Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Andressa
Noiva Constante outubro 2017 São Paulo

Igrejas congregação x católica

Andressa, dia 12 de Março de 2016 às 10:42

Publicado em Fórum Antes do casamento 89

Bom diaaa!! Gente, estou muito triste. Sempre sonhei em casar na igreja, ter aquela entrada triunfal maravilhosa... Um sonho q sinceramente não abro mão, pois não terei outra oportunidade de realizá-lo. Porém, a família da minha mãe inteira é batizada na igreja evangélica Congregação Cristã no...
Bom diaaa!! Gente, estou muito triste. Sempre sonhei em casar na igreja, ter aquela entrada triunfal maravilhosa... Um sonho q sinceramente não abro mão, pois não terei outra oportunidade de realizá-lo. Porém, a família da minha mãe inteira é batizada na igreja evangélica Congregação Cristã no Brasil e não aceitam meu casamento na igreja católica. (Para quem não conhece, a congregação não realiza casamentos na igreja). Meu primo que cresceu junto comigo como um irmão, começou a ir na congregação ano passado e já se batizou e agora não quer ser meu padrinho de casamento pq a religião não permite. Ele seria meu padrinho junto com a irmã dele. (A irmã dele não frequenta a congregação). E como ele não quer ser meu padrinho, não tenho mais ngm para fazer par com a irmã dele, estou muito triste, já chorei litros (só tem 2 homens na família da minha mãe, esse primo é meu irmão, q já será o meu padrinho). Meu primo está com medo de ser castigado por Deus se aceitar. E as irmãs da minha mãe (São 5) não querem ir na igreja católica ver meu casamento e dizem q não pode nem comer a comida da festa... Tudo pela religião... Eu acho isso uma besteira, pq eles bebem cerveja e isso a religião tbm não permite. Além de outras coisas, as mulheres não podem usar calça mas no dia a dia elas usam... ou seja, cada um segue o q lhe convém! Mas enfim, a igreja é bem rígida e estou nesse impasse de não ver minhas tias no casamento e não ter minha prima como madrinha pq não tem par para ela... Smiley cry Desculpem o texto grande. #Desabafo Smiley cry

89 Respostas

• Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo, inclusive como destacada já cheguei a falar sobre isso com as adms e outras destacadas... Pois quando entram nesses assuntos falam demais e chegam a julgar não só a CCB como a católica entre outras.. Eu digo pq eu já vi
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom na igreja da minha cidade muitas não se depilam mesmo, algumas não se importam com isso não, pq realmente não faz sentido, mas muitas mulheres já um pouco mais velha, não idosas, na vida adulta, não se depilam. Talvez não seja regra da igreja, talvez seja alguma coisa q eles colocaram na cabeça sem ninguém falar que não podia, mas acontece muito. Mas essa menina disse sim q se depilar é menos pecado q ir em festas, mas ela não era batizada na igreja nem nada, só frequentava pq o namorado dela era de lá.Não me entendam mal, eu não estava falando mal da igreja, mas sim dos membros q só seguem o que lhe convém e julgam os outros mais pecadores. Mas tbm não concordo com isso de proibir de ir em casamentos em outras igrejas, pq isso não vai mudar nossa fé.
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é, Thaís também sou da Congregação e nunca ouvi falar sobre depilar! As pessoas julgam coisas que jamais entenderam e ficam aí, denegrindo a imagem da nossa Igreja. Eu acho que cada doutrina é cada doutrina. Não é preciso ficar entrando em debates para ficar julgando. Mas é isso aí, não existe meio termo para pecado.
    • Responder
  • Thais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu, que menina disse isso? Kkkkkkkkk sou da congregação desde os 3 anos de idade nunca vi nada falando de se depilar... Que eu saiba a Deus é amor fala disso mas CCB não... Mas isso que vc disse é Vdd não existe menos pecado.
    • Responder
  • Thais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi flor, sou da congregação realmente temos algumas regras... Pra ser sincera com vc já fui a casamentos católicos e comi Kkkkk fui pq era meu primo se eu estou errada? Perante as regras da igreja sim mas fiquei em paz e Seus nunca me cobrou nada... Acho que ficaria chato não ir meu primo ne, mas eu entendo seus familiares essas são as regras e eles querem fazê-las mas tb tomar cerveja e não ir a um casamento já acho demais.
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha! Olha, eu sou batizada na CCB e minha família inteira também é de lá. Nós, da Congregação não acreditamos em santos - que são considerados ídolos - e por esse e outros motivos, a nossa doutrina não permite casamentos na Igreja Católica ou participar de algum, como por exemplo, ser testemunha. Não é nada contra os católicos, mas é o que nós seguimos. Se, por exemplo, eu que sou evangélica e sigo essa doutrina participar como testemunha ou algo parecido em algum casamento na igreja católica, eu estaria aceitando o que a minha doutrina considera como "idolatria". Bom, aqui é um debate e, portanto, não vamos ficar julgando as religiões.

Se é o seu sonho se casar na Igreja Católica, e você não é batizada na CCB, porque não realizá-lo? Independente do que for, faça seu casamento do jeito que você sonha, afinal, como você mesma disse, é uma vez na vida! Smiley winking Desejo muitas felicidades pro casal! Beijos, e me perdoe se ofendi alguém pelo que eu e minha religião acreditamos.

• Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo com vc noivinha. Deus é um só e é um Deus de amor. Tenho certeza q Ele ficaria mto feliz de toda a minha família comemorar comigo esse momento tão especial na minha vida. Vou seguir o seu conselho, minha prima estará comigo sim, eu vou arrumar uma função para ela. Não vou deixá-la de fora. Obrigada Smiley heart
    • Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não os julgo noivinhas. Antes de qualquer coisa são minha família e convivo com todos diariamente e eles são muito importantes para mim. Por isso fiquei muito triste. Depois do conselho de todas vocês, decidi q minha prima não vai ficar de fora. Ela será minha madrinha ou minha daminha...
    • Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente noivinha Beatriz, não existe meio pecado, nem pecado grande ou pequeno. E tanto a católica quanto à Congregação são cristãs, acreditam em Deus nosso Senhor. Se fosse outra casa de oração q não fosse cristã eu até entenderia. Mas não é esse o caso.

O que me deixa mto triste noivinhas Yara e Gabriela é que eles não seguem todos os mandamentos da religião. Por mto tempo a Congregação não permitia TV em casa e todos tinham... Não permitia cortar os cabelos/depilação. E eu digo para vcs, a 20 anos atrás era assim... Das minhas 5 tias, 2 nunca usam calça. Mas as outras 3 usam. Tanto elas qto meio primo bebem cerveja e caipirinha... Isso tbm não é certo e eles fazem... Meu primo me falou q beber cerveja nao pode, mas não o deixa tão incomodado do q ser meu padrinho ou entrar na igreja católica. Então ele vive pelo meio certo, ou meio errado... E segue o que lhe convém... E por se tratar de uma religião cristã, eu acho q eles estão exagerando. Por isso fiquei muito triste.Smiley sad
    • Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tbm acho um exagero noivinha, ainda mais pq eles não seguem todas as regras, e este seria o correto.
    • Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo eles noivinha, sei como é rígida a CCB por conta da minha família. Eu não fiquei brava com eles, fiquei muito triste. Pq não existe meio certo, meio errado e meio pecado. O que é certo é certo e ponto final. Então eu deixo nas mãos de Deus sabe. Ele sabe os desejos do meu coração, e o quanto eu ficaria feliz e realizada se todos fossem. Mas se essa não for a vontade de Deus, eu sigo em frente com meu sonho sem a presença da família da minha mãe :/
    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Bahia
    Suéllen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa, Noivinha... Que situação complicada... Eu sou da CCB, e sei que eles também se encontram em um verdadeiro impasse... Mas é como VC falou... A igreja tem sua doutrina, cada um segue se assim sentir... Se beber cerveja e usar calcas, sao coisas que não pesam na consciencia deles, mas participar de um casamento católico pesa, não se pode comparar uma coisa com outra, não pelas questões da religião, mas com a questão de ser humano mesmo, do autojulgamento, de cada um se sentir bem consigo mesmo e com suas ações... Imagine se todos participassem da sua festa, VC ficar mega feliz e eles se sentirem mal? Então converse com eles, sem ofendê-los, pois cada um tem o direito de crer no que quiser, e se eles realmente não quiserem participar da sua festa, respeite isso, apenas aceite, infelizmente são pessoas queridas que não vão estar lá, mas não deixe de realizar seu sonho por isso... Pense que assim como VC não pode desistir o seu sonho, também não pode pedir que eles desistam das crenças deles... Só não fique chateada com eles por isso... mesmo se não fosse da CCB, não chamaria a atitude deles de ridícula, como muitos comentários chamam... as pessoas tem que se colocar no lugar das outras... Cada um tem o direito de definir para si o que é certo e o que é errado, independente da religião, ou da sociedade...
    Deus te abençoe!
    • Responder
  • B
    Noiva Master outubro 2018 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A situação é bem tensa msm. Acho um absurdo esse negócio de não comer em casamentos realizados na igreja. Cada um com suas crenças, mais acho q eles exageram.X
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Janeiro 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente, quanto a depilação, nunca foi dito na Igreja que é proibido! Também sou da Congregação Cristã no Brasil
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deus é um só. E não vai castigar ngn por estar participando de um momento importante é de felicidade para o próximo.Converse com eles e pergunte qual a diferença de beber cerveja e a mulher usar calça no dia a dia e ir no seu casamento. Pq se a igreja não permite e mesmo assim eles fazem já estão pecando.
    Não acho que vc tenha q se privar se um sonho por isso. Tenha a sua prima ao seu lado, pense em algum amigo seu ou do seu noivo que vc gostaria de convidar e coloque de par com ela.Ou de outra responsabilidade para ela, como levar as alianças ou alguma outra função importante.
    • Responder
  • Y
    Noiva Curiosa Abril 2016 Goiás
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Apenas uma observação linda... QM disse q na congregação e proibido depilar? Essa pessoas esta muito enganada, n e n, eu sou dessa igreja desde de criança nunca ouvi falar nisso, só as más línguas q andam espalhando por ai!Bjus
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Constante Agosto 2016 Santa Catarina
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também sou evangélica e não tem nada dessas coisas. . Então beber pode? Meu Deus. Já fui em vários casamentos na igreja católica e não tem nada demais... o povo complica demais o evangelho. .pois até Jesus fez seu primeiro milagre em uma festa de casamento. Não se preocupe novinha. . Se precisar deixe sem ninguém .. sua prima pode entrar sozinha. . Convide quem vc se sentir bem .. Deus te abençoe
    • Responder
  • Stefany
    Noiva Esperta Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Stefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente q bobeira, sou evangélica e não tenho problema nenhum em participar de casamentos em igrejas católicas. As pessoas têm q entender q cada um tem sua religião e eles não podem impor sua opinião. Faça oq vc se sente a vinte em fazer, não troque seu sonho pelo sonho de outras pessoas. Bjs e boa sorte
    • Responder
  • Luciara
    Noiva VIP outubro 2016 Minas Gerais
    Luciara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente, Deus é um só. Não concordo com essas igrejas que colocam várias proibições. Deus instituiu os Dez Mandamentos que devemos seguir. É muita hipocrisia. Se o seu sonho é casar na igreja católica, então realize esse sonho. Minha irmã é evangélica e foi madrinha do meu irmão na igreja católica e meu sobrinho foi pajem. Deus nunca foi a favor da intolerância. Faço o seu jeito e coloque nas maos de Deus para que Ele toque o coração dos seus familiares.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Dezembro 2016 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho isso uma besteira tbm noivinha, e essas igreja q coloca essas regrinhas ai só por Deus viu. Mais cada um com sua religião. Tenho duas madrinhas q são evangélica desde criança, e eu vou me casar na igreja católica e elas aceitaram numa boa.Agora tem uma sobrinha do meu namorado que frequenta a igreja água viva, ela falou q nao ia no nosso casamento pq é na igreja católica, ai eu ja logo falei, se fizer isso nao compareça nem na festa, falei isso para minha sogra e ela brigou com ela kkkk e ela nem é tão firme na igreja, mete a loka, maos se ela for ou nao, nao ligo. Mais noivinha tenta ver outro padrinho para entrar com sua prima, qnd é seu casamento? Não se deixe abalar, nao acho q Deus vai castigar eeus parentes se eles comparecer na igreja
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu acho um absurdo isso, sou envangélica tbm, e na minha igreja não tem nada disso. Mas a congregação é assim mesmo (só não sabia q eles não realizavam casamento). Eu tinha uma colega que o namorado dela era da congregação, então ela ia tbm, e seguia mais que ele, quando a prima dela casou (que foi "O" casamento), ela não foi na igreja, pq era na católica, a mãe dessa menina tbm é evangélica de outra igreja e foi, na festa ela foi e não comeu nada. E como vc diz, eles só seguem no que convém. Essa menina disse q ela se depila, pq se depilar é "menos pecado" do que ir em festas e tal e disse q uma professora nossa q era evangélica e prestava concurso para delegada e não conseguia entrar, não passava pq ela tinha um jeito extrovertido e Deus estava castigando ela por causa do jeito dela. Não que eu acho q se depilar é pecado, mas a congregação diz que é, então se for seguir segue tudo e não só o que convém. E para quem é cristão, independente da igreja ou religião sabe que para Deus não existe pecado grande ou pecado pequeno, é tudo pecado na mesma medida.

Mas enfim, acho que você não deve desistir do seu sonho não, como vc disse é uma coisa que acontece uma vez, e temos que fazer do nosso jeito, pq se fizermos do jeito que as pessoas querem no futuro vamos nos arrepender.

• Responder
  • Nanda
    Noiva Ativa Setembro 2016 Goiás
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, infelizmente a religião faz a cabeça das pessoas, não os julgue por isso, quem está perdendo éeles de não participar desse momento especial contigo. Sobre sua prima tenho certeza que você ou ela tem algum amigo que possa ser o par. E no final tudo dará certo.
    • Responder
  • Regina
    Noiva Constante Novembro 2016 São Paulo
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que complicado E entendo que não queira entrar em discussão com a família mesmo que elas não sigam ao pé da letra. Se esse é teu sonho, convide outra pessoa especial para estar ao lado delaEu acredito que Deus é Amor e nos quer ver felizes.
    • Responder
  • Andressa
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade noivinha, eu vou ver se arrumo um par para minha prima na família do noivo... E as minhas tias, fica nas mãos de Deus né Smiley sad
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque não convida um amigo para ser padrinho com ela? Ou alguém da família do noivo? Eu fui madrinha do casamentoda minha irmã e fiquei do lado do noivo... o importante é serem pessoas queridas por ti!Sobre tuas tias tu não pode fazer nada, é uma pena ela não quererem estar contigo nesse momento, convide as mas a decisão cabe a elas!!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas