Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Morar de aluguel: mitos e verdades

Gabriela, dia 20 de Abril de 2018 às 19:53 Publicado em Fórum Vida de casal 1 111

Oi pessoal, tudo joia? Bem, não é pouco que eu vejo aqui sobre morar de aluguel, vejo comentários dos mais sensatos aos mais engessados sobre o assunto. Agora vai fazer um ano (siiiim, tô quase chegando a um ano de casadinha) que tô nessa vida de gado de aluguel, posso falar sobre como é morar de aluguel.
Não estou querendo convencer ninguém a morar de aluguel, mas quero mostrar que não é o inferno como muita gente pensa que é. Então, seguem algumas afirmações que vale a pena serem analisadas:


1 - morando de aluguel você tem limitações para mobiliar: VERDADEMorar de aluguel: mitos e verdades 1Não é adequado fazer móveis planejados (que são mais funcionais e aproveitam melhor o espaço) pois você não sabe quanto tempo morará naquele imóvel. Os móveis planejados são projetados para aquela casa, aquela parede, aquele espaço. Dificilmente você conseguirá adaptá-los em outra casa. O mesmo vale para móveis grandes, estantes ou sofás de canto, não é em toda casa que dá. Melhor optar por móveis que com certeza cabem em qualquer casa.


2 - se alugar, vai investir numa casa que não é sua: MITOo-dinheiro-voa-arte-de-grampo-do-v%C3%B4O inquilino é responsável pela manutenção e conservação do imóvel, no sentido de limpar, zelar, não fazer mau uso. Mas intervenções para reparos estruturais (ex: infiltrações, goteiras, rachaduras), é função do proprietário que deve garantir que o imóvel tenha condições de uso. Dá uma olhada nessas informações: Imóvel alugado: manutenção, reformas e consertos | EXAME

3 - morando de aluguel você não tem muita liberdade para decorar: VERDADEMorar de aluguel: mitos e verdades 2A decoração fica mais por conta de objetos. Pinturas, texturas, ladrilhos, vidros, etc serão investimentos numa casa que não é sua, visto que dificilmente o proprietário consentirá em arcar esses investimentos apenas por estética.


4 - morando de aluguel não pode ter animais de estimação: MITOAs regras variam de local para local, não necessariamente em função de o imóvel ser alugado ou não. Eu por exemplo, tenho meu baby Bob e moro de aluguel. Mas não é bom ter animais de grande porte porque, se você não sabe quanto tempo vai morar ali, deve saber que caso precise mudar de casa, não é qualquer imóvel que comporta um animal grande.

5 - morando de aluguel não dá pra juntar dinheiro para uma futura casa: MITOMorar de aluguel: mitos e verdades 3A menos que você viva arroxado com o suficiente para o básico do básico mesmo e nada além. A mínima flexibilidade que você tenha nas suas finanças permite que você faça suas economias. Economizar está mais ligado à disciplina e ao controle de gastos do que às despesas em si. Quem não tem controle, mesmo parando de pagar aluguel não consegue juntar dinheiro, pois vai arrumar outra coisa em que gastar.


6 - morar de aluguel dá mais flexibilidade: VERDADE%D8%B1%D8%A7%D9%87%D9%86%D9%85%D8%A7%DB%Ao alugar um imóvel, há mais liberdade para escolher a localização. Isso é bem mais difícil ao comprar o imóvel, geralmente se compra na região em que os imóveis cabem no orçamento. A flexibilidade não é só geográfica, mas também financeira. Pois, caso você passe por uma fatalidade que bagunce sua vida financeira, há a opção de se mudar para um local mais barato pelo menos temporariamente.

7 - morando de aluguel é difícil ter mais de um carro: VERDADENem toda casa para alugar tem garagem, quando tem é pra um veículo. Ter mais de um carro vai implicar em poucas opções para escolher uma casa.


8 - é sempre melhor financiar um imóvel do que alugar: DEPENDEquitar-financiamento-f.pngSei que esse assunto rende muita discussão, muita mesmo. Mas cada caso é um caso e deve ser feita uma análise. Depende de quanto você tem de dinheiro inicialmente, de qual o valor da prestação de financiamento, de qual o valor do aluguel, de quanto você consegue juntar de dinheiro, depende do tempo em que vai ficar de aluguel.... Matemática, flor, muita matemática. Vale notar que, se você alugar, você vai gastar um dinheiro sem retorno (aluguel) e vai formar um patrimônio (o dinheiro poupado). Financiando, você também vai gastar um dinheiro sem retorno (juros de financiamento, que pode ser igual ao dobro do valor do imóvel) e vai formar um patrimônio (o imóvel, ou se você não quitá-lo, o valor que diminuiu do saldo devedor).O correto é colocar na ponta do lápis e determinar qual é mais vantajoso. Nem sempre financiar será melhor.


Espero que tenha sido esclarecedor. Ainda há muito mito sobre o assunto.

111 Respostas

Última atividade por Débora, dia 10 de outubro de 2019 às 16:39
  • Débora
    Super Noiva Setembro 2019 Mato Grosso
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo super, só um parêntesis nos móveis, você pode fazer móveis planejados sim, só fazer do jeito que você quer, nas suas funcionalidades e em um tamanho genérico, por exemplo, você pode ter um tampo de mármore na pia, entretanto não vai dar para ter aquele lindo de dois metros, vai ter que ter um de 120cm, entende. Mas da sim Smiley smile

    • Responder
  • R
    Noiva Novata Dezembro 2019 Minas Gerais
    Ruth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Qual seu bairro noivinha?


    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Principiante Dezembro 2022 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Desculpa as dúvidas, é que tbm estou começando minha vida, e não ter ninguém para compartilhar experiências é ruim dms ...Moramos com a minha sogra, íamos ficar lá até irmos para nossa casa própria, mas não vou aguentar sabe..Queremos um cantinho nosso e estamos querendo ir de aluguel ano que vem, mas tenho medo de não conseguir juntar dinheiro depois, qual valor mais ou menos vcs conseguem guardar no mês?

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabi
    Também moramos de aluguel!
    Por enquanto...
    Estamos guardando dinheiro para nossa casa própria mas por enquanto o valor do aluguel é bem menor do que a prestação de uma casa própria.
    Quando tivermos um dinheiro para entrada vamos procurar nosso imóvel mas por enquanto será aluguel mesmo!
    Obrigada pelo Debate Gabi
    Bjinhos
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pretendo sim! Todo mês pinga um dinheirinho na conta que criei para guardar para a casa própria.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Principiante Dezembro 2022 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Gabi, vc pretende sair do aluguel? Se sim, como está se planejando para isso? Me help

    • Responder
  • Lubia
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Lubia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Priscila, isso é um fato ter renda dificulta e muito. Eu e meu esposo sofremos muito atrás de um apê, a entrada era sempre de 30 mil a cima, engraçado era os corretores achar que 30 mil era tranquilo de juntar, bom até que encontrei uma construtora que fez financiamento direto, então minha entrada ficou bem alta mais diluída em 2 anos e meio o tempo de eu pegar o apartamento. E quando eu pegar, vou iniciar as prestação por apenas 5 anos.

    • Responder
  • I
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui varia dentre 800 a 1.000 acredita? Isso fora as coisinhas que tem que pagar, condomínio (se for ap), luz, água, etc.. aí compensou mais comprar um apartamento, pois a prestação estava saindo nessa faixa de preço também! Na verdade a prestação é até mais barata, o que junta é a entrada (se for parcelar).

    Aí no caso se fosse aluguel, eu não conseguiria pagar o aluguel e juntar 500/600 reais por mês pra comprar um ap no futuro por conta da nossa renda :/

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende do caso... Se vc consegue um aluguel em conta ele pode sair metade do preço da prestação da casa. Se a pessoa conseguir juntar 50 reais aí realmente é difícil, mas 500, 600 reais aí já é outra coisa. O aluguel na sua região é caro? Aqui em BH no meu bairro eu consegui um mais barato que eu tinha planejado.
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi seu ponto de vista!!

    No meu caso o aluguel e o financiamento sairiam por praticamente o mesmo valor, então preferimos comprar o imóvel de uma vez!

    O único problema é igual vc falou: "Se você dá conta de pagar uma prestação de x reais de financiamento, é óbvio que vc dá conta de pagar um aluguel e juntar a diferença", vai levar um bom tempo pra conseguir comprar o imovel kk pq o valor que vai juntar é baixo, tendo em vista que está se pagando o aluguel!! No nosso caso, como a gente estava visando ter um imóvel, a melhor opção foi financiar de uma vez!!

    Smiley laugh Smiley laugh Smiley laugh

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Isabela. Bom. Na verdade o imóvel nem sempre valoriza. As vezes ele só corresponde a um "reajuste" de valor de moeda. As vezes ele pode sim desvalorizar (exemplo, se constrói uma rodoviária no entorno, pode desvalorizar, pq vai criar um ambiente de tumulto e possíveis assaltos).

    Já o quinto ponto, de juntar dinheiro, bem, pelo menos a realidade daqui era que a prestação da casa é quase sempre maior que o aluguel. Se você dá conta de pagar uma prestação de x reais de financiamento, é óbvio que vc dá conta de pagar um aluguel e juntar a diferença. Isso claro requer disciplina, mas se a pessoa não tem disciplina aí o problema não é o aluguel, é a pessoa. Eu por exemplo pago um aluguel de menos da metade da prestação de financiamento, e junto um valor maior que o aluguel. Se estivesse financiando, no momento uns 70% da prestação seria abatimento de juros!

    Eu entrei pro aluguel não foi por falta de condições de financiar, mas ainda hoje se tem o pensamento de que alugar um imóvel é um coitadismo só pra quem não tem condições de financiar.
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha ótimo debate kk porém não concordei com a seguinte frase: "Financiando, você também vai gastar um dinheiro sem retorno (juros de financiamento, que pode ser igual ao dobro do valor do imóvel) e vai formar um patrimônio (o imóvel, ou se você não quitá-lo, o valor que diminuiu do saldo devedor)"

    Apesar dos juros não terem retorno, o imóvel que financiamos/compramos ele sempre VALORIZA!! Ou seja, se você comprou por um preço X, vc consegue vender ele por um preço Y que será maior!

    O dinheiro que você irá gastar com o financiamento irá ser pra você mesmo no futuro, já o aluguel será pra outra pessoa...


    A questão nº 5 também não concordo EM PARTES kkk já é difícil juntar dinheiro, geralmente as pessoas não tem condições de comprar imóvel por isso pulam pro aluguel, imagina aluguel + juntar?! kkkkkk

    Creio que isso varia do quanto a pessoa ganha...se ela tiver um bom salario ela conseguirá juntar e pagar aluguel! E como você falou, se ela tiver uma renda menor, mais apertada, não conseguirá :/


    Sei que esse assunto é cheio de opiniões divergentes kk só quis explicar meu ponto de vista sobre esses 2 tópicos!

    Mas a realidade é que nem todo mundo tem condições de financiar, ou seja, nesse caso o melhor a se fazer é ir para o aluguel mesmo Smiley smile

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Março 2019 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois e, acho que depende muito do momento de cada um...

    Acho que o mais importante é o casal entrar em um consenso, traçar uma meta para alcançarem os seus objetivos!

    Gracas a Deus nos fomos felizes com as nossas escolhas!


    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Laís. Engraçado como que as situações variam né? Eu comparei e pra mim, a longo prazo, alugar era mais vantajoso que financiar. E olha que fiz muita conta rsrs.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Março 2019 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, eu e meu noivo sempre tivemos em mente comprar apto para só depois casar... e assim nos estamos fazendo! Compramos nosso ap na planta e ja que nao temos gastos com despesas todo dinheiro que recebiamos guardamos ate ter uma boa entrada... meu financiamento ficou bem mais barato que um aluguel...Nao me arrependo, foi a decisao mais acertada! Me caso em março com o meu cantinho do meu jeito....

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Setembro 2019 Mato Grosso
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo!! eu e meu noivos decidimos juntar dinheiro para comprar um apartamento, o valor do financiamento é alto e compramos o apartamento na planta, então nós tb estamos pagando a fase de obras. Realmente, não é fácil, deve existir conversa entre o casal antes de assumir uma responsabilidade destas e conversar se realmente compensa comprar um imóvel... Eu e meu noivo vemos vantagem em comprar pois depois podemos vender e comprar um melhor... Mas creio que essa concepção vai de casal para casal!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ja morei (sozinha) de aluguel por muito tempo, em cidades grandes eh uma otima opcao.

    Eu priorizo mto a localizacao, e pra comprar um apto bem localizado em Sao Paulo e' mto dificil. Estamos morando fora, de aluguel e juntando pra dar uma entrada na nossa futura casa, sem pressa.

    Meu marido tem um apto no Brasil, esta alugado, e eu nao moraria la devido a localizacao que nao gosto(longe do trem, comercio, etc).

    Entao pra mim morar de aluguel foi otimo e continua sendo.

    • Responder
  • Maila
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Maila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Eu tenho muiiitos anos de namoro e sempre tinha na cabeça que so ia casar se fosse pra morar na minha casa, nunca cogitei aluguel. E olha as voltas q a vida da.... vou casar final do ano e de aluguel! Rsrs

    com o dinheiro que temos hoje nao da pra dar uma boa entrada, o financiamento fica altissimo por longos 35 anos. Optamos por pagar um aluguel o mais barato q conseguirmos, num local razoável e juntar ate ter uma boa entrada! É claro q requer planejamento e controle, mas nada que seja impossível, alias, é bem viável!
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uma coisa que me desanima é que um aluguel num apto razoável aqui no Rio ta pelo menos (bem pelo menos mesmo) 1500,00. Menos que isso ou é lugar ruim, ou apto velho, banheiro ruim, pia velha sabe. E comprar tbm não esta dando, tenho uma renda que parece que mais me dificulta do que facilita, não tenho subsidios, a entrada acaba ficando muito alta, etc. Fora os juros absurdos. Vejo tanta gente comprando e fico me perguntando pq só eu não consigo.

    Acho que só vou comprar quando juntar pelo menos uns 100mil pra entrada, pq não quero pagar dois aptos.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é possível! Pena que tem gente que se recusa a entender isso.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda está na cultura nossa a ideia de que morar de aluguel é um fracasso.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Eu e meu marido tivemos essa conversa antes do casamento.
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate. Ainda não nos casamos mas já moramos juntos há alguns anos. Até o momento só moramos de aluguel e a facilidade de localização é um fato. Poder se mudar e morar perto do trabalho, isso faz toda a diferença para termos mais qualidade de vida. Adorei! Parabéns pelo debate!!

    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate, optamos por morar de aluguel, dps nos casamos no religioso e agora conseguimos financiar nosso ap na planta, ficará pronto em 2020.

    Com luta e determinação é sempre possível estabelecer esses 2 vínculos (aluguel e casa própria).

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate. Sempre que falo que vou morar de aluguel todo mundo vem com um textão pra mim. No começo será de aluguel, mas iremos estabelecer um período para começar fazer nossa casinha ou até comprar.

    • Responder
  • Vittória
    Noiva Curiosa Julho 2019 São Paulo
    Vittória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom esses mitos e verdades!!

    Eu e meu noivo a principio vamos morar de aluguel, mais estabelecemos um tempo para então partimos pro nosso cantinho. Acho muito importante o casal discutir bem tudo que o aluguel pode influenciar nas economias do casal e em como vão se programar para economizar é claro.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Junho 2022 Santa Catarina
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando eu e meu agora noivo decidimos morar juntos, decidimos ir direto para o aluguel pq queriamos ter a certeza que gostavamos um do outro, enfim depois de 5 anos, decidimos o que realmente queremos: contruir uma família, casar no civil, fazer O casamento sensacional, comprar nosso terreno e construir nossa casa como pensamos juntos, pq sabemos o que definitivamente queremos mesmo. Durante todo esse tempo tem sido no aluguel, e vai ser assim até o momento de terminar a construção da nossa casa. E não nos arrependemos de nada. Concordo com todos os seus tópicos. Não entendo pq tem gente que faz morar de aluguel uma monstruosidade.

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com todos os tópicos. Estamos na mesma situação há quase 1 ano. Neste período, juntamos dinheiro mesmo pagando o casamento, conseguimos nos planejar melhor e estabelecemos metas para a nossa casa própria. O objetivo é que a parcela seja equivalente ao aluguel, aí sim passa a valer a pena. Não queremos dívidas, queremos aumentar patrimônio. Então, enquanto nosso contrato estiver vigente, guardamos dinheiro, fazemos investimentos e mantemos os pés no chão em relação a nossa realidade e o caminho que precisamos percorrer para atingir nossos objetivos.


    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muita gente fala de aluguel como se fosse um bicho de sete cabeças, quando na verdade é apenas uma das formas de se ter um cantinho pra morar. Infelizmente nem todos tem condições de arcar com um financiamento, visto que a grande maioria deles é necessário dar um valor de entrada (e é aí que o bicho pega). Conheço pessoas que moraram de aluguel a vida toda! Claro que ter casa própria é a melhor coisa, porém não acho que a decisão do casamento deve ser baseada nisto. Se a pessoa tem condição de arcar com o aluguel e o resto das contas, tá ótimo!

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que hoje em dia o "sonho da casa própria" está se tornando mais distante, até mesmo por conta dos valores bem altos dos imóveis e condições difíceis de arcar com um financiamento.

    Eu e meu noivo vamos começar a morar de aluguel. No nosso caso, além de várias outras questões, foi uma boa opção porque não temos ainda um emprego definido (eu faço residência em equipe multiprofissional, sou assistente social e ele está fazendo mestrado), então vai que compramos um apartamento, daí vamos começar a trabalhar em um local super distante? Ok, podemos vender, mas é complicado.

    O valor do aluguel também não é barato, mas foi a melhor opção pra gente no momento e não sei se um dia iremos comprar algo, talvez bem mais pra frente.

    Mas estamos conseguindo deixar tudo bem bonitinho Smiley love O bom é que não dá ideia de ficar fazendo reformas Smiley xd

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, com certeza, eu acompanhei e quando era casada, tbm tinha financiado..hj tenho consorcio, estou tentando os lances, mas não é tão simples, rsrsrs, mas gosto dessa opção consorcio!

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu penso em comprar um apto pq um dia vou querer me aposentar e parar de trabalhar, e como trabalho por conta propria, a aposentadoria vai ser feita por mim msm. entaaaao, eu vou precisar ter um teto né kkkkk

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas