Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva VIP 0000 Amazonas

Memórias de Um Casamento em Scrapbook

Daniela, dia 10 de Abril de 2014 às 10:59 Publicado em Fórum DIY 0 78

Olá pessoal, tudo bem?

Ainda tenho bastante tempo para o ano do meu casamento, mas como esse tempo voa que voa, já tem alguns meses que venho pesquisando sobre o assunto, desde que casamento surgiu nas conversas entre meu namorado/noivo e eu.

E a cada dia surge uma coisa nova, uma ideia que me chama a atenção. Tudo está salvo em arquivos e mais arquivos no computador, fora as revistas e as ideias da comunidade.

Pedi ajuda a nossa fantástica amiga Rê, mas como sou ansiosíssima, já comecei a pesquisar sobre algo que passou na minha cabecinha.

Li algo sobre uma noivinha que criou um painel de inspirações do seu casamento, onde ela coloca recortes informativos e imagens que lhe dão ideias, fazendo com que ela não se esqueça de nenhum detalhe e ainda ajude os padrinhos e convidados a participarem do seu grande dia.

A Primeira Manualidade de Casamento

Adaptando essa ideia para a minha realidade, pensei em aproveitar um fichário escolar que tenho criando um scrapbook do meu casamento. Assim posso colocar a nossa história, e as ideias que me inspiram, os artigos que li e que me chamaram a atenção, as imagens de vestidos, decorações entre outros.

Encontrei esse artigo no blog http://www.tecidospatchwork.com.br/dicas-evaeeva/a-historia-do-scrapbooking.html e vou compartilhar com vocês:

Scrapbooking de Casamento

"Os primeiros registros encontrados dessa arte são da Era Vitoriana. O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum.

Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.

Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo que conhecemos hoje.

Com a modernização do processo fotográfico, as câmeras, filmes e revelação, passaram a ser mais acessíveis a um maior número de pessoas. Com isso, a quantidade de álbuns de fotografia aumentou consideravelmente.

A diferença entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Atualmente as fotografias são os elementos principais de um álbum, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.

Scrapbooking e suas Ferramentas

Podemos utilizar esta técnica para várias peças, como marcadores de livros, porta-retratos, agendas, calendários, capas de cadernos, cartões e mais uma infinidade de outras coisas. Deixe sua criatividade fluir."

Se alguém tiver ideias, serão bem vindas!

78 Respostas

Última atividade por Aurélia, dia 3 de Janeiro de 2018 às 14:28
  • Aurélia
    Noiva VIP Junho 2018 Ceará
    Aurélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também gostaria de fazer um livro de assinatura de scrapbook,mas não sei onde comprar,alguém tem uma dica de onde comprar em Fortaleza/Ceará? ou site para encomendar?

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai que tudo!!! Adorei a novidade!!! Aceitamos fazer parte das compras também hein rsrsrs Boa sorte JuhSmiley star

• Responder
  • Juhh
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Juhh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Haha, eu vou fazer sim, Dani... Só preciso de um tempo agora para sair e comprar os materiais... Quando estiver pronto e lindo, mostro sim pra vcs... =)

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é Juh, mas por qual motivo você não usa essa ideia e compartilha com a gente a experiência? Vamos todas adorar e eu me sentirei quase madrinha rsrsrsrsrs

• Responder
  • Juhh
    Juhh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah, poxa... Que pena (ou não né, rsrsrs)... Bjinho..

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá noivinha, nem cheguei a começar rsrsrsrs mas terminei com o sonho de casar... então ainda bem que nem comecei

• Responder
  • Juhh
    Juhh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha... Vc chegou a terminar??

• Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Top... para onde vou levo... esta com orçamento.... fotos.... lindo...
    sério depois compartilha.....
    • Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, tudo para scrap é caro... agora usar outros materiais não vai ter o mesmo resultado final mas pode ficar bom, faz um pequeno teste antes de seguir com o projeto... apesar que penso que tem baratos que saem caro

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que tuuuudo! Descobri algumas ferramentas aqui então estou rascunhando tudo aqui no Casamentos.com

• Responder
  • Joice
    Noiva Curiosa Novembro 2015 São Paulo
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei essa ideia quando vi na net.. eu e meu noivo decidimos fazer e guardar cada recordaçao do planejamento do nosso casamento, desde as manualidades q pretendo fazer até orçamentos, cartões dos fornecedores, etc... so achei os papeis scarp mto caros.. sera q consigo fazer com outros materiais tipo cartolina ou outros tipos de papeis??? Noivinhas se puderem me dar algumas dicas por favor
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz o meu.... Depois de mtos contratempos. Fico assim!!!!!!

Memórias de Um Casamento em Scrapbook - 1

Memórias de Um Casamento em Scrapbook - 2
    • Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim.. tem opção de papel cartão ou cartolina, que você pode cortar e fazer algumas partes dele neste estilo.. pensei comprar, mas com algumas pesquisa resolvi fazer... outras partes que for escrever quero deixar as folhas decoradas... esta semana comprei algumas coisas... pra variar ta corrido.. mas até sexta começo... assim que eu tiver fazendo vamos conversando...

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu pretendo fazer o mesmo, mas reaproveitar meu fichário escolar como eu queria, vai acabar tornando um desperdício, porque as folhas de scrap são de tamanho, formato diferente, então vou ter que cortar se quiser usá-lo, já pensou?

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, isso mesmo que vou fazer... depois posto para vc ver o que estou fazendo... vai ficar uma agenda diário... Smiley smile

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na verdade, nesse final de semana, descobri que na verdade o que eu queria fazer é uma agenda de noiva...

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim.. sim.. já estou vendo uns modelos.. de caderno, fichário.. para comprar.... uuuoolll.. obrigada!!!! Smiley smile

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, mãos à obra!

• Responder
  • Rozilda
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei, a idéia de criar um scrapbook, desde o inicio do nomaro e com os praparativos... vou arrumar um tempo.. e fazer um pra mim!!! mesmo que seja assim tipo caderno simples com tudo... Smiley smile

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flavinha, esse aqui seria um tipo de álbum ideal? http://www.scrapmemory.com.br/album-para-scrapbook-com-pino-embutido-30-5x30-5-bege-1.html

Acredito que esse de pino embutido permite que mais folhas sejam acrescentadas, certo? E se eu quiser criar divisórias dentro do álbum? Uso o chipboard?

Vai ser bom essa prática, pois o convite que escolhemos é com técnicas scrapbook

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oh, e como ajudou! Foi até além das minhas dúvidas iniciais, mas já me deu uma direção e tanto.

Para ser sincera, até que não achei caro as folhas não, na internet está mais barato que na minha cidade. E quanto ao fichário, ainda bem que perguntei, pois não tenho noção do tamanho real das folhas de scrap, então já nem vou reaproveitar esse fichário, deixa ele para outras ideias rsrsrsrsrs

Pode mesmo ser legal usar um álbum adequado, até porque depois posso fazer uma caixa e guardar... Essa base de corte é tipo guilhotina?

Já tinha visto mesmo que as folhas e a cola são materiais indispensáveis para um trabalho bonito. É legal também usar folha tipo seda entre uma página e outra para proteger?

• Responder
  • Flávia
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom ..então vamos lá...

se você já quer ir mostrando pra pessoas... já faz a capa.. pq senão fica meio com cara de inacabado...

eu normalmente faço o album e por ultimo a capa... pq a capa pra mim é o resumo do que se espera do album .. e conforme vc for fazendo vc ve q muda um monte de ideia.. hauhauah

qtu as folhas é ideia que vc compre a de scrap mesmo .. é mais cara ..mas dura mtu mais sem ficar amarelada.. Porem como vc quer um fichario escolar as folhas não vao caber nele... vc vai ter q cortar uma a uma .. não sei se vai vale a pena ... tem albuns de scrap lisos q nem são caros...

A cola de scrap tb é importante ... que não descola.. não mancha .. e não enruga qdo bem passada...

As folhas são normalmente caras mesmo ... o que eu fiz para baretear no começo ... foi escolher um folha padrão pro fundo .. daí comprei na fabrica mesmo um quantia grande ... e saiu bem mais barato ... e as flhas de decoração eu comprava nas lojas...

Eu normalmente defino tres cores que aparecem em todas as folhas ... a do fundo igual ( para ficar mais barato) e mais duas para brincar ... e outras daí ja diferentes para dar a cara de cada pag ... qdo eu fiz da minha formatura eu escolhi como base .. o fundo prata ... duas cores : roxo e preto... e outras para dar toques diferente... se vc ja sabe a cor que vai a decoração do seu casamento ... que tal usar elas como base?? uma dica...

A placa para vc cortar as folhas e o estilete são essenciais ... e claro uma boa tesoura ...

todo o resto dá pra vc adapatar com coisas do dia a dia que vc tem na sua casa...

Espero ter ajudado... vai me perguntando qualquer coisas ...

Beijoss

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rsrsrs foi o que pensei que sentiria rsrsrsr as crianças que vão adorar seu álbum com certeza serão seus filhos, que terão um livro colorido dessa história

Bem melhor né?

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai obrigadíssima! São tantas coisas que vejo na internet que já nem sei mais o que é de onde para o que. Vamos lá!

Na verdade, eu pensei mesmo em juntar tudo o que se diz respeito ao casamento: organização e pesquisa sobre os assuntos, fotos de vestidos, decoração, lembrancinhas e tudo mais. Porém, por qual motivo também não contar um pouco de nós dois, afinal de contas, e por causa de nós dois que o casamento vai acontecer né?

Então vai ser isso tudo. O que não sei é por onde começar: começo montando as folhas do álbum ou decorando a capa do álbum em si? Vou reaproveitar um fichário escolar de zíper que tenho aqui, e já encontrei dicas de como costumizar a capa dele, então isso está resolvido. Agora, com que papel posso montar as divisórias? Terei que comprar tudo pela internet, pois aqui na minha cidade, quando acho está muito mais caro... Deus me defenda!

• Responder
  • Penelope
    Noiva Curiosa Julho 2015 Minas Gerais
    Penelope ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa não tinha pensado nisso. Dá calafrio só de pensar nas porção de criancinhas redecorando meu albúm...srs. Melhor não! Obrigada, Bjs

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ih Penelope! Você também sofre disso é? Oh céus! Entendo você perfeitamente... como é difícil, meu Deus!

Planejo registrar minhas ideias e inspirações, para carregar e visualizar em qualquer lugar, facilitando com os fornecedores na hora de contratar. Tenho tudo no computador, em pastas separadas e no casamento, um detalhe interfere no outro, não dá muito para separar. E claro, ficará muito mais lindo de compartilhar com meu namorado/noivo quando a gente se encontrar.

Agora, eu não confio em deixar essa obra prima à vista sem minhas mãozinhas por perto, até porque entre os convidados estão crianças, curiosas como sempre, já pensou se algo acontece com seu álbum? Não seria mais fácil uma retrospectiva em vídeo, por exemplo?

Ou um bilhete acompanhando o convite dizendo o quão trabalhoso foi escolher cada detalhe e assim por diante. Isso pode valorizar ainda mais seu convidado diante do seu convite

• Responder
  • Penelope
    Noiva Curiosa Julho 2015 Minas Gerais
    Penelope ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tb estou fazendo um para registrar esse momento pois eu meu querido estamos vivendo tudo isso a distância, o que não é fácil. Realmente é uma ótima forma de contar nossa história. Estou até pensando em levar e deixar p partilhar c meus convidados. Só ainda não sei se é uma boa idéia. Oq vcs acham?

• Responder
  • Flávia
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Daniela ...

Claro que ajudo...

primeiro só me fala sobre o tema que vc quer fazer ... sobre vcs .. sobre a organização do casamento ...sobre o casamento em si ... sobre a trajetoria toda ...

No que vc esta pensando?

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Flávia, socorro! Você, viciada em scrapbook ajuda eu uma alucinada por scrapbook a começar um? PLEASE??????

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu assumo que também não, mas pelo que já li, o primeiro passo é comprar os papeis e a cola para scrapbook, e claro, saber o que você quer registrar nesses papeis. A partir daí virão os outros materiais, que serão a decoração como ilhoses, bailarinas, enfim por conta da sua criatividade. Já estou atrás dos meus papeis para começar a montar o meu.

Vamos nós!

• Responder
  • Katharine
    Noiva Novata Setembro 2015 São Paulo
    Katharine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiii *-*

Quero comecar o meu logo, mas não sei por onde kkkkk
    Preciso pesquisar rsrs
    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Novembro 2014 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho lindo ter um scrapbook, mas ta faltando tempo pra mim, noivinhas!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas