Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais

Depressão pós casamento #vemsaber #desabafo #textão

Carolina, dia 3 de Dezembro de 2017 às 17:22

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 84

Hoje trago um debate que há muito tempo que eu queria postar aqui mas não estava com muita inspiração para esse assunto que me dói tanto mas criei coragem e vim contar sobre a minha depressão pós casamento Desde de início quero deixar bem claro que eu sou super feliz na minha vidinha de casada nossa...

Hoje trago um debate que há muito tempo que eu queria postar aqui mas não estava com muita inspiração para esse assunto que me dói tanto mas criei coragem e vim contar sobre a minha depressão pós casamento

Desde de início quero deixar bem claro que eu sou super feliz na minha vidinha de casada nossa parece que estamos vivendo um sonho, amo meu esposo e ele é um marido excelente, o problema da depressão pós casamento não está na vida de casada em si e sim na “perda” dos preparativos que por tantos meses (e até anos!) acompanharam a vida da noiva.

Vou explicar mais ou menos o que conheço sobre o assunto e depois vou dar o meu relato e já advirto que o debate vai ser loooongo!

A depressão pós casamento consiste em uma
sensação de vazio, apatia, tristeza e chateação pelo período de tantos preparativos e expectativas ter se acabado.

Outra coisa que pode causa-la é o choque de realidade, por a vida da pessoa ter mudado por completo, ou porque agora tem que assumir grandes responsabilidades que antes não precisava e existe o medo de não dar contar ou até ter que trocar de cidade para morar na cidade do seu cônjuge, por exemplo, mas esse não foi o meu caso.

Esse tipo de depressão não é considerada uma doença por ser “mais leve” que as outras e por durar por um curto período e é mais comum na maioria dos casos em mulheres.

O que aconteceu comigo e ainda acontece..

Eu organizei o dia mais feliz da minha vida por um ano e 2 meses. Nesse período a minha vida foi uma loucura e ficou absolutamente voltada para esse único dia que pra todas as noivas é o dia mais feliz de suas vidas. Eu vivia, respirava, pensava, planejava, sonhava casamento 24 horas por dia, eu passava todos os meus dias aqui na comunidade respondendo e criando debates, pesquisando inspirações e pra mim a unica coisa que me importava nesse período era o meu casamento, o meu dia 14 de outubro de 2017. Foi um período alegre mas também beeem conturbado, passamos muitas dificuldades para pagar um casamento que para nós era bastante caro, por mais simples que ele foi, o preço ficou bem salgado, mas todo o sacrifício valeria (e valeu!) a pena, foi complicado por eu ter ficado desempregada após ter fechado todos os nossos fornecedores mas graças a Deus arrumei um bico de meio salário, onde estou até hoje e o meu noivo me deu a ideia de fazer trufas e isso nos salvou literalmente!

Outro fator que me atrapalhou muito nos preparativos foi o emocional, eu sempre tive problemas psicológicos, inclusive síndrome do pânico (que eu faço controle diário sem medicação) e que com a ansiedade elevada no seu mais alto nível eu sempre estava indo no hospital por crises de tontura, falta de ar, muita insônia, entre outras coisas.

Eu sofri muito mas ao mesmo tempo fui muito feliz. Esse foi um período muito rico pra mim e para o meu relacionamento. Amadurecemos demais e nos conhecemos melhor ainda nessa fase. Tivemos dias de estresses extremos mas também dias de muita união, expectativa e amor.

Desde de o início dos preparativos eu ja sabia que teria depressão poós casamento, me conheço demais e sabia que eu ia passar por esse sofrimento.

O que estou querendo dizer é que teve os seus inúmeros lados ruins devido a nossa dificuldade financeira mas COM TODA A CERTEZA na maioria das partes de organizar um casamento eu tive muuita felicidade, sonhar com aquele dia 14/10 tinha se tornado a minha razão de viver, era como se não houvesse nada depois daquilo. Eu sonhava tanto com tudo que poderia acontecer naquele dia, e parecia estar tão longe e de repente.. CHEGOU e PASSOU MUITO RÁPIDO, a minha sensação foi de que a cerimônia durou 5 min e a festa 10 min Smiley surprise

Aconteceram alguns imprevistos e algumas coisas saíram errado mas não tirou o brilho do dia e do mesmo jeito pra mim aquele dia foi considerado o dia mais lindo e perfeito da minha vida!!

Eis que veio o domingo do dia 15/10, apenas um dia depois do meu casamento e eu estava em prantos, chorando sem parar por aquele dia que eu tanto sonhei, tanto planejei e batalhei, tinha se passado e dali em diante me vi sem uma razão de viver, fiquei desolada, sem chão, parecia que a minha vida não fazia mais sentido algum, eu me senti num vazio tão profundo que a minha vontade era só de deitar e chorar.

Fiquei um tempo sem passar por aqui porque ver coisas de casamento me doía muito (e ainda doi um pouco) ver outras pessoas na fase que eu estava vivendo que estava tão feliz e impolgada isso me deixava mais pra baixo.

É claro que fico imensamente feliz por ver as noivinhas realizando os seus sonhos mas a parte dos preparativos é o que me machuca, por sentir essa saudade dessa fase que eu vivi, uma fase tão iluminada, apesar dos sofrimentos.

Depois dos primeiros dias assim em total depressão e tristeza eu tive que achar um novo rumo pra minha vida e sempre tentei não deixar exposto para o meu marido a tristeza e luta que estava enfrentando internamente, por medo dele achar que eu estava assim por causa dele, que não estava feliz por ter casado, o que não seria verdade, já que ele que tem me dado a felicidade de viver.

Ainda o assunto casamento me gera bastante desconforto e sempre que passo na porta da igreja onde casei começo a chorar sem parar de saudade mas já me sinto menos triste que antes, já consegui voltar aqui com frequência (todos os dias rsrs) e já consigo ver os debates das noivinhas que estão na fase de organização do grande dia mas a única coisa que não consigo é ver vídeos de casamento e ir em casamentos então pra mim nesse momento é impossível mas tenho fé que vou superar isso um dia e que vou olhar pra trás e lembrar com muito carinho e paz no coração da fase dos preparativos e não me entristecer porque passou.

Graças a Deus em relação ao meu casamento está tudo ótimo, amo ser dona de casa e esposa e meu marido me ajuda muito além de me dar muuito amor, não tive nenhum choque de realidade até porque nossa convivência era quase que de casados mesmo e estar convivendo com ele diariamente não tem preço e é isso que me fortalece!!

Estamos com muitos planos para 2018 de terminar de mobiliar o nosso cantinho e ainda fazer uma viagem e vou focar nisso além de procurar um emprego pois não posso ficar mais nesse bico que estou há um ano devido a ser meio salário e sem carteira assinada.

O que me resta é reviver o grande dia nas fotos e em breve nas filmagens e ficar firme e feliz para os novos objetivos que se seguirão na minha vida futuramente!

Quero agradecer de coração a todas (os) que leram esse meu desabafo gigante e me sinto até mais leve a respeito desse assunto e em breve volto com mais detalhes do dia mais incrível da minha vida!! Smiley heart

-

84 Respostas

• Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Larissa!! Você escreveu tudo! A vida é movida a sonhos, os objetivos nos dão a razão de viver e agora que passou o sonho de casar é hora de focar nos sonhos a dois e estou me concentrando nisso, tenho tantas coisas pra fazer comigo e com meu amor não posso deixar a tristeza me dominar..
    Muito obrigada pelo apoio, agora, aos poucos estou me sentindo melhor Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Mari!!!
    Eu a cada dia sinto mais saudade desse dia incrível mas agora a tristeza está diminuindo aos poucos, no começo eu achava que nunca ia passar, era tanta tristeza que até doía mas agora estou focando em terminar de comprar todos os nossos móveis e em encontrar um emprego de verdade, isso tem me ajudado a esquecer a tristeza e preencher a minha mente pois somos movidos a sonhos e objetivos né.
    Muito obrigada pelo carinho Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi minha linda, que saudade de você!! A vida de casada é ótima mas ocupa o nosso tempo todo né rsrs

Você também está passando por algo parecido mas seu motivo é diferente, eu não sei como ficaria no seu lugar porque sou muito apegada a minha mãe tanto que fui morar a duas casas do lado da dela e não imagino ficar um dia sem vê-la!
    Espero que você fique bem logo, eu aos poucos estou sentindo menos tristeza a respeito da falta dos preparativos mas ainda tem hora que me doi o coração lembrar da fase que eu era uma noiva, estou tentando focar em novos objetivos e isto está me ajudando.
    Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Fê!! Muito obrigada pelas palavras!!
    Agora estou fazendo isso mesmo, ocupando minha mente com outras coisas, coloquei novos objetivos na minha vida como terminar de comprar todos os móveis que sonhamos em ter, o segredo é não deixar a mente vazia!!
    Um grande beijo lindona Smiley kiss

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Ingrid!!
    Graças a Deus agora aos poucos a tristeza tá indo embora, estou focando nos nossos objetivos a dois e isso ajuda pois ocupa a mente, eu achei maravilhoso ser noiva mas a vida de casada é um sonho, não vale a pena se entristecer né..
    Muito obrigada pelas palavras de apoio!! Smiley heart

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um hobby é a melhor coisa. Eu comecei a aprender violão e fazer artesanato em feltro. Mas nem tenho tempo para meus hobbies, a necessidade de estudar para um concurso não me deixa tempo livre.
    • Responder
  • Gabriele
    Super Noiva Novembro 2017 Minas Gerais
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa neim fala passa tão rápido!!
    estou com essa sensação de Passou...

mas as a vida é assim mesmo... Temos q focar em outras coisas!!

agora vc q gostou tanto, pq não trabalha em cerimonial?! Tenta fazer um curso alguma coisa do tipo.. Pq assim poderá fazer uma coisa q gosta e ajudar as outras noivinhas!!
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carol sua linda me emocionei lendo teu relato, é dificil quando temos um problema e guardamos apenas pra gente parece que sufoca. Mais tenho certeza que esse período é passageiro e logo esse vazio vai ser preenchido com novos projetos e novos objetivos. Pois como dizem o casamento é só o começo rsrs

Precisando conversar estamos ai pra isso, pode contar comigo sempre, vc é muito querida. Smiley kiss

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi amiga linda!!!
    Eu senti uma saudade enorme, um vazio sabe, nossa sento até hoje saudade de ser noiva, de ficar vivendo casamento mas tento lembrar das partes difíceis como a dificuldade que foi pagar tudo e como deu trabalho assim me dá menos saudades rsrs
    E, agora vou focar em terminar de comprar os nossos móveis tudo e planejar uma viagem pra final do ano que vem, deixando a mente bem ocupada essa tristeza vai indo embora..
    Muito obrigada pelo apoio e carinho gosto demais de voce!! Smiley heart
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Lu!! Agora aos poucos eu estou melhorando, colocamos em uma listinha tudo que queremos correr atrás em 2018 e isso tem me ajudado muito, a mente não pode ficar vazia né, sempre temos que ter uma objetivo na vida!!
    Muito obrigada pelo apoio Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É provável que você tenha sim mas se focar em outros objetivos após o casamento aí é menos chances de ter. graças a Deus agora está passando mas no começo foi bem difícil, desabafar com vocês ajuda muito Smiley heart

• Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Carol minha sensação foi a mesma do seu marido porque minha situação era bem parecida. Sabe que também gosto bastante de você. Se precisar pode me chamar que eu respondo logo quando eu ver.Smiley heart Smiley kiss
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agora estou focando em terminar de comprar todos os móveis que queremos ter e depois na nossa viagem no próximo ano, aos poucos a tristeza vai indo embora!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa bate uma saudade noivinha, graças a Deus aos poucos vai passando mas ainda me dói bastante, como eu queria voltar nessa fase tão gostosa apesar de amar estar casada com o amor da minha vida!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai graças a Deus está melhorando aos poucos!! Muito obrigada pelo apoio Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa Sara nesse seu caso também não deve ser nada fácil, eu nem me imagino vivendo longe da minha família, tanto é que fui morar duas casas depois da minha mãe, somos muito garradas. espero que você supere essa falta também!! Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Beth!!
    Então eu acredito que eu tenha ficado com essa tristeza e saudade enorme da fase dos preparativos mais porque eu não tive um esgotamento de fato, claro que foi bem difícil a parte financeira mas o meu noivo que estava pagando 80% de tudo estava bem seguro, eu vivia mais a parte de decidir os detalhes ficava por conta de ficando sonhando com aquele dia e eu não me sentia cansada com os preparativos só mais preocupada em dar conta mesmo de pagar tudo. Já o meu marido depois que passou o casamento ele ficou num alívio enorme, ele dizia que nem acreditava que já havia passado porque pra ele, assim como foi pra você, foi bem pesado dar conta de pagar praticamente tudo sozinhos. Mas agora estou tentando focar em terminar de comprar todos os nossos móveis e quem sabe fazer uma viagem no final do próximo ano. A questão é não deixar a mente vazia e sempre ter um objetivo de vida!
    Muito obrigada por ter opinado aqui e que depois que passar essa fase no seu serviço que a gente possa ter mais contato de novo, gosto muito de você Smiley heart

• Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo desabafo novinha! Joga tudo pra fora mesmo, que estamos aqui para ajudar.

Realmente a fase da preparação é ótima, e os nossos dias passam a ser totalmente voltados com o pensamento para "o grande dia". Quando tudo passa deve ser um baque bem grande (acredito que eu vou sentir também).

Mas pensa assim: vocês já realizaram essa primeira parte do sonho!

Agora estão vivendo juntos a segunda fase que também é gostoso... o dia a dia juntos, desde o acordar até dormir. E a preparação para a mobília da casa.

Fica bem, e não suma da comunidade não! Acalma o coração, sacode a poeira e logo logo essa angustia vai embora Smiley heart

• Responder
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero te parabenizar pela braveza de desabafar e compartilhar essa fase que tanto dói em você. Não preciso nem falar mais nada porque você mais do que ninguém sabe que pode sair dessa (aliás você já teve um grande progresso, pelo que li acima). Carolina só tenho te desejar o melhor, e que Deus preencha esse espaço que ficou, eu acredito que tem coisas que nada e ninguém pode preencher, sabe? Não vai adiantar focar em outra coisa e depois entrar em depressão novamente, mas enfim, isso vai de pessoa p pessoa, mas esse é o meu conselho. Deixe que Deus preencha esse vazio, tenho certeza que você nunca mais voltará ter depressão. Boa sorte e felicidades ❤️

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É muito bom poder desabafar com vocês Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai se Deus quiser casadinha!!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi noivinha, muito obrigada pelo apoio! Smiley heart
    Agora o jeito é focar em novos objetivos mesmo, vamos focar em terminar de mobiliar a casa e depois fazer uma viagem, e aos poucos eu vou deixando de sentir essa tristeza por causa dos preparativos que acabaram, a mente não pode ficar vazia né!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso mesmo noivinha!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada noivinha Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelas palavras noivinha, esse apoio é de grande ajuda.
    Eu estava focando toda a felicidade na minha vida apenas naquele dia C esquecendo que a vida a dois é realmente cheia de dias "Cs" e agora estamos com muitos objetivos futuros e quero focar ao máximo neles!

• Responder
  • L
    Super Noiva Janeiro 2018 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que emocionante seu relato, Carolina!

Nos envolvemos tanto com os preparativos que acaba se transformado naquela alegria de viver, junto com a expectativa do grande dia! eu imagino que não deva esta sendo fácil pra você, mas tenho certeza que irá passar e outros sonhos virão.

A vida é movida por sonhos, objetivos e em prol de alcançar sempre um desejo que brota em nós.

Desejo que seu casamento continue sendo abençoado, seja muito feliz com seu marido, como já esta sendo Smiley smile

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carol, acho que isso é bem comum com a maioria das noivas. Claro que umas mais outras menos, mas a maioria sente falta dessa fase de preparativos. Eu morro de saudade até hoje! Já tem mais de um ano..mas é apenas saudade, adoro relembrar e rever tudo sobre o meu casamento. Como as meninas falaram aqui, a melhor coisa é ocupar a cabeça. Talvez seja o momento ideal para focar totalmente na sua vida profissional. Aproveitar que está com tempo livre e pesquisar mais, ver alguns cursos. Se a grana estiver curta, sempre tem algum curso gratuito por aí que talvez te abra para algum caminho que você nem imagina. Até mesmo trabalho voluntário....15 anos atrás minha mãe começou um trabalho voluntário justamente para ajudar com o problema dela com a depressão, ela está lá até hoje! E como funcionária, foi contratada logo depois que ela terminou o curso como técnica de nutrição. Não sei qual é a sua área de interesse, mas aproveite agora para se aprofundar naquilo que você gosta, acho que é uma boa dica Smiley winking

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carolzinha, que bom que você está conseguindo falar mais sobre isso.. você havia comentado comigo antes que estava sentindo esse vazio, mas não imaginava que estava assim tão grave!Smiley atonished

Eu estou tendo algo parecido, mas não em relação aos preparativos do casamento, e sim pela saudade de casa! Eu choro constantemente sem motivo algum, e tento chorar o mais silenciosamente que posso quando estamos juntos em casa, mas meu esposo sempre percebe e já sabe o que é! E logo tenta me levar para ver meus pais.. É algo bem estranho - não tive isso antes de sair de casa, então imagino que eu esteja tendo isso agora, por que acumulou -.

Mas no seu caso, tenta se focar em outra coisa agora, se for preciso fique até um tempinho sem olhar as coisas de casamento, ocupe sua mente com outras coisas, assuntos, e converse com seu esposo sobre isso quando se sentir a vontade, com certeza ele percebe, e ele é seu melhor amigo, precisa saber quando você não está bem!

No que eu puder te ajudar, me chame! Espero te ver melhor!Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada por opinar aqui Julia, eu desde o início dos preparativos já sabia que ficaria desse jeito mas graças a Deus dando novos rumos para a vida a dois a tristeza dos preparativos vai passando!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Aline, muito obrigada por comentar aqui!!
    O que tem me ajudado agora é isso também, focar bastante nas coisas de casa que é uma delícia né e agora meu foco também é encontrar um emprego e aos poucos essa tristeza está diminuindo

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelas palavras Gabi!! Realmente o que ajuda nessa hora é focar em novos objetivos pra ocupar a mente. Nós fizemos uma listinha de coisas que faltam pra nossa casa, vamos ficar o ano que vem todo por conta de comprar pois são coisas muito caras mas o bom é que vou me empenhar e me dedicar para deixar o nosso cantinho do jeitinho que sonhamos, e aos poucos a tristeza está indo embora graças a Deus!!

• Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carol, procure novas ocupações. Faca o jogo da depressão. Se a mente está sentindo falta de algo que tomava seu tempo, procure algo para colocar no lugar.
    Mas, quer saber a melhor dica? Peça essa paz a Deus. Podemos tentar de tudo, mas só Ele é capaz de preencher esse vazio.
    Seja feliz!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas