Faz muito tempo que não faço um debate.
Como diz a Mari, depois que a gente casa fica mais raro ter pauta para criar.
Mas esse mês eu serei madrinha de uma amiga (dia 22/04 - vou contar tudo depois) e uma outra amiga minha, vai ser madrinha de um casamento amanhã, e acabou que vimos muitas coisas juntas, pois as datas dos casamentos são bem próximas.
Eu, particularmente, achei que essa noiva de amanhã exagerou um tico nas exigências.
Nesse casamento, a noiva solicitou que as madrinhas usassem um vestido longo preto.
Até aí, normal! (tirando a cor que é um pouco fora do padrão para madrinhas).
madrinhas de preto

madrinhas de preto

Mas também foi solicitado que as madrinhas adquirissem um sapato todas iguais, na mesma loja em que a noiva encomendou o sapato dela.
O gasto não era muito alto, o sapato sairia por 150 reais (razoável até) , mas tinham madrinhas que já tinham um sapato que poderia ser usado (todo mundo tem um sapato pra usar com um vestido preto, né?). Mas essa idéia não prosperou...
Daí então, a noiva pediu para que as madrinhas usassem um sapato SCARPIN PINK - sim tinha que ser scarpin (não poderia ser peep toe, sandália fina, etc.) e necessariamente pink. Eu achei meio desnessário a escolha do sapato, porque sapato usado com vestido longo quase nem aparece, né? mas enfim...
Também foi pedido que as madrinhas usassem esmalte pink, com uma filha única no dedo anelar, de esmalte preto. Minha amiga sempre usa esmaltes clarinhos, nude, etc, nem combina com ela essa cor de esmalte!
unhas pink

Para os padrinhos, a noiva pediu que usassem uma gravata pink (que a noiva não deu de presente).
Em suma, a noiva escolheu:
1-A COR DO VESTIDO (só podia ser uma: preto)
2- A COR E O MODELO DO SAPATO (scarpin pink)
3- COR DO ESMALTE (esmalte pink com filha única preta)
4-COR DA GRAVATA DOS PADRINHOS (que não foi dada pela noiva).
Está cada vez mais comum padronizar as madrinhas ( eu mesma solicitei que usassem um vestido longo em algum tom de rosa - do pink ao nude) , contudo, não podemos esquecer que elas são seres humanos com gostos e vontades.
Essa minha amiga é uma pessoa nada perua: jamais por ela mesma usaria um scarpin pink, uma unha pink com uma filha única preta.
Então, como tudo na vida, vale o bom senso, meninas. Somos as noivas, somos... mas temos que ter razoabilidade com as nossas escolhas, principalmente quando envolvem outras pessoas.
Mais vale um altar com diversas cores de vestidos e madrinhas satisfeitas e felizes, do que tudo em um padrão, e o pessoal já de "saco cheio" (desculpe a expressão) de tanto ter procurar sapato, gravata, vestido, etc. etc. só porque a noiva quer.
Acho válida a padronização... mas deem margem para escolha de suas madrinhas!
Vale a reflexão!
beijos!