Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva VIP 0000 Amazonas

Memórias de Um Casamento em Scrapbook

Daniela, dia 10 de Abril de 2014 às 10:59

Publicado em Fórum DIY 78

Olá pessoal, tudo bem? Ainda tenho bastante tempo para o ano do meu casamento, mas como esse tempo voa que voa, já tem alguns meses que venho pesquisando sobre o assunto, desde que casamento surgiu nas conversas entre meu namorado/noivo e eu. E a cada dia surge uma coisa nova, uma ideia que me chama...

Olá pessoal, tudo bem?

Ainda tenho bastante tempo para o ano do meu casamento, mas como esse tempo voa que voa, já tem alguns meses que venho pesquisando sobre o assunto, desde que casamento surgiu nas conversas entre meu namorado/noivo e eu.

E a cada dia surge uma coisa nova, uma ideia que me chama a atenção. Tudo está salvo em arquivos e mais arquivos no computador, fora as revistas e as ideias da comunidade.

Pedi ajuda a nossa fantástica amiga Rê, mas como sou ansiosíssima, já comecei a pesquisar sobre algo que passou na minha cabecinha.

Li algo sobre uma noivinha que criou um painel de inspirações do seu casamento, onde ela coloca recortes informativos e imagens que lhe dão ideias, fazendo com que ela não se esqueça de nenhum detalhe e ainda ajude os padrinhos e convidados a participarem do seu grande dia.

A Primeira Manualidade de Casamento

Adaptando essa ideia para a minha realidade, pensei em aproveitar um fichário escolar que tenho criando um scrapbook do meu casamento. Assim posso colocar a nossa história, e as ideias que me inspiram, os artigos que li e que me chamaram a atenção, as imagens de vestidos, decorações entre outros.

Encontrei esse artigo no blog http://www.tecidospatchwork.com.br/dicas-evaeeva/a-historia-do-scrapbooking.html e vou compartilhar com vocês:

Scrapbooking de Casamento

"Os primeiros registros encontrados dessa arte são da Era Vitoriana. O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum.

Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.

Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que iniciou-se o processo que conhecemos hoje.

Com a modernização do processo fotográfico, as câmeras, filmes e revelação, passaram a ser mais acessíveis a um maior número de pessoas. Com isso, a quantidade de álbuns de fotografia aumentou consideravelmente.

A diferença entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Atualmente as fotografias são os elementos principais de um álbum, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.

Scrapbooking e suas Ferramentas

Podemos utilizar esta técnica para várias peças, como marcadores de livros, porta-retratos, agendas, calendários, capas de cadernos, cartões e mais uma infinidade de outras coisas. Deixe sua criatividade fluir."

Se alguém tiver ideias, serão bem vindas!

78 Respostas

• D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E tem como não viciar???? rsrsrsrs

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sei bem como é, estou a caminho disso. No momento envolvida em pesquisas, baixar vídeos e passo a passo e claro, recolher materiais. Prefiro que sobre do que falte

• Responder
  • Flávia
    Noiva Esperta Novembro 2015 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou viciada ! ! Amo scrapbook!!
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu guardo em caixas tb.. mas as coisas do sousplat não dá, tô tabalhando nelas..
    Ainda já viu neh.. cada tempinho a toa, to lá! srss

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tenho um cantinho aqui que to guardando tudo o que junto. Não quero correr o risco de ninguém ver, porque ajudar ninguém ajuda, mas criticar e dar pitaco vishhh

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendi.. rs!
    As pessoas não entendem.. =(
    Recebi visitas neste domingo e eles não fizeram uma boa cara para minha mesa cheia de jornal e canudinhos.. e cola... e rolinhos de sousplat.. mas o sousplat pronto eles amaram!
    Até parece que eles acham que as coisas prontas caem do céu!
    Magoei! =(

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkk é que o criador já veio com tantas ideias que inspirou a criatura Smiley smile

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sua linda!! A criatura superando o criador kkkkk

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha Diva! Você me ensinou a pesquisar e pesquisar... tá vendo no que deu? Bjoooo! Tá chegando

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkk eh kkkkkk eh que as amigas empolgaram e estão me enchendo com jornal, com garrafa pet, com caixa de suco por aí vai, entendeu?

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que lindo!!!!!!!

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

#tamojunto rsrsrs até porque minha mãe já disse que ela não tem vocação para casa lixão rsrsrsrsrs

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei!

Facílimo de fazer!!! Só não sei o valor por aqui das bailarinas..
    Bora pesquisar mais..rs!

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah tah, entendi. Vou me atentar ao padrão dos canudos, prometo! Legal essa de fazer carimbos hein?

Olha o que eu achei sobre materiais alternativos para scrapbook: https://www.youtube.com/watch?v=njiJ1O_NIBg

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, no caso da capa de MDF.. ai eu não faria a amarração japonesa, que precisa de mais furos. Eu teria que colocar as argolas tipo fichário mesmo..

No caso do jornal.. não fica exatamente do mesmo tamanho.. dá uma diferença, pouca, mas dá diferença!
    Tentei manter um padrão!

Tô achando algumas coisas que podem nos ajudar..
    Fazer os próprios carimbos para scrap
    http://blog.naydarocha.com/2013/09/fazendo-seus-proprios-carimbos.html

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E a ideia do MDF com as amarrações japonesas? Combinam?

Agora vem cá, preciso de ajuda em uma dificuldade de outro assunto: como é que você fez para que os canudos de jornal ficassem do mesmo tamanho para montar o sousplat? Tô errando a mão e isso já está me fervendo o cérebro... t

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que nem tinha três anos ainda rsrsrsrs Foi ano passado pois os primeiros planos eram de casar na cidade dele, mas toda a organização por minha conta, já pensou?

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pensei em mandar fazer uma capa de mdf.. e colar nossos nomes em MDF tb..
    Tem umas letras bonitas.. e o cara da loja é mto bacana.. acho que ele não se importaria em fazer a capa pra mim..

Fichário tb tenho mtos.. mas estão as minhas coisas de cursos e da facul... não queria desfazer deles.. =(

Tem umas amarrações japonesas bacanas.. não ia ficar mal..

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Normal... É assim mesmo.

Eu comecei com dois anos de antecedencia.

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rsrsrss talento eu acho que também tenho não, mas a vontade de fazer é tão grande e a curiosidade e a ansiedade para ver como vai ficar, para concretizar o que está no meu pensamento, que vou me empenhar e dar o melhor de mim para ficar bem legal, e agradar meu namorado/noivo também

• Responder
  • Poliane
    Noiva Constante Setembro 2016 Espírito Santo
    Poliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei lindo, perfeto

• Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adoro scrapbook, pena que não tenho talento pra mim mesma fazer.. hehe

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nem me fala amiga... eu preciso ficar voltando toda hora pois parece que vou casar daqui 6 meses kkkkk e as manualidades me empolgam uma atrás da outra.

Então, quanto ao fichário, talvez você não precise de um. Basta ir furando os papeis depois de prontos, todos no mesmo formato para ficarem iguais, e prender com os arames adequados, assim você pode até criar uma capa legal e até mesmo, guardar em uma caixa depois. O fichário que eu tenho aqui, é daqueles de escola que está sem utilidade nenhuma sabe, então quero aproveitar. Tenho dois até, mas vou usar um para o scrapbook de casamento e o outro para as minhas memórias pessoais mesmo, que já estão guardadas dentro dele. Os dois são com zíper, então acho que pode ficar bom.

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não achei um fichário... Smiley sad

Quero um bem simples.. preto.. para que eu possa personalizar todas as partes.. inclusive a capa!

Parece que as papelarias na cidade sumiram!!!!
    Mas vou semana que vem em outro bairro, me disseram que lá tem boas opções..
    Graças a Deus, este eu não preciso ter muita pressa. Tenho tempo ainda! Ufa...

Enquanto é isso vou começar a colecionar os adesivos e os cortes de revista e afins que eu achar bacana!
    Mas a gente fica tão enpolgada, ne?!
    Dá vontade de começar para já!!! rs

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O estrago que esse tal ácido faz né rsrsrsrsr

Quanto aos adesivos, acho que tudo vale mesmo, parece que quanto mais colorido melhor... Já estou namorando o meu fichário aqui e doidinha para começar a colocar minhas inspirações nele... A ideia é ficar pronto quando meu namorado/noivo chegar.

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada! E sabe que meses atrás eu estava achando maluquice minha estar tão "adiantada" assim... rsrsrs

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não Dani, vc tava certa.. realmente o papel tb faz diferença! Mas não há diferença do papel que te indiquei para o papel específico de scrap..

Não sabia da cola.. rs!
    Mas tenho pensado em fixar as fotos com adesivos redondos de convite.. fazer aquelas molduras em L ou na foto toda..
    Só que é bom saber os materiais mais indicados.. queremos algo que dure, neh?!

Pelo visto, acho que todos os materiais vão ter que ser sem ácido!

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oh Jéssica, eu acho que te devo desculpas. Acredito que ontem me confundi quanto aos amarelados que te falei. É a cola comum que pode deixar as fotos amareladas. Ontem à noite, estava lendo uma pesquisa sobre os materiais que eu fiz e é a cola sem ácido que é recomendada, justamente para não estragar as fotos.

Quanto aos papeis, aí sim acredito que se pode usar outros. Desculpa amiga Smiley catface

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho vontade de fazer, mas nunca tenho tempo, rsrsrs

Como para o seu ainda falta um tempo e está então mais folgada, tenho certeza que vai ficar lindo!

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

------------s2----------------

Bom, não gosto de falar as coisas antes de ter certeza.. então fui atrás para aprender..
    A diferença do papel de scrapbook é que ele é mais alcalino.. no caso o filipaper filicolor tb é 100% alcalino..
    Ou seja, vai evitar o amarelamento do papel e das fotos.. conclusão, é o mesmo papel só que mais em conta..

Para vc comparar
    https://www.lojafilipaper.com.br/prod,IDLoja,17761,IDProduto,2776469,linha-filipaper-filicolor-filipaper-filicolor-180g-m---50-folhas--amarelo--a4

http://www.scrapbykit.com/2010/07/o-que-e-cardstock-entendendo-melhor-o.html (leia a parte do pH do papel)

O filipaper ainda mais durinho do que os papeis importados..
    Ah, sei lah.. a gente só está trocando ideias..

Eu realmente gostei do filipaper preto para o fundo..
    Acho o scrapbook mto bacana.. e foi bom vc me avisar do pq é indicado o papel específico,
    mas o papel que escolhi tem a mesma função..

Cheguei a conclusão de que preciso ver mais videos com mais técnicas antes de me aventurar..
    dá pra fazer mta coisa bacana sem aqueles materiais caros.. que acha?

• Responder
  • D
    Noiva VIP 0000 Amazonas
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estava lendo algumas coisinhas aqui, pesquisando sobre os papeis e encontrei algumas informações interessantes, agora tem um detalhe: o papel próprio para scrapbook protege as fotos e não deixa que elas fiquem amareladas.

Então talvez essa economia pode não compensar. Encontrei muitas dicas nesse blog aqui: http://palomascrapbook.blogspot.com.br/

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas