Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Noiva VIP Setembro 2014 Paraná

Noiva de militar - tudo o que vc precisa saber....

Carolina, dia 17 de outubro de 2014 às 15:50

Publicado em Fórum Antes do casamento 81

.....ou apenas uma breve ideia!!! Percebi que algumas noivinhas aqui da comunidade pretendem se casar com um militar e muitas vezes acabam sem saber exatamente onde estão se metendo (principalmente quando não tem ninguém na família ou grupo de amizades que seja dessa área). O meu marido não...

.....ou apenas uma breve ideia!!!

Smiley ring

Percebi que algumas noivinhas aqui da comunidade pretendem se casar com um militar e muitas vezes acabam sem saber exatamente onde estão se metendo (principalmente quando não tem ninguém na família ou grupo de amizades que seja dessa área).

O meu marido não é militar, mas o meu pai é e por isso achei interessante deixar algumas ideias para facilitar essa transição da "vida civil" para a vida de "dependente de militar".

Basicamente temos algumas "divisões" dentro do termo militar; vocês já devem ter ouvido falar na: Marinha, Aeronáutica, Exército. São os 3 pilares "básicos", por assim dizer. Também temos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar. Cada divisão tem um padrão próprio, mas algumas coisas são comuns.

Todas são divididas de forma bem hierárquica (isso é muito forte dentro dessas áeras) e cada militar possui a sua patente, sua graduação. Conforme o grau da patente, ele é "superior" à algumas patentes e "inferior" a outras patentes. Cuide pra aprender a patente do seu marido, pois muitos rapazes se sentem ofendidos quando são "rebaixados". E podem até ser motivo de piada se forem muito "elevados" por suas esposas tb.... hehehehe

Tentem conhecer também as "Armas", pois muitos se orgulham de pertencer a determinada arma (Cavalaria, Infantaria, Artilharia....por aí vai! Não sei se na Marinha e na Aeronáutica também é desse jeito....).

E todos merecem respeito! Desde o soldado/marinheiro/taifeiro até o marechal/almirante, todos são muito importantes na função que exercem!

Eles vão sendo promovidos conforme a sua pontuação, que pode variar conforme alguns parâmetros: se são bons funcionários; se conseguem ter um bom desempenho físico (de tempos em tempos eles são testados nesse quesito), conforme o tempo de serviço; se nunca tiveram nenhuma punição; conforme os cursos que fizeram; e até mesmo conforme as mudanças que já fizeram.

Então é importante entender quando o marido precisa fazer um curso em outra cidade, tendo que ficar às vezes mais de um mês fora de casa. Ou ainda se o marido resolve fazer uma transferência pro outro lado do Brasil, ou até mesmo pra fora do Brasil! Tudo isso é importante para eles, não apenas na questão do "orgulho masculino", mas principalmente porque dessa forma eles poderão oferecer a vocês uma melhor condição de vida, mais segurança.

Conforme a patente de cada um, aumenta também o salário e até mesmo a futura aposentadoria. Isso sem falar em outros benefícios...

Em algumas cidades existem as vilas militares, que são as vilas onde os militares podem morar junto com suas famílias. Conforme a patente (e o tempo de serviço), ele pode ter direito a ter uma casa melhor, maior....essas coisas.

No Exército eles tem um plano de saúde próprio. Em qualquer caso de emergência, tanto o militar quanto seus dependentes (esposa, filhos...) são atendidos em qualquer lugar do Brasil. No quartel mesmo costumam ter os funcionários das áreas de saúde: médicos, enfermeiros, dentistas...essas coisas! Em alguns quartéis (não sei se em todos) há até mesmo uma farmácia onde os militares e seus dependentes podem comprar medicamentos a um preço mais baixo que o do mercado.

Claro que nem tudo é somente benefício. O que geralmente incomoda as mulheres de militar: quando eles precisam tirar serviço (algumas vezes os militares são escalados para tirar serviço, ou seja, ficar no quartel o dia e a noite para o caso de acontecer alguma coisa); quando eles vão pro campo (geralmente acaba sendo uma semana de campo, onde o militar fica integralmente numa área mais "isolada", fazendo instrução militar); as marchas (algumas vezes surgem as famosas marchas, que é exatamente isso: o militar fica fazendo marcha por alguns quilometros. Problema disso: pode chegar mais tarde em casa, totalmente cansado e sem querer saber de nada além de chuveiro e cama); em datas cívicas não tiram folga (os militares sempre vão acabar desfilando no dia 7 de setembro, não adianta reclamar! hehehe); em alguns casos o militar não pode sair da cidade em determinada época (fica de sobreaviso, seja de treinamento ou mesmo caso surja uma emergência); os cursos (mais pelo tempo que ficam fora de casa mesmo); quando são escalados em determinadas missões (na Copa, por exemplo, alguns ficaram escalados para trabalhar com a segurança. No quartel do meu pai os militares ficaram 40 dias fora de casa); o principal de todos - transferência (é muuuuuito dificil um militar conseguir fixar raiz numa cidade. MUITO difícil mesmo. Pra algumas mulheres acaba sendo difícil, pois essa "instabilidade" implica em dificuldade na hora de arrumar trabalho, ver escola pras crianças, fazer amigos...essas coisas).

A mulher deve zelar para que seu marido esteja sempre apresentável, pois isso também pode ser motivo de punição para o militar. A roupa deve estar sempre limpa e bem alinhada, o coturno deve estar sempre limpo e lustroso (claro que isso o danado pode fazer sozinho, né?), jamais pode estar com o cabelo comprido ou com a barba por fazer (acho que alguns tipos de "bigodes" até são permitidos, mas não tenho certeza). Parecem mais questões básicas de higiene do que outra coisa, não?

Enfim, tem muito mais o que ser dito, até porque eu conheço mais sobre o Exército em si, não sei se tudo se aplica às demais áreas e quais as suas peculiaridades.

O que eu posso dizer, pessoalmente, sobre ter um militar em sua vida?

É verdadeiramente uma coisa fantástica! São pessoas super protetoras e ao mesmo tempo mandonas, acostumadas a fazer as coisas do jeito certo (se um militar tem jeitinho "malandro", é pq ele não é um militar autêntico) e que se preocupam imensamente com os seus. Pra quem tem medo da questão "vou ter que largar a minha família e seguir ele pra onde ele for?", fica a seguinte mensagem: Não. Você não deve largar a sua família. JAMAIS! Só não esqueça que depois do casamento quem passa a ser a sua "família" é o seu esposo, seus filhos. Coloque sempre o seu casamento em primeiro lugar que todo o resto se ajusta naturalmente. E faça isso com amor, porque não tem coisa mais desagradável do que mulher que fica jogando a sua infelicidade nas costas do marido "Por sua culpa estou longe da minha família, dos meus amigos. Por sua causa eu estou tão infeliz!". Com o perdão da palavra, mas mulher que não consegue ser feliz ao lado do homem que ama, é porque não AMA de verdade. É claro que é difícil ficar longe das outras pessoas que amamos, mas se você aprender a ser feliz ao lado dele, não importa onde vocês estiverem: sempre estarão felizes! Smiley smile

E se querem saber de uma coisa, por mais que eu estivesse louca pra fixar minhas raízes em qualquer solo que fosse, o fato de ser filha de militar me proporcionou experiências maravilhosas! Só consigo ser muito grata aos meus pais e dizer que tenho muito orgulho de TODOS os militares!

ps.: E por favor, não sejam aquelas esposas chatas, que não tem identidade própria. Do tipo que se você pergunta quem ela é, ao invés de falar "Eu sou a Fulana" só vai saber responder algo como "Eu sou a esposa de Tal Militar". Saibam ser autênticas!

ps2.: Conversem bastante com seus noivos, pra entender melhor esse "Universo Paralelo"....ninguém melhor do que eles pra tirarem todas as suas dúvidas!

Casamento Militar

ps3: Desculpe o texto gigante e qualquer "erro"...

81 Respostas

• Carina
    Noiva VIP Abril 2015 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo era da aeronáutica. Formou-se como bombeiro militar. Saiu a alguns anos por tempo de serviço.
    Hoje ele é Bombeiro de aeródromo no aeroporto de Congonhas em SP.
    E está prestando concuro para a PM de SP.
    Eu torço pela carreira dele.
    Mas preciso confeçar que homens militares não são fáceis, rss tem manias de auto controle (pq ele diz que está no sangue dele e nunca deixar de ser e servir se preciso for)

Mas como eu disse eu torço e apoio muito ele e sou super fã do meu noivo !!!!
    • Responder
  • Dianinne
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo
    Dianinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, uma vez tava indo a um casamento e qndo cheguei na igreja tava terminando o casamento de um militar. Fiquei mega encantada. Tudo lindo!
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Constante Agosto 2014 Bahia
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O "teto de aço" é o nome do corredor de espadas, feito na saída dos noivos. Essa é uma honra militar dos companheiros de armas e reservadas aos oficiais. Apenas se um dos noivos for oficial é permitido, pois a espada é símbolo do oficialato.

Se o militar for graduado ou praça (suboficial/subtenente, sargento, cabo, taifeiro ou soldado) não tem direito ao teto, já que estes não usam espada. Nesses casos, os colegas fazem um corredor segurando os quepes ou baionetas; chama-se "cúpula de aço". É muito bonito também.

Sabrina-Mix-Noiva-em-Brasilia-Casamento-

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro que tomo o meu pai e irmão como bases, mas as pessoas com as quais a gente convive são muito parecidas, em alguns sentidos....e comecei a perceber que tem um certo padrão mesmo! É bem interessante....

Smiley smile

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade!!!

Cada lugar tem as suas características próprias! Dessas "gírias" que vc falou eu só reconheci algumas, pra vc ter uma noção!

Essa questão da compreensão e do companheirismo acho que são as palavras chaves do vocabulário de quem casa com militar (de quem casa, na verdade, mas muito mais nítido de quem casa com milico).

Tem que ser muito parceiro (a) e ter paciência pra lidar com as situações que forem surgindo ao longo do caminho.

Linda a foto do seu casamento!! A grande tristeza da minha mãe é que não tive o teto de aço (outro termo que aprendi!!! Não sabia como chamavam!), mas quem sabe no do meu irmão? Smiley smile

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Heheheehe

Espero que ajude!!!

Smiley laugh

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que pena!!!!

Fica lindo quando eles fazem o corredor de espada.....dá uma foto mais bonita que a outra! Sem falar que casar com a farda é super "Tcham"!!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Só veja se não vai acabar ofuscando o seu noivo!

O meu pai queria que ele e meu irmão entrassem com a farda, mas tive que explicar com jeitinho que o certo seria o Rodrigo aparecer e não os dois....

No fim ele ficou super liiiiindo de smoking!

Smiley winking

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É muito bacana....e quando eles fazem o corredor de espadas.....lindo demais!!!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vamos ver se ajuda algumas meninas....andei percebendo que algumas vão casar com militar e nem imaginam o que as espera!

hehehehe

• Responder
  • Gleice Machado
    Noiva Esperta Maio 2017 São Paulo
    Gleice Machado ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estava falando sobrr isso hoje meu padrasto. Ele estava contando do casamento de um militar. E realmente é assim mesmo.
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Constante Agosto 2014 Bahia
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah, eu sou militar, esposa de militar e irmã de militar =) Basicamente é isso mesmo; as escalas variam um pouco de quartel para quartel. Também varia de quadro para quadro (que vc chamou de arma).

Na minha força (FAB) a promoção depende mais do tempo de serviço; as questões disciplinares são impeditivos. Um conceito ruim pode atrasar a promoção ou levar o militar a pegar uma função boca-pobre (ruim, difícil).

Existe uma linguagem bem peculiar também.. dica é bizu; trabalho é faina; tirar um cochilo é torar; estudar muito é cepar; quando um militar quer corrigir algo, dá um cobre e alinha; o milico esperto é desenrolado ou safo! Algo que um bom militar não faz é ponderar, ficar questionando ordens. Se apresenta sempre pronto para e em condições de realizar o que for necessário para cumprir a missão.

Tenho orgulho da minha farda, mas admito que é preciso muita paciência e compreensão para as ausências, às vezes em datas importantes (Natal, reveillon, aniversários...). Como toda profissão, tem coisas boas e ruins. Se vc for casar com um(a) militar, procure se informar sobre a rotina, prestigie as cerimônias e tenha muita compreensão.

teto de aço

Esse foi o teto de aço do meu casamento. Na direita é meu irmão e minha amiga, que são da Marinha. Na esquerda, companheiros da nossa turma da FAB.

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olhaaa vou ler direitinho
    • Responder
  • Dianinne
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo
    Dianinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que post maravilhoso, meu ex cunhado é militar, e ele é bem assim... Pena que ele e minha irmã não deram certo!
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Setembro 2019 Pará
    Lili ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu pai é Militar quer entrar com a farda especial, no começo achei estranho mas depois eu me rendi, ele ama a profissão então não tenho como não dizer nao.
    • Responder
  • Marcela
    Noiva VIP Dezembro 2022 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mto interessante... acho lindoo.. pena q não sou noiva de militar kkk

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar