidade esta 580 reais e eu estou desempregada e so vivemos com a renda do meu noivo. Queria que voce me informasse se na certidão de casamento vem algo escrito que vc casou com essa Declaração. Vem ou não?
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Novata Abril 2020 Minas Gerais
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi . Tira uma duvida minha . Eu pretendo casar com a declaração pq no momento eu vivo junto com meu noivo ha 2 anos e queria oficializar nossa relação e no momento não tenho condições de pagar o casamento civil que aqui em minha cidade esta 580 reais e eu estou desempregada e so vivemos com a renda do meu noivo. Queria que voce me informasse se na certidão de casamento vem algo escrito que vc casou com essa Declaração. Vem ou não?
    • Responder
  • H
    Noivo Novato Janeiro 2018 São Paulo
    Hilder ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá irmão.
    Não é bem assim, quer dizer que agora nada dá certo por conta disso? Primeiro que o nome do documento é declaração de hipossuficiência, só chamam de atestado de pobreza pra ficar mais fácil de falar. Segundo, esta declaração diz que NAQUELE MOMENTO vc não tem condições de arcar com todos os custos e não que vc será miserável pro resto da vida. Além do mais, se vc tem o desejo de casar e não quer esperar, então é melhor que não se case? Penso que ainda é melhor informar que no momento você não tem condições (em minha cidade já está R$400,00). Oriento casais em minha igreja, e um casal que está morando junto querem oficializar isso, e agora te pergunto... Continuar em pecado ou assumir perante a lei o compromisso informando não ter condições de pagar no momento? Não aceite esta palavra que foi lançada na sua vida, mesmo se na época vc tinha condições e agiu de má fé, peça perdão a Deus agora, pois nenhum pecado é maior que o amor de nosso Aba Pai. Talvez Deus só queira algo que vc até já tenha feito, que foi pedir perdão.
    • Responder
  • Joice
    Noivo Novato Novembro 2020 Paraná
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como posso conseguir esta declaração ?posso ter padrinhos? Quantos tempo demora pra ser aprovado ?
    • Responder
  • Acervo
    Noivo Novato Dezembro 2017 Pernambuco
    Acervo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fui no CRAS da minha cidade e me encaminharam para a secretaria de cidadania, amanhã vou lá solicitar o atestado. Meu irmão já solicitou para tirar uma segunda via do registro de nascimento e deram a ele sem pestanejar.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Novata Novembro 2017 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá boa tarde!Eu assinei o atestado de pobreza e me deram 10 dias Pq ia pra juiz saber e aprovavam ou não o atestado.Agora depois de 10 dias eles querem que eu comprove com carteira de trabalho ou olerites.Eles podem fazer isso?Por favor me ajudem!
    • Responder
  • T
    Noiva Novata Setembro 2017 Mato Grosso
    Tassiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia

    Aqui na minha cidade Rondonópolis/MT entrei em contato com o Cartório do 2º oficio, me informaram quem tem uma cota de casais, e que para ter o benefício eu teria que tentar no inicio do próximo mês. além dos documentos normais a serem apresentados RG, CPF, Testemunhas, Certidão de Nascimento pediram cópia autenticada da Carteira de trabalho para comprovar que de fato não recebemos menos de 3 salários mínimos.

    • Responder
  • Gabriele
    Super Noiva Novembro 2017 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso é válido mesmo escolhendo o regime de separação total de bens?

    • Responder
  • F
    Noivo Novato Setembro 2015 São Paulo
    Franklin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amadas e amados, esse recurso realmente pode de início atrair a atenção, com atraiu a minha , e como de praxe, ( alguns de nós, não todos) buscamos burlar ou mesmo conseguir um jeitinho de nos dar bem no que for possível, não é verdade, afinal pensamos se todo mundo faz, porque não eu ??... Usei desse recurso no meu casamento porque no momento não dispunha do valor para custear a taxa...Abusiva ao meu ponto de vista, mas regra é regra. Estou casada há dois anos depois de estar morando juntos á pelo menos 8 anos. Onde quero chegar com esse testemunho? Precisamos avaliar tudo o que fazemos não só na lei humana, mas principalmente espiritual. Tenho uma empresa no ramo de personalização e trabalhamos muito e simplesmente nada flui com deveria. Deus nos criou para sermos a melhor de todas as criações e desfrutarmos do melhor desta terra, pois somos FILHOS AMADOS do SENHOR, logo herdeiros de tudo o que ele tem . Ainda que estejamos momentaneamente em situação financeira pouco favorável, precisamos nos PLANEJAR em TUDO o que formos fazer...Recebemos uma revelação de quando você declara que é pobre, logo você permite ser consagrado á pobreza e nada há de prosperar, ainda que nada falte, pois DEUS é misericordioso e nos livra das asneiras que costumamos realizar... Pode aparecer pessoas que tenham uma opinião sobre esse testemunho, mas como exposto, esse testemunho é muito verdadeiro e fez todo o sentido, quando exatamente ontem (26.06.2017) nessa semana, recebemos uma revelação vinda de uma pessoa próxima que nada sabia sobre esse documento que por nós foi assinado e confesso que ficamos aterrorizados... Cada um recebeu o livre arbítrio, mas se puder colaborar com a vida de quem pensa em fazer a mesma asneira que fizemos, pense bem sobre o assunto e avalie se vale mesmo á pena atestar á vista de homens e no mundo espiritual que somos pobres, que não somos capacitados seja no que for... Se o casal não tem grana para a certidão, conte com os padrinhos e família para colaborar, adie a data até conseguir juntar o valor, vende rifa, faça qualquer coisa menos assinar esse documento maldito...nada vale a ruína da família. Deus nos fez para sermos prósperos e não para darmos legalidade á coisas negativas em nossas vidas. Isso é verdadeiro, mas crê quem quiser...Deus abençoe suas vidas.

    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Março 2018 Pernambuco
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade é de costume os padrinhos pagarem então como eu tenho 4 casais de cada lado (8casais) dividindo o preço fica bem melhor ... o cartório daqui esta em torno de 300,00$
    • Responder
  • F
    Noiva Novata Julho 2017 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa eu declarei e mesmo assim paguro e ainda pra casar numa quinta feira sera q devo procurar um advogado pra saber se posso recorrer e pegar não só o valo pago?
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Milca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso aconteceu igual a vc. E eles querem que eu pago msm assim. Me fizeram levar um monte de papel e ainda estão querendo me cobrar. Hj vou no fórum flr com o juiz pq eu realmente não tenho condições de pagar.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Setembro 2017 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cada noivo tem q levar 1, ou é 1 para os 2 ?

    • Responder
  • Taynara
    Noiva Novata Setembro 2017 Minas Gerais
    Taynara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Á
    Noiva Novata Fevereiro 2017 Rio de Janeiro
    Ágatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    BOA PERGUNTA!! PRECISA OS DOIS JUNTOS??

    • Responder
  • Janaina
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Espírito Santo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Serviço solicitado ( casamento civil )
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Pretendo casar em Janeiro de 2017 somente no civil. Gostaria de saber se para conseguir a declaração de pobreza, eu posso ir no cartório sozinha ou tenho que ir com meu noivo? É que eu não trabalho e ele não tem tempo pq está fazendo um bico e só tem folga aos domingos! Será que se eu for sozinha no cartório com meus documentos e o dele eu consigo?
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Pretendo casar em Janeiro de 2017 somente no civil. Gostaria de saber se para conseguir a declaração de pobreza, eu posso ir no cartório sozinha ou tenho que ir com meu noivo? É que eu não trabalho e ele não tem tempo pq está fazendo um bico e só tem folga aos domingos! Será que se eu for sozinha no cartório com meus documentos e o dele eu consigo?
    • Responder
  • R
    Espírito Santo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia :

    Sou rebeca do ES se é meu direito casar de graça vou correr atraz,pago imposto e o governo tem sim que arcar com o custeio. E se vai ter festa ou não pproblema é dos noivos, se familia de bandido recebe para ficar preso a nossas custas por que o governo não pode pagar um casamento que custa menos e eu ralei para pagar os impostos,quem não deve não teme,se a pessoa agir de má fé tem que se ferar mesmo

    • Responder
  • E
    Noiva Novata outubro 2016 Santa Catarina
    ERICA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá comigo foi assim nois dois assinemos na msm folha
    • Responder
  • E
    Noiva Novata outubro 2016 Santa Catarina
    ERICA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá eu consigui no CRAS DA MINHA CIDADE tinha que chegar sedo lá só davam para 5 casal esse atestado por semana
    • Responder
  • E
    Noiva Novata outubro 2016 Santa Catarina
    ERICA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá meu marido tiro um apto no nome dle pra mãe dele ela está pagando eu e ele moramos de aluguel temos gastos e 3 filhos pra tratar so ele trabalha ganhemos pelo cras da nossa cidade esse atestado de pobresa com esse imóvel no nome dle tem algum problema de eles não aceitar?
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2016 Pernambuco
    Evely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essa declaração eu posso imprimir? ou e o cartorio qui faz??

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Dezembro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola me chamo Amanda Daniele Sousa e pretendo casar fim desse ano como devo fazer para poder adquirir essa declaração ...

    • Responder
  • J
    Super Noiva Abril 2017 Rio Grande do Sul
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahaha verdade, somos pobre mas nao somos boba, bora economizar!
    • Responder
  • Julia
    Noiva Novata Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não trabalho mas meu noivo sim para tirar essa declaração ele tem que ganha menos de dois salários mínimos me respondão por favor

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, sabe me dizer se o noivo e naoiva precisam fazer a carta a proprio punho declarando a pobreza, ou os dois juntos? Bjs

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alguem me ajuda, a carta a punho, o noivo e a noiva tem que fazer? Ou uma para os dois?

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas