Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Setembro 2025 São Paulo

Hora da gravata: sim ou não?

Bruna Michele, dia 30 de Maio de 2022 às 10:52

Publicado em Fórum Festa 143

Oi, comu! Tudo bem? Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a...

Oi, comu! Tudo bem?

Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a família dele e até a minha já espera por esse momento no nosso casamento. Ainda estamos discutindo para saber se iremos fazer ou não, então até agora não temos nada decidio.

Enquanto isso quero saber se vocês acham legal e vão fazer ou se vão deixar esse momento para lá.

Beijos! Smiley heart

143 Respostas

• Caroline
    Noiva Curiosa outubro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm não gosto muito da ideia, mas sei que essse momento ajuda muito na lua de mel, então vamos fazer.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Abril 2023 Santa Catarina
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou no meio de eventos todo final de semana, e quase todos os casamentos que eu participo tem a parte da gravata, o noivo e os padrinhos perdem esse tempo mas é divertido. Gera constrangimento tbm

Sapatinho vi pouquíssimas vezes passar... nessa hora geralmente a noiva aproveita na pista de dança.

Mas é uma escolha de cada um querer ou não, eu e meu noivo optamos por não passar gravata!

• Responder
  • Luiza
    Noiva Curiosa Novembro 2024 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não passaremos. Teremos muitos convidados vindos de fora que gastarão com transporte, hospedagem e etc. Fora os custos pros convidados com presente, roupa, cabelo, uber ida e volta ou valet… não acho justo ainda assim pedir dinheiro, por mais que seja uma tradição.
    • Responder
  • Monike
    Noiva Ativa Dezembro 2023 Espírito Santo
    Monike ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vamos fazer simmm, nossa familia amaa!!!

• Responder
  • Fernando
    Noivo Ativo Setembro 2022 São Paulo
    Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acredito ser um momento de descontração da festa, mas um contexto como um todo deve ser pensado, cabe no estilo de vocês, fizeram lista de casamento ou não...essas coisas, porém é uma "tradição" dos casamentos.

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo Estado
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A hora da gravata faremos, mas o sapatinho decidimos não fazer. Achamos que é muito abuso e na nossa região o sapatinho não é tão tradicional quanto a gravata.
    • Responder
  • Thamires
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos vamos fazer, não acho que seja chato.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Ativa Setembro 2022 Goiás
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos fazer sim. Meu noivo que está empolgado com esse momento. E eu acho q é algo bacana.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Constante Novembro 2023 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os meninos se divertem na gravata, mas apenas gravata sem sapatinho
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Setembro 2022 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho super bacana
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A hora da gravata é essencial, tipo é algo que tem que ter rs, já o sapatinho depende de cada noiva, já fui em casamento que teve e casamento que não teve, no meu ainda não decidi, mas a gravata e certeza que vai ter esse momento
    • Responder
  • Thainára
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Thainára ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo achamos super divertido a ideia da gravatinha, e vamos fazer sim, é uma hora que a gente se diverte e também ganha um trocadinho para ajudar na lua de mel.
    • Responder
  • Nivia
    Noiva Constante Dezembro 2022 Bahia
    Nivia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho a ideia super divertida...então já coloquei na lista de dinâmicas do meu casório.
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Ativa Julho 2022 Rio de Janeiro
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não achamos legal. Alem de considerarmos um constrangimento para algumas pessoas com condições mais inferior, que inclusive ja investiram de alguma forma para estar presente, achamos desnecessário, é como se estivéssemos cobrando pela presença deles, o que põe em questão a genuinidade do convite de casamento. Sempre tivemos em mente que a decisão foi nossa de casar, e os custos são consequência disso. Por isso decidimos não fazer chá de panela, nem passar gravata, aqueles que insistiram em nos presentear deixamos a escolha ou deixamos algumas pequenas opções. Optamos por fazer uma despedida de solteiro saudável saindo com amigos. Fomos conquistando tudo juntinhos e aos pouquinhos, graças a Deus está tudo no controle.🙏🏻🥰 Melhor escolha que fizemos!
    • Responder
  • Cassieli
    Noiva Ativa outubro 2022 Goiás
    Cassieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A família do noivo super empenhada na hora da gravata. Tem q fazer sim. Vejo como um momento de descontração
    • Responder
  • Isabelle
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo Estado
    Isabelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei... Otima idéia
    • Responder
  • Isabelle
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo Estado
    Isabelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É interessante e ajuda muito os noivos e é divertido né rsrs
    • Responder
  • Bruna
    Noivo Ativo Abril 2023 São Paulo Estado
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu, vamos sair um pouco do tradicional, faremos algo assim. Também fico meio assim com a hora da gravata/sapato por isso que faremos só essa caixinha mesmo e é isso. Assim ajudam no geral, homem e mulher
    Hora da gravata: sim ou não? 1

• Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Abril 2023 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amoreee,

Não se preocupe, é super normal ter esse momento e as pessoas já vão prontas para contribuir. Todo mundo contribui, uns com mais outros com menos, mas os convidados fazem questão de participar.

Tem muitas opções divertidas para a operação lua de mel. Procure um meio divertido para quebrar o gelo e deixar todos a vontade!!! Você não vai se arrepender hahah

Bjssss boa sortee

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva Novata Junho 2022 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho super legal e todos praticamente já estão acostumados. Só não ser desagradável e está tudo bem
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Fevereiro 2023 Roraima
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho deselegante
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2023 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza vamos fazer. E o sapato da noiva também. Estamos acostumados a ir em casamentos e sempre ter esses dois momentos. Algumas pessoas até já nos perguntaram se podem optar por ao invés de nos dar presente, apenas dar o valor da gravata "um pouco mais generosa " rs claro que aceitamos!
    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho super normal, na verdade por aqui nem falamos sobre isso mas com certeza terá
    • Responder
  • Samara
    Noiva Esperta outubro 2022 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Bru, por aqui nossos convidados já estão esperando e falando desse momento, como será só nossa família e amigos próximos vamos fazer. Porém já conversei com meu noivo que eu não quero constrangimento, é apenas uma brincadeira porque aqui tem em todas as festas e inclusive nos sempre participamos. Acho que vai muito dos seus convidados, mas eu acho um momento divertido.
    E temos em mente também que não estamos contando com esse dinheiro pra absolutamente nada, se entrar vai ser pra somar.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Janeiro 2024 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não decidimos de fato, porém achamos uma brincadeira divertida quando feita de maneira saudável.
    • Responder
  • Thayane
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o meu noivo trocamos pelo barfometro, da uma olhada no insta deles.
    Claro que só da em festa que tenha bebida alcoólica.
    Mas é uma opção legal
    • Responder
  • Taís
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Taís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu casamento é bem pequeno, apenas 12 convidados, então não vamos fazer. Mas eu acho bemmm legal a "hora da gravata".

Como dica, pegue aquele familiar ou amigo bem bagunceiro para fazer o momento, vira um show à parte.

Meu pai, antigamente, reservava dinheiro para o momento, mas ficava "fugindo", fingindo que não iria pagar, só pela brincadeira.
    Do sapatinho eu já não acho tão legal, as mulheres não se divertem como os homens e ficam constrangidas.

Claro tudo depende do tipo de família que vocês têm, a minha é bem bagunceira e adora uma brincadeira, tudo vira festa.

• Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Tocantins
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vamos fazer por escolha mesmo, nunca achei tão legal assim fazer esse negócio; pode ser até engraçado e divertido para o povo, mas pra mim não é.
    Mas vai na intuição e na decisão que vocês dois tem a respeito disso
    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui fizemos a gravata mas não o sapatinho. E quanto o noivo e padrinhos ficaram passando a gravata eu fui aproveitar outras coisas na festa, sinceramente nem vi eles passando. Então se o noivo gosta mas vc não, nao se preocupe pq vc não precisa participar dessa parte hahahha (até pq toma muito tempo)
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho super divertido e acaba sendo mais uma atração do casamento, podendo contratar tequileiros (para quem curte) e animar a festa.
    Meus padrinhos são super divertidos e tenho certeza que será bem legal
    • Responder
  • Daysi
    Noiva Novata Agosto 2022 São Paulo Estado
    Daysi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iremos fazer a hora da gravata siiim kkk achamos tão divertido, igual a amiga respondeu ali em cima agora tem a caixinha do pix tbm kkk com o QR code (ótima opção tbm para aqueles que dizem não ter na hr kkkkkk) já é uma ajuda $$
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Novembro 2022 Paraná
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza queremos fazer
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe