Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Setembro 2025 São Paulo

Hora da gravata: sim ou não?

Bruna Michele, dia 30 de Maio de 2022 às 10:52

Publicado em Fórum Festa 143

Oi, comu! Tudo bem? Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a...

Oi, comu! Tudo bem?

Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a família dele e até a minha já espera por esse momento no nosso casamento. Ainda estamos discutindo para saber se iremos fazer ou não, então até agora não temos nada decidio.

Enquanto isso quero saber se vocês acham legal e vão fazer ou se vão deixar esse momento para lá.

Beijos! Smiley heart

143 Respostas

• Celina
    Noiva Ativa Dezembro 2023 São Paulo
    Celina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós faremos pela diversão, e nossos padrinhos já estão até programando. Não é só pelo dinheiro e sim pelo momento, descontração e zoação (consciente) que essa hora proporciona.
    Por aqui estamos animados kkkk
    Mas só teremos a gravata, acho que sapatinho e gravata é de mais. Porque geralmente os convidados são casais e entendemos que é um dinheiro "conjunto".

• Responder
  • Eloisa
    Noiva Constante Novembro 2022 Paraná
    Eloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hora da gravata: sim ou não? 1

Oiieee, então lindona, não vamos ter a gravata, mas vamos deixar essa caixinha com chaveiros de lembrançinhas, nossa familia é bem tradicional e não gostariamos q tivessemos a gravata, mas precisamos de uma ajudinha para a lua de mel ne kkk então adoramos essa ideia

• Responder
  • Jéssika
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Distrito Federal
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos fazer.
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vamos fazer, embora meu cunhado e meu sogro falou sobre o assunto, achamos melhor deixar fora da programação nossa e se caso quiserem fazer na hora.
    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Dezembro 2022 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estamos pensando ainda se iremos fazer.
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Abril 2022 São Paulo
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu não queria fazer de jeito nenhum. Foram meus padrinhos que agitaram lá na hora, inclusive as madrinhas tiraram a sandália do meu pé para usar kkkk.
    Querendo ou não a gente vai para um casamento já meio que programado para essa hora, todos contribuíram e me ajudou demais!!

Peça a participação dos padrinhos e faça !
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não curto muito, acho meio deselegante na verdade, acho que acaba constrangendo os convidados, mas meus padrinhos disseram que irão fazer, eu querendo ou não Smiley atonished

• Responder
  • Elaine
    Noiva VIP Setembro 2022 Minas Gerais
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui romildo não gosta da ideia de pedir nada para ninguém,ele é muito sistemático com as coisas.
    E eu respeito a vontade dele.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Finalmente achei alguém que pensa como eu kkkkk

Eu sempre fico bem pensativa quando leio: ah mas gastamos tanto, então ajuda. Pera, mas ninguém, pelo menos pra mim, me deve nada tô gastando horrores porque eu quero. Ninguém tem que "retribuir" nada pra mim não, ainda mais sob coação. Mas enfim, cada um é cada um. Tem quem não se importe
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo demais! É exatamente o que eu penso. Acho que não dá pra gente fazer a festa e ficar querendo que os convidados deem uma graninha pq a festa foi muito cara, tem que lembrar que o convidado tem nada a ver com isso. Fizemos festa pq quisemos. Acho péssimo ficar constrangendo as pessoas a dar dinheiro.
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho legal, acho que constrange os convidados. Aqui na Bahia não tem essa cultura, só fui em um casamento que teve e achei uma situação bem chata, então não vou colocar no meu.
    • Responder
  • Thaysa
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo Estado
    Thaysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que seja válido por ser uma forma de ganhar um dinheiro que ajuda as vezes nas despesas pós casamento, viagens, quitar cartão de crédito...
    • Responder
  • Anna
    Noiva Novata Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi novinha... eu e meu noivo não vamos fazer!!! Mas sempre levamos em consideração o que os noivos curtem. Eu penso que as pessoas que vão fazer parte desse momento tão especial em nossas vidas, fazem questão de nós e vão se sentir a vontade na hora de dar aquela força para o casal. ♡
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos e vms dar brindes para quem contribuir😊
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho super legal tá tanto é que vamos fazer , mandei fazer uma caixa cofre que já vem gravado o pix e vamos levar também maquininha de cartão , assim quem quiser participar terá várias formas por que já fui em alguns casamentos e vi várias pessoas sem graça por não ter o dinheiro só ter cartão , ou até mesmo querer brincar mais esqueceu de sacar um dinheiro então vamos dar várias opções para quem quiser
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por mais "tradição" que seja, é algo que eu detesto. Pra mim absolutamente nada que envolva dinheiro é brincadeira, muito menos coagir alguém (nem vem com isso que não coage pq coage sim, e ainda chama os outros de pão duro). Acho que se vamos casar a gente que se vire nós 30. Não estamos sendo obrigados a dar festa então pra mim, pessoalmente, não tem essa de "vai ajudar" simplesmente pq ninguém tem essa obrigação. Felizmente ele concorda, então não (até pq se fizerem sem a gente querer, do jeito que eu sou, capaz de dar pro primeiro mendigo que eu vir na esquina - eu realmente detesto essa " tradição"

• Responder
  • Victoria
    Noiva Novata Fevereiro 2025 Santa Catarina
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faça sim, se joga no seu dia !! Tenho certeza que vai se divertir
    • Responder
  • F
    Noiva Principiante Maio 2022 Minas Gerais
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fizemos e conseguimos quase 2 mil reais. Vale muito a pena além de ser super descontraído
    • Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A gente não acha algo relevante e deixamos por ultimo para caso desse tempo, acabou que não deu pois priorizamos outras coisas rs E pra mim no caso não fez falta.

Eu acho bacana, porém sei que muita gente fica sem graça por não ter dinheiro, quando não vira algo obrigatorio e sem brincadeirinhas sem graça rs acho bastante legal.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Curiosa Maio 2023 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer, é um dinheiro que ajuda demais, o nosso já tem destino, vai ser usado na nossa primeira compra no supermercado
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Principiante Setembro 2022 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu nao acho muito legal, mas caso os convidados queiram beleza

• Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vamos ter sim!!!! Pra vc ter uma ideia as pessoas q estão empolgadíssimas de fazer isso são os padrinhos, estão doidos pela farra kkkkk. Isso depende muito do seu nicho de convidados, os meus são bagunceiros e não ligam!!!

• Responder
  • Ada
    Noiva Esperta Novembro 2022 Minas Gerais
    Ada ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui não iremos fazer.. nada contra quem faz.. mas eu particularmente não curto. Afinal, o que importa é a presença dos familiares e amigos queridos. E no site do casamento já informaremos o nosso pix para quem quiser contribuir.

• Responder
  • Sally Medina
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Sally Medina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho muito legal, iremos fazer 🥰
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Maio 2022 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Nós fizemos e te falo que rendeu bastante! Depende muito do estilo dos seus convidados também sabe, tem gente que não curte, mas tem gente que vai preparada pra esse momento pq faz parte das tradições. Mas vcs que decidem! Seguem fotos!Hora da gravata: sim ou não? 2

Hora da gravata: sim ou não? 3

Hora da gravata: sim ou não? 4

Hora da gravata: sim ou não? 5

Hora da gravata: sim ou não? 6

Hora da gravata: sim ou não? 7

Hora da gravata: sim ou não? 8

Hora da gravata: sim ou não? 9

• Responder
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,

Não faremos o momento de passar a gravata e o sapatinho, porque não nos sentimos bem com isso. Caso vocês também não se sintam bem, isso é bem pessoal do casal em decidir. Não temos nada contra apenas não iremos fazer porque não queremos mesmo 😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faremos com certeza! Nossos padrinhos já estão até animados se programando para o momento

• Responder
  • S
    Noiva Principiante outubro 2022 Rio de Janeiro
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu acho que vale a pena sim. Muitas pessoas já esperam por esse momento na recepção. E não é algo obrigatório, dá quem puder e quer. Eu não dispensaria essa oportunidade porque realmente tem pessoas que querem contribuir nessa hora.
    A dica é colocar algum padrinho extrovertido ou até o noivo mesmo que se anime em passar a gravata rsrs.
    Eu vou fazer lista de presente e também a gravata.Quem puder contribui, quem não puder não tem problema! Não vai ter ninguém fiscalizando e prestando atenção em quem não der algo, é um momento tão descontraído, não acho vergonhoso para ninguém.Mas é apenas minha opinião ❤🌹
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Março 2023 São Paulo Estado
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi linda,

Eu e meu noivo tbm não achamos legal, as vezes a pessoa nem tem né kkkkkk aí fica sem graça, o que optamos é deixar uma caixa com um texto “ajude na nossa lua de mel” com o pix, assim a pessoa pode ajudar com quanto ela quiser ou não ajudar, a escolha é da pessoa.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Ramona!
    Eu não estava sabendo dessa, não. Confesso que eu prefiro a lista de presentes.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carol, eu sempre vou preparada porque fico sem graça em não participar, mas não gosto da brincadeira.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que concordam sobre o assunto, Le.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas