Outra região que eu adoro é o Pays Basco
O País Basco está localizado em sua maior parte em território espanhol onde tem um status de Comunidade Autonoma, e outra parte menor está localizada em teritório francês.
Mas eu vou falas da parte do País Basco francês.
No País Basco eles falam o Basco, uma língua que não pertece a família de nenhuma outra língua europeia, no dia dia eles realmente usam o basco, as crianças aprendem primeiro o basco e só depois o francês, as escolas tem aulas em basco, existe a tv basca e os jornais, as placas são em basco... Ou seja pra quem não é basco essa língua é assustadora, mas de qualquer maneira a maioria da população lá é trilíngue em francês-basco-espanhol.
Essa região possui também uma arquitetura bem típica.
Prédios bascoCasa estilo basco
As casas bascas normalmente tem janelas vermelhas ou verdes, algumas tem azul mas é raro, eu nunca vi nenuma casa no estilo basco que tenha janelas com cores diferentes.
bandeira basca
Sinalização urbana
Algumas cidades dessa região são bem famosas e recebem muitos turístas no verão, as minhas cidades preferidas e que eu acho que vale muito a pena visitar são:
Bayonne
Bayonne é uma cidade bonita que é conhecida por realizar um dos maiores festivais da região: Les fêtes de Bayonne que todo ano atrai milhares de turistas e bem pareceida com o festival de San Firmino em Pamplona na Espanha, eu sou contra touradas mas já fui nesse festival, mas como a maioria das pessoas eu fui mais pela diversão dos shows, bares etc, eu espero que um dia a tourada seja proibida e o festival continue apenas pela festa mesmo.
No festival todo mundo se veste de branco com um lenço vermelho no pescoço e uma faixa vermelha na cintura.
Cidade de Bayonne
Outra cidadezinha que eu amo é Saint Jean de Luz:
Pirineus no fundo.
Praia de Lafitenia
Centrinho de Saint Jean de Luz
Um lugar que eu adoro em Saint jean de Luz é o Chez Renauld, era um antigo armazem que foi reformado e transformado em bar e espaço cultural, muita gente de todas as idades vão lá para beber ou comer um lanche ou tapas.
Chez RenauldChez Renauld
Outra cidade é Biarritz que é muito famosa e há séculos já era destinação de férias da nobreza europeia e é considerada uma cidade "chic" pois no verão muitos ricos vao para lá (eu não rica mais ia para lá mesmo assim rsrsr) e hoje muita gente considera Biarritz uma Saint Tropez da costa atlântica pois muita gente que ia para Saint Tropez ou outras cidades da Côte d''Azur vão para o litoral basco por ser muito mais tranquilo e autêntico. Eu adoro Biarritz, a cidade é linda, as pessoas sao super gentis, a comida é ótima.
Biarritz
Praia Farol
Porto de pesca
Ponte para a IlhaPonte
Rochedo da VirgemVista do Rochedo
Em Biarritz tem muitos surfistas, muita gente vai para lá surfar pois há ondas enormes, todos os anos uma etapa do campeonato mundial de surf é realizado na cidade ou em outra praia próxima.
Hotel du Palais
O Hotel du Palais é o mais famoso hotel da região, é um palácio que foi construído por Napoleão III para sua esposa Eugénie e depois se tranformou em cassino e Hotel.
Hotel du Palais
Restaurante do HotelEscadaria do Hotel
Eu acho que não deve ser ruim passar a lua de mel nesse hotel né...
Espero que vocês tenham gostado, beijos.