Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva Principiante Junho 2025 São Paulo Estado

é importante fazer mapa de mesas?

Mariana, dia 28 de Fevereiro de 2024 às 14:25 Publicado em Fórum Festa 4 71
Guardado

Eu e meu noivo gostamos mais quando a festa é mais "livre", onde cada um pode sentar ao lado de quem quiser e onde quiser, mas sempre vejo essa questão e fico na duvida se realmente devemos fazer ou não.
Por aqui o espaço já fornece os móveis então não vamos gastar a mais se precisar de mais mesas, mas não vejo outro motivo para realizar a não ser ter o número contado do mobiliário.
O que acham?

Sim é importante

39%

115 votos

Não, é dispensável

61%

178 votos

71 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 12 de Abril de 2024 às 10:41
  • Mariana
    Noiva Curiosa Junho 2025 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii! Até pensei em fazer mapeamento de mesas, mas sei que meus convidados não iam seguir, pessoal gosta de ficar se movimentando... tudo vai da realidade do casal e convidados. Por aqui, acredito que vamos separar somente os lados, deixando a família do meu noivo em um lado (por serem em muitos e muito próximos) e minha família e amigos do outro.

    • Responder
  • Thainá
    Noiva Ativa Setembro 2023 Espírito Santo
    Thainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, noivinha!!!

    Eu e meu noivo pensamos em fazer, mas nossa cerimonialista nos orientou quanto a isso. Ela disse que destinar um lugar pro convidado, acaba sendo um pouco complicado, pois talvez ele fique próximo a pessoas que não tem afinidade ou simplesmente não queira, mas ele não vai falar isso pra não ficar chato. Ela deixou à nossa escolha. Pensamos bem e decidimos deixar livre, foi o melhor que fizemos e todo mundo escolheu o próprio lugar, foi bem tranquilo.

    • Responder
  • Tháti
    Noiva Ativa Agosto 2024 São Paulo
    Tháti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, faremos uma recepção em um restaurante, mas, não gosto da ideia de deixar as pessoas presas rs.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa outubro 2024 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu deixarei livre, muitos convidados não se conhecem, tem diversas idades, então preferi que cada um ficasse onde se sente mais confortável pois me casarei em local fechado com ar condicionado. E uma das minhas exigências é que houvesse local para todos se sentarem!

    • Responder
  • Viviane
    Noiva Novata Novembro 2025 São Paulo Estado
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, fazer um mapa de mesas pode ser uma parte importante do planejamento do seu casamento, especialmente se você estiver organizando uma recepção com muitos convidados. Aqui estão algumas razões pelas quais um mapa de mesas pode ser útil: 1. **Organização**: Um mapa de mesas ajuda a organizar os convidados de forma eficiente, garantindo que todos tenham um lugar designado para se sentar durante a recepção. Isso evita confusões e ajuda a evitar a situação embaraçosa de convidados sem lugar para sentar. 2. **Facilita a interação**: Ao planejar cuidadosamente quem estará sentado em cada mesa, você pode agrupar pessoas com interesses e afinidades semelhantes, o que pode incentivar uma interação mais fluida e agradável entre os convidados durante a recepção. 3. **Reserva de lugares especiais**: Um mapa de mesas permite que você reserve lugares especiais para membros da família, padrinhos, madrinhas e outros convidados importantes, garantindo que eles tenham assentos privilegiados e próximos aos noivos. 4. **Planejamento logístico**: O mapa de mesas também facilita o planejamento logístico da recepção, ajudando a equipe do local a organizar as mesas de acordo com o layout do espaço e garantindo uma transição suave entre os diferentes momentos do evento. 5. **Controle de RSVPs**: Um mapa de mesas pode ser uma ferramenta útil para acompanhar as respostas dos convidados ao RSVP. Isso permite que você ajuste o layout das mesas conforme necessário com base no número final de convidados confirmados. Em resumo, embora fazer um mapa de mesas possa exigir algum tempo e esforço extra durante o planejamento do casamento, ele pode ser uma ferramenta valiosa para garantir que a recepção ocorra sem problemas e que todos os seus convidados se sintam bem-vindos e confortáveis.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Abril 2025 Rio Grande do Sul
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz por questão de afinidade entre as pessoas.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Curiosa Janeiro 2025 Rio de Janeiro
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Teremos uma mesa nossa obvio e outas marcadas com o nome dos nossos pais, avos, bisas e irmãos apenas, os outros convidados queremos livres para escolher com quem sentar. Obvio que teremos alguém direcionando lugares vagos ainda mais que será uma festa para 300 pessoas mais não com nomes me mesas.

    • Responder
  • Geovanna
    Noiva Curiosa Maio 2025 Minas Gerais
    Geovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estava com essa dúvida mais optei por deixa cada um se sentar onde quiser para deixar as pessoas mais confortável 😁
    • Responder
  • Lais
    Noiva Constante Junho 2024 São Paulo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até pensei em fazer, mas não quero dor de cabeça de ficar escolhendo, já tem muita coisa pra decidir.

    • Responder
  • P
    Noiva Novata Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiim meu pensamento é esse, ainda mais que pro meu casamento são 160 convidados, imagina esse monte de gente perdida no salão???? já bate um desespero kkkkkk

    • Responder
  • P
    Noiva Novata Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho importante pelo menos pro convidado saber onde sentar, porque recentemente fui em um casamento e ficou a maior bagunça de onde sentar e tudo mais, ficamos o maior tempão em pé sem saber onde ficar. então eu acho válido para um primeiro acomodamento e depois as pessoas vão se dirigindo pra onde quiserem ficar; Mas uma coisa é certa, é muito difícil saber com quem vai colocar quem, porque querendo ou não sempre tem um grupo que não se conhece 😅kkkk

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho legal liberar para os convidados sentarem onde quiserem. Não vejo isso como parte da nossa cultura, nunca fui em um casamento que tinha mapa de mesa, então acabo achando estranho. Eu vou separar somente as mesas dos familiares e padrinhos
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Setembro 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tava até pensando em fazer o mapa das mesas,mas acho que por aqui não vai dar muito certo então prefiro deixar livre. É interessante avaliar os convidados e ver se compensa fazer ou mapa ou deixar livre 🥰
    • Responder
  • Juliane
    Noiva Curiosa Agosto 2026 São Paulo Estado
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui deixarei a critério dos convidados onde quiserem sentar.

    • Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Março 2025 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho importante quando há pessoas que não se dão bem entre elas, mas mesmo assim você quer que estejam presentes. Exemplo: pai com o padrasto, amigas suas que não se falam mais entre elas. Mas isso vai de cada uma.
    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Julho 2024 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende de vários fatores se será necessário ou não fazer essa divisão:
    ● Quantidade de pessoas
    ● Perfil de convidados● Se comportam o mesmo ciclo social e etc
    Meu casamento será para 50 pessoas, eu conheço todos, sei que não haverá confusão, que são pessoas sociáveis, que se houver necessidade de ficarem juntos um com os outros ainda sim conseguirão se comunicar e ter um tempo de qualidade bom, mas em outros cenários eu facilmente mapearia, se caso fosse maior, se TODA a família fosse convidada entre outros...
    • Responder
  • Monica
    Noiva Ativa Janeiro 2025 Rio de Janeiro
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião é melhor deixar livre , porque tem gente que nem senta , meu caso quando sou convidada, rss , não saio da pista de dança. Mas por outro lado para quem gosta de tudo organizado. É bom ter um controle .
    • Responder
  • Stephany
    Noiva Principiante Novembro 2024 São Paulo
    Stephany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que os convidados se sentem mais a vontade desta forma, as únicas mesas que eu mapearia a dos pais e irmão dos noivos.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2025 Distrito Federal
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Marcar lugar ajudar a não deixar ninguém em pé. A não ser que queira que muita gente vá embora rapidinho🤣 daí deixar as pessoas em pé pode ser uma boa opção
    • Responder
  • Karen
    Noiva Novata Dezembro 2024 São Paulo Estado
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu casamento é um mini wedding, então não tem a necessidade em colocar numeros na mesa.
    Apesar que minha cerimonialista indicou colocar, pois pelo menos quando as pessoas chegarem no local, ela vão para as mesas numeradas e depois com o passar da festa, vão mudando.

    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui como o casamento não vai ser muito grande, vamos deixar os convidados bem a vontade.
    Eu acredito que um mapeamento é interessante mas nem sempre é aplicado. Os convidados puxam as cadeiras e sentam em outras mesas para conversarem. Aí muda toda a configuração que você ficou horas criando kkkkk não faz muito sentido pra mim. Talvez só ter as mesas reservadas dos noivos e famílias (pais dos noivos)
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Curiosa Junho 2025 São Paulo Estado
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui irei separar setores, por exemplo, mesa 1 a 5 família da noiva, mesas 6 a 9 amigos da noiva etc..

    Assim as pessoas dos mesmos grupos ficam perto mas podem escolher qual a mesa e assento.

    Acho complicado no meu caso não ter alguma organização pois tenho família muito grande e as pessoas podem se espalhar muito e sobrar poucas mesas perto para os amigos e eles ficarem separados

    • Responder
  • Suélen
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo
    Suélen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui preferimos que cada um sente-se onde preferir e se sentir confortável, uma preocupação a menos kkk
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Curiosa Março 2026 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Algo dispensavel, porém por aqui iremos fazer por conta de grupos de amigos bemm especificos e por um ocorrido recente.

    Ano passado meu noivo e eu passamos por uma situação chata ao chegar no casamento de um amigo e as familias das mesas colocarem bolsas para não sentar com "estranhos" ou dizer que o local estava ocupado sem nem estar, no final nos restou somente a mesa da familia do noivo kkkk achei tão constrangedor que irei mapear para evitar essa situação

    • Responder
  • Marian
    Noiva Novata Junho 2024 São Paulo
    Marian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou marcar apenas a mesa das familias, mais pensando no conforto dos avós! As outras pessoas que lutem hahahahha

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Fevereiro 2024 São Paulo Estado
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho necessidade, fica à critério dos noivos.

    Eu fiz pois meu casamento foi muito pequeno e tenho pais separados que não se falam, então pra não correr risco deles sentarem na mesma mesa eu marquei os lugares de todos, aí fui ajustando os convidados com mais assuntos em comum pra não ficar aquele climão e silêncio na mesa, deu super certo!

    • Responder
  • Luuh
    Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo Estado
    Luuh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao tem necessidade
    • Responder
  • Monique Maciel
    Noiva Constante Setembro 2024 Distrito Federal
    Monique Maciel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu optei por deixar reservado somente a mesa dos noivos junto aos pais. Assim os outros convidados ficam livres para se sentar onde acharem melhor.
    • Responder
  • Layane
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo Estado
    Layane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero que meus convidados se sintam livres, será mapeada somente a mesa dos noivos e dos pais dos noivos.
    • Responder
  • Pâmela
    Noiva Constante outubro 2023 Santa Catarina
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As únicas mesas que foram demarcadas no dia até na hora do almoço foi dos padrinhos por conta de todos os trâmites a serem feitos antes. Depois deixamos o pessoal livre para se sentar com quem quisesse.
    • Responder
  • Francini
    Noiva Ativa Junho 2026 São Paulo
    Francini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho importante o mapa das mesas para os noivos e pais dos noivos os demais convidados escolhem a vontade. Já fui num casamento por exemplo que os noivos fizeram um mapa, as mesas da empresa onde a noiva trabalhava ficaram vazias porque os próprios convidados não quiseram sentar ali. Então meu bem, sugiro vocês fazerem como se sintam melhores.
    • Responder
  • Caroline
    Super Noiva Março 2024 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu prefiro quando casa um senta onde quiser.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas