Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Setembro 2025 São Paulo

Hora da gravata: sim ou não?

Bruna Michele, dia 30 de Maio de 2022 às 10:52

Publicado em Fórum Festa 143

Oi, comu! Tudo bem? Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a...

Oi, comu! Tudo bem?

Gente, eu estou com muita dúvida sobre a hora da gravata. Até hoje não me lembro de ter ido em um casamento, mesmo que seja apenas no civil, que não tenha tido a hora da gravata e do sapatinho. Eu fico meio sem graça e não acho tão bacana assim, mas meu noivo adora e sei que a família dele e até a minha já espera por esse momento no nosso casamento. Ainda estamos discutindo para saber se iremos fazer ou não, então até agora não temos nada decidio.

Enquanto isso quero saber se vocês acham legal e vão fazer ou se vão deixar esse momento para lá.

Beijos! Smiley heart

143 Respostas

• L
    Noiva Constante Janeiro 2024 Paraná
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que se fizermos será destinado o dinheiro para doação a alguma entidade ou cada convidado doar um quilo de alimento para fazermos de cestas
    • Responder
  • Paulo
    Noivo Novato Setembro 2022 Rio Grande do Sul
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que se tem o presente é chato passar mais uma vez pedindo dinheiro, acho deselegante, nosso presente será pix e não vamos passar a gravata.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não vou mentir que descobri essa prática aqui no app... Nunca fui à um casamento que houve pedido de dinheiro de nenhuma forma... seja de sapatinho, gravata, cofre, pix, nada...

• Responder
  • Aline
    Noivo Ativo Dezembro 2022 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu contratei o barfometro… assim fica diferente a gravata
    • Responder
  • Cassia
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo Estado
    Cassia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Decidimos não fazer e ninguém nem lembrou rsrsrs
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Abril 2023 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui todo mundoooo espera. É bom pq é um jeitinho de levantar uma graninha depois da festa já que acabamos gastando bastante.

O bom é que um dos meus padrinhos (and melhores amigos) que propôs ir de mesa em mesa, acreditamos no potencial de convencimento dele HAHAHAHHA Smiley heart acho que quanto mais gente "cara de pau" (no bom sentido) pra te ajudar a não ter vergonha desse momento, melhor

• Responder
  • Camila
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho chato pedir dinheiro porem meus padrinhos ja falaram q vão fazer lkkkk compraram até os acessórios, querendo ou não todo mundo q vai para casamentos ja vão cientes da hora da gravata
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Constante Março 2023 Minas Gerais
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não faremos, pois não curtimos.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Já faz parte do meu checklist quando tenho casamento: já saquei o dinheiro? Rsrs
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Ativa Abril 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, até agora não conversamos sobre isso. Mas acho esse momento muito divertido, ninguém é obrigado a nada, mas todo mundo já espera esse momento no casamento.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu poderia casar só no civil e fazer uma cerimônia na igreja só p receber o sacramento, se eu fiz festa e pq eu quis e ninguém tem nada a ver c isso. A festa tem q ser dentre das minhas possibilidades...presentes, ok, quem puder e quiser dar ( pq ninguém e obrigado a nada e tá TD certo) ok....mas ninguem me deve nada pq eu quis gastar. Acho q isso vale p TD na vida....semana passada ouvi de uma tia, q a nora dela vai fazer chá de bebe e as pessoas TEM q ajudar pq fralda está muito caro. Agora as pessoas resolvem ter filho contando c ajuda dos outros? Não e bem assim
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Curiosa Abril 2023 Rio de Janeiro
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo super com vocês duas. pra mim não faz sentido e não tem graça constranger as pessoas dessa forma. acho que muitas esquecem que as pessoas convidadas muitas vezes já investem bastante pra estar no casamento: roupa, sapato, cabelo, maquiagem, às vezes um presente… e ainda tem que se sentir obrigados a dar mais dinheiro numa ocasião que só e somente os noivos decidiram por fazer? deus me livre provocar qualquer sentimento controverso em meus convidados, quero todos se divertindo sem obrigações ❤️
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, acho que no final acabaremos fazendo. No geral é bem típico fazer nós casamentos que frequento e as poucas pessoas que sabem do meu casamento já estão me falando que tenho que fazer a hora do sapatinho (próprios convidados kkkk). De toda forma, faça o que for mais adequado no momento e o que te faz sentir a vontade.
    • Responder
  • Afife
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Afife ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha, no começo o marido e eu decidimos por não fazer, mas alguns convidados nossos e padrinhos falaram que seria um momento muito legal, que eles ajudariam a fazer. Por fim acabamos fazendo a hora da gravata e do sapatinho e arrecadamos uma graninha que nos ajudou muitooooo na lua de mel. E foi um momento muito divertido pro marido e pra todos, pois a maioria dos meus padrinhos são muito animados e fizeram dancinha pro pessoal, cortaram ate a cueca do meu marido pra arrecadar na brincadeira. Enfim, meu marido e os convidados se divertiram muito!!! Teve convidado inclusive que falou que fazia questão de comprar um pedacinho da gravata...
    Mas acreito que cada um tenha um pensamento e sabe onde seu "calo aperta". No meu caso ajudou e muito...
    Abraços!!!
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Maio 2024 Rio de Janeiro
    Joycimar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faça com certeza! A gravata aceita até pix hoje em dia! Tem salão que aceita até cartão! É algo bem comum em casamento, põe duas pessoas bem zoeiras pra passar a gravata, que será só sucesso! Vc vai ver 🤭
    • Responder
  • Alice
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faça sim, mas nada sem constranger seu convidados. Ate pq quando vamos em um casamento mesmo como convidado ja sabemos sobre essa hora e senpte vamos prevenidos.
    • Responder
  • Gabriela Isis
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Gabriela Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um ótimo momento para arrecadar um pouquinho a mais, eu sempre contribuo nos casamentos que vou!
    • Responder
  • Anna
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo Estado
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já estamos vendo os adesivos mais engraçados hahahaha
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Janeiro 2023 Santa Catarina
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui preferimos não fazer por causa da família, já que os presentes pedidos foram caros.. até então permanecemos com esse pensamento. Até lá, muita coisa pode mudar KKKKKKKKKKKKKKKK
    • Responder
  • Marília
    Noivo Curioso Agosto 2022 São Paulo
    Marília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha,
    Eu e meu noivo optamos por fazer após analisarmos e entendermos que existem formas e formas de fazer esse momento né?
    Queremos que seja um momento leve, de brincadeira e interação com os nossos convidados e assim faremos. Vamos comprar inclusive adesivos personalizados para esse momento para que fique ainda mais divertido.Espero ter ajudado ☺️
    • Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós fizemos e foi super bacana, foi um momento muito legal pra interagir com os convidados Smiley heart

• Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Coitada! 😂😂😂😂 Deus me livre fazer um convidado meu passar esse nervoso
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós fizemos e foi a maior farra! Acho que pra eles o corte da gravata é como jogar o buquê pra gente, um momento de festa com os amigos. E olha, no nosso só a gravata arrecadou mais de 6 mil reais. Então valeu muito a pena fazer! Todo mundo se divertiu e se a pessoa falasse que não tinha como, então não tinha como, bola pra frente, sem chamar de pão duro.

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Iremos fazer a mesma coisa, caixa pix e alguns mimos... chaveiro e brincos. O valor ficou ótimo.

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora que vc falou, me atentei a isso. E vc tem razão disso de tradição. Não há origem que eu saiba... E no mais, concordo plenamente
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu passei por uma situação pessima tb.. fui em um casamento que passaram o sapato da noiva... só que não conhecia....só conhecia a gravata.... resultado, não tinha levado um real na bolsa... com medo de me chamarem de pao dura (eu sou muito timida, ia morrer de vergonha...), resultado, sai fugida do casamento antes de terminar o jantar

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas será q é tradição mesmo? pq eu nunca ouvi uma explicação plausivel para origem dessa "brincadeira"... tradição sempre tem origem... pra mim foi uma brincadeira sem graça que começou para constranger e ganhar dinheiro enfim...mas com todo respeito a quem gosta, eu acho de péssimo gosto....festa é luxo dá quem pode e de quem quer....eu acho q os noivos tem que encarem a festa como realização pessoal, não dá pra ficar achando que os convidados tem obrigação de dar presentes ou ajudar na lua de mel, pq a festa foi cara...

• Responder
  • Lidiane
    Noiva Principiante Março 2023 Paraná
    Lidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Todas as noivinhas que falei me indicam fazer.. ainda mais se os padrinhos do noivo são animados.. é o maior fervo hahah a galera se diverte, eu acho super válido e muito legal. E agora tem o pix por QR code que pode ser usado na caixinha que recolhe o dinheiro, ninguém vai ficar com carão por ter esquecido de sacar e pra mim, o valor pode ser simbólico, o importante é participar da forma que cada um pode ! Smiley smile

• Responder
  • Ellen
    Super Noiva Setembro 2022 Minas Gerais
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não acho legal, mas ainda não decidimos porque meu noivo acha legal... Então ainda vamos ver.

• Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal, Jéssika.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, que ótima ideia! E como vai funcionar? Vocês vão deixar em algum cantinho e alguém irá anunciar para os convidados ficarem cientes da caixinha?
    • Responder
  • Bruna Michele
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Celina!
    Eu não gosto nada da brincadeira, mas estou pensando eu passar a penas a gravata mesmo porque o meu noivo gosta.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe