Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Rebecca Andriolo
Noiva Ativa Junho 2027 Rio de Janeiro

"Gravata é feio, presente é feio..."

Rebecca Andriolo, dia 10 de Dezembro de 2024 às 11:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 34
Eu tô vendo a galera aqui falando que fazer gravata é feio, fazer lista de presentes é feio...
Só eu não acho feio? Kkk

Pra mim, as duas coisas são uma oportunidade para participar do início da vida do casal de forma orgânica e divertida. Pelo menos no meu círculo social, que é cristão, todos esperam e ficam felizes em participar, ainda mais porque é uma chance legal de sermos generosos com nosso dinheiro! Não tem mesquinharia e ninguém é rico também.
Minha família adora escolher um presente especial e isso é uma maneira de unir ainda mais a família! Nada como convidar seus avós ou tios para visitar sua casa e mostrar como o presente dado está sendo útil e demonstrar gratidão!
Pelo que eu vejo, as pessoas que mais falam que é feio são aquelas que não dariam presentes!
O que vocês acham?

34 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 13 de Dezembro de 2024 às 16:27
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vejo que seja nada feio não, só que tem gente que quer por gravata, sapatinho, caixinha, e coloca um monte de arrecadação, aí acho exagero, mas ou gravata ou sapatinho, presente mais que justo, vai na fe´ kkkkkk Deus os abençoe.

• Responder
  • Cíntia
    Super Noiva outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo. Cada um segue a tradição que quiser. Hoje em dia tudo sobre casamento é problematizado e, por causa da internet, cria-se essa chatice que é o efeito manada. Todo mundo desesperado para se adequar às novas "regras".

Lista de presentes sempre foi algo comum nos casamentos desde pelo menos os anos 80 (época dos meus pais). Trata-se apenas de uma sugestão de presentes vinda dos noivos caso o convidado (que tem educação e condição) possa presenteá-los. Já que vai comprar um presentinho para os noivos, o convidado pode escolher algum item que os noivos necessitem olhando a lista. Eu, como convidada, sempre achei que isso facilitava a minha vida.

Já em relação à gravata, vejo que é algo mais regional. Se é uma tradição na cidade do casal e os convidados já esperam isso, por que não mantê-la? Agora, se não for, acho que pode complicar um pouco e vale pensar em outras alternativas...

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu descobri isso por aqui também, pra mim sempre foi super comum ter nos casamentos kkkk

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tive lista normal, passei sapato e gravata, zero preconceito, zero problema, quem não quiser é só não dar e pronto

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não acho nada feio, pois é algo que as pessoas esperam que acontece, principalmente no meu circulo de pessoa.

Tive lista de presente, tive chá de panela, tive chá de lingerie, tinha gravata/sapatinho

• Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa não é a ideia da gravata.
    De fato, isso é bem deselegante, mas nunca presenciei de momentos que não fossem divertidos!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu também acho q dar presente ou participar da gravata é muito importante! Não tem a ver com a quantidade do valor dado, mas simbolicamente é educado e respeitoso: uma forma de retribuir e honrar os anfitriões pelo convite e participação de um momento tão único e especial!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, com certeza! A ideia dos valores é muito boa!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo 100%
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho um casal de amigos que os convidados se animaram tanto que eles fizeram tipo um leilão de quem dava mais hahaha eles conseguiram pagar as diárias do hotel da lua de mel com o valor!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá tudo bem!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo 100%! Tenho visto que não é comum no brasil todo e eu não tinha ideia, ainda mais nos estados do sul e do interior do país.
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor coisa q vcs fizeram foi avisar que não teria gravata! Pq, como tem gnt que já espera, já se programa para dar um presente logo.

Sinto muito q suas experiências tenham sido constrangedoras... feito dessa forma é muito deselegante!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu imagino que, se não é comum, deve ser muito estranho mesmo! Acredito que a ideia não é constranger ninguém; o pessoal brinca que quem não deu é pão duro, mas é tudo uma brincadeira e ninguém é obrigado a presentear. Mas, gerar pressão nos convidados pode gerar um clima muito desconfortável, ainda mais em um lugar q n seja comum, como você disse! Podem existir outras alternativas, como um simples qr code junto ao menu... o importante é ter a ver c o casal!
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pior que, por mais que não haja forçasão de barra, alguém que não compra presente e nem participa da gravata tem que ficar constrangido mesmo! E é bem feio ficar de mesquinharia. Os pixs podem ter valores acessíveis para todos, partindo de 20 reais! Todo dinheiro é um extra, nem que seja para tomar um café da manhã gostoso no quarto do hotel da noite de núpcias! Hahaha
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, amei! Nunca dinha visto essa dinâmica? Tô curiosa para saber qual será o brinde! Hahahah
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parece que tem muita a ver com o perfil dos noivos também! Quando eles são mais reservados, podem não querer fazer a dinâmica. Eu também acho muito importante presentear os anfitriões: assim como eles buscam honrar seus convidados proporcionando uma festa e a participação de um momento tão especial, o convidado também tem a oportunidade de honra-los presenteando-os.
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é bem divertido! Eu cresci indo em muitos casamentos e também sempre vi um mais divertido que outro! Pelo que eu vejo, os homens são os que mais chegam juntos nessa situação, ainda mais porque eles não costumam dar presentes 😅 os amigos do meu noivo são bem parceiros, todos estão casando na mesma época... eles fazem a gravata uns dos outros e ainda se ajudam! Hahaha
    • Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, verdade! Normalmente, as pessoas dão presente ou dinheiro para a lua de mel na gravata, mas se a pessoa não puder, sem problema. Também não gosto de não dar nenhum presente, mas como muita gente não tem feito lista de presente, eu costumo contribuir na gravata mesmo. Muita gente se organiza e faz o enxoval antes!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Março 2026 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho 35 anos e cresci vendo a brincadeira da gravata nos casamentos das primas e parentes mais distantes, então não consigo achar a pior coisa do mundo, não... entendo quem não goste e, acho bem deselegante qualquer forma de pedir dinheiro, mas acho que dá pra ser bem feito se partir dos padrinhos, for um momento de mta descontração entre os convidados e não gerar constrangimento!!!
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo é questão de gosto e cada um tem sua opinião, sendo político ou não. Eu nunca vi problema em fazer lista de presentes e cada um oferece o que pode, se quiser (embora eu ache muito grosseiro um convidado participar de uma festa e não oferecer nada aos anfitriões); já gravata e sapatinho eu acho deselegante sim, e não é por mesquinhez ou egoísmo, mas por ser constrangedor. Eu não gosto de gravata/sapatinho, não fiz e justamente porque eu dou presentes (e já dei presente sem sequer comparecer à festa, só para retribuir a delicadeza em ter sido lembrada para ser convidada em um momento tão importante), e porque também ganhei, ou seja, já houve a contemplação pela generosidade. Vai de cada um.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De início eu não queria fazer a lista, morro de vergonha de pedir algo, piorou acharem que to querendo ser seletiva demais… sempre fiquei meio assim. Mas, durante os preparativos muita gente me perguntou e pediu pra fazer a lista, então achei que era neura da minha cabeça e decidi fazer.
    O sapatinho/gravata vamos fazer de uma maneira diferente… vamos colocar cadeados e cada um escolhe uma chave e paga o valor que ficar viável para cada um, no final, a chave que abrir o cadeado terá um brinde surpresa!
    • Responder
  • Renata
    Noiva Principiante Agosto 2025 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso aí é gente comum seguindo socialite na internet. Socialite tem grana, é milionária. Fazer festa de cada um traz o seu é brega, pedir pra contribuir é brega. Claro que é se vc é milionária! Agora se vc é uma pessoa comum, trabalhadora que tá pagando suando o seu sonho, tá convidando familia e amigos que te amam e todos te querem bem, qual o problema? É só gente que te ama! Ou você tá convidando o colega da equipe do andar de baixo que vc só cruza no elevador? Ou você tá chamando a colega da turma de 1997 que vc nunca mais falou só pra colocar inveja? Como eu só chamo quem me ama, vou ter QR de pix sim, vou passar gravata ou o que seja também. Se alguém não puder fazer um pix de 5 reais, mas pode pagar 120 de Uber pq não quer pegar ônibus, é pra ficar constrangido mesmo.

• Responder
  • Rebecca Andriolo
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo! Se não é algo comum, deve causar estranheza mesmo, eu também repensaria em fazer. Sinto muito de terem te constrangido, isso é horrível mesmo e eu ficaria muito sem graça! Quando é assim, eu também não gosto... pior é quando cismam com umas pessoas específicas ou pressionam para a pessoa dar ainda mais!
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lista, eu acho legal, desde que seja tratado como sugestão, os noivos fazem e deixam disponivel no site. quem quiser presentear vai lá escolhe e compra...

gravata/ sapato eu ja não acho legal, primeiramente pq no meu circulo social não é comum... depois eu não consigo levar na brincadeira... e uma situação em que a maioria ja bebeu um pouco a mais, e começa pressionar a pessoa contribuir e por isso eu acho constrangedor... mas e minha opinião ne... ninguem é obrigado a concordar...

• Responder
  • Suelen
    Noiva Esperta Fevereiro 2025 Paraná
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu, particularmente, não gosto de passar sapatinho, todas as experiências que tive foram bem constrangedoras enquanto convidada, as pessoas ficavam muito em cima para dar algo, tanto que no meu casamento não terá. Fizemos apenas lista de presentes e já estamos falando para os convidados que não teremos sapatinho no dia.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui a gente vai fazer os dois e o sapatinho.

Nunca vi problema com essa prática, com tanto que ninguém seja coagido ao ponto de ficar constrangido. Também entendo que é muito cultural, por aqui em todo o casamento que eu vou tem gravata e lista de presentes, mas se na região não for costume acredito que gere uma certa estranheza nos convidados.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui faremos lista e gravata

ajuda quem quer e ta tudo bem, deixaremos claro que ninguem é obrigado a participar

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por mim podem pensar o que quiserem, nós fizemos e conseguimos uma boa quantia. O momento da gravata foi divertidíssimo, e pra quem não gosta é só não participar.

• Responder
  • Melissa
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui fizemos e foi muito especial, é comum no meu círculo de pessoas, passarem a gravata e sapatinho e em todos os casamentos que fui, também houve esse momento.
    acredito que é mais de pessoa pra pessoa, se alguém acha que os convidados vão se sentir desconfortáveis, melhor não fazer, mas vai de pessoa pra pessoa. 🤍
    • Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que tudo tem um limite, muitas pessoas falam da gravata e sapato que é feio isso é aquilo, é tradição em muitos lugares. Casei faz um mês não tivemos problemas com nenhum convidado em relação a isso, quem quis dar algo deu, quem não quis paciência nem por isso achamos ruim.
    Eu sou a favor sendo feito com educação.
    • Responder
  • NATHALIA
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo
    NATHALIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Feio pra mim seria obrigar como se fosse um pagamento da entrada no casamento, o que não é a realidade. Nós estamos fazendo lista de casamento com valores baixos e altos pra cada um se sentir a vontade caso queira nos presentear (e também não é uma obrigação). Vamos fazer gravata tambem, aqui é tradição e ninguem obriga ninguem, participa quem quer e todos sabem que vai ter, já teve até gente me falando q vai deixar pra dar na gravata então pra mim não tem nada de feio. Sabemos que os convidados tem outros gastos por isso ta bem especificado que da quem quiser.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas