Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Valéria
Noiva Curiosa Dezembro 2020 Maranhão

Morar juntos antes de casar?

Valéria, dia 13 de Março de 2018 às 18:33

Publicado em Fórum Antes do casamento 89

Bom, existe uma duvida que está corroendo a minha mente, e acredito que por eu ser muito nova (21 anos) e muito crédula nas coisas, há algo me atrapalhando. Eu sei que cada casal é um casal, que experiências e histórias ocorrem todos os dias e que tudo depende do amor e de diversos outros fatores,...

Bom, existe uma duvida que está corroendo a minha mente, e acredito que por eu ser muito nova (21 anos) e muito crédula nas coisas, há algo me atrapalhando. Eu sei que cada casal é um casal, que experiências e histórias ocorrem todos os dias e que tudo depende do amor e de diversos outros fatores, mas nunca tem haver com "sorte".

Todavia, no meio dos preparativos para o meu, a minha melhor amiga que também é uma das minhas madrinhas fez o seguinte comentário: Vocês estão juntando dinheiro e planejando o casamento? Não faz isso, todo casal que junta dinheiro acaba não casando. Primeiro mora junto para ver se é melhor.

Isso caiu como uma bomba em cima da minha cabeça, por que eu tinha realmente esse planejamento todo, um orçamento, veríamos se bate, fechariamos com os fornecedores escolhidos e viveríamos o grande dia. Agora não sei o que fazer, falei com o meu noivo e ele está também na mesma dúvida. Eu precisava desabafar isso.

89 Respostas

• Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Vic, que bom ver que eu não sou a unica noivinha novinha por aqui kkkk, eu e meu namorado moramos em cidades diferentes e não podemos compartilhar muito dessas experiências, apenas quando nos visitamos. Obrigada pelo conselho, eu converso bastante com ele, meu noivo é meu melhor amigo e ele me apoia em todas as decisões, mas como eu sou uma pessoa muito supersticiosa acabei indo na dela, e de fato, energias negativas podem influenciar em uma união.

Muito obrigada pelo carinho, vai dar certo pra gente Smiley heart

• Responder
  • Victória
    Noiva Ativa Julho 2019 São Paulo
    Victória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, bom, vim compartilhar com você como vou fazer com o meu noivo!! Eu tenho a mesma idade que você (21), só que me caso ano que vem...

Eu e meu noivo nos conhecemos já faz uns 2 anos, e durante 1 ano, eu fui chegando na casa dele com muitas coisas minhas, como roupas, makes, coisas de cozinha e outras mais. Eu mesma resolvi ir me integrando aos poucos, mas, eu não durmo lá sempre, mas todos os dias eu vou lá e é quase uma casa para mim, onde eu cozinho, ajudo na limpeza, mas continuo morando com minha mãe!

Além disso, quando resolvemos casar, nós pegamos um apartamento que vai terminar de ser construído no mesmo mês do casamento, e para não ficar muita divisão de orçamento e tudo mais eu e dele decidimos que eu cuidaria do orçamento do casamento e ele cuidaria do orçamento do apartamento.

Então eu iria cobrir todo o casamento e ele o apartamento todo, incluindo os móveis planejados, piso, tinta e outras coisas mais. Mas nós dois participamos das escolhas, por mais que o orçamento seja de cada um, a gente sempre opina e vai ver as coisas juntos!

Eu acho que cada casal é cada um, as experiências são diferentes e o modo de viver também! Mas lembre-se, se vocês realmente estavam dando certo assim, fazendo o orçamento juntos, buscando as coisas, acho que deve continuar firme... Nessas horas muitas pessoas surgem só para dar conselhos ruins e acabar com nossa felicidade, pois é o que muitos querem ver, o casamento dar errado, e tudo já começar com o pé errado.

Você tem que seguir o seu coração e o principal, conversar muito com o seu noivo. Não ser tímida em relações a essas coisas e perguntar o que ele acha da ideia e o que ele iria preferir. Porque no fundo, vocês devem ser verdadeiros amigos entre si mesmo.

Espero ter ajudado um pouco e eu sei que no fundo, aqui são várias respostas entrando, mas vá conversar com o seu noivo e tire as dúvidas que você tem e veja a opinião dele noivinha!

No fundo tudo vai dar certo, por mais que as vezes pareça que não!!

Smiley heart

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Sheila. Conheço vários casais que se aproximaram por contas de momentos difíceis e estao grudados até hoje kkkkk. A gente decidiu seguir com o plano mesmo e com fé em Deus vai dar certo. Obrigada pelo carinho

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Ana. Bom, como eu havia dito, sou muito segura e muito apaixonada pelo meu noivo, mas este comentário não plantou uma dúvida na minha cabeça, e sim um certo medo, por que como já disse, sou muito crédula em algumas coisas que para os outros podem parecer besteiras.

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Thais, obrigada kkkkk, realmente, mas acho que quem gasta muito é mais por superficialidade e não por amar a pessoa, ai acaba descobrindo que não é tudo isso e desiste.

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Joyce, tá desculpada pelo textão kkkkkk.

Eu também penso o mesmo, e até comento com ele, por que muitas vezes a gente pode se estressar com contas, com o dinheiro que acabou, com o trabalho, com algum vizinho chato, com qualquer coisa aleatória e meio que descontar no parceiro quando chegar em casa e ver a toalha molhada em cima da cama, a tampa da privada levantada, e outros problemas e peculiaridades que a gente sabe que acontece, cada um de uma forma diferente. A gente se comunica muito, apesar da distancia, e quando estamos juntos vivemos o máximo possível de situações reais, para que a gente veja que nem só de algodão doce será feito o nosso casamento.

Estamos fazendo um levantamento por alto do quando precisamos para casar, e confesso que mobiliar uma casa está saindo bem mais barato, mas mesmo assim, eu particularmente não abro mão do meu plano, a menos que ocorra algo que me faça fazer isso, e ele se mostra super compreensivo com o que eu escolho e da forma como nós conversamos. O fato dela ter dito isso foi como uma crença mesmo, sabe? E foi isso que me assustou, pois sou muito crédula ainda nessas coisas.

Muito obrigada pelo carinho e pelo relato, é super válido. E tudo em dobro para vcs.

• Responder
  • Sheila
    Noiva Constante Março 2018 Bahia
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q sua amiga plantou uma dúvida desnecessária. Como vc mesma disse, cada caso é um caso.
    Do meu ponto de vista, se vcs se amam o suficiente pra saber que querem passar o resto de suas vidas juntos, pq precisa testar pra ver se vai dar certo? Contraditório né?
    Eu já morava com meu noivo antes de casarmos, mas tudo aconteceu naturalmente...estávamos cada vez mais juntos, eu estava passando por um momento super difícil, tinha perdido minha mãe, tinha dificuldade pra dormir, então ele sempre ficava comigo, e foi ficando ficando até q ficou de vez, e daí veio o desejo do casamento.
    Se vcs já estão planejando, economizando, segue sua programação e não atropele os passos. Acho q esperar pra viver juntos quando já estiverem casados tem seu encanto.
    Acalma seu coração e confia q se estiver nos planos de Deus, vai dar tudo certo!
    • Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Katia. Não era bem uma dúvida, era mais um desabafo mesmo. A pessoa em questão trata-se de minha melhor amiga, e por ela ser mais velha e me nortear e muitas coisas, ela acabou comentando comigo que quem junta dinheiro para se casar, acaba separando, ou quem compra terreno para construir uma casa... Enfim, casais que fazem planos a longo prazo, no dizer dela se separam futuramente.

Eu e meu noivo somos relativamente novos (tenho 21 e ele 20 anos), ainda moramos com os nossos pais e começamos agora essas questões de planejamento de casamento, eu sou muito crédula em tradições e etc, e esse comentário dela me deixou apreensiva, pois o nosso plano era exatamente juntar dinheiro para poder nos casarmos, e então morar juntos, após o casamento, por ser um gosto meu, uma preferencia minha. Então ela me disse que casais que planejam acabam não fazendo nada, pois, os casais só juntam as coisas e vão morar juntos. Conseguiu entender agora? Eu e ele conversamos muitos, e eu fiquei assustada, mas li muitas mensagens no forum que puderam me animar para seguir em frente com o meu plano original, e como eu disse no post, cada caso é um caso e espero que o meu dê certo

• Responder
  • Thais
    Noiva Ativa Setembro 2019 Ceará
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou fazendo o mesmo, juntando dinheiro e não moramos juntos! Mas eu acho que vai de casal pra casal, as estatísticas falam que quem gasta muito dinheiro pro casamento acaba não durando... Eu já acho que isso se dá por conta das dívidas posteriores ao casamento. Não ligue, escuto essas coisinhas também, siga seu coração. Bjuu
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Esperta Junho 2018 Distrito Federal
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha Valéria, concordo com a maioria das meninas...

Namoro a quase 7 anos, sou nova tbm (tenho 23 anos). E tipo, se essa dúvida nunca passou pela sua cabeça antes, é pq vcs querem realmente casar.

Eu penso assim, se essa dúvida tivesse partido de vc, ai seria uma preocupação. Mas quem ama e tem certeza do que quer, não fica imaginando "e se não der certo". Não existe essa possibilidade para um casal que quer e vai fazer dar certo!

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Karol, meu coração e meu noivo pediram para ignorar totalmente o comentário kkkkk. E de fato, quando os dois não combinam, vai dar errado não importa as circunstancias. Nunca conheci casais que tenham seguido todo o ritual que estamos dispostos a fazer e que estamos fazendo, mas acredito de verdade que isso vai dar certo

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Talyta. Então, eu e meu noivo maramos separados, cada um com seus pais e a gente economiza bem mais assim, como tu falou, a gente realmente só conhece o outro quando mora juntos, a maioria dos casais (para não falar todos) que vi aqui foram morar juntos por conta dessa mesma máxima: por que pagar os custos de casa dobrados se dá pra dividir e economizar morando juntos? Tem toda lógica, mas no nosso caso, aliás, no caso da minha amiga ela meio que impôs que tem que morar juntos por que ninguém planeja casamento, as pessoas só juntam as coisas e moram juntas, quem planeja casar, juntar dinheiro nunca dá certo. Mas li todos os comentários no forum e vi que realmente, ela foi muito infeliz no que disse e pior que isso, nas crenças.

• Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia lindinha, vou dar a minha experiência, okay? Mas é o que você disse, cada casal é um casal e não há certo e errado,

Bom eu acredito que todo mundo deveria morar sozinho até antes de morar junto ou casar porque é necessário ver que determinadas situações que você passa, principalmente financeiramente, não é culpa do casamento ou parceiro.

Ocorre que a maioria das pessoas saem direto da casa dos pais e vão morar junto com namorado ou marido e aí quando as dificuldades acontecem e vou lhe dizer elas acontecem, tem dia que é juntar moedinha para passar o final do mês (a não ser que ambos sejam bem de vida), um coloca a culpa no outro e diz que antes de ter casado isso ou aquilo não acontecia.

Para os adeptos do : eu ajudo em casa, não é nem de longe a mesma coisa. Manter uma casa vai muito além de aluguel, água, energia elétrica.

Quando você tem esse tipo de experiência o casamento PODE ser mais maduro.

Agora sobre morar junto antes de casar eu não acho que tem a ver com juntar ou não dinheiro, casar ou não depois, eu acho que tem a ver com convivência. Sabe aquela coisinha que seu namorado faz e que te irrita de vez em quando? Pois é, agora ele vai fazer isso 24 horas por dia na sua orelha e como é que você vai lidar?

A gente nunca sabe se dá certo ou não, eu namorei 7 anos uma pessoa, ia juntar dinheiro para casar e desisti porque quando coloquei os pensamentos em ordem eu vi que não era a pessoa certa para mim.

Namorei meu atual namorado durante 1 ano e 3 meses e fomos morar juntos, estamos há 3 anos morando juntos e agora estamos organizando nosso casamento, do nosso jeitinho e com direito a realizar nosso sonho de ir morar na Europa.

Não é tempo que determina, nem mesmo morar junto antes ou não. Acredito que no fundo do seu coração você sabe a verdade, a gente sempre sabe, e por isso se você acha que deve morar junto antes more e se acha que não, não faça.

Só siga o que vocês dois querem.

Desejo paz e amor para decidir tudo e desculpe o textão

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Débora, li a tua crônica e confesso que fiquei sem ar, que história linda, viu? Com certeza vocês merecem toda a felicidade do mundo e mesmo atrasadissima kkkk, meus parabéns por essa união, com certeza é algo que vai me inspirar a seguir em frente Smiley heart

• Responder
  • Katia
    Super Noiva Julho 2018 Zachodniopomorskie
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao sei se entendi muito bem qual a dúvida de voces. Postergar a festa e morar juntos, cancelar a festa, ou nao sei🤔
    A sua amiga deve ter as razões dela pra ter falado isso, converse com ela pra entender melhor e trocar opiniões tbm. A questão de morar juntos antes, fazer festa de casamento, casar so no civil, ou so juntar são questões muito particulares pq depende de cada um, das crenças, dos sonhos, do dinheiro etc. Hoje, acredito que não há mais regras, pode dar certo de um jeito como de outro. Eu moro junto com meu noivo faz alguns anos, casamos no civil (sem celebrar com a familia por questao de distancia) faz quase um ano e em Julho será o casamento religioso. Fizemos conforme manda o ritual? Nao. E ta tudo certo tbm. Fizemos como achamos que devia ser feito, como devia ser feito naquele momento e é isso. Converse com seu noivo, exponha os anseios de cada um, as expectativas, os objetivos e dessa forma fica mais fácil encontrar a melhor solução pra voces! 😉
    • Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Né? Eu falei para ele isso. Tipo, nem dormir juntos nós dormimos, exatamente por que quero guardar isso para a hora que decidirmos nos unir. Se não, farei uma festa caríssima para continuar a vida normal que eu já levo.

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkkkkkkkkkkkkkk, amei o comentário. O que me chateia é que ela só foi assim em relação à isso, nos outros detalhes que eu mostrei e tudo mais ela demonstrou total apoiou Smiley sad

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super válido teu comentário Ester. Eu honestamente, prefiro morar junto somente depois de casar, mas não tenho nada contra quem prefere se mudar antes, mas é algo pessoal, tem haver com os meus valores, o que aprendi em casa e ter que abrir mão disso para ver se daria certo ou não, pra mim foi um choque

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Marta. Realmente não existe receita de bolo miesmo, e quando um casal não dá desde o namoro pode ser não passe muito mesmo que more junto antes. Eu e ele moramos em cidades diferentes e ainda moramos com os pais, nunca vivenciamos esse prazer de passa vários fds seguidos na casa um do outro e isso também me deixa apreensiva. Mas obrigada pelo exemplo, foi de grande ajuda.

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hoje eu já estou bem mais tranquila, essa coisa de casamento realmente deixa a gente muito sensível e eu sou bem pessimista, não que eu não acredite que vá ser feliz com o meu noivo ou que vá durar, mas infelizmente já vi muitos divórcios, lógico que cada um com o seu motivo, mas mesmo assim é algo que ainda temo. Obrigada pelo apoio e pelo carinho Smiley heart

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkkkk, o que falastes é verdade mesmo, quase eu saio dizendo todos os argumentos que vi das noivinhas e das casadinhas aqui no forum, mas o correto é realmente continuar com o nosso plano e juntar todo o dinheiro possível por que olha, é tudo muito caro.

• Responder
  • Karol
    Noiva Esperta Setembro 2019 Alagoas
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como você disse cada casal tem sua particularidade, o que deu certo para um não significa que dará para outros ou o que deu errado, geralmente para um casamento não dá certo, falo os que já pude presenciar, é quando o relacionamento já estava errado desde namorado, então com o convívio diário as brigas só firezam se agravar.
    Então fique tranquila, que conheço bem mais casais que seguiram todos o ritual de juntar dinheiro, contratar fornecedores ... Faça o que seu coração pedir!
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vi que vc respondeu vários comentários, e até falou de repensar o comentário dela. Eu acho bom repensar mesmo. Infelizmente, nem todos tem boas intenções com seus conselhos. Às vezes a gente descobre isso dos melhores amigos. Não tô dizendo que é esse o caso, mas é bom se precaver de qualquer tipo de conselho, saber filtrar. A maioria das pessoas aqui disse que não tem lógica nenhuma o que ela falou. Então....
    • Responder
  • Talyta
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Talyta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Valéria, primeiro, não existe certo ou errado. Vocês como casal vão decidir o que é melhor para vocês. Existem muitas, muitas coisas que envolvem essa decisão, crenças, costumes, vontades... Ninguém pode interferir na escolha de um casal.

Agora eu vou te contar como foi comigo. (Semi Textão)

Eu moro no exterior e já morava sozinha quando meu marido me pediu em casamento. Ele morava na casa dele e eu na minha. Na época ele pagava aluguel na casa dele e eu na minha. Quando ele me pediu em casamento sentamos e fizemos contas, quanto poderíamos juntar de dinheiro para casar na data que queríamos. Queríamos 06/01 porque é um dia especial para a gente. O primeiro sábado 06/01 estava 1 ano e 8 meses do pedido de casamento e então era o tempo que tínhamos para juntar o dinheiro. Fizemos as contas e chegamos a um valor X, dava para pagar mas queríamos mais e vimos que se pagássemos só um aluguel o valor que economizaríamos iria integralmente para o casamento (e era muito dinheiro), foi um belo upgrade na festa.

Resultado, fomos morar juntos. Meus pais não curtiram, minha mãe até chorou, morar junto? Que absurdo! Que pecado! Agora você não vai casar...

Casei! Não mudei em um milimetro dos meus planos.

Morar junto muda alguma coisa em relação ao casamento? Não! Para mim a emoção é a mesma. Estava super nervosa de ir encontrar meu amor no altar!

A unica coisa é que quando você volta da lua de mel você já conhece aquela pessoa que mora com você, porque acredite, você só conhece uma pessoa quando mora com ela, e olhe lá!

• Responder
  • L
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra mim, a graça do casamento e descobrir as coisas juntos tipo, saber como e a pessoa dormindo, como e o dia dela as manias e se morarem juntos nao vao ter essa coisa quando casarem.
    Lembre-se que nao tem certo ou errado no amor. Quer tirar isso da sua cabeça, passa uma semana com ele se der vontade de morar junto na hora vai se nao vc espera o dia C.
    Espero ter ajudado
    • Responder
  • Lalinha
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Lalinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já não seria mais minha madrinha. Sai pra lá pé gelado. O nome dela é Elsa? Afff Let's Go!
    • Responder
  • Ester
    Super Noiva Agosto 2018 São Paulo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que não tem nada a ver este comentário, pra mim não faria sentido eu morar junto com a pessoa para depois casar sabe ? Mas isto e uma opinião minha
    Você tem que fazer o que sente vontade, se acha melhor morar junto para depois casar tudo bem, ou se prefere casar ja, não vejo problema nenhum tbm.
    Outra coisa, casamento nao cai do ceu, morando junto ou não vcs terão que se planejar, fazer cotações e orçamentos e é claro, juntar grana
    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Maio 2018 Bahia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Valéria, acho que nao existe uma receita de bolo. Tiro como exemplo eu: no passado casai no civil mas antes morei junto 11meses prq simmmm é dose quando nao se tem grana pra fazer tudo... ai separei e depois de achar alguem pra topar viver a dois de novo estou organizando o meu casamento que tera religioso.... so que de tanto ficar junto final de semana tem semanas que nao vejo minha casa. Só nao deixem o dialogo de vcs falhar no caminho. Casamento requer que os dois estejam em sintonia.

• Responder
  • Dayane
    Noiva VIP Setembro 2018 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Valéria acho que vc não deveria levar em consideração esse COMENTÁRIO da sua madrinha! Se vc e seu noivo tiver um planejamento para organizar as finanças de vcs vai dar certo sim! Não fique absorvendo tudo que vc ouve , as vezes um comentário é contrutivo e pode até te ajudar e as vezes não. Faça aquilo conforme o sonho de vcs e não o que as pessoas opinam por achar ser melhor para vcs! Vai dar tudo certo 😊
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que isso não tem muito a ver não.

Eu moro com o meu noivo a um tempo, mas tudo da nossa casa e do nosso casamento é tão mágico que o fato de morarmos juntos não influência em nada.

Fala pra sua amiga que quem não junta dinheiro não casa rs.

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que esta ajudando Smiley smile felicidades pra vcs!! =)

• Responder
  • Valéria
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu e meu noivo temos um planejamento de dois anos que vai começar em junho deste ano, conseguir um dinheirinho para a entrada do ap, os móveis (mais comuns, depois o resto a gente ajeita) e a nossa festa. Talvez pelo tempo eu esteja ficando louca, mas nós moramos com nossos pais e acredito que fique mais fácil poupar esse dinheiro. Depois queremos fazer como vocês, ir poupando para as emergencias, para as viagens e para realizar o sonho dele de ter uma moto. Obrigada pela dica e pela história, me deixou muito mais aliviada

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas