Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Morar de aluguel: mitos e verdades

Gabriela, dia 20 de Abril de 2018 às 19:53

Publicado em Fórum Vida de casal 111

Oi pessoal, tudo joia? Bem, não é pouco que eu vejo aqui sobre morar de aluguel, vejo comentários dos mais sensatos aos mais engessados sobre o assunto. Agora vai fazer um ano (siiiim, tô quase chegando a um ano de casadinha) que tô nessa vida de gado de aluguel, posso falar sobre como é morar de...

Oi pessoal, tudo joia? Bem, não é pouco que eu vejo aqui sobre morar de aluguel, vejo comentários dos mais sensatos aos mais engessados sobre o assunto. Agora vai fazer um ano (siiiim, tô quase chegando a um ano de casadinha) que tô nessa vida de gado de aluguel, posso falar sobre como é morar de aluguel.
Não estou querendo convencer ninguém a morar de aluguel, mas quero mostrar que não é o inferno como muita gente pensa que é. Então, seguem algumas afirmações que vale a pena serem analisadas:

1 - morando de aluguel você tem limitações para mobiliar: VERDADE20170831cozinha-planejada-32.jpgNão é adequado fazer móveis planejados (que são mais funcionais e aproveitam melhor o espaço) pois você não sabe quanto tempo morará naquele imóvel. Os móveis planejados são projetados para aquela casa, aquela parede, aquele espaço. Dificilmente você conseguirá adaptá-los em outra casa. O mesmo vale para móveis grandes, estantes ou sofás de canto, não é em toda casa que dá. Melhor optar por móveis que com certeza cabem em qualquer casa.

2 - se alugar, vai investir numa casa que não é sua: MITOo-dinheiro-voa-arte-de-grampo-do-v%C3%B4O inquilino é responsável pela manutenção e conservação do imóvel, no sentido de limpar, zelar, não fazer mau uso. Mas intervenções para reparos estruturais (ex: infiltrações, goteiras, rachaduras), é função do proprietário que deve garantir que o imóvel tenha condições de uso. Dá uma olhada nessas informações: Imóvel alugado: manutenção, reformas e consertos | EXAME

3 - morando de aluguel você não tem muita liberdade para decorar: VERDADEA decoração fica mais por conta de objetos. Pinturas, texturas, ladrilhos, vidros, etc serão investimentos numa casa que não é sua, visto que dificilmente o proprietário consentirá em arcar esses investimentos apenas por estética.

4 - morando de aluguel não pode ter animais de estimação: MITOAs regras variam de local para local, não necessariamente em função de o imóvel ser alugado ou não. Eu por exemplo, tenho meu baby Bob e moro de aluguel. Mas não é bom ter animais de grande porte porque, se você não sabe quanto tempo vai morar ali, deve saber que caso precise mudar de casa, não é qualquer imóvel que comporta um animal grande.

5 - morando de aluguel não dá pra juntar dinheiro para uma futura casa: MITO600.520b90fb3004bc615fd27ee0.jpgA menos que você viva arroxado com o suficiente para o básico do básico mesmo e nada além. A mínima flexibilidade que você tenha nas suas finanças permite que você faça suas economias. Economizar está mais ligado à disciplina e ao controle de gastos do que às despesas em si. Quem não tem controle, mesmo parando de pagar aluguel não consegue juntar dinheiro, pois vai arrumar outra coisa em que gastar.

6 - morar de aluguel dá mais flexibilidade: VERDADE%D8%B1%D8%A7%D9%87%D9%86%D9%85%D8%A7%DB%Ao alugar um imóvel, há mais liberdade para escolher a localização. Isso é bem mais difícil ao comprar o imóvel, geralmente se compra na região em que os imóveis cabem no orçamento. A flexibilidade não é só geográfica, mas também financeira. Pois, caso você passe por uma fatalidade que bagunce sua vida financeira, há a opção de se mudar para um local mais barato pelo menos temporariamente.

7 - morando de aluguel é difícil ter mais de um carro: VERDADENem toda casa para alugar tem garagem, quando tem é pra um veículo. Ter mais de um carro vai implicar em poucas opções para escolher uma casa.

8 - é sempre melhor financiar um imóvel do que alugar: DEPENDESei que esse assunto rende muita discussão, muita mesmo. Mas cada caso é um caso e deve ser feita uma análise. Depende de quanto você tem de dinheiro inicialmente, de qual o valor da prestação de financiamento, de qual o valor do aluguel, de quanto você consegue juntar de dinheiro, depende do tempo em que vai ficar de aluguel.... Matemática, flor, muita matemática. Vale notar que, se você alugar, você vai gastar um dinheiro sem retorno (aluguel) e vai formar um patrimônio (o dinheiro poupado). Financiando, você também vai gastar um dinheiro sem retorno (juros de financiamento, que pode ser igual ao dobro do valor do imóvel) e vai formar um patrimônio (o imóvel, ou se você não quitá-lo, o valor que diminuiu do saldo devedor).O correto é colocar na ponta do lápis e determinar qual é mais vantajoso. Nem sempre financiar será melhor.

Espero que tenha sido esclarecedor. Ainda há muito mito sobre o assunto.

111 Respostas

• Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, ainda bem que alguém me deu um toque antes de eu entrar no financiamento. Obrigada Thayse Smiley smile

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu pensei em entrar num consórcio, mas os valores estavam mais altos do que eu pretendia desembolsar por mês.

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bom, fazendo as contas meeeesmo.... nem sei se vou comprar um imóvel um dia. Dependendo, o rendimento mensal da aplicação depois de uns anos pode ficar maior que o valor do aluguel kkkk. Mas bem, eu ainda não me decidi sobre isso, não pus no lápis mesmo. Mas em relação a financiar X alugar, pra mim compensava mais no momento alugar.

• Responder
  • Amanda
    Super Noiva Setembro 2019 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal as colocações! Concordo!

• Responder
  • Eloísa
    Noiva VIP Agosto 2019 Minas Gerais
    Eloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, muito bacana esse debate, adorei. Obrigada 😘
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo, e principalmente o item 8! financiamento - dinheiro sem retorno, principalmente por conta dos juros!! vale a pena pensar mto bem antes..e observar formas de poupar..parabens pelo debate!!

• Responder
  • Brenda
    Noiva VIP Abril 2019 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiii Gabi, ótimo debate. Super útil!

Nós possuímos carta de consórcio, mas ainda não fomos contemplados e hoje o lance esta num valor muito alto. Se até o casamento a situação continuar a mesma, vamos alugar uma casa sim e sabemos que não será dinheiro jogado fora.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei esse debate!! eu estou com essa dúvida, entre financiar ou alugar, e sua explanação foi bem esclarecedora. pretendo alugar e ir poupando até conseguir pagar um apto a vista ou pelo menos dar uma entrada de mais de 50%. Deus me livre ficar pagando juros de quase o dobro do preço do imóvel. prefiro pagar um aluguel pq, ao contrário, nao acho q é um dinheiro sem retorno nao, até pq é o preço a ser pago msm, nao tem pra onde correr, só onde nao se paga pra morar é na casa da mae e debaixo da ponte kkkk.

• Responder
  • B
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei as dicas.... anotei tudo!!! Smiley heart

• Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, são decisões difíceis. Não sei como vc pretende fazer a faculdade, mas se vc for pagar integralmente as mensalidades pesa bastante no orçamento. Só vale casar se estiver segura que o que vocês ganham é suficiente para as contas básicas (inclusive moradia) e para a mensalidade.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso, não tinha a opção de construir (muitos outros casais não tem tb) aí a gente só tem duas opções: aluguel ou financiamento.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Janeiro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, tipo meus pais são bem cristãos. Eu namoro desde 2014, ou seja, vai fazer 4 anos.
    Eu pra ser sincera não iniciei a faculdade por conta que estou finalizando esse mes o meu tecnico. Logo entro na area, pensamento positivo. Meu noivo conseguiu 50% de desconto na facul e ta no primeiro ano. Temos uma vida que nos trouxe diversos desafios, e por isso ele comecou esse ano, mas realização de um dos sonhos.
    Meu pai falou: "acho melhor vcs casarem ano que vem, ajudo com a festa, enfim. Não deixarei vcs na mão, ajudarei no que precisar..."
    Eu na realidade nao pesquisei no bairro dele aluguel, tem ap's simples. Mas tbm varia de 600 à 700 reais.
    É bem complicado tudo isso, mas surto com essas decisões. São bem complicados. A mae dele n ajuda ele em nada rsrs e o pai n conheceu . Entao tenho mais meus pais mesmo pra apoio.
    Mas sao decisões dificeis!!!
    • Responder
  • Lindy
    Noiva Principiante Dezembro 2019 Bahia
    Lindy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Também já soube disso! Rss. Mais eu opitei mais por construir uma casa, acho que sairia mais em conta. Mais acho super legal alugar uma casa. Mais tem até as desvantagens, mais boa sorte. Mais não sou nada contra em. Boa sorte em seu relacionamento & casamento minha flor, que Deus abençoe vocês sempre.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Larissa tudo bem? Desculpa a demora. Então, eu comecei a procurar três meses antes de casar. Não demorou muito, pois uma prima do meu marido tinha uma casa para alugar, mas não queria alugar para estranho. Basicamente, ela só tinha a gente de opçao kkkk e nem tava muito ligando pro valor do aluguel, tava mais interessada era em não deixar o imóvel ocioso. Então nós conseguimos um bom desconto no aluguel e a região é ótima pra nós. Três meses antes fechamos com ela e ela permitiu que começássemos a pagar só em maio, que foi quando fomos morar.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lindy. Então, justamente por ter o mesmo medo eu não quis financiar. Pq se acontecer de ter um desemprego, é mais fácil conseguir 600 reais de aluguel e suspender por um tempo a poupança do dinheiro do que pagar 1300 reais de financiamento. Se em três meses eu não conseguir pagar o aluguel, eu seria despejada. Se em três meses, porém, eu não pagar o financiamento, eu poderia ser despejada e ainda perder o imóvel (foi o que me informaram quando eu tentei financiar).

Eu acho mais seguro assumir um compromisso menor como o aluguel, do que um maior como um financiamento. E dá muito bem pra juntar dinheiro. Como eu disse, talvez uma situação excepcional poderia me fazer parar de juntar o dinheiro até que se resolvesse o problema.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, eu vou ser bem sincera. Não sei se vc paga a faculdade, mas eu não daria conta de pagar mensalidade de faculdade + aluguel. De igual forma, eu não conseguiria pagar mensalidade + financiamento. Então, o melhor pra mim foi esperar a faculdade terminar.

Mas a questão de se vale a pena alugar ou financiar é bem relativo. No meu caso, compensa alugar pq o valor do aluguel é menos da metade da prestação de financiamento. Então eu consigo juntar um bom dinheiro, correspondente à diferença. Mas se o aluguel está, como vc disse, cerca de mil reais, supondo que vc consiga financiar com prestações de 1200 por exemplo, aí não compensaria alugar. Enfim, pra chegar a uma solução é preciso fazer conta. Mas independente de alugar ou financiar, eu não faria nenhum dos dois pagando faculdade.
    • Responder
  • Luciane
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem dúvida, é preciso avaliar. Tanto eu como meu marido temos imóveis e optamos por morar de aluguel.
    Moramos em um local estratégico pra mim, hoje consigo ter uma receita melhor porque estou bem localizada. Trabalho como professora de Inglês para executivos.
    Mesmo se você tiver seu próprio imóvel, há gastos com condomínio e IPTU. Claro que isso traz mais tranquilidade, mas a maior parte da minha vida morei de aluguel. É possível se adaptar bem, fazer a décor que deseja. Porém, você arca com isso. Prefiro encarar como investimento em bem estar.
    • Responder
  • Lindy
    Noiva Principiante Dezembro 2019 Bahia
    Lindy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flor, não vou mentir, eu morro de medo de alugar uma casa, pois fico com medo de caso fica desempregada em algum momento(ou eu ou meu futuro marido), isso acabe deixando o financiamento um pouco difícil tanto no aluguel tanto nas contas & outras coisas.

Mais deixando claro que eu não sou nada contra com quem queira morar de aluguel ta meninas.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Janeiro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu morro de medo de aluguel. Eu não consegui juntar dinheiro pra dar entrada num ap.
    Tenho medo de pagar aluguel e não conseguir sair sabe. Tipo, estão todos caros, acima de mil reais por onde moro. O mais simples é 900. A gente faz faculdade ainda, vc aconselha meter a cara depois da faculdade? Me ajude com uns conselhos.
    Caso em outubro do ano que vem e realmente estou surtando com isso.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Fevereiro 2018 São Paulo
    CAROLINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma coisa é mais que verídica, no mundo de hoje.. as finanças são muito desequilibradas. Às vezes o casal faz orçamento e faz um financiamento referente ao salário de ambos. De repente, um dos dois perde o emprego, aí em vez de ter o tão sonhado apartamento, tudo se torna apertamento. Já no aluguel, o máximo que acontecia seria mudar para uma casa menor, em um lugar mais barato para os dois. Nada contra quem compra, se tiver money comprem mesmo.. mas ouvi tantas críticas quando fui morar de aluguel, que hoje vemos as mesmas pessoas atoladas em Dividas porque comprou algo e o futuro os surpreendeu.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom noivinha, assim, eu tb tinha receio de aluguel. Mas sabe, foi colocar na ponta do lápis pra eu decidir não financiar. E no mais, digo que não é um bicho de sete cabeças, principalmente pra um casal que tá começando e as despesas são poucas. Não acho que alugar um imóvel é começar o casamento com dívida, e sim o financiamento. Eu estou já há um ano morando de aluguel e conseguimos pagar, ter uma qualidade de vida legal e juntar dinheiro pra futuramente comprar algo.
    • Responder
  • Ellaine
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Minas Gerais
    Ellaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou sofrendo muito com esse dilema, inicialmente iria morar com minha sogra, mas a alguns dias percebi que não vai dar certo, conversei com meu noivo sobre o aluguel, mas ele tem muuuito preconceito em relação a isso. Disse que não quer e entrar em um casamento já com dívidas, agora não sei o que fazer 😓😓 Vou mostrar esse debate pra ele kkkkk
    • Responder
  • Franciele
    Super Noiva Fevereiro 2019 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Felizmente quando eu conheci meu noivo ele já tinha um terreno. E começamos a construir juntos e não vamos pagar aluguel, mas eu não teria problema nenhum em pagar aluguel, só de dividir um específico com quem a gente ama é mais que maravilhoso
    • Responder
  • J
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Jady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso dá muita discussão mesmo..e a gente fica perdidinhos
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Enchem a boca pra falar que vc tá pagando o que é seu quando paga financiamento mas esquecem que estão pagando duas vezes mais em aluguel pro banco, pois até o local ser quitado , não ele não é seu.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeito!!!!!! A regra é clara: tem que valer a pena. Muita matemática e disciplina! Pq em ambos os casos pode-se meter os pés pelas mãos
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato! Não vou dizer que é um conto de fadas, mas tb não chega a ser um filme de terror kkkkkk
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! No meu caso foi um colega de trabalho que é formado por m economia.
    • Responder
  • L
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei seu debate! Vou pagar aluguel e pretendo comprar futuramente. Pra quem acha que não vou conseguir juntar dinheiro, veremos!!!
    Mas meu noivo tem bastante preconceito em pagar aluguel. Mas no momento é o que há RSComo foi para alugar? Você alugou antes de casar?
    • Responder
  • Yasmin
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo!!!! As vzs as pessoas falam tanto de quem mora de aluguel, mas fazem financiamentos com juros absurdos e fica o resto da vida pagando só para não ter que pagar aluguel.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei das dicas, não é nada de outro mundo morar de aluguel né rs.

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Gabi, estamos bem, e vocês? Que bom que sempre aparecem esses verdadeiros anjos em nossas vidas!! Smiley heart Smiley heart Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas