Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais

Depressão pós casamento #vemsaber #desabafo #textão

Carolina, dia 3 de Dezembro de 2017 às 17:22

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 84

Hoje trago um debate que há muito tempo que eu queria postar aqui mas não estava com muita inspiração para esse assunto que me dói tanto mas criei coragem e vim contar sobre a minha depressão pós casamento Desde de início quero deixar bem claro que eu sou super feliz na minha vidinha de casada nossa...

Hoje trago um debate que há muito tempo que eu queria postar aqui mas não estava com muita inspiração para esse assunto que me dói tanto mas criei coragem e vim contar sobre a minha depressão pós casamento

Desde de início quero deixar bem claro que eu sou super feliz na minha vidinha de casada nossa parece que estamos vivendo um sonho, amo meu esposo e ele é um marido excelente, o problema da depressão pós casamento não está na vida de casada em si e sim na “perda” dos preparativos que por tantos meses (e até anos!) acompanharam a vida da noiva.

Vou explicar mais ou menos o que conheço sobre o assunto e depois vou dar o meu relato e já advirto que o debate vai ser loooongo!

A depressão pós casamento consiste em uma
sensação de vazio, apatia, tristeza e chateação pelo período de tantos preparativos e expectativas ter se acabado.

Outra coisa que pode causa-la é o choque de realidade, por a vida da pessoa ter mudado por completo, ou porque agora tem que assumir grandes responsabilidades que antes não precisava e existe o medo de não dar contar ou até ter que trocar de cidade para morar na cidade do seu cônjuge, por exemplo, mas esse não foi o meu caso.

Esse tipo de depressão não é considerada uma doença por ser “mais leve” que as outras e por durar por um curto período e é mais comum na maioria dos casos em mulheres.

O que aconteceu comigo e ainda acontece..

Eu organizei o dia mais feliz da minha vida por um ano e 2 meses. Nesse período a minha vida foi uma loucura e ficou absolutamente voltada para esse único dia que pra todas as noivas é o dia mais feliz de suas vidas. Eu vivia, respirava, pensava, planejava, sonhava casamento 24 horas por dia, eu passava todos os meus dias aqui na comunidade respondendo e criando debates, pesquisando inspirações e pra mim a unica coisa que me importava nesse período era o meu casamento, o meu dia 14 de outubro de 2017. Foi um período alegre mas também beeem conturbado, passamos muitas dificuldades para pagar um casamento que para nós era bastante caro, por mais simples que ele foi, o preço ficou bem salgado, mas todo o sacrifício valeria (e valeu!) a pena, foi complicado por eu ter ficado desempregada após ter fechado todos os nossos fornecedores mas graças a Deus arrumei um bico de meio salário, onde estou até hoje e o meu noivo me deu a ideia de fazer trufas e isso nos salvou literalmente!

Outro fator que me atrapalhou muito nos preparativos foi o emocional, eu sempre tive problemas psicológicos, inclusive síndrome do pânico (que eu faço controle diário sem medicação) e que com a ansiedade elevada no seu mais alto nível eu sempre estava indo no hospital por crises de tontura, falta de ar, muita insônia, entre outras coisas.

Eu sofri muito mas ao mesmo tempo fui muito feliz. Esse foi um período muito rico pra mim e para o meu relacionamento. Amadurecemos demais e nos conhecemos melhor ainda nessa fase. Tivemos dias de estresses extremos mas também dias de muita união, expectativa e amor.

Desde de o início dos preparativos eu ja sabia que teria depressão poós casamento, me conheço demais e sabia que eu ia passar por esse sofrimento.

O que estou querendo dizer é que teve os seus inúmeros lados ruins devido a nossa dificuldade financeira mas COM TODA A CERTEZA na maioria das partes de organizar um casamento eu tive muuita felicidade, sonhar com aquele dia 14/10 tinha se tornado a minha razão de viver, era como se não houvesse nada depois daquilo. Eu sonhava tanto com tudo que poderia acontecer naquele dia, e parecia estar tão longe e de repente.. CHEGOU e PASSOU MUITO RÁPIDO, a minha sensação foi de que a cerimônia durou 5 min e a festa 10 min Smiley surprise

Aconteceram alguns imprevistos e algumas coisas saíram errado mas não tirou o brilho do dia e do mesmo jeito pra mim aquele dia foi considerado o dia mais lindo e perfeito da minha vida!!

Eis que veio o domingo do dia 15/10, apenas um dia depois do meu casamento e eu estava em prantos, chorando sem parar por aquele dia que eu tanto sonhei, tanto planejei e batalhei, tinha se passado e dali em diante me vi sem uma razão de viver, fiquei desolada, sem chão, parecia que a minha vida não fazia mais sentido algum, eu me senti num vazio tão profundo que a minha vontade era só de deitar e chorar.

Fiquei um tempo sem passar por aqui porque ver coisas de casamento me doía muito (e ainda doi um pouco) ver outras pessoas na fase que eu estava vivendo que estava tão feliz e impolgada isso me deixava mais pra baixo.

É claro que fico imensamente feliz por ver as noivinhas realizando os seus sonhos mas a parte dos preparativos é o que me machuca, por sentir essa saudade dessa fase que eu vivi, uma fase tão iluminada, apesar dos sofrimentos.

Depois dos primeiros dias assim em total depressão e tristeza eu tive que achar um novo rumo pra minha vida e sempre tentei não deixar exposto para o meu marido a tristeza e luta que estava enfrentando internamente, por medo dele achar que eu estava assim por causa dele, que não estava feliz por ter casado, o que não seria verdade, já que ele que tem me dado a felicidade de viver.

Ainda o assunto casamento me gera bastante desconforto e sempre que passo na porta da igreja onde casei começo a chorar sem parar de saudade mas já me sinto menos triste que antes, já consegui voltar aqui com frequência (todos os dias rsrs) e já consigo ver os debates das noivinhas que estão na fase de organização do grande dia mas a única coisa que não consigo é ver vídeos de casamento e ir em casamentos então pra mim nesse momento é impossível mas tenho fé que vou superar isso um dia e que vou olhar pra trás e lembrar com muito carinho e paz no coração da fase dos preparativos e não me entristecer porque passou.

Graças a Deus em relação ao meu casamento está tudo ótimo, amo ser dona de casa e esposa e meu marido me ajuda muito além de me dar muuito amor, não tive nenhum choque de realidade até porque nossa convivência era quase que de casados mesmo e estar convivendo com ele diariamente não tem preço e é isso que me fortalece!!

Estamos com muitos planos para 2018 de terminar de mobiliar o nosso cantinho e ainda fazer uma viagem e vou focar nisso além de procurar um emprego pois não posso ficar mais nesse bico que estou há um ano devido a ser meio salário e sem carteira assinada.

O que me resta é reviver o grande dia nas fotos e em breve nas filmagens e ficar firme e feliz para os novos objetivos que se seguirão na minha vida futuramente!

Quero agradecer de coração a todas (os) que leram esse meu desabafo gigante e me sinto até mais leve a respeito desse assunto e em breve volto com mais detalhes do dia mais incrível da minha vida!! Smiley heart

-

84 Respostas

• Ingrid
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muita gente passa pelo mesmo problema que vc depois do casamento. Depois de quase 3 meses de casada, nunca senti falta da correria, dos preparativos e etc. Acho que não senti falta por ter mais responsabilidades e dos problemas que a vida conjugal trás. Mas te entendo perfeitamente, um conselho que dou é conversar com o seu marido sobre isso e não pensar que o planejamento era sua razão de viver. Tenho certeza que hj vc tem N motivos para viver ❤️ Beijos e fique em paz
    • Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amiga , nao imaginava que voce estava passando por tudo isso Smiley sad

Eu morro de saudades dessa fase de noiva, da organização, mas eu ja estava exausta psicologicamente , tinha muita coisa pra fazer ao mesmo tempo .

Sinto saudades , mas me sinto mais tranquila .

Amiga, como muitas noivinhas e casadinhas falaram aqui , busque coisas novas para ocupar sua mente .

Quem sabe um curso ? Um hobby ? Esporte ? Dança?

Entrega pra Deus esse sentimento , e fica em Paz Smiley heart

Fica bem , e precisar desabafar me chamaaa

beijos

• Responder
  • Luana
    Noiva Constante Março 2020 Rio de Janeiro
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns por conseguir expor sua vida , algo mtt pessoal de você . Acredito que todas nós em alguma fase de nossas vidas tivemos depressão, ou até mesmo uma profunda tristeza que durou semanas e até meses . O q quero te dizer é q tente n ficar envolvida c assuntos de casamento , coloque na sua cabeça q o seu casamento foi ótimo e q Deus estava ali abençoando vcs ... E a última coisa a te dizer , ore amiga , creia nos planos do Senhor . Qnd estou mtt angustiada , ou o físico não aguenta os tormentos psicológicos , eu clamo ao Senhor e Ele me ouve e me acalma...
    Jesus nosso melhor remédio, nosso Único caminho.
    Vou orar pela sua vida e creia q logo logo vc sairá dessa ...
    • Responder
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de ler isso eu realmente tô com medo de ter após o casamento, tenho vivido pra isso há três meses e provavelmente viverei por mais um ano e pouco, apesar de também ter problemas psicológicos, espero que eu consiga lidar com isso. Espero que você melhore logo, Carol!! Que ❤
    • Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa Carol.
    Eu não sabia disso. Fica bem tenta focar em outras coisas...
    • Responder
  • Rosália
    Super Noiva Abril 2019 Minas Gerais
    Rosália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente isso acontece!
    Eu senti isso também a cerca de uns dois anos ... (sendo madrinha )
    A gente fica muito ligada a tudo q se diz respeito a casamento. .. também sou muito ansiosa ... É bem difícil de segurar a ansiedade com os preparativos para o grande dia!
    • Responder
  • Sandy
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Sandy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vai ficar tudo bem gatona! Se Deus quiser vc irá superar tudo isso! Bjsss ❤️
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Setembro 2017 Minas Gerais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não estou na mesma situação que vc, e tbm n sinto muita falta da organização do casamento. Concordo que passa tudo muito rápido e é uma pena, e embora eu esteja feliz como casada (assim como vc tbm disse) eu tbm me pego meio pra baixo às vezes por falta dos meus pais e da cidade em que morei a vida inteira. Mas enfim... torço pra que vc se sinta cada vez melhor, viu?! bjs!
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um hobby ajuda muito, eu já casei e agora estou aprendendo tanto violão como artesanato em feltro.
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carolzinha, você andou comentando algo sobre ter acahdo que a festa passou muito rápido, mais nem imaginava que era ass tão grave sua situação, eu sei que já faz um tempo que mal nos falamos, dezembro pra mim é uma loucura pois eu trabalho com produtividade, não posso dizer que te entendo pois eu vivi muito intensamente esta organização do casamento por nove meses, fazendo manualidades, fazendo reuniões e planejamento tudo sem ajuda de acesso além de ter pagado tudo sozinha pois nem meu noivo podia me ajudar financeiramente e para dá conta de todas as despesas eu tive que trabalhar em dois lugares ocmo você sabe, então a sensação que tive depois que passou foi de alívio, emfimmm eu tinha tempo para ficar deitada, para ver seriados, para ver filmes, para viajar nas coisas de moda que eu amo... Mais o conselho que eu dou é converse com seu marido, não esconde isto dele, e tenha um novo plano, eu agora estou planejando uma viagem para as férias do próximo ano, eu nunca viajei com meu marido, só pra praia que fica aqui perto mais não conta como uma viagem,quero levar ele para conhecer uns lugares frios que eu amo, então nosso plano agora é este, em 2019 vamos juntar dinheiro para quitar nosso carro, e por aí vai,já tenho planos de terminar de mobiliar nossa casa.. é a vida segue, tente ser grata por ter realizado este sonho é tentar sonhar com outras coisa. E espero que fique bem logo.😘😘
    • Responder
  • Lorena
    Noiva Esperta Setembro 2018 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pela sua coragem de compartilhar algo tão intimo com nós, que Deus te abençoe

• Responder
  • Stella Maris
    Super Noiva Março 2017 Minas Gerais
    Stella Maris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Toda mudança mexe com o emocional da gente mesmo. Aos pouquinhos você vai superando isso. Fica bem..

• Responder
  • Tanity
    Super Noiva outubro 2019 Santa Catarina
    Tanity ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Carolina,

É tão bom desabafar não é mesmo? Parabéns por sua coragem em compartilhar essa sua "frustração" em relação ao pós casamento. Esse seu desabafo só mostra que você é guerreira e que como mesmo você disse no texto acima, tem que se focar em outra coisa. Busque se concentrar em algo, como mobiliar seu lar, procurar um novo emprego e principalmente faça algo que você goste. Por exemplo: ler um livro, praticar algum esporte, fazer crochê... você deve ter algum hobbie. Então procure ter esse lazer que você se sentirá muito melhor.

Beijos 😘
    • Responder
  • Carine
    Noiva VIP Abril 2019 Minas Gerais
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agora você pode focar em outras coisas
    viajar, consquistar as coisas de vocês!!
    Parabens pelo desabafo
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar algo tão íntimo. Parabéns pelo debate
    • Responder
  • Ilana
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carolina, a primeira coisa que quero te dizer é parabéns pela coragem de compartilhar esses sentimentos tão íntimos e permitir que outras noivas que se sintam assim possam perceber que não estão sozinhas! Parabéns também pela sua luta diária! Já tive pessoas bem próximas com crise de pânico e imagino os desafios diários que você enfrenta bravamente.
    Te desejo muita força para continuar e muitas alegrias para compartilhar com a gente!
    Tenho certeza que esses momentos difíceis passarão e logo logo você estará envolvida com os novos objetivos que você comentou!

A verdade é que a nossa vida é recheada de "Dias Cs" e a gente nem percebe! Bem, sucesso e mais uma vez parabéns pela força! Você é uma heroína.

Beijos
    • Responder
  • Julia
    Noiva Constante Fevereiro 2018 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Esse assunto é muito importante.
    • Responder
  • Julia
    Noiva Constante Fevereiro 2018 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa... Desconhecia essa situação. Já havia passado pela minha cabeça que talvez ficasse calmo demais depois da cerimônia. Mas meu foco e do meu noivo desde o início é o casamento (vida a dois) e não somente a festa de casamento.
    Espero que você consiga superar esse momento e encontrar um objetivo a longo prazo.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carolina, conheço uma uma pessoa que assim como vc também teve esse tipo de depressão. Ela se envolveu tanto com os preparativos que depois quando já não havia mais nada a ser feito sentia um vazio muito grande e chorava quase sempre. Mas graças a Deus com o passar das semanas e meses esse sentimento foi passando, ela se envolveu com as coisas da casa e o trabalho e isso tudo passou. Força nesse novo momento de casada e obrigada por compartilhar sua experiência com outras noivas para ficarmos cientes que essa situação pode existir. Bjs!
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa Carol, que chato isso. Bem, eu já tinha ouvido falar que algumas noivas sofriam esse tipo de coisa, a sensação de "vazio" após o casamento mesmo. Mas acho importantíssimo ter planos pra depois do casamento, até mesmo começar a traçá-los antes de casar. Pois assim não fica um buraco na vida, pois sem objetivos a gente acaba não vivendo. Um dos meus planos após o casamento foi mobiliar e decorar nossa casa e está quase concluída essa etapa. Temos planos também de conseguir habilitação (o Bruno, pois nenhum de nós tem), eu quero passar num bom concurso, eu quero comemorar (a dois) nosso 1 ano de casados, de fazer uma viagem pra fora do Brasil daqui uns 2 ou 3 anos, queremos um baby daqui um tempo...

Enfim, às meninas que estão noivas eu diria: não resuma a sua vida ao casamento. É bom, é gostoso, é mágico, mas tem uma infinidade de coisas boas pra se viver, com seu amor, depois que o dia C passar.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas