Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Noiva Esperta Dezembro 2023 São Paulo Estado

Declaração de pobreza para Casamento no Civil

Edna, dia 9 de Julho de 2014 às 14:37

Publicado em Fórum Antes do casamento 106

Noivinhas vi uma reportagem e achei muito interessante para quem quer economizar no casamento no civil, espero que ajude vocês assim como me ajudou! Hoje, vou falar um pouquinho com vocês sobre a gratuidade do casamento civilpara algumas pessoas. Existe, no Direito Brasileiro, a possibilidade de...

Noivinhas vi uma reportagem e achei muito interessante para quem quer economizar no casamento no civil, espero que ajude vocês assim como me ajudou!

Hoje, vou falar um pouquinho com vocês sobre a gratuidade do casamento civilpara algumas pessoas. Existe, no Direito Brasileiro, a possibilidade de pessoas reconhecidamente pobres se casarem independentemente do pagamento de emolumentos do cartório. O Código Civil, em seu artigo 1.512, parágrafo único, assegura às pessoas cuja pobreza for declarada, o direito à isenção de emolumentos e despesas para o casamento, registro e primeira certidão.

Então qual é o critério para definir quem terá direito a tal isenção? O parágrafo único do artigo 1º da Lei 1.060/50 diz que considera-se necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família. No caso, a lei menciona processo e honorários de advogado, mas pode se estender às taxas e emolumentos do cartório. Já o artigo 1º da Lei nº 7.115/83 diz que a declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interesse ou por procurador bastante, e sob as penas da Lei, presume-se verdadeira.

A lei apenas exige uma Declaração de Pobreza que deverá ser firmada por ambos os noivos. Como a finalidade da lei é facilitar o casamento para todo mundo,não deve ser exigida nenhuma comprovação de renda.

Veja abaixo um modelo de Declaração de Pobreza:

Se o oficial de registro tenha dúvida sobre a veracidade da declaração, deverá esclarecer aos noivos de que a falsidade ensejará responsabilidade civil e criminal do interessado (artigo 30, § 3º da Lei de Registros Públicos).

Se os noivos desejam realizar o casamento em diligência, ou seja, fora do cartório, o ato somente poderá ser gratuito se eles estiverem em situação de extrema urgência (exemplo: noivo que está internado com câncer terminal e não pode se locomover ao cartório). Como a finalidade da lei é assegurar o direito ao casamento a todos, esta hipótese não se enquadra, pois o juiz ou o oficial de registro teria que se deslocar, o que causaria um custo pessoal a eles.

A publicação de editais de proclamas é custeada pelo Estado, por meio da imprensa oficial, caso o jornal que publica os editais de proclamas da Serventia não faça gratuitamente a publicação.

Fonte:http://casandosemgrana.com.br/da-gratuidade-do-casamento-civil/

106 Respostas

  • M
    Noiva Constante Setembro 2016 São Paulo
    Mi+Ro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poxa, é super caro casar no civil e ainda tem que ser pago na hora:-(

    • Responder
  • F
    Noivo Novato Julho 2016 Mato Grosso do Sul
    FERNANDO ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    COMO ASSIM (NOME DO SERVIÇO SOLICITADO)

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Maio 2016 Paraná
    Lucineia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi meu nome e lucineia como eu faso pra fazer o atestado de pobreza tem que ir a onde

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Novata Julho 2016 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Patricia, pois é, foi no cartório mesmo que eu e meu noivo fomos e a atendente disse que se declararmos não podemos escolher a data.

    • Responder
  • P
    Noiva Novata Julho 2017 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mayara quando me casei eu fiz essa declaração de pobreza e pude escolher a data normal, ainda casei nos dias dos namorados.

    se informa melhor ou vai em outro cartório é pergunta.

    • Responder
  • Isadora
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Isadora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Humm, bom saber!!

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Novata Julho 2016 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia,

    Fui no cartório e a moça informou que eu não poderia escolher a data do meu casamento se apresenta-se o atestado de pobreza. Pois iriamos nos casar apenas no cartório.

    Alguém poderia informar se isso está correto?

    obrigada

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Julho 2016 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero me casar

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Abril 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tirou bastante minhas duvidas.

    onbrigadaaaaa

    • Responder
  • Cah e Lipp
    Noiva VIP Setembro 2016 Minas Gerais
    Cah e Lipp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá tudo bem?

    Deixa eu tirar uma dúvida.. Eu e meu noivo trabalhamos de carteira assinada.. Mas um valor de quase 500,00 reais faz sim e muita diferença na vida de dois jovens que estão contruindo e arcando com as despesas do casamento..

    Será que eles consultam contra-cheque esses trem? Tenho medo de dar problema depois ..

    Você sabe me informar?

    • Responder
  • Lisle
    Noiva Novata Março 2016 São Paulo
    Lisle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Oi, pode sim normalmente.

    • Responder
  • Lisle
    Noiva Novata Março 2016 São Paulo
    Lisle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, pode sim normalmente.

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Maio 2016 São Paulo
    Melo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá vc poderia me dizer se quem é divorciada pode fazer a declaração. Me responda please.

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Maio 2016 São Paulo
    Melo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vc sabe me dizer se quem é divorciada pode fazer essa declaração

    • Responder
  • Lisle
    Noiva Novata Março 2016 São Paulo
    Lisle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz essa declaração na verdade só cheguei lá para marcar ai na hora que ela perguntou se eu sabia o valor eu disse que ia assinar a declaração de pobreza, eu e meu noivo trabalhamos e não ganhamos tão mal, mas 400, faz diferença rs, ai ela deu a declaração pronta só assinamos e marcamos..já era é só isso não precisa comprovar renda nenhuma.

    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Novembro 2023 São Paulo Estado
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meninas, tenho muitas dúvidas se algumas de vocês puderem me ajudar ficarei grata.

    Bom, eu vou casar e estou mega apertada porque estamos construindo, quero fazer a declaração de pobreza, como eu faço? È só digitalizar este modelo acima e levar no cartório, ou eles ja tem um modelo lá só para assinar..Alguma de vocês ja fez para me explicar?

    Obrigado noivinhas:Smiley heart

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Janeiro 2016 Espírito Santo
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia!

    Onde moro é cidade pequena e todo mundo conhece todo mundo, fui ao cartorio e a moça me disse que eu não posso fazer a declaração por que eu e meu noivo trabalhamos de carteira assinada, mas gente estamos construindo e não temos nem os moveis todos, o que faço? Esse valor iria realmente fazer a diferença.

    • Responder
  • Í
    Noiva Novata Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Ísis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de emitida a declaração fica válida por quanto tempo?
    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando for marcar o casamento no civil diga que quer assinar o atestado de pobreza noivinha. E so!

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2015 São Paulo
    Saritta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório eles já te dá a declaração feita vc só preenche seu nome e do seu noivo e o cpf e assina.
    • Responder
  • P
    Noiva Constante Setembro 2015 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No cartorio que eu marquei meu csamento, nem precisei fazer declaração só falei la e estava em meio a papelada, no final pensando que tinha que fazer algo em especial perguntei: e a declaração de pobreza? a moça: a senhora ja assinou e me mostrou kkkkkkkk

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Maio 2016 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como você fez noivinha ?

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Maio 2016 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como você fez a declaração? Manuscrito?

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Novembro 2015 Goiás
    Sumaya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoreiiii, ao menos uma vez na vida vou reconhecer., com certa alegria, que sou pobre kkk
    • Responder
  • Ludymilla
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Ludymilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    È mas eu acho q vc no pode escolher. A data fica a critério do cartorio

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Fevereiro 2016 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho uma duvida....
    Minha grana esta super curta, quero casar com declaração de pobreza. Mais tambem quero casar na igreja, os dois juntos vai dar mais ou menos R$ 1.000,00 e só na igreja R$ 400,00. Se eu casar no cartório e em seguida na igreja pode constar uma "não pobreza" e dar problemas para mim ?
    Meu futuro marido é autonomo e meu salario é de R$ 1.500,00 e não temos casa propria, na verdade não temos nenhum bem de grande valor.

    E será que é possivel casar com declaração de pobreza na igreja?

    • Responder
  • Ana Lucia
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Ana Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório da minha cidade para casar de graça é somente nas quartas e vc preenche o atestado de pobreza e não precisa comprovar renda nem nada, assinou, marcou e casou kkkk. Já em Sorocaba a minha amiga disse que o tabelião entrevista os noivos antes de preencher o atestado. Acho q ele é meio criterioso né kkkk. Eu vou casar de graça Smiley smile
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2015 São Paulo
    Saritta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ireii casar com a declaração de pobreza
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Maio 2015 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá

    A minha situação é a seguinte... vou me casar em maio e vou no cartorio esse final de semana, realmente esse valor do cartorio vai fazer uma diferença enorme, financiei meu apartamento faz 1 mes e o meu salario cobre apenas a parcela, nada mais, tenho outro financiamento de emprestimo e meu noivo recebe 2 salarios minimos +ou-. me informaram que realmente não preciso comprovar a renda, até por que esse valor pesar muito , pois tenho dispesas do casamento , condominio financiamento, moveis... tudo mais.

    Neste caso não tem problema nenhum certo? em ultimo caso apresentando financiamentos eu tenho como provar que o valor vai estourar meu orçamento e preciso me manter!

    Sera que estourar orçamento é suficiente para preencher? não poderia dispor deste valor nos proximos anos, pagando financiamneto.

    Aguardo

    • Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou cagona... Nem tentaria fazer um termo desses... Meu salário não eh tão ruim :s

    Agora sobre religioso com efeito civil... Nas igrejas católicas aqui do Rio todos os casamentos são assim... Fazem tudo na igreja, só avisar, quando for dar entrada no cartório, que vai ser tudo feito no dia do religioso...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Janeiro 2015 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Haaaa que legal,

    só que naum conheço ninguém que seja habilitado no cartório... Smiley atonished

    seria tão bom e lindo fazer tudo no mesmo dia;

    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se o seu celebrante for habilitado no cartório, no momento da cerimônia religiosa ele já faz o casamento civil tbm!

    Então, eu fiz a declaração de probreza e não paguei nada

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas