Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nathalia
Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo

Mudar ou não o sobrenome

Nathalia, dia 30 de Agosto de 2020 às 01:52

Publicado em Fórum Antes do casamento 71

Oi meninas!!! Estou super em dúvida de mudar ou não o sobrenome. Quando eu era mais nova e pensava em casar, sempre dizia que mudaria o sobrenome; mas agora eu não sei se quero! Não queria tirar o nome da família da minha mãe, sabe? HAHA! Será que é besteira minha? O que vocês vão fazer? Me ajudem a...
Oi meninas!!! Estou super em dúvida de mudar ou não o sobrenome. Quando eu era mais nova e pensava em casar, sempre dizia que mudaria o sobrenome; mas agora eu não sei se quero! Não queria tirar o nome da família da minha mãe, sabe? HAHA! Será que é besteira minha?
O que vocês vão fazer? Me ajudem a decidir? Haha

71 Respostas

• Carol
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Arrasou não sabia que não poderia tirar o nome só acrescentar, estava nessa duvida também..

No final da tudo certo ne kkk ..

• Responder
  • Ana Karollyne
    Noiva VIP Julho 2021 São Paulo
    Ana Karollyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Nathalia, você pode apenas a acrescentar o sobrenome do seu noivo sem tirar o da sua família.

• Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    MENINAS, a MARI explicou em algum comentário aqui que por conta de uma nova lei não se pode mais tirar sobrenome, apenas acrescentar!
    Estou falando apenas porque algumas estão com essa ideia de tirar
    • Responder
  • F
    Noiva Principiante Abril 2021 Alagoas
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, conheço muitos casais que continuaram com os sobrenomes de solteiro e vivem felizes da vida. Eu quero trocar porque acho muito significativo. Não acrescentaria pq meu nome já é enoorme kk então vou ter que tirar um mesmo. Boa sorte na escolha ❤️ independente disso, com amor, sei que serão muito felizes!
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também pensei em mudar ou não mudar, pq teria que tirar TDS os documentos depois kk
    Mas eu queria tirar o sobrenome da minha mãe também
    • Responder
  • Cássia
    Noiva Principiante Janeiro 2026 Rio de Janeiro
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou tirar um dos sobrenomes e acrescentar um do meu noivo.
    • Responder
  • L
    Noiva Principiante Abril 2022 São Paulo
    LAYLA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii, também tenho o mesmo pensamento kkk não vou tirar nenhum, estou pensando em somente acrescentar o dele...
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva VIP Maio 2020 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalia!!! Eu não mudei o meu sobrenome Me casei no Cívil a 3 meses e continuei com meu sobrenome de solteira. Nunca pretendi mudar. Meu Marido não se impotou. Se achar que não deve mudar não mude!! Ou pode continuar com o seu e acrescentar o dele no final.
    • Responder
  • Laiza
    Noiva Novata Maio 2022 Santa Catarina
    Laiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que se você mudar pensando na parte burocrática e na alteração dos seus documentos, não mude. Agora se você tem essa vontade, e acha algo significativo e honroso seria uma ótima ideia; Eu pelo menos farei assim Smiley smile Espero ter ajudado 🥰
    • Responder
  • Karen
    Noiva Curiosa Junho 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não irei tirar o nome dos meus pais, irei acrescentar o do meu noivo.
    • Responder
  • Danielly
    Noiva Ativa Julho 2021 Goiás
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que irei manter meu nome de solteira mesmo, o trabalho para mudar toda a documentação me desanima, e não vai ser o sobrenome que irá fazer diferença no nosso relacionamento, meu noivo também não se importa. Quando mais nova eu também pensava que acrescentaria o sobrenome do meu marido, mas hoje já não acho que isso seja a coisa mais importante. Mas tirar o sobrenome dos pais jamais, se quiser apenas acrescenta o sobrenome dele.
    • Responder
  • Angelita
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Angelita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, JAMAIS tiraria sobrenome dos meus pais, se vc faz tanta questão do sobrenome do marido, eu apenas acrescentaria...jamais substituiria, mas é opção de cada um né?
    • Responder
  • Angelita
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Angelita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalia, Td bem? Eu não irei colocar o nome do meu noivo, futuro marido, ele não faz questão, e acha o sobrenome feio perto do meu rsrsrs minha irmã casou há 12 anos e acrescentou, se arrependeu, teve que tirar todos os documentos novamente, além de trabalho, gastou maior grana, meu noivo disse, vc não será menos minha mulher por isso, tbm penso assim...nos filhos, colocaremos o meu e o dele, bjos!
    • Responder
  • Amurya
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Pernambuco
    Amurya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos manter nossos nomes de solteiros, deixaremos a união dos sobrenomes para nossos filhos. Muita trabalho ter que mudar toda documentação e no meu caso tb não dá para mudar pq tem a questão de publicações científicas que estão com meu sobrenome de solteira.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Dezembro 2022 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu manterei o sobrenome do meu pai e da minha mãe e acrescentarei o dele. Vai ficar grande mas não consigo abrir mão dos nomes da minha família.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mantive meu sobrenome, não acrescentei o dele. Somos uma família independente do sobrenome que o outro "carregue". Nunca concordei em aderir a esse costume pelo significado que possui e, com toda a burocracia existente, é o que torna ainda mais desnecessário.
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha
    Pela nova regra .. tu não pode mais tirar sobrenomes. Apenas acrescentar ☺️🥰
    • Responder
  • Raphaela
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra mim achei bem importante e especial pra nós , termos o mesmo sobrenome , e dos nossos filhos tbm , mais isso foi resolvido em conjunto e amamos , mais pensa direitinho e faz aquilo que se sentir melhor 😍😍
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho isso muito pessoal, você que tem que ver, nada de pressão, um sobrenome não alternada ...
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Maio 2021 Tocantins
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é bem pessoal, no meu caso optei por não acrescentar o sobrenome do meu noivo, vamos manter os nomes de solteiro mesmo...
    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem aqui eu vou manter o meu, não vejo sentido em colocar o nome do meu noivo, ja o meu noivo resolveu acrescentar o meu sobrenome ao dele pq ele não gosta do sobre nome dele
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalia,

Eu acredito que não há regra sobre isso, vc deve fazer aquilo que se sente mais confortável.
    Eu, por exemplo, vou usar o sobrenome do meu noivo, mas ainda não decidi se vou tirar um dos meus. Na nossa religião casar é formar uma nova família, e eu acredito que o sobrenome é exatamente o que designa essa nova família. E eu tbm gostaria que o sobrenome dos nossos filhos ficasse igual ao meu, como o meu e da minha irmã é igual ao da nossa mãe. E pra mim esses motivos são maiores que qualquer trabalho que eu possa ter com troca de documentos e outras coisas.
    Por isso, sugiro que vc pense os motivos que te levam a querer a mudança de sobrenome e os que te levam a não querer mudar, e faça essa comparação.
    😘
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu n pretendo mudar n, nem acrescentar, é mt trabalho com documentos e fora q precisa pagar
    • Responder
  • Rosana
    Super Noiva Abril 2021 Minas Gerais
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qual a sua motivação pra mudar o seu nome? Acho que tem que pensar nisso..
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério Nath, Pelo menos aqui no estado de São Paulo não pode (minha família trabalha em cartórios, por isso que sei 🤣)... Deve ter cartórios que dão um jeitinho (💸💰) se a pessoa fizer muita questão (💳) de tirar... Sei que hoje em dia, legalmente só pode mudar nome/sobrenome com processo (bullying, mudança de sexo, casos sérios)... Eu também não vou mudar não, além do trabalho com todos esses documentos, tem que pagar... E prefiro gastar esse dinheiro em outras coisas no casamento 🤣🤣🤣🤣
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério, Mari? Não sabia! Bom saber; acho que vou optar por deixar como está mesmo...acabei de renovar passaporte, rg...não queria mudar tudo haha
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalia, hoje em dia, nos cartórios você não pode mais tirar nenhum sobrenome, apenas acrescentar... Já dos seus filhos, vocês podem registrar como quiserem... Por exemplo, se quiser colocar todos os seus, todos os do seu marido, pode, colocar apenas 1 de cada... Do jeito que quiser... Mas tirar, quando vai casar, não pode.
    • Responder
  • Nathalia
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, decisão difícil! Mas estou mais para não mudar; por conta da burocracia de cartões e documentos
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é mulher 😆
    • Responder
  • Ana Claudia
    Noiva Ativa outubro 2021 Paraná
    Ana Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria que meus filhos tivessem o sobrenome igual ao meu, talvez uma bobeira tb, mas tb não queria tirar os nomes dos meus pais rsrs é muito difícil né
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou pegar o nome também, tipo, não nos papéis kkkk pq é bem complicado depois ficar mudando os documentos, rg, passaporte e afins. Mas nada impede de vc usar nas redes sociais e colocar lá kkkkkk conheço gente que usa o sobrenome de casada só para “mostrar na net” hj em dia isso já nem faz tanta diferença.
    • Responder
  • L
    Super Noiva Agosto 2022 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou mudar, pois é bem complicado esse negócio de nome de casado solteira, mudar todos os documentos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas