Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lílian
Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo

o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras.

Lílian, dia 4 de Novembro de 2017 às 18:28 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 62

Oi, gente!

Antes de mais nada, quero deixar claro que gosto é gosto e que não critico as noivinhas que acreditam que não veem nada de mais nos detalhes que considero machistas nos casamentos (fotos). Até porque o machismo está tão enraizado na sociedade que, muitas vezes, nem nos damos conta.

Mas é algo que me incomoda muito e eu preciso desabafar. Por que a sociedade insiste em perpetuar a ideia de que casamentos são péssima ideia para homens? Por que a noiva, na maioria das vezes, é representada obrigando o cara a se casar, como se fosse um sacrifício para ele? Por que é ok a ideia de que ele pode fugir na cerimônia? Peguei algumas fotos da internet para estimular o debate e a reflexão. Acho que está na hora de virarmos esse jogo, vocês não acham?

momento em que noivo joga um abacaxi - símbolo de um problemão (o casamento é um abacaxi?)o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 1aqui, o noivo aparece jogando uma 'agenda de contatos'. enquanto namorados, ok, né? pfff!o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 2noivo jogando uma "boneca piriguete"o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 3clássico topo de bolo em que a noiva "obriga" o noivo a se casaro machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 4

topo de bolo em que noiva obriga o noivo a se casaro machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 5por que fugir? não é uma decisão dos dois? o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 6


62 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 22 de Janeiro de 2018 às 23:50
  • J
    Super Noiva Dezembro 2020 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente tem gosto pra tudo noivinha, tem tantas coisas lindas para enriquecer os detalhes do casamento.

    • Responder
  • Gisele
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai pois é, sempre me senti incomodada com essas coisas.


    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fico muito feliz com o posicionamento das meninas! É isso aí, gente! Tudo bem que gosto é gosto, mas gostar de algo que te desmereça é meio estranho, né? Vi que existe um tópico bombado sobre o assunto e amei saber que a maioria pensam como eu! Smiley heart

    merecemos o melhor! o machismo nos casamentos: plaquinhas, topos de bolos, brincadeiras. 7


    • Responder
  • J
    Noiva Esperta outubro 2018 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ta aí gostei. Realmente não é legal a brincadeira.

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu detesto!! Ja me falaram, mas é brincadeira..ok, façam pra vcs, eu nao gosto! Acho que casamento não é lugar pra piadinhas!

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Detesto essas coisas com mensagens ou apologias machistas, acho feio demais e desnecessário!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Setembro 2018 Minas Gerais
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu particularmente acho desnecessário esse tipo de plaquinha, alguns acham engraçado, mas se formos levar em conta, se trata de um casamento, no qual deve ter respeito mutuo. Não acho isso muito legal não.

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Agosto 2018 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não acho muito legal esse rótulo que colocaram que é 'problema' para o homem casar, ou que eles nunca querem isso e sempre as mulheres querem. Meu noivo tem estado mais ansioso pelo casamento do que eu, ele fala todos os dias sobre os nossos planos e é a melhor coisa da vida. Não vamos ter esse tipo de coisa em nossa cerimônia


    • Responder
  • Aurélia
    Noiva VIP Junho 2018 Ceará
    Aurélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate... chega disso né...

    • Responder
  • Thais
    Super Noiva Agosto 2018 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também não gosto dessas coisas..

    Esse é o tipo de tradição que já deu..


    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também não gosto desse tipo de coisa em casamento. Eu acho lindo aqueles casamento em que os noivos tem uma sintonia, e se emocionam juntos. Já esse tipo de brincadeira em casamento, acho muito desnecessário.

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate!!! Se esses machismos no dia a dia são ruins, imagina num dia de celebração do amor? Se começa assim o casamento, como é que não fica depois??? Smiley atonished

    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também detesto essas plaquinhas horrorosas!!

    Deus que nos livre disso.

    E infelizmente como você falou, está tão enraizado que parece comum.

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2019 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeito sua atenção a esses detalhes!!!! 👏👏
    • Responder
  • Camy
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Camy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Perfeito! Também não suporto essas brincadeirinhas machistas, principalmente os do topo de bolo que mostram o noivo sendo obrigado a casar...
    • Responder
  • Stephanie
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim perfeito e parabéns novamente pela iniciativa 😉
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que isso já foi assunto por aqui. Vou ler com atenção mais tarde! Obrigada 😃
    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou usar plaquinhas porque quero algo mais tradicional, e também não quero topo de bolo, acho que sou mais clássica. Mas acho que quem quiser fazer é normal
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Camila! Smiley heart

    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico tão feliz que o post tenha te feito refletir, Stephanie! Smiley heart

    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com VC, este povo as vezes passa do limite
    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, que delícia ler os comentários de vocês: a grande maioria da noivinhas concorda comigo e vê problema, sim, nessas "brincadeiras inofensivas". Isso traz alento à alma, sabe? Fui tão esculachada em um grupo de facebook, a maioria das noivas me ridicularizando e dizendo a máxima "hoje em dia é tanto mimimi". Respeito a opinião de todas, porque entendo o quanto essa questão é normalizada e, em um primeiro momento, pode até parecer problematização exagerada, mas sempre é tempo de abrirmos os olhos e começarmos a fazer de outra forma, mais justa e igualitária.

    • Responder
  • Lílian
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Lílian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ilana, perfeita sua colocação. Que exemplo "ótimo" esse da Feira. Ilustra muito bem meu ponto...

    • Responder
  • Stephanie
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante sua observação algumas dessas fotos não tinha visto ainda em casamento, mas essa dos pajens e daminhas com as placas sim, mas nunca tinha pensando por esse lado e adorei o fórum falando sobre isso e abrindo meus olhos quanto a esses detalhes #parabéns noivinha pela iniciativa 😉😊
    • Responder
  • Ilana
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, Lílian! Totalmente!
    Eu acho simplesmente absurda essa ideia de que o casamento é um desejo da mulher e um fardo para o homem. E, na minha opinião, isso fica implícito o tempo todo no setor de casamento.
    Quantos fornecedores ficam focados nas noivas como se os homens fossem meros acessórios da festa? Como se só as mulheres organizassem a festa, só elas desejassem a festa...
    Eu fui em uma feira de noivas com n tipo de fornecedores para o casamento e só as noivas recebiam uma pulseira para os fornecedores saberem quem são as noivas. Por quê? Os noivos não são agentes ativos desse processo?
    Fora aquela ideia de homen com despedida de solteiro e mulher com chá de lingerie....
    Enfim, são tantos pequenos aspectos que nós consideramos normais que nem refletimos sobre os significados...
    Eu particularmente não suporto essas "brincadeiras".
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Julho 2018 Pará
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate, Lílian! Concordo em tudo com você. Acho horrível esse tipo de “brincadeira”, de extremo mau gosto e totalmente desnecessário. No meu casamento eu vou buscar formas de demonstrar e celebrar o amor, e não de ficar fazendo piadinha sem graça.
    • Responder
  • Jennifer
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que as bonecas e os topos de bolo são bem forçados e eu não gosto!!! Porém as plaquinhas , acho que é uma forma de divertir mesmo, acho que todos sabem que o noivo não está lá obrigado já que ele “fez” toda aquela festa e teve todo trabalho tbm!!! Por exemplo, vi no face uma plaquinha “ tem certeza tio? Ela é muito brava” e eu realmente vou colocar isso no meu , pq é uma coisa que meu noivo e eu sempre brincamos, pq eu sou muito brava !!! Não acho que é questão de machismo dele.

    Agora tem outras frases como o game over que pode ser usado em ambos , tudo é questão de escolha do casal!!! Então não vejo pq tem problema.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com vc Lilian, pra mim são "brincadeiras" que perpetuam ideias erradas. Vejo muito por aqui também aquela bomba que os noivos jogam, casamento não é bomba tb... meu noivo jogou uma caixa de whisky por 2 motivos: era algo que os homens iam sim querer e com o significado de celebração! Após pegarem a garrafa, todos brindaram, em nome do amor! Eu acho horrorosas todas essas referências machistas rs, acho ótimo colocar isso em discussão sim, quem sabe alguém que tava pensando em colocar algo assim sem mal se perguntar porquê, acaba pensando melhor 😍
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Fevereiro 2020 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho legal, e acho mais, a mulher tem que ser muito segura de si para fazer essas brincadeiras. São apenas brincadeiras, até porque, ninguém é obrigado a nada, se o noivo tá ali casando, é pq quer.
    • Responder
  • J
    Noiva Curiosa Agosto 2018 São Paulo
    Jana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkk odeiooooo e acho Muito feio essas coisas Meu casamento sera bem stilo Velho mesmo,Porque essas modinhas e outras nao Vou ter,gostei do seu debate
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Constante Dezembro 2017 Minas Gerais
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também acho tão desnecessário se os dois estão felizes em se casar se não tem nada acontecendo obrigado, não há necessidade alguma desse tipo de coisa.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas