Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais

Morar de aluguel: mitos e verdades

Gabriela, dia 20 de Abril de 2018 às 19:53

Publicado em Fórum Vida de casal 111

Oi pessoal, tudo joia? Bem, não é pouco que eu vejo aqui sobre morar de aluguel, vejo comentários dos mais sensatos aos mais engessados sobre o assunto. Agora vai fazer um ano (siiiim, tô quase chegando a um ano de casadinha) que tô nessa vida de gado de aluguel, posso falar sobre como é morar de...

Oi pessoal, tudo joia? Bem, não é pouco que eu vejo aqui sobre morar de aluguel, vejo comentários dos mais sensatos aos mais engessados sobre o assunto. Agora vai fazer um ano (siiiim, tô quase chegando a um ano de casadinha) que tô nessa vida de gado de aluguel, posso falar sobre como é morar de aluguel.
Não estou querendo convencer ninguém a morar de aluguel, mas quero mostrar que não é o inferno como muita gente pensa que é. Então, seguem algumas afirmações que vale a pena serem analisadas:

1 - morando de aluguel você tem limitações para mobiliar: VERDADE20170831cozinha-planejada-32.jpgNão é adequado fazer móveis planejados (que são mais funcionais e aproveitam melhor o espaço) pois você não sabe quanto tempo morará naquele imóvel. Os móveis planejados são projetados para aquela casa, aquela parede, aquele espaço. Dificilmente você conseguirá adaptá-los em outra casa. O mesmo vale para móveis grandes, estantes ou sofás de canto, não é em toda casa que dá. Melhor optar por móveis que com certeza cabem em qualquer casa.

2 - se alugar, vai investir numa casa que não é sua: MITOo-dinheiro-voa-arte-de-grampo-do-v%C3%B4O inquilino é responsável pela manutenção e conservação do imóvel, no sentido de limpar, zelar, não fazer mau uso. Mas intervenções para reparos estruturais (ex: infiltrações, goteiras, rachaduras), é função do proprietário que deve garantir que o imóvel tenha condições de uso. Dá uma olhada nessas informações: Imóvel alugado: manutenção, reformas e consertos | EXAME

3 - morando de aluguel você não tem muita liberdade para decorar: VERDADEA decoração fica mais por conta de objetos. Pinturas, texturas, ladrilhos, vidros, etc serão investimentos numa casa que não é sua, visto que dificilmente o proprietário consentirá em arcar esses investimentos apenas por estética.

4 - morando de aluguel não pode ter animais de estimação: MITOAs regras variam de local para local, não necessariamente em função de o imóvel ser alugado ou não. Eu por exemplo, tenho meu baby Bob e moro de aluguel. Mas não é bom ter animais de grande porte porque, se você não sabe quanto tempo vai morar ali, deve saber que caso precise mudar de casa, não é qualquer imóvel que comporta um animal grande.

5 - morando de aluguel não dá pra juntar dinheiro para uma futura casa: MITO600.520b90fb3004bc615fd27ee0.jpgA menos que você viva arroxado com o suficiente para o básico do básico mesmo e nada além. A mínima flexibilidade que você tenha nas suas finanças permite que você faça suas economias. Economizar está mais ligado à disciplina e ao controle de gastos do que às despesas em si. Quem não tem controle, mesmo parando de pagar aluguel não consegue juntar dinheiro, pois vai arrumar outra coisa em que gastar.

6 - morar de aluguel dá mais flexibilidade: VERDADE%D8%B1%D8%A7%D9%87%D9%86%D9%85%D8%A7%DB%Ao alugar um imóvel, há mais liberdade para escolher a localização. Isso é bem mais difícil ao comprar o imóvel, geralmente se compra na região em que os imóveis cabem no orçamento. A flexibilidade não é só geográfica, mas também financeira. Pois, caso você passe por uma fatalidade que bagunce sua vida financeira, há a opção de se mudar para um local mais barato pelo menos temporariamente.

7 - morando de aluguel é difícil ter mais de um carro: VERDADENem toda casa para alugar tem garagem, quando tem é pra um veículo. Ter mais de um carro vai implicar em poucas opções para escolher uma casa.

8 - é sempre melhor financiar um imóvel do que alugar: DEPENDESei que esse assunto rende muita discussão, muita mesmo. Mas cada caso é um caso e deve ser feita uma análise. Depende de quanto você tem de dinheiro inicialmente, de qual o valor da prestação de financiamento, de qual o valor do aluguel, de quanto você consegue juntar de dinheiro, depende do tempo em que vai ficar de aluguel.... Matemática, flor, muita matemática. Vale notar que, se você alugar, você vai gastar um dinheiro sem retorno (aluguel) e vai formar um patrimônio (o dinheiro poupado). Financiando, você também vai gastar um dinheiro sem retorno (juros de financiamento, que pode ser igual ao dobro do valor do imóvel) e vai formar um patrimônio (o imóvel, ou se você não quitá-lo, o valor que diminuiu do saldo devedor).O correto é colocar na ponta do lápis e determinar qual é mais vantajoso. Nem sempre financiar será melhor.

Espero que tenha sido esclarecedor. Ainda há muito mito sobre o assunto.

111 Respostas

• Nathalia
    Noiva Ativa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo contigo!!
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Fê, tudo jóia? Pois é, ainda bem que alguém me deu essas mesmas dicas um dia.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, comprar geralmente não nos dá muita opção de escolher localização. Eu mesma não ia comprar no meu bairro, que é onde eu queria morar, pq a maioria das casas é antiga e sem "habite-se", aí não financia eu teria que comprar à vista.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, Uber revolucionou o transporte para quem é pobre. Hoje podemos ir e vir de carro sem pagar um absurdo.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Novembro 2018 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com vc. Muitas vezes alugar é bom por dá menos dor de cabeça, pelas questões que vc mencionou e no meu caso como é apartamento, todos os gastos a mais do condomínio o proprietário que arca. tipo reforma no prédio, que precisa de um valor extra para o proprietário. eu fico de fora destes gastos. Problemas de manutenção do apartamento é com eles também. Então pra mim só seria problema com a questão da estética, pois gostaria de colocar um armário embutido, fazer uma pintura diferente na parede, essas coisas. Como eu gosto de tudo branco também, a nossa escolha de alugar está sendo ótima.

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabi, ótimas dicas pra quem estar pensando em começando uma vida a dois ou pensando em começar. Smiley love Smiley heart

• Responder
  • Ana Tereza
    Super Noiva Maio 2020 Rio Grande do Norte
    Ana Tereza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, pelo debate Gabi! Muito bom mesmo...

Meu noivo tinha muita resistência em morar de aluguel, não queria de jeito algum... Até que fui conversando com ele e agora ele é adepto do morar de aluguel inicialmente. Até pq onde daria pra nós comprarmos uma casa é muito afastado de tudo, e a profissão dele exige que ele fique bem central pra poder se locomover com mais facilidade.

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando forem comprar, usem o FGTS. Parece mágica!
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por isso que varia de caso a caso. Meu marido já tinha esgotado o FGTS, e o meu era pouco.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É exatamente o que eu e meu marido estamos fazendo. Meu sonho é comprar um terreno e construir conforme já projetei na minha cabeça.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sobre o carro, quando namorávamos, cada um tinha o seu e segue usávamos pra sair e nos ver, já que eu morava em Guarulhos, que tem um transporte público horrível, e trabalhava em São Paulo.
    Ficamos um ano e meio alugando uma vaga Extra e os dois carros foram ficando cada vez mais no estacionamento que sendo usado.
    Vendemos um e o que sobrou quase só é usado pra compras e visitar os respectivos pais. Trabalho e diversão é transporte público ou Uber.
    • Responder
  • Cintia
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não tenho vontade de ter carro, talvez se filhos, no mais agora o Uber tem satisfeito bem as minhas necessidades. Se colocar na ponta do lápis se paga muito caro pelo conforto de ter um carro.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carro também é algo que estou analisando muito se vamos comprar. Com a popularização do Uber, transporte sem carro próprio virou algo fácil.
    • Responder
  • Liris
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós optamos pelo financiamento. Conseguimos juntar para entrada e documentação (aqui foi uns 10 mil só de cartório...)quase 1/3 do valor do imóvel, o que baixou bem as parcelas. O valor que pagamos hoje é em média R$ 500,00 a mais do que pagaríamos alugando no mesmo prédio, então não valeria a pena.
    Outra coisa que ajudou muito foi usar o FGTS para abater prazo. Numa tacada, de um dinheiro que não podemos usar pra outro fim, foram 8,5 anos menos no prazo. Na prática, pagamos 10 anos em 1,5 ano.
    A nossa expectativa para quitar, amortizando só com o fgts, é de mais 4 ou 5 anos.
    • Responder
  • Cintia
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre bom consultar alguém que entenda de economia, no meu caso foi um amigo que é coach financeiro que deu as dicas, inclusive de não comprar carro...Eles sempre dá várias dicas de economia.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem me falou pra colocar na ponta do lápis foi um amigo economista. Eu tinha o pensamento bem engessado de que teria que ter a casa própria a qualquer custo.
    • Responder
  • E
    Noiva Esperta Abril 2020 Paraíba
    Ellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem vai fantasiado de boleto?
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que ajudou!
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tô dentro kkkkkk
    • Responder
  • Victória
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Victória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nada melhor do que se organizar financeiramente antes do casamento né, e pesquisar todas as possibilidades possíveis. Independente se for morar de aluguel ou não, tudo tem que ser planejado.

Parabéns pelo bom exemplo noivinha, e obrigada Smiley flower

Abraços,

• Responder
  • Tábita
    Noiva Master Março 2018 São Paulo
    Tábita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gabi, adorei esse debate e concordo com tudo!

Nós também estamos morando de aluguel e não acho dinheiro jogado fora, afinal estamos pagando pelo espaço que estamos usufruindo ué! Você não ta jogando aquele valor fora.

E outra, juros de financiamento são altíssimos mesmo, eu trabalho num Correspondente Bancário da Caixa Econômica Federal, então sei o que estou falando. Fora que, você tem que ter uma BOA entrada, senão, não consegue financiar nada, nem um MRV, rs.

Então optamos por pagar aluguel e guardar dinheiro para comprarmos um terreno futuramente.

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu noivo optamos pelo financiamento pensado na situação de ter algo no futuro,pagamos as prestações vai demorar mas vai ser nosso um dia, se eu fosse morar de aluguel inicialmente não ia ter condições nenhuma de comprar ou financiar imóvel...

• Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Optamos pelo aluguel de um BOM apartamento e que ainda da pra juntar a grana pra comprar um terreno. Eu nao financio apartamento de construtora em 30 anos nem morta, eu e meu noivo fomos corretores por anos e sabemos a furada que é.
    • Responder
  • Cintia
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já estou morando com meu namorido, e de aluguel, tenho alguns amigos que trabalham com investimentos e a maioria nã o acha que aluguel é perda de dinheiro, colocando na ponta do lápis comprar uma casa pode ser mais gasto que investimento, são coisas a se avaliar. Ás vezes vale mais a pena investir o dinheiro e fazer ele render do que comprar uma casa.
    Moro de aluguel, num bairro excelente, a casa foi bem planejada pelo dono, tenho meu cachorro e estou mais perto do trabalho...para nós está sendo muito bom.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu cogitei (e muito) o financiamento. Até que um bendito de um amigo me mandou colocar na ponta do lápis. Não valeria a pena no meu caso.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Novata Junho 2022 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tirou muitas dúvidas minha. Obrigada!!
    • Responder
  • E
    Noiva Esperta Abril 2020 Paraíba
    Ellem ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou morar dealguel tbm kkk, em fevereiro vou estar casada e faço um bloquinho " unidos do aluguel" 😹😹😹😹
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É que muitas pessoas ainda tem a ideia engessada que é melhor ter a casa própria custe o que custar (e às vezes custa o triplo do valor).
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc é mais uma prova viva de que é possível guardar dinheiro mesmo pagando aluguel.
    • Responder
  • Gabriela
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cá! O vício na comunidade não me deixou sair até hoje rsrs...
    • Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei esse debate e concordo com tudo! Nós vamos morar de aluguel, nem cogitamos financiamento, porque pelo menos por enquanto o aluguel é mais vantajoso para nós.

• Responder
  • Jussara
    Noiva VIP Novembro 2023 Rio Grande do Sul
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Assim entendi

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas